DicasTestes

Teste da recarga sem fio 7,5W do iOS 11.2

Os novos iPhones 8 e X são os primeiros a serem compatíveis com a recarga por indução padrão Qi, largamente difundida no mercado. Mas algo não ficou pronto para o lançamento, o que fez a Apple limitar inicialmente a potência absorvida pelos aparelhos, com a promessa de que até o final do ano ela liberaria para a capacidade completa de 7,5W.

Este dia chegou com o iOS 11.2 e agora é possível carregar o aparelho de uma forma um pouco mais rápida que antes. E nós testamos para saber o quão mais rápido este carregamento ficou.


Antes de tudo, é preciso entender bem o que mudou e quais as consequências disso.

Carregamentos por indução são normalmente mais lentos que aqueles realizados por cabos, e isso acontece em todas as marcas. Isto é próprio da tecnologia, pois a perda de energia no processo de indução é bem maior que a feita com fios. Por isso, não dá para esperar que um carregamento wireless seja tão rápido quanto aquele usando o cabo Lightning.

A única vantagem do carregamento sem fio é a comodidade. Basta você apoiar o aparelho sobre a base e ele já está recarregando a bateria, sem você se preocupar em conectar nada. Ao sair do local, basta pegar de volta o aparelho como se ele estivesse sobre a mesa e sair, sem burocracias.

É importante saber isso, porque não iremos aqui fazer comparações entre o carregamento com fio ou sem, justamente por apresentarem propostas diferentes. A única comparação que faremos neste artigo é a de antes e depois da atualização para o iOS 11.2.

Uma questão de Potência (W)

Os novos iPhones são compatíveis com o padrão Qi (lê-se tchí), amplamente usado no mercado. Isto significa que o usuário pode comprar bases de qualquer marca e funcionarão com o iPhone 8 e X (lê-se dez). Porém, a potência dessa base é o que dará ritmo ao carregamento do aparelho.

Os novos iPhones já saíram de fábrica projetados para aceitar uma carga de 7,5W. Mas, por alguma razão técnica, a Apple preferiu limitar esta capacidade para 5W nas primeiras semanas após o lançamento, prometendo remover este limite em uma atualização do sistema até o final de 2017.

Sistema

Potência aceita

iOS 11.0

5W

iOS 11.2

7,5W

Isto significa que com o iOS 11.2 as cargas por indução são mais rápidas, em bases que ofereçam mais de 5W de potência. Este detalhe é importante, porque se você comprou uma base mais barata de apenas 5W, nada irá mudar com o novo sistema.

Testes com o iOS 11.2

Nós testamos a performance do carregamento sem fio com o novo iOS 11.2 e comparamos com os resultados medidos na versão anterior do sistema. Para a melhor performance possível, seguimos os seguintes parâmetros:

  • usamos uma mesma base sem fio Qi de 10W
  • usamos um carregador de parede 2A (no caso, o do iPad) para conectar a base à energia
  • usamos uma tomada única, sem prolongamentos ou outros dispositivos conectados contemporaneamente
  • o iPhone não estava usando nenhuma capa de proteção

Qualquer um destes elementos podem influenciar no tempo de carregamento. Se você tiver uma base que suporta 10W, mas conecta em um adaptador de parede que fornece apenas 5W, o carregamento não será otimizado. Mesma coisa se você coloca em uma tomada que já está sendo usada por outros dispositivos, pois a corrente neste caso é compartilhada.

Com isto determinado, medimos por duas horas o carregamento sem fio no iPhone X. E ele realmente se mostrou mais rápido que a medição no sistema anterior. Veja o gráfico para compreender melhor o resultado:

A performance de carregamento sem fio no iOS 11.2 se aproximou bastante daquela com fio usando o carregador original que vem na caixa do iPhone (5W). Sim, todos sabemos que ele sempre foi considerado lento, mas mais uma vez reforço que não estamos aqui fazendo comparações com carregamento com fio e sim a velocidade entre duas versões diferentes do sistema.

