DicasiOS

O que é a assinatura do iOS e porque não é possível voltar para uma versão anterior do sistema no iPhone

Muitos usuários se arrependem de atualizar o iOS no seu iPhone ou iPad, pelo fato da atualização por vezes trazer problemas de lentidão, travamentos ou incompatibilidade com alguns aplicativos. A vontade natural é querer voltar para a versão antiga, mas quando se tenta a reinstalação, o iTunes mostra um aviso de erro, permitindo apenas instalar a última versão do sistema.

Isso acontece porque a Apple implementou um sistema de assinaturas no firmware do iOS para só permitir instalar versões que ela autorize. Neste artigo explicaremos melhor isso.


Desde o começo, a Apple se valeu de uma artimanha para desincentivar no iPhone o chamado downgrade, que é a instalação de uma versão do sistema anterior da que já está instalada. Ela ativou a necessidade de uma assinatura digital no momento em que o iTunes se conecta com o servidor para validar a atualização. Se o firmware daquela versão tiver a assinatura ativa, a instalação é feita, caso contrário, o processo é interrompido.

Quando a Apple para de assinar uma versão, esta não pode mais ser instalada no iPhone ou iPad. Geralmente quando uma nova atualização é lançada, a versão anterior permanece alguns dias ainda assinada, como precaução caso alguma coisa dê errado. Mas é normal a empresa parar de assinar o firmware antigo depois de um tempo, para não permitir mais o downgrade.

Mas por que ela faz isso?
Bem, uma das razões prováveis era dificultar o jailbreak, que tempos atrás era bem mais popular e necessário do que hoje em dia. A outra razão seria facilitar a experiência do usuário, pois fazer downgrade não é algo para iniciantes, visto que o backup de uma versão superior fica incompatível com versões anteriores e isso poderia causar perda de dados, fotos, etc.

Como saber se a assinatura ainda é válida?
Há alguns sites que listam as versões que estão ou não assinadas, para facilitar a vida do usuário. Um deles é o ipsw.me.

No exemplo da imagem acima, o site indica que é possível ainda instalar o iOS 11.2 (em verde) em um iPhone 6s Plus mesmo que ele já esteja com o iOS 11.2.2. Porém, caso o usuário tente instalar a versão 11.0.3 (que está em vermelho, não assinada), não conseguirá finalizar o processo.


Portanto, via de regra, você não pode voltar a versão do sistema do seu iPhone ou iPad para outra antiga que não seja mais assinada pela Apple.

Fonte
Conteúdo original © Blog do iPhone
Tags
Mostrar mais

iLex

Robô virtual que tem como missão organizar o site e ajudar leitores. De tempos em tempos ele desvirtua e tenta fazer outras coisas, mas nada que um hard reset não resolva.

Artigos Relacionados

  • Jonathan Nunes 

    Pra mim, uma bola fora da Apple mais uma vez! Eu mesmo tenho o i6 que esta uma tremenda carroça com o iOS 11, gostaria de voltar pra uma das versões do 10 pra melhor performace e não posso. Meu teclado pro WhatsApp por exemplo da vontade de jogar o iPhone na parede…

    • f.u.

      Exato!
      De um tempo pra cá ( há cerca de aproximadamente uns dois anos ) aprendi a me conter quando o assunto era atualização de SO.
      Espero minimamente uns dois meses ( tempo suficiente para ler e reler muitos reviews ) para decidir atualizar…
      Aqui, sigo “feliz” com meu i6 na última versão do iOS 10.

      • Luciano Assunção

        Aprendi isso também. Meu iPhone X não vai sair do iOS 11 NUNCA. Assim como meu iPhone 6 jamais deveria ter saído do iOS 9/10.

        • Exes Man

          Exato, não se atualiza iOS NUNCA!!!
          A não ser para casos muito específicos quando se precisa muito de um App que não roda mais na versão antiga do iOS instalado.
          Mesmo agora com a troca da bateria por 149,00, nem em sonho mando trocar pq eles irão atualizar para a última versão do iOS. Somente eu mesmo troco minha bateria!!

          • Daniel Vitor

            Para troca de hardware eles não alteram o software.
            Troquei a tela do meu iPhone 7+ em Miami e solicitei que não alterassem o software, a Genius me explicou que nesses casos eles não alteram em nada o software, visto que o serviço é de hardware.

      • Gabriel Santos

        Concordo! Eu tenho um i7Plus, e assim que saiu a atualização para o iOS 11 eu a fiz. Carroça! Logo voltei para a 10.3.3 e não me arrependo até agora, a parte boa de você atualizar logo quando sai o sistema novo, é que caso você não goste dá tempo de voltar para a assinatura anterior, já que ela fica disponível pelo menos uma semana.

