iPhone

Teste da recarga sem fio 7,5W do iOS 11.2

Os novos iPhones 8 e X são os primeiros a serem compatíveis com a recarga por indução padrão Qi, largamente difundida no mercado. Mas algo não ficou pronto para o lançamento, o que fez a Apple limitar inicialmente a potência absorvida pelos aparelhos, com a promessa de que até o final do ano ela liberaria para a capacidade completa de 7,5W.

Este dia chegou com o iOS 11.2 e agora é possível carregar o aparelho de uma forma um pouco mais rápida que antes. E nós testamos para saber o quão mais rápido este carregamento ficou.


Antes de tudo, é preciso entender bem o que mudou e quais as consequências disso.

Carregamentos por indução são normalmente mais lentos que aqueles realizados por cabos, e isso acontece em todas as marcas. Isto é próprio da tecnologia, pois a perda de energia no processo de indução é bem maior que a feita com fios. Por isso, não dá para esperar que um carregamento wireless seja tão rápido quanto aquele usando o cabo Lightning.

A única vantagem do carregamento sem fio é a comodidade. Basta você apoiar o aparelho sobre a base e ele já está recarregando a bateria, sem você se preocupar em conectar nada. Ao sair do local, basta pegar de volta o aparelho como se ele estivesse sobre a mesa e sair, sem burocracias.

É importante saber isso, porque não iremos aqui fazer comparações entre o carregamento com fio ou sem, justamente por apresentarem propostas diferentes. A única comparação que faremos neste artigo é a de antes e depois da atualização para o iOS 11.2.

Uma questão de Potência (W)

Os novos iPhones são compatíveis com o padrão Qi (lê-se tchí), amplamente usado no mercado. Isto significa que o usuário pode comprar bases de qualquer marca e funcionarão com o iPhone 8 e X (lê-se dez). Porém, a potência dessa base é o que dará ritmo ao carregamento do aparelho.

Os novos iPhones já saíram de fábrica projetados para aceitar uma carga de 7,5W. Mas, por alguma razão técnica, a Apple preferiu limitar esta capacidade para 5W nas primeiras semanas após o lançamento, prometendo remover este limite em uma atualização do sistema até o final de 2017.

Sistema

Potência aceita

iOS 11.0

5W

iOS 11.2

7,5W

Isto significa que com o iOS 11.2 as cargas por indução são mais rápidas, em bases que ofereçam mais de 5W de potência. Este detalhe é importante, porque se você comprou uma base mais barata de apenas 5W, nada irá mudar com o novo sistema.

Testes com o iOS 11.2

Nós testamos a performance do carregamento sem fio com o novo iOS 11.2 e comparamos com os resultados medidos na versão anterior do sistema. Para a melhor performance possível, seguimos os seguintes parâmetros:

  • usamos uma mesma base sem fio Qi de 10W
  • usamos um carregador de parede 2A (no caso, o do iPad) para conectar a base à energia
  • usamos uma tomada única, sem prolongamentos ou outros dispositivos conectados contemporaneamente
  • o iPhone não estava usando nenhuma capa de proteção

Qualquer um destes elementos podem influenciar no tempo de carregamento. Se você tiver uma base que suporta 10W, mas conecta em um adaptador de parede que fornece apenas 5W, o carregamento não será otimizado. Mesma coisa se você coloca em uma tomada que já está sendo usada por outros dispositivos, pois a corrente neste caso é compartilhada.

Com isto determinado, medimos por duas horas o carregamento sem fio no iPhone X. E ele realmente se mostrou mais rápido que a medição no sistema anterior. Veja o gráfico para compreender melhor o resultado:

A performance de carregamento sem fio no iOS 11.2 se aproximou bastante daquela com fio usando o carregador original que vem na caixa do iPhone (5W). Sim, todos sabemos que ele sempre foi considerado lento, mas mais uma vez reforço que não estamos aqui fazendo comparações com carregamento com fio e sim a velocidade entre duas versões diferentes do sistema.

Ou seja, conseguimos constatar uma melhora na performance do carregamento sem fio no iOS 11.2 de 10 a 20%, dependendo do tempo decorrido. Quanto mais tempo fica carregando, maior é a diferença proporcional entre as duas versões do sistema. Isto significa que, nos primeiros 30 min o usuário não verá grandes benefícios entre um ou outro, mas depois de 2h a diferença é bem mais significativa.

Portanto, se você estiver usando os novos iPhones 8 e X e quiser investir em uma base de carregamento sem fio, a dica é que procure uma capaz de oferecer 7,5W ou mais de saída, para poder aproveitar o carregamento mais veloz. É claro que há maneiras mais rápidas de carregar o iPhone com fios (veja aqui como), mas para quem busca por praticidade no dia a dia, uma base Qi pode ser uma boa escolha.

Fonte
Conteúdo original © Blog do iPhone
Leia mais sobre:

iLex

Robô virtual que tem como missão organizar o site e ajudar leitores. De tempos em tempos ele desvirtua e tenta fazer outras coisas, mas nada que um hard reset não resolva.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Fechar