Ou seja, conseguimos constatar uma melhora na performance do carregamento sem fio no iOS 11.2 de 10 a 20%, dependendo do tempo decorrido. Quanto mais tempo fica carregando, maior é a diferença proporcional entre as duas versões do sistema. Isto significa que, nos primeiros 30 min o usuário não verá grandes benefícios entre um ou outro, mas depois de 2h a diferença é bem mais significativa.

Portanto, se você estiver usando os novos iPhones 8 e X e quiser investir em uma base de carregamento sem fio, a dica é que procure uma capaz de oferecer 7,5W ou mais de saída, para poder aproveitar o carregamento mais veloz. É claro que há maneiras mais rápidas de carregar o iPhone com fios (veja aqui como), mas para quem busca por praticidade no dia a dia, uma base Qi pode ser uma boa escolha.

Fonte
Conteúdo original © Blog do iPhone
Tags
Mostrar mais

iLex

Robô virtual que tem como missão organizar o site e ajudar leitores. De tempos em tempos ele desvirtua e tenta fazer outras coisas, mas nada que um hard reset não resolva.

Artigos Relacionados

  • Rodrigo Yassuda

    Pra mim a principal praticidade é aqui na mesa do trabalho. Largo o celular sobre a base enquanto estou ocupado e quando lembro de por. Não fica o tempo todo porque o bateria do 8 plus tem sobrado no fim do dia. Se fosse com o antigo 6 que eu estava era o dia todo na base hahaha.

    • Guilherme

      legal

  • paulogrego

    Acho que a legenda da linha verde no gráfico ficou errada, deveria ser iOS 11.0, certo?

    • Não, não está errada.
      Do iOS 11.0 até o iOS 11.1.2 não há suporte ao carregamento 7,5W. Por isso, mesmo que a legenda informasse 11.1 ela ainda estaria correta.

  • Tiago Pimenta

    Queria ver uma comparação com o carregamento do Apple Watch… Em termo de “eficiência” sabe…

    • Tiago, é bem difícil comparar carregamento de baterias com capacidades diferentes.
      Uma bateria de 300mAh sempre carregará muito mais rápido que uma de 2.600mAh.

      Até mesmo entre iPhones. Em porcentagem, a bateria do iPhone 8 carrega mais rápido que a do X, mas é porque a capacidade dele é menor que a do X, e não porque um carregamento é mais “eficiente” que outro.

      • Tiago Pimenta

        Nem fazendo uma comparação “proporcional” ? Exemplo… Se para carregar o Apple Watch que tem uma bateria de 300 mAh demora 1 horas por exemplo, a bateria do iPhone que tem quase 8,5x mais carga (Nem sei se o termo seria esse), levaria 8 horas e meia ? Tipo uma regra de 3 !!!

        • Dan

          Não sei como seria possível comparar… não entendo de eletrônica, mas lembro que a regra de 3 não pode ser aplicada porque a curva de carga/descarga das baterias não é linear. Além disso acho que cada circuito tem uma constante de tempo pra complicar o experimento kkkkk

        • Como dizem os americanos, é como comparar laranjas e maçãs. E me pergunto no que isso poderia ser útil.

          • Tiago Pimenta

            Simples… O carregamento do Apple Watch vamos dizer que já está mais “maduro” que o do iPhone… Algo que a Apple não esta “testando”… Quem sabe no futuro o carregamento do iPhone iguala-se ao do Watch !!!

          • Guilherme

            Seria legal tb todos os macbooks.. O mais né… somos seres dependentes de bateria, até nosso corpo precisa de descanso gente. abs,

        • Don Corleone

          Não é assim que a banda toca…

  • rodrigojoker

    Quando vcs terão essa base carregadora novamente na BDI Store?

    E “5V” é o mesmo que “5W”? Pq nenhuma base vem com a informação se é 5 ou 10 “W”…

    • Diego Azevedo

      A potência (W) é a tensão (V) vezes a corrente (A).
      Se a corrente for de 1 Ampere, sim, 5Volts = 5Watts.

    • Victor Zavecz

      5V não é a mesma coisa que 5W. A explicação específica de qual a função de cada um, só um cara que manja de eletrônica ou Google.

      Não sei como vêm as bases, mas o carregador em si tem a informação da Potência (W) e não da Tensão (V).

