Primeiro aplicativo para iPhone codificado todo pelo chatGPT chega à App Store
Imagine que você não é um desenvolvedor, entende muito pouco de programação e mesmo assim, quer criar um aplicativo para iPhone. O que você diria se eu dissesse que o chatGPT pode criar todo o código para você, para publicar na App Store?
Bem, isto está bastante próximo de acontecer, como demonstrou o desenvolvedor Morten Just, que não somente gerou o código em Swift pela AI, mas acaba de publicar o app final na loja oficial da maçã.
O aplicativo chama-se 5 Movies e é bem básico. Mas já serve como prova de conceito de que o chatGPT está se tornando poderosíssimo até mesmo para ajudar a escrever códigos de computador.
Na semana passada ele postou no Twitter a façanha de ter conseguido gerar um aplicativo de iPhone pelo chatGPT.
hey gpt4, make me an iPhone app that recommends 5 new movies every day + trailers + where to watch.
My ambitions grew as we went along 👇 pic.twitter.com/oPUzT5Bjzi
— Morten Just (@mortenjust) March 15, 2023
No vídeo, é possível ver o prompt usado por ele e o código rodando no Simulador do Xcode.
A ideia do aplicativo é bem simples: sugerir 5 filmes por dia para serem assistidos, mostrando o trailer de cada um e os serviços de streaming onde está disponível.
Processo de escrita do código
O processo não poderia ter sido mais simples.
Morten Justin disse que disse à IA o que queria, esperou gerar o código e o testou em um projeto do Xcode. Houve erros iniciais, mas o próprio chatbot corrigiu os bugs, bastando colar as mensagens de erro que apareciam no código.
Ele mesmo teve que corrigir pequenos trechos, mas isso não passou de 5% de todo o código.
Em cerca de 5 minutos, ele tinha um aplicativo pronto para ser enviado para a App Store. E foi o que ele fez.
A nova versão do motor da Open AI, o GPT 4.0, foi lançado no início do mês com grandes melhorias, principalmente na capacidade em escrever códigos de programação.
Esta experiência foi o primeiro caso de um aplicativo fundamentalmente escrito por inteligência artificial a passar pelo processo de aprovação da Apple. Não há nenhuma regra que proíba a codificação por estes meios, mas geralmente apps mal escritos não são aprovados.
O que nos reserva o futuro com esse avanço que estamos presenciando nas inteligências artificiais? Será que daqui a algum tempo poderemos nós mesmos criar nossos próprios aplicativos, de acordo com nossas necessidades?