Apple Watch

O que é a função ECG no Apple Watch

Desde o modelo Series 4, o Apple Watch é capaz de registar o ritmo e os batimentos cardíacos do usuário, através de sensores próprios, e com isso analisar os registros de fibrilação auricular (FibA).

Entenda neste artigo como funciona o recurso de Eletrocardiograma (ECG) no smartwatch da Apple.

Países autorizados

Todo e qualquer o dispositivo que ofereça função de eletrocardiograma necessita de autorização dos órgãos sanitários de cada país, por funcionar como um “equipamento de uso em saúde com finalidade médica“. E no Brasil esta liberação é analisada pela ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária).

No lançamento do Series 4, a função estava limitada apenas a dispositivos comprados nos Estados Unidos, então era fácil comprar um vindo de lá e ativar a função no Brasil (ou em qualquer outra região).

Porém, quando ela começou a ser liberada em outros países, a Apple precisou implementar uma ativação por geolocalização, obrigando o usuário a estar geograficamente em uma região autorizada no momento da ativação.

Ou seja, você só pode ativar o ECG no seu Apple Watch ao pareá-lo com o seu iPhone quando você estiver geograficamente em um dos países autorizados.

Mas se tentar enganar a geolocalização do iPhone, funciona?
Não.
Ou melhor, até funcionaria, mas o problema é que a Apple usa a maneira mais difícil de burlar a geolocalização, que é pegar as informações das antenas de celular. Não adianta você mudar a região do sistema, usar VPN ou usar software do tipo fake GPS, porque para ativar o ECG você precisa estar conectado a uma rede celular (mesmo sem conexão à internet), que irá captar as informações de triangulação das antenas para determinar onde você está.

Se eu comprar um Apple Watch em um país que ECG ainda não foi liberado e trazer para o Brasil, o ECG funciona?
Não.
A função só pode ser ativada se você tiver um modelo comprado em um país autorizado e ativar em um país autorizado. Pouco importa se você comprar em um país e ativar em outro, mas é preciso que ambas as condições sejam respeitadas. Se comprar o aparelho em um país não autorizado, terá que esperar o dia que aquele país receba oficialmente o ECG.

Modelos compatíveis

Não é qualquer Apple Watch que oferece a possibilidade de ECG, pois é algo que depende de hardware e não apenas software.

A função de eletrocardiograma só pode ser ativada em modelos a partir do Series 4.

ECG no Apple Watch

Como ativar se você mora no Brasil

Em julho de 2020, a Apple liberou a função ECG no Brasil, e com isso todos os usuários que vivem no país podem ativar o recurso. Veja como:

Gostou do que leu? Há diversas outras dicas muito legais sobre iPhone e iPad aqui no blog, todas organizadas em nossa seção de Dicas de iPhone. Confira!
Botão Voltar ao topo