      • rodrigojoker

        Um exemplo que não vem! E esse é chinês! Mas vi outros, inclusive da Sony, e só tinha a informação de V e W…

        https://uploads.disquscdn.com/images/982804c3e899f022b1b3a87768da180cf7e0fe7abaf5ae397a92fb159e99a4b3.jpg

        • Como disse o Diego, multiplique o “V” pelo “A”. Neste seu caso a saída da base é de 5W (5V x 1A).

          • rodrigojoker

            E quando vai chegar mais base na BDI Stores, iLex?

            • Rodrigo, estamos incessantemente procurando o produto com nossos fornecedores. É incrível como o mercado não estava preparado para bases sem fio, está muito difícil encontrar produtos de qualidade para repor nossos estoques.
              Mas semana que vem deveremos ter novidades… 😉

            • Marco Lindoso

              vocês pretendem trazer outros modelos?

  • A Atualização foi boa, comprei o Iphone 8 junto com o carregador da Mophie e finalmente depois da atualização pude usa-lo na perfeormance total, eu deixo ele em casa para carregar durante a noite qdo estou dormindo assim evita acidentes na hora de acordar e pegar o celular 😀

  • Sergio Hegner

    Afinal, a Apple vende algum cabo USB-C de alta velocidade?

    • Diego Azevedo

      O que carrega os macbooks? Não estou afirmando, mas como ela é a principal incentivadora do Thunderbolt, que na versão 3 usa a mesma porta do USB-C, e suporta a tecnologia nos macbooks… Seria esperado que ela tivesse cabos de alta velocidade.

      • Sergio Hegner

        Acho que me expressei mal, me refiro ao de alta capacidade para aceitar o carregamento rápido.

  • Antonio Eduardo

    Só uma correção, a quantidade de dispositivos que você coloca em uma tomada não influência no carregamento. O carregador puxa uma quantidade x de corrente, quando você coloca outro dispositivo a tomada fornece x+y. Ou seja, ela não limita em x e fornece menos para o carregador.

    • Estan Duarte

      Ele falou de adptadores com mais tomadas USB num unico Plug

      • Antonio Eduardo

        Ah sim, neste caso sim. Mas poderia ter escrito porta USB para não ter dúvidas ahahah

        • Estan Duarte

          Concordo. Gerou ambiguidade kkkk

    • Antonio Eduardo

      Ah um detalhe, essa questão de usar a base de 10 W com carregador de 5 W pode estragar o carregador, pois ele estara tentando fornecer mais corrente do que o projetado.

  • Estan Duarte

    2h para carregar 60%… misericordia

    • Douglas Knewitz

      Pse, acho que não aguentaram esperar pra concluir o teste em 100%. Ehehh

  • Douglas Knewitz

    Prq não carregaram até 100%? O experimento não era pra sabermos quanto tempo o iPhone levaria pra carregar de uma versão de iOS 11 pra uma 11.2 de 0 a 100%?

    • Antonio Eduardo

      Como a reta é meio linear acho que dá para estimar umas 3h10 para o carregador de 7,5 W e 3h45 para o de 5 W. Mas como eu disse é uma estimativa ahahha

    • O experimento não era pra sabermos quanto tempo o iPhone levaria pra carregar de uma versão de iOS 11 pra uma 11.2 de 0 a 100%?

      Se for para responder à sua pergunta, a resposta é NÃO. Desde o início o texto deixa claro que a proposta é saber se houve diferença de velocidade de carregamento depois do iOS 11.2. Neste sentido, não é necessário chegar até o final para concluir se houve ou não diferença.

      Agora, se sua intenção é SUGERIR que talvez, quem sabe, se por favor poderíamos testar até chegar 100% porque você está muito curioso para saber isso, aí então a resposta é outra. 😉

  • andreheitor

    Faltou informar ou indicar a marca/modelo da base de 10w. No da Samsung NG930 (que diz ser fast charger) demorou mais de 5 horas e não carregou de 20 a 100%, acordei ainda estava em 97%.

    • Verdade se puder indicar uma ou mais marcas que entregam os 10w para termos uma ideia de qual carregador comprar, eu ainda não me animei em comprar um…

  • KGB07

    Podiam também ter feito um teste com o carregador sem fio de 5W agora, pra saber se algo mudou.

