Acessórios

HomePod: o que é, como funciona e o que acontece se compramos em outro país

Em junho de 2017 a Apple anunciou que pretendia lançar um novo produto chamado HomePod, que consiste em uma caixa de som sem fio capaz de interagir com a Siri. A ideia parece ser bastante inspirada em outros produtos da concorrência, como o Amazon Echo e o Google Home, cujo objetivo é disponibilizar um assistente virtual para a casa toda.

Neste artigo, pretendemos explicar o que ele é e como funciona.


Atraso no lançamento

A exemplo do primeiro modelo do Watch, a Apple anunciou com bastante antecedência o HomePod, prometendo lançá-lo no final de 2017. Porém, o desenvolvimento dele não foi concluído a tempo e a data teve que ser adiada para início de 2018.

Esse atraso todo acabou permitindo que informações importantes fossem vazadas. Graças ao firmware de testes do aparelho, acabamos descobrindo antes do tempo como seria o novo iPhone X, os Animoji, além de diversas outras informações que a Apple só iria revelar na sua apresentação.

O que é o HomePod?

Diferente de seus concorrentes, a Apple não apresenta seu produto como um assistente virtual que faz várias coisas, mas sim como uma caixa de som inteligente voltada para incorporar música à sua casa.

Acreditamos que o HomePod vai levar a experiência com músicas na sua casa a outro nível. Tim Cook

As especificações técnicas do aparelho são bem ousadas: processador interno A8 (o mesmo do iPhone 6 e da Apple TV de 4ª geração), som espacial de alta qualidade, seis microfones e sete tweeters espalhados pelo diâmetro do aparelho, tudo envolto em um tecido uniforme sem costuras.

A Apple garante que não há distorções no som nem mesmo quando o volume estiver no máximo em músicas mais agitadas. Seu processador inteligente é capaz de analisar a todo o momento os baixos e agudos, para harmonizar em tempo real o som. Além disso, o dispositivo entende o ambiente e direciona o áudio, para uma maior precisão acústica.

Ele possui um pequeno display sensível ao toque na parte superior, de uso opcional. Ele mostrará os estados de execução do dispositivo, além de oferecer a opção de controles através dele. Por exemplo, um toque pausa a música, dois toques passa para a próxima faixa, três toques rápidos retrocede para a anterior. Mantendo um toque prolongado, ativa a assistente Siri.

Outro ponto forte do HomePod é a tecnologia AirPlay 2. Caso você possua dois ou mais HomePods em sua casa, eles podem se comunicar entre si e tocarem a mesma música ao mesmo tempo, em ambientes diferentes. Com isso, você tem musica na casa inteira. Pode também usá-los juntos no mesmo ambiente para ter uma experiência stereo ainda mais marcante. Porém, essa funcionalidade infelizmente não está sendo entregue junto com o produto. Em mais um atraso, a Apple promete incorporar o AirPlay 2 até o final do ano, através de uma atualização no software.

As caixas de som se conectam pela rede Wi-Fi, com o protocolo 802.11ac (que é mais rápido para quem possui roteador que forneça este padrão). Apesar disso, ele não é um dispositivo móvel, por necessitar de um cabo conectado à corrente elétrica.

Música, com assistência virtual

Para se diferenciar dos concorrentes, a Apple enfatizou bastante a música em seu novo produto. Mas além de você poder escutar seus hits preferidos com som de alta qualidade pela casa toda, pode também interagir com a assistente virtual Siri, sem precisar usar o iPhone ou iPad para isso.

Você pode, com a voz, pedir para tocar músicas, playlists e artistas específicos através do Apple Music (você precisa de uma assinatura do serviço). Porém, pode também fazer outras coisas normais da assistente, como acender lâmpadas do HomeKit, saber como está a temperatura na sua região, ativar um timer, pedir para ler mensagens recebidas no iPhone e até atender ou fazer ligações, mantendo suas mãos livres e o telefone no bolso.

A notícia ruim para nós que falamos português é que, apesar da Siri no iPhone já falar a nossa língua, no HomePod por enquanto ela só atende comandos em inglês. Portanto, esta parte do novo produto ficaremos de fora por enquanto.

Preço e disponibilidade

Inicialmente apenas três países receberão o HomePod: Estados Unidos, Reino Unido e Austrália. O lançamento acontece no dia 9 de fevereiro, com pré-venda a partir do dia 26 de janeiro. O preço em dólares será de US$349. Não há nenhuma data anunciada de quando ele será lançado em outros países e, principalmente, no Brasil.

Você pode viajar para um destes países e comprar um HomePod antes dele ser lançado no Brasil? Pode. Ele funcionará bem para tocar músicas e espelhar seu iPhone ou iPad nele. Porém, como já afirmamos, a Siri não funciona em português, o que limitará bastante a sua experiência com ele caso você não domine a língua de Trump. Será uma caixa de som sem fio com preço bem elevado (considerando que existem diversas outras ótimas opções com preços menores).

Qual a utilidade de um dispositivo assim?

Se você for pensar a curto prazo, a utilidade é bem questionável. Uma caixa de som cara, capaz de tocar músicas pela casa e que ainda não ativou todas as suas funções prometidas… pode ser algo difícil de compreender. Afinal, com um iPhone e alto-falantes sem fio bluetooth de marcas conhecidas pode-se reproduzir uma experiência bastante similar, com um custo bem mais em conta.

Mas isso é apenas o começo de um plano que a Apple pretende expandir bem mais no futuro. A ideia é introduzir em nossas casas um hub que integre todos os nossos dispositivos da maçã para criar uma casa automatizada e conectada. Talvez ainda demore uns 2, 3 anos para isso realmente começar a se efetivar, porém parece claro que é apenas o início de uma ideia, que será desenvolvida com o tempo.

Assim como o iPhone, a Apple tem a grande vantagem de fazer tanto o software quanto o hardware, o que é um grande diferencial frente à concorrência.

Apesar disso, não é a primeira vez que a maçã lança uma caixa de som. Em 2006 ela apresentava o iPod Hi-Fi, que era uma espécie de dock aditivado para o iPod. Por ser bastante caro, acabou não fazendo muito sucesso na época. Será que o HomePod terá um destino diferente?

Tags

iLex

Robô virtual que tem como missão organizar o site e ajudar leitores. De tempos em tempos ele desvirtua e tenta fazer outras coisas, mas nada que um hard reset não resolva.

Artigos Relacionados

Back to top button
Close