Dicas de iPhone e iPadiOS

O que é a assinatura do iOS e porque não é possível voltar para uma versão anterior do sistema no iPhone

Muitos usuários se arrependem de atualizar o iOS no seu iPhone ou iPad, pelo fato da atualização por vezes trazer problemas de lentidão, travamentos ou incompatibilidade com alguns aplicativos. A vontade natural é querer voltar para a versão antiga, mas quando se tenta a reinstalação, o iTunes mostra um aviso de erro, permitindo apenas instalar a última versão do sistema.

Isso acontece porque a Apple implementou um sistema de assinaturas no firmware do iOS para só permitir instalar versões que ela autorize. Neste artigo explicaremos melhor isso.


Desde o começo, a Apple se valeu de uma artimanha para desincentivar no iPhone o chamado downgrade, que é a instalação de uma versão do sistema anterior da que já está instalada. Ela ativou a necessidade de uma assinatura digital no momento em que o iTunes se conecta com o servidor para validar a atualização. Se o firmware daquela versão tiver a assinatura ativa, a instalação é feita, caso contrário, o processo é interrompido.

Quando a Apple para de assinar uma versão, esta não pode mais ser instalada no iPhone ou iPad. Geralmente quando uma nova atualização é lançada, a versão anterior permanece alguns dias ainda assinada, como precaução caso alguma coisa dê errado. Mas é normal a empresa parar de assinar o firmware antigo depois de um tempo, para não permitir mais o downgrade.

Mas por que ela faz isso?
Bem, uma das razões prováveis era dificultar o jailbreak, que tempos atrás era bem mais popular e necessário do que hoje em dia. A outra razão seria facilitar a experiência do usuário, pois fazer downgrade não é algo para iniciantes, visto que o backup de uma versão superior fica incompatível com versões anteriores e isso poderia causar perda de dados, fotos, etc.

Como saber se a assinatura ainda é válida?
Há alguns sites que listam as versões que estão ou não assinadas, para facilitar a vida do usuário. Um deles é o ipsw.me.

No exemplo da imagem acima, o site indica que é possível ainda instalar o iOS 11.2 (em verde) em um iPhone 6s Plus mesmo que ele já esteja com o iOS 11.2.2. Porém, caso o usuário tente instalar a versão 11.0.3 (que está em vermelho, não assinada), não conseguirá finalizar o processo.


Portanto, via de regra, você não pode voltar a versão do sistema do seu iPhone ou iPad para outra antiga que não seja mais assinada pela Apple.

Fonte
Conteúdo original © Blog do iPhone
Botão Voltar ao topo