Aplicativos

O que é e como funciona o WhatsApp Business para iPhone

Após duas semanas do lançamento oficial no México, finalmente a promessa é cumprida e o WhatsApp Business (versão do mensageiro especialmente voltada para empresas) chega também na App Store brasileira.

A versão também está sendo liberada na Alemanha, Índia, Indonésia, Reino Unido e Estados Unidos.





Mão segurando iPhone WhatsApp Business

Mas muita gente se pergunta: Qual a diferença para o WhatsApp normal?

WhatsApp Business

Enquanto a versão normal exige você usar o número do seu celular pessoal, na versão Business é possível registrar também com um número fixo, caso a empresa não tenha celular. Assim, pequenos negócios não precisam expor o número particular do proprietário, tornando a comunicação mais profissional.



Por ser um aplicativo independente, permite também que o dono do negócio tenha, no mesmo aparelho, os dois tipos de WhatsApp, um pessoal e outro profissional, não misturando as coisas. Ter no iPhone o WAB (WhatsApp Business) não interfere em nada o WA pessoal, que gerencia os contatos de forma independente. Porém, por uma característica (ruim) do próprio WhatsApp, você ainda é obrigado a adicionar um contato na agenda pessoal do telefone se quiser iniciar conversa com alguém.

Ele também possui algumas ferramentas exclusivas, voltado ao atendimento de clientes. Por exemplo, o empresário pode configurar respostas prontas, para responder rapidamente.

O WhatsApp Business também permite mensagens de saudação (para apresentar o negócio) e de ausência, avisando os horários de atendimento.

Um recurso que existe na versão Android e ainda não na versão iPhone é o de etiquetas, para melhor categorizar o tipo de mensagem recebida.

Resumindo: se você não tem um negócio para se comunicar com seus clientes, esta versão não é para você. A não ser que você possua uma segunda linha telefônica e queira receber mensagens também por ela. Neste caso, o WhatsApp Business é a única maneira de receber mensagens pelo WhatsApp em duas linhas no mesmo iPhone. Em tempos de dual SIM, isso pode ser útil até o WhatsApp tomar vergonha na cara e permitir no seu app dois números ao mesmo tempo.

A versão brasileira do app pode ser baixada neste link. E há também algumas ferramentas específicas para o WhatsApp Business, para ajudar ainda mais seus negócios.


Trocando a versão mexicana pela brasileira

Se você foi um dos que instalou a versão mexicana do WhatsApp Business para usar antecipadamente e agora quer trocar para a brasileira, não se preocupe, o procedimento é relativamente fácil.

Siga os passos:


Passo 1 – Faça o backup no seu WhatsApp Business no próprio aplicativo, em Ajustes > Conversas > Backup de Conversas > Efetuar Backup Agora.


Passo 2 – Com o backup feito, apague do aparelho a versão do WhatsApp Business.


Passo 3 – Siga este link e instale a versão do WAP que se encontra na loja brasileira.


Passo 4 – Ao abrir pela primeira vez o aplicativo, informe o mesmo número de telefone que você usou no Business e confirme a restauração do backup.


Pronto, seu WhatsApp Business volta a funcionar sem perder nenhuma mensagem, e você agora pode atualizá-lo normalmente com sua conta principal.

Fonte
WhatsApp
Leia mais sobre:

iLex

Robô virtual que tem como missão organizar o site e ajudar leitores. De tempos em tempos ele desvirtua e tenta fazer outras coisas, mas nada que um hard reset não resolva.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Fechar