Códigos no watchOS sugerem futura compatibilidade de mostradores de terceiros no Apple Watch
Antes mesmo do Apple Watch chegar ao mercado, nós testamos um relógio com Android Wear para fazer a comparação com a solução da maçã e concluímos que o sistema do robozinho ainda estava confuso, não maduro e cheio de buracos a serem consertados. Mas o único diferencial que invejávamos e sentíamos falta no Apple Watch era a possibilidade de escolher entre uma infinidade de mostradores, alguns inclusive que imitavam a aparência de um relógio analógico.
A Apple nunca permitiu isso, oferecendo um número limitado e fechado de opções nativas para o usuário escolher a aparência do seu relógio digital. Há inclusive mostradores exclusivos de certos modelos especiais de relógio, como o da Nike+ e Hermès.
Isso pode estar mudando, se analisamos os códigos encontrados recentemente no beta do watchOS.
Quem encontrou os indícios foi o brasileiro Guilherme Rambo, na versão beta do watchOS 4.3.1. Nos códigos, é possível se deparar com uma parte reservada a uma futura implementação de mostradores de terceiros, sugerindo que poderíamos baixar mostradores da App Store e instalar no Watch.
Uau! Quer dizer que poderei instalar o mostrador que eu quiser no meu Apple Watch?
Calma, gafanhoto, a história pode não ser bem assim…
A Apple ter planos de permitir a instalação de mostradores de terceiros não significa que a porteira será aberta para instalarmos o que bem quisermos (como acontece no Android Wear). A maçã sempre foi muito reservada quanto a isso, provavelmente com medo de que o Watch vire uma bagunça e perca suas características nativas. Hoje ele é o smartwatch mais vendido do mundo graças a sua estabilidade e real eficiência nas funcionalidades a que ele se propõe. Qualquer coisa que possa ameaçar isso a Apple com certeza impedirá.
Portanto, mesmo com os códigos encontrados, nada garante que a funcionalidade ficará aberta a todos. É possível que a maçã permita apenas alguns parceiros mais próximos (como Nike e Hermès) a disponibilizarem para outros usuários os seus mostradores exclusivos. Outras empresas poderão, talvez, propor sugestões, desde que aprovadas e autorizadas pela maçã.
É possível que vejamos algumas novidades relativas a isso no próximo watchOS 5, a ser apresentado na WWDC e liberado apenas em setembro. Até lá, o melhor é não criar expectativas tão altas, para evitar decepções.