    • Arley Martins

      Kra sua bateria não esta ruim?!? Veja os últimos post no forum referente a merda que a apple fez diminuindo a velocidade de aparelhos com bateria com alto desgaste.

    • Wilan

      Gaste R$149,00 e seja feliz.

      • Jonathan Nunes 

        Acompanho o Blog diariamente e to ligado no que a Apple fez, to ciente que ela vai me obrigar a gastar 150,00 pra trocar minha bateria. Mas enquanto não troco, a própria Apple me faz passar raiva com ela mesma…

    • João Pedro Salvador

      ué, meu 5S ta com o IOS 11 e não esta tão ruim assim

      • Chatty Brazil

        O meu iPhone SE está bem fluído com o iOS 11. Não sofreu nenhuma alteração. Mas não irei atualizar mais.

        • Sergio Servilha

          Tenho um SE e depois do iOS 11 a conexão wi-fi ficou praticamente nula. Só consigo navegar pelos dados móveis.

          • Chatty Brazil

            Comigo não aconteceu não. Eu estou na versão 11.2 (15C114).

  • Leonardo F. M.

    E depois quer enfiar goela abaixo que não existe obsolesencia programada na Apple!
    Ora se após eu instalar uma atualização, nitidamente eu verifico que o consumo de bateria aumentou drasticamente e o desempenho cai absurdamente qual é o processo natural?!
    Voltar a versão anterior e até mesmo fazer uma comparação!
    Afinal é muita coincidência acontecer tudo isso de um pr outro exatamente no momento em que se atualizados o sistema operacional, é muita coincidência!
    É no mínimo nos chamar de burros vir com o discursinho do Tim Cook! O discurso é bonito, cheio de referência técnicas, mas pra mim é conversa mole pra não contar a verdade!
    É muito coincidência acontecer tudo isso exatamente no mesmo dia em que atualizei meu celular, meu tablet e até meu relógio?!
    Conta outra!

    • Luís M.

      Assim que lançou o iOS 10, eu atualizei meu i6S. Não gostei. Estava muito mais feio, aplicativo de músicas confuso (que era o que eu mais usava), e o pior, bateria durando metade do que durava antes. Um dia depois corri para fazer downgrade, pq sabia que era questão de pouco tempo, e consegui.
      Hoje fico tentado a atualizar o meu iPhone, mas acredito que vou deixá-lo sempre no iOS 9 mesmo…

      • Carlos Roberto

        Você não vende o seu iphone 6 no ios 9 não rs, o meu 5s nunca ira sair do ios 9.3.5 melhor ios até agora. Deus me livre iphon com ios 10+. Caso eu fosse trocar de celular seria qualquer iphone com pelo menos ios 9.3.5 ou – do contrário vou pra samsung mesmo s7 edge

  • André

    Meu iPad mini 2 ficou muito lento depois do iOS 10 e 11, mesmo fazendo instalação limpa. Um aparelho comprado em fevereiro de 2015. Voltaria para a versão 8 que veio instalada nele se pudesse… no máximo até a 9.

    • Tulio Cesar Cesario

      André, tenho um ipad mini 2 de 64 GB e o meu esta muito lento tambem, me arrependo profundamente ter atualizado para o IOS 11.

      • André

        A única saída é usar “jailbreak” já que não dá para fazer “downgrade” pelos meios oficiais da Apple. Só preciso de tempo para isso.

        • Tulio Cesar Cesario

          mas será que por jeilbreak eu consigo instalar o ios 10.3.3?

          • André

            Acredito que com “jailbreak” é possível tudo.

  • KB

    Só para constar, code signing é uma prática comum na indústria tecnológica e tem um foco em segurança. Vale checar o Wikipedia.
    “Code signing is the process of digitally signing executables and scripts to confirm the software author and guarantee that the code has not been altered or corrupted since it was signed. The process employs the use of a cryptographic hash to validate authenticity and integrity.[1]”. Sim, a Apple está garantido o dela, mas mais do que por obsolescência, por sustentar sua promoção de empresa preocupada com segurança e privacidade. Processos que envolvam quebra de segurança podem facilmente quebrar uma empresa e gerar prisões.

    • KB

      Versão anterior de iOS, por melhor que seja sua performance, é vulnerável por definição.

