BDI News

Padrão RCS poderia tornar o iMessage da Apple compatível com outros celulares

Está em discussão um novo padrão para substituir o clássico (e velho) SMS para comunicação entre celulares. Bem mais moderno, ele incluiria a possibilidade de enviar mensagens com fotos, vídeos e áudio, exatamente como o WhatsApp e outros serviços de mensagens já fazem atualmente. A diferença é que seria protocolado pela operadora, sem a necessidade do usuário estar conectado na internet ou precisar instalar um aplicativo específico para isso..

Segundo algumas informações supostamente vazadas, a Apple estaria estudando incluir esta tecnologia no iOS, o que permitiria que o iMessage finalmente se tornasse um mensageiro universal.


Surgiu na rede social Reddit um suposto slide de uma reunião da GSM Association, em que afirma que a Apple estaria estudando a adoção do protocolo RCS.

Segundo a imagem, as operadoras estariam pressionando a Apple para aceitar o padrão, pois com isso impulsionaria a tecnologia, como acontece com tudo o que a maçã adota. Porém, não há qualquer tipo de confirmação de que a Apple esteja realmente com intenção de adotar o RCS.

O que é RCS

Desde a MWC 2016 que um grupo de operadoras e o Google anunciaram uma nova tecnologia para substituir o atual SMS (Short Messaging Service). O RCS (Rich Communication Service) permite enviar mensagens com mais conteúdo, como fotos, vídeos, geolocalização e áudio, sem os custos extras das mensagens MMS. Na prática, faz o que aplicativos de mensagens já fazem, mas sem precisar estar conectado à internet, apenas ao sinal da operadora. Com isso, não seria preciso o usuário instalar aplicativos específicos ou se registrar em serviços para receber mensagens, tudo seria recebido como uma mensagem normal não importando o sistema.

Cada fabricante poderá então criar seu próprio aplicativo, incorporado ao OS, e este seria compatível com todos os outros, por usar o mesmo padrão. Ou seja, você poderia enviar uma mensagem usando o iMessage para um amigo que possui Android, e ele receberia sem problemas, assim como acontece hoje com o WhatsApp.

Por enquanto, apenas Google e Microsoft apoiam o padrão, além de alguns fabricantes e operadoras. Mas enquanto a Apple não embarcar na ideia, dificilmente se tornará um verdadeiro padrão de mercado.

No RCS, as mensagens passam pelos servidores da operadora e depois por outro servidor certificado pela GSMA, chamado Jibe Cloud. Este se encarrega de fazer chegar a mensagem ao destinatário o mais rápido possível, independente de qual seja a operadora.

A parte ruim é que esta tecnologia não permite a criptografia ponta-a-ponta das mensagens, se tornando algo que poderia, em teoria, ser facilmente controlado por governos mais autoritários. E isso talvez incomode a Apple, que bate constantemente na tecla da privacidade dos usuários.


Ainda não há nenhuma confirmação se a Apple adotará ou não este padrão. Quem sabe em outubro (quando acontece o grande evento promovido pela GSMA) não tenhamos novidades a respeito disso, inclusive no próximo iOS 13.

Fonte
Reddit
Botão Voltar ao topo