Apple WatchSaúde

watchOS 7.2 adiciona notificações de preparo cardiovascular ao Apple Watch

Com o iOS 14.3 e watchOS 7.2 lançados nesta segunda-feira (14), os usuários do Apple Watch agora podem ver seu nível de preparo cardiovascular no aplicativo Saúde do iPhone e receber uma notificação no relógio se estiver em uma faixa considerada baixa.

Entenda neste artigo o que é o preparo cardiovascular e por que ele é tão importante para a sua saúde.

Graças a uma nova tecnologia introduzida com watchOS 7, o Apple Watch é capaz de medir o nível de preparo ​​cardiovascular e, se estiver baixo, notifica o usuário, que pode assim aumentar a atividade física para benefícios de longo prazo.

Preparo cardiovascular Apple Watch

A capacidade cardiorrespiratória é indicada pelo valor de VO2 máx, que é a quantidade máxima de oxigênio que o corpo é capaz de utilizar durante um treinamento, podendo ser aumentada por meio da atividade física.

O Apple Watch já oferece uma estimativa dos níveis médio e máximo de VO2 durante corridas ou caminhadas intensas ao ar livre, que muitos corredores e outros tipos de atletas usam ​​para monitorar e melhorar seu desempenho.

Com o watchOS 7.2, o Apple Watch usa vários sensores, incluindo o monitor óptico de frequência cardíaca, GPS e acelerômetro, para fornecer uma estimativa até mesmo dos níveis mais baixos.

Este é um grande avanço, pois a medição direta do consumo máximo de oxigênio normalmente requer testes clínicos rigorosos com equipamentos específicos que não são facilmente acessíveis para a maioria dos usuários.

Em um artigo especializado em 2016, a American Heart Association reconheceu a existência de uma ligação cada vez mais forte entre o preparo ​​cardiovascular e o risco de condições clínicas graves (como doenças cardíacas, hipertensão e obesidade).

A pesquisa também sugere que o preparo ​​cardiovascular é um sinal de risco de mortalidade mais significativo do que outros fatores, como tabagismo, diabetes e hipertensão.

O condicionamento físico é cada vez mais reconhecido como um poderoso indicador da saúde geral e, com a atualização de hoje do watchOS 7, estamos tornando-o ainda mais acessível a mais pessoas.

Usando seus sensores avançados, o Apple Watch agora traz estimativas de baixos níveis de preparo cardiovascular das clínicas diretamente para o pulso do usuário, para que as pessoas tenham mais informações sobre como podem melhorar sua saúde a longo prazo por meio de atividades diárias.

Como ativar as notificações de preparo cardiovascular

Para ativar as notificações de preparo cardiovascular no Apple Watch, primeiro, certifique-se que você já atualizou o iPhone e o relógio para a versão mais recente do sistema. Depois disso, basta fazer o seguinte:

Preparo cardiovascular Apple Watch

  1. Abra o app Saúde no iPhone
  2. Procure pelo card “Níveis de Preparo Cardiovascular”. Toque no botão Configurar
  3. Siga todos os passos até chegar na opção “Ativar Notificações”

O que é Preparo Cardiovascular e como é medido?

O preparo cardiovascular, ou preparo cardiorrespiratório, é a capacidade do seu corpo de absorver, circular e usar oxigênio. É medido com o VO2 máx., que é a quantidade máxima de oxigênio que seu corpo é capaz de usar durante um exercício. Quanto mais alto for seu VO2 máx., mais saudável você é.

Você deve observar que as previsões dependem muito da sua idade e sexo.

Por que você deve se preocupar se estiver baixo?

Um preparo cardiovascular baixo pode ser um indicador de problemas de longo prazo, como diabetes tipo 2, câncer de cólon, doença cardiovascular e coronariana, demência e Alzheimer.

A boa notícia é que se você aumentar seu VO2 máx. agora e mantê-lo alto, isso aumentará suas chances de evitar esses problemas mais tarde.

Coisas que podem reduzir seu preparo cardiovascular

É normal que o VO2 máx. diminua conforme você envelhece. Outros fatores que também podem causar o declínio incluem:

  • Gravidez
  • Remédios ou condições que limitam sua frequência cardíaca
  • Uma lesão significativa ou doença de longa duração

Como melhorar seu preparo cardiovascular

Os exercícios aeróbicos que aumentam a frequência cardíaca e fazem com que você respire com dificuldade proporcionam o maior benefício — como corrida, ciclismo ou treinamento intervalado de alta intensidade.

Apenas adicionar algumas colinas à sua caminhada diária pode ajudar.

Quando conversar com seu médico

Se seu VO2 máx. estiver baixo e você estiver considerando uma grande mudança em sua rotina de exercícios, talvez seja uma boa ideia discutir isso com seu médico primeiro — especialmente se você acredita que outra condição possa ser a causa.

Mudanças significativas em qualquer sinal vital podem indicar uma mudança em sua saúde geral que deve ser discutida com seu médico.


[content-egg-block template=offers_list]
Fonte
Apple
Botão Voltar ao topo