  • Felipe Gamst

    Pessoal, sempre tive uma dúvida:
    É possível escolher para qual versão atualizar?
    Digamos que eu tenha um iPhone 6s no iOS 10.1 e queira atualizar para a 11.1 apenas. Mesmo que o iOS 11.1 não esteja mais sendo assinado?

    • Só da pra atualizar para versões que estejam sendo assinadas, supomos que vc esteja cinco versões atrás e queira atualizar para a terceira, não será possível porque ela não será mais assinada, você é forçado a ir para a última ou uma das últimas caso estejam sendo assinadas também.

      • Felipe Gamst

        É uma pena. Eu gostaria de atualizar meus dispositivos aos poucos.
        É nessa hora que me dá vontade de voltar ao Android. Não entendo toda essa rigidez da Apple com o que o usuário irá fazer com a atualização.
        Ao meu ver, do jeito que as coisas andam para o iOS, seria melhor liberar as atualizações e cada um assume seus riscos.

  • Cadu Schmidt

    Acredito mais na hipótese de unificação da plataforma em benefício dos desenvolvedores de apps, para evitar a fragmentação que existe no Android, por exemplo. Imagine a quantidade de usuários que voltariam correndo para as versões anteriores se isso fosse possível (eu mesmo sou um deles). Mas não dá pra excluir totalmente a tal da obsolescência programada, sem falar que a Apple lucra até nas trocas de baterias. A estratégia de oferecer um desconto é genial, parece que estão nos fazendo um grande favor, mas ainda estão lucrando horrores num componente que custa uma fração desses 149 reais. O valor da troca só caiu de exorbitante para bem mais do que deveria.

  • Felipe Sobral A. Ferreira

    Tentei agora pouco fazer o donwgrade do meu Iphone 4S, travou bem no meio. Segundo o IPSW.ME ainda está liberado para a versão 6.1 =/

  • Chatty Brazil

    Atualizei meu iPhone SE para o iOS 11 e dei sorte pois ele está fluído. Não houve nenhuma perda. Mas, não irei atualizar mais. Não irei abusar da sorte.
    Agora, esta dos chips Intel, eu não irei atualizar o meu MacBook DE MANEIRA ALGUMA. Inclusve, nem atualizei para o High Sierra. Deixei no Sierra mesmo que é o que veio de fábrica. Perder 30% de desempenho por causa de um erro da Intel… Eu prefiro meu MacBook sem segurança do que sem desempenho. Afinal, eu sempre uso duas confirmações de segurança. Isso já basta.

    • Yan Hideki

      Cara tive que ir na aplle para voltar meu mac mini para o os sierra , deixa como está o high sierra está dando muitos problemas

      • Chatty Brazil

        Sim. E eu fiz um Backup do Sierra limpo em um pendrive. E fiz o Backup de High Sierra limpo também.
        Eu cheguei a atualizar para o High Sierra. Mas o desempenho caiu em torno de 2%. É pouco, mas caiu.
        No Sierra ele liga com 14 segundos. No High Sierra passou a ligar em 19 segundos. Uma diferença de 5 segundos de atraso. Então, eu usei o pendrive com o Backup e voltei para o Sierra. E nem atualização de segurança eu fiz. E nem irei fazer. Pois meu processador é Intel. Não vou perder desempenho. Prefiro a “falta de segurança”. Não faço nada importante com ele.

  • Yan Hideki

    Vou deixar meu depoimento sobre atualização…
    Tenho um mac mini uso somente para assistir filmes tipo um apple tv….
    Como moro no Japão sou obrigado a baixar os filmes para ver em português…
    Meu mac mini sempre fluiu muito bem , fui atualizando ele até agora no OS sierra tudo bem….
    Mas foi so eu atualizar para o OS high sierra e diversos problemas começaram, a começar pelo controle remoto que não funcionava para o lado, depois os filmes engasgavam no meio, e resets aleatórios assistindo YouTube.
    Fui na apple nagoya e pedi para voltar para o OS serra .
    Meu iphone está na última versão, uma bela carroça.
    Lição tirada de tudo isso:
    NÃO ATUALIZAR…
    Já foi a época do steve jobs em que se podia confiar

  • Alex

    Esse ios 11 foi um mico tremendo, estava na versao 10.3.3 rodava lindo, bateria otima, fluidez do sistema otimo, certo dia deixei o wifi ligado fui dormir, quando acordei estava a mensagem q tinha atualizado para ao ios 11! e o 10.3.3 ja nao assinavam mais, fiquei puto, desde entao meu 6plus ta uma merda.

  • Paulo Sousa

    Queria mto ter o iOS 6. Adorava o skeumorfismo nos apps…Será se pegaria no iPhone 8?