2012AplicativosARQUIVO

Aplicativo CloudOn permite usar o Microsoft Office de PC no iPad, mas não é perfeito

Enquanto a Microsoft não lança uma solução própria para o Office no iPad, outras empresas tentam tapar o furo para aqueles usuários que não conseguem trabalhar em outros editores (apesar de haver várias alternativas na App Store). A mais nova opção é o CloudOn, que faz uma ponte entre o iPad e um servidor rodando o Office.

A solução não é perfeita. Na verdade, ele acessa um computador distante que está rodando o Office (em uma versão antiga do Windows), o que significa que você precisa obrigatoriamente estar conectado na internet. Mas como quebra-galho, ele cumpre o serviço. Ele é capaz de criar e abrir arquivos do Word, Excel e PowerPoint como se fosse no computador e salvá-los na sua conta Dropbox (você precisa ter uma para usar o serviço).

A solução não é muito diferente da usada por programas como o TeamViewer ou o LogMeIn, com a diferença que com o CloudOn você está enviando seus arquivos para um servidor estranho.

Em uma emergência, pode ser útil.

O aplicativo é gratuito, mas só está disponível na App Store americana (ATUALIZADO: parece que o aplicativo foi retirado temporariamente do ar devido ao grande número de acessos ao servidor). Se você ainda não tem uma conta lá, aprenda a criar uma gratuitamente aqui.

Quem quiser uma solução melhor e mais oficial, pode tentar o pacote iWork da Apple, que permite edição e criação de arquivos do Office no iPad, iPhone e iPod touch.

Botão Voltar ao topo