Facebook anuncia Libra, a futura moeda digital do WhatsApp
No final do ano passado, falamos aqui dos planos do Facebook de criar uma moeda virtual própria para permitir transferências de dinheiro via WhatsApp e Messenger.
Estes planos foram confirmados e revelados nesta terça (18), e parece que o projeto é bem maior do que poderíamos imaginar.
A moeda digital realmente existirá e se chamará Libra. E não é só o Facebook que está por trás dela: um grande grupo formado por empresas importantes da tecnologia e das finanças encabeça os planos de criar uma moeda global, aberta e descentralizada.
Só o fato de ter VISA, Mastercard e PayPal entre os fundadores já garante que eles não estão para brincadeira e que a moeda tem grande potencial de realmente vingar.
A ideia não é ser uma criptomoeda que seja vítima de especulação financeira (como tantas que vemos por aí). O valor será fixo, pois terá como lastro uma reserva de ativos administrada pela própria Libra Association. Ainda não foi decidido o preço, mas deverá ser algo próximo do dólar, euro e iene.
Se tudo correr como planejado, a partir do ano que vem (2020) já poderemos fazer pagamentos para amigos e parentes tão facilmente quanto enviar uma mensagem pelo WhatsApp. Não que isso seja algo inédito: o Apple Cash já faz isso nos Estados Unidos, mas usa dinheiro normal retirado do cartão de débito do cliente.
A Libra não dependerá de bancos para intermediar as transações. Baseada em tecnologia blockchain, a moeda poderá ser digitalmente transferida de um dispositivo a outro, sem ter como ser clonada ou alterada.
As perguntas que não querem calar:
- Será algo seguro?
- Será algo confiável?
- Será algo que não venderá nossos dados pessoais para terceiros, como o Facebook geralmente faz?
As respostas teremos em 2020. Ou não.