Apple

A Apple não tem planos de um dia tornar o iMessage compatível com o Android

Muitos leitores aqui do blog já colocaram sua opinião sobre como seria bom para todos se a Apple expandisse o iMessage para outras plataformas.

Afinal, com tantas empresas brigando pelos usuários de mensageiros (WhatsApp, Telegram, Messenger), a maçã teria todas as condições de ganhar um enorme destaque nesse mercado.

Porém, até hoje só é possível usar o iMessage em dispositivos da empresa. E se depender da Apple, isso não mudará no futuro.

Brigas judiciais são bem chatas e longas, mas alguma delas podem revelar segredos que não seriam de conhecimento público de outra maneira.

Na batalha judicial da Epic Games contra a Apple, alguns documentos reveladores vieram à tona, que indicam a preocupação da maçã em deixar o iMessage compatível com outras plataformas.

Eles imaginam que isso poderia permitir que famílias pudessem ter celulares de marcas diferentes para se comunicar, sem que todos tenham obrigatoriamente um iPhone.

Em e-mails em que Eddy Cue participou, ele revela que a empresa poderia ter trazido o iMessage para o Android sem problemas desde 2013. Não é uma questão de não ser capaz, é uma questão de não querer fazer.

Nos mesmos e-mails, Federighi defendeu essa decisão corporativa como uma forma de impedir que as famílias “comprassem smartphones Android para os seus filhos”, se soubessem que o iMessage funcionaria neles.

Claro que para um mercado como o brasileiro, o argumento parece ridículo, pelo domínio quase absoluto do WhatsApp. Mas nos Estados Unidos, o iMessage é um protocolo amplamente utilizado e que faz com que muitos cidadãos do país optem por usar um iPhone.

Phil Schiller dá a última frase nesses e-mails fornecidos pela Epic Games: trazer o iMessage para o Android nos traria mais danos do que benefícios“.

Tudo isso é uma pena.

Se Steve Jobs tivesse pensado assim quando criou a iTunes Store, com certeza ela não teria se tornado a revolução na indústria musical a qual se tornou. Se o iPod só fosse compatível com o Mac, o logotipo da maçã não teria ficado popular fora do mundinho fechado dos usuários da Apple.

E este tipo de atitude acaba prejudicando até mesmo os próprios usuários de iPhone. Eu mesmo SEMPRE dou preferência ao uso do iMessage, por ter mais confiança de que meus dados não serão vazados ou usados para fins publicitários. Porém, é bastante difícil encontrar outros que usem o mensageiro, até mesmo quem usa Apple. Outro dia mesmo tentei me comunicar com outra pessoa que eu sabia que usava iPhone, e ela respondeu: “Podemos falar por WhatsApp? Eu vejo a mensagem mais rápido lá”. 🤦‍♂️

Sim, estamos falando de uma empresa privada, que visa lucro, e não há nada de ilegal nisso. Porém para nós, usuários, é triste saber que os interesses econômicos estão acima da experiencia do usuário.

Principalmente quando você é um antigo cliente da marca e sabe que havia um tempo em que ela não agia sempre assim.

Botão Voltar ao topo