iOSNotícias

Um bug permitiu, por pouco tempo, que fosse possível voltar a versão do sistema no iPhone

Como provavelmente você já sabe, as versões do sistema operacional do iPhone e do iPad (iOS) são digitalmente assinadas para não permitirem o downgrade (leia mais detalhes sobre isso neste outro artigo).

Porém, a última madrugada foi surpreendente para muitos usuários. Por alguns minutos, diversas versões antigas apareceram assinadas no servidor da Apple, permitindo que se reinstalasse de forma válida uma versão antiga do iOS.

Não se sabe a razão, mas várias versões foram “liberadas” nos servidores oficiais, podendo serem reinstaladas nos aparelhos. A versão dependia do modelo do iPhone, mas para o iPhone 5, por exemplo, estava sendo possível voltar até o iOS 6.1.3, ainda no tempo do saudoso skeumorfismo.

O usuário ainda tinha como opções o iOS 7.0.3, 7.1, 8.0, 10.2 e 10.3. Para usuários de iPhone 6 as opções eram menores, podendo escolher até a 10.2 (o que já eliminaria o problema do #slowgate, em que o sistema diminui a performance do aparelho em caso de baterias desgastadas).

Isso durou poucas horas e no momento em que este artigo está sendo escrito os firmwares antigos não estão mais assinados e não é mais possível reinstalá-los. Não se sabe se isso foi causado por um bug, por um erro de alguém ou se é um indício de que a Apple esteja pensando em permitir o downgrade de sistema no iPhone. Afinal, ela está recebendo duras críticas quanto ao problema de deixar o iPhone lento quando a bateria estiver desgastada (leia mais sobre isso aqui), inclusive tendo que enfrentar dezenas de processos pelo mundo inteiro.

Este começo de 2018 não está sendo muito bom para a Apple…

Botão Voltar ao topo