  • Carlos Luna

    A meu ver ficou bom. É melhor do que ter que plugar um carregador na tomada. Outra coisa é não é normal ver pessoas andando para lá e para cá com carregador de iPad para carregar iPhone.

    • Alex Alves de Lima

      Ando com o meu quadradão por todo lado

      • Fernando

        Somos 2

  • Cristian

    Ainda prefiro plugar o iPhone na base, além de ficar mais facil de visualizar a tela quando recebo notificação, aproveito uma velocidade maior de carga.

  • Alexandre Baumgarten

    Esse grafico ficou muito facilmde entender, mais uma vez ponto para vcs que geram materia de qualidade que fica facil de entender!!!!!

  • André

    Uso um carregador de 12W da Apple que adquiri separado para carregar meus aparelhos. Há muito tempo não sei o que é carregador de 5W, pois ficam todos na caixa.

  • Fernando Damiani

    comprei o novo carregador usb-c da apple, q coisa maravilhosa. vale cada centavo.

  • Jmolina

    Com o iphone desligado carrega também ?

  • Jeff

    Alguém percebeu no iphone 8 plus um ponto de luz azul ao focar a câmera diretamente para o sol ou outro ponto luminoso forte?

  • Eu fui enganado pela RAV Power com o seu produto Wireless Fastcharger 7.5W para iPhone X com o iOS 11.2!!!!!!

    • Fernando

      Pq? N sei se você viu, mas a diferença eh pequena entre 5W e 7,5W.. não eh 50% mais rápido..

      • Então Fernando, eu nunca disse que ficaria 50 mais rápido kkk. Você tem o produto? Já leu os reviews sobre ele? Já testou pra ver se está funcionando realmente o fast charging?

        • Fernando

          Mas este fast charging seu deveria funcionar com iPhone?

          Se sim, eles estão chamando carregamento de 7,5W de “fast charging”.. o que nem é tao fast assim já que outros celular suportam 10W ou mais (até 15W se eu n me engano).. de carregamento sem fio..

          • Fernando

            No próprio site da Rav fala que pra iphones o máximo é de 7,5W.. o que dá apenas uma ligeira melhora..

            • Mas não está dando os 7.5 W, fiz dois amigos comprarem… quando funciona o fast charge acende uma luz verde, nos nossos três acende apenas a luz alaranjada do regular charge. ;( eu não acredito que seja defeito, para mim é mais provável que não seja compatível com os iPhones X esse fast charger. Se você ler os reviews da Amazon não vai encontrar um único dono den iPhone dizendo que funciona. A RAV mandou eu devolver dizendo que era defeito. A Amazon me deu alguns dólares de consolação, pois não dará tempo de receber um produto similar até o dia da volta para o Brasil.

            • Fernando

              Entendi o seu ponto..

              Eu tenho um de outra marca que é 10W que ta um pouco mais rápido do que antes de atualizar pro ios 11.2

              Mas cara.. na real.. tá bem pequena a diferença.. Tipo nem fique chateado com isso.. O testo que eu fiz foi o seguinte: No iOS 11.1 eu carreguei ele a partir de 40% por 30 min… foi pra 55%..

              Daí no 11.2 eu fiz a mesma coisa.. coloquei quando tava 40% e foi pra 58%.. Nos dois testes eu tinha reiniciado o aparelho logo antes e coloquei em modo avião.. Isso no iPhone X.

            • Eu estou chateado porque paguei 50 dólares num diferencial que não existe. Se soubesse disso tinha comprado um Anker de 10 dólares… kkk e ainda afundei mais dois comigo.

  • Caio Iamondi

    O que mais me deixou impressionado nesses dados foi o tempo que o iPhone X demora pra carregar com o carregador que vem na caixa. Sério mesmo que ele demora 2 horas pra carregar quase 70% de carga?

  • Ronny Duarte

    Agora vocês podem fazer uma comparação entre o estudo atual e o carregador de alta velocidade? Aquele que vem com o MacBook.
    Eu fiquei bem interessado em trocar para o carregador rápido, mas nao sei se realmente vale a pena.