iOS

Veja o que mudou no iOS 11.2

Neste final de semana, a Apple disponibilizou a versão pública final do iOS 11.2, com algumas pequenas novidades e correções de bugs.

Mas o que mudou? Eu devo atualizar? Esta versão vai deixar mais lento meu aparelho? Estas e outras respostas você vai encontrar neste artigo.

Foi a primeira vez na história que um sistema para iPhone foi liberado em um sábado de manhã. Isso porque um bug bizarro estava atingindo todos os usuários: a partir do dia 2 de dezembro, o iPhone ou o iPad travavam ao ser ativada uma notificação local, que é aquela que não precisa de internet para funcionar (como lembretes do Calendário ou apps para lembrar de tomar água). Com o problema, a Apple teve que liberar em caráter emergencial o sistema, que provavelmente seria lançado apenas no início desta semana.

– Estabilidade

A primeira coisa que chama a atenção no novo sistema é a notável melhoria na estabilidade para quem estava com problemas em versões anteriores. O iOS 11 desde o começo foi muito criticado por trazer problemas de usabilidade, com pequenos travamentos e lentidão. Não eram todos os usuários que sentiam isso, mas as reclamações eram muitas.

Agora, são muitos relatos de que a estabilidade voltou ao iOS. Até mesmo a bateria está com melhor duração segundo aqueles que reclamavam antes.

Como já comentamos aqui, se você está experimentando problemas de performance no iPhone, o melhor é sempre tentar uma reinstalação limpa do sistema, sem reaproveitar o backup. Isso geralmente apaga restos de códigos internos que acabam se acumulando com o passar dos anos.

– Correção do bug da Calculadora

Conforme já se esperava, a Apple consertou aquele bug que ocasionava erros de cálculo na Calculadora ao se digitar rapidamente os números. Agora tudo voltou ao normal.

– Correção do bug do Calendário

Há meses os usuários reclamavam de um problema no Calendário que começou a aparecer após o iOS 11. Ao tentar visualizar o mês seguinte, o aplicativo travava. Isso agora foi consertado no iOS 11.2.

– Desconexão do Wi-Fi e Bluetooth

Outra coisa que gerou bastante reclamações foi a mudança de comportamento dos atalhos do Bluetooth e Wi-Fi na Central de Controle quando o iOS 11 foi lançado (leia mais sobre isso aqui). Agora, um aviso deixa mais claro que o atalho serve apenas para desconectar da rede e não para desligá-la completamente.

Também para diminuir a confusão, os botões de Bluetooth e Wi-Fi ficam brancos quando desconectados temporariamente, para não confundir com quando eles estão desativos permanentemente (botão escuro, com um risco sobre o símbolo).

Caso o usuário queira desligar completamente o Bluetooth ou o Wi-Fi, ele terá que ir nos Ajustes do sistema para fazer isso manualmente. O interessante é que, depois disso, quando se desejar religar a conexão, basta fazer isso no atalho da Central de Controle, sem precisar ir novamente nos Ajustes.

– Carga sem fio mais veloz

O iPhone 8 e X podem ser recarregados com bases de carregamento por indução, sem precisar conectar nenhum fio ao aparelho. Mas no início a Apple limitou a potência a 5W, prometendo liberar até o final do ano um carregamento mais rápido.

Agora no iOS 11.2 a potência absorvida pode chegar a 7,5W, o que acelera um pouco o carregamento sem fio, que geralmente já é mais lento que o feito com cabo com o carregador de parede que vem na caixa do iPhone. Nós estamos fazendo testes e em breve publicaremos aqui no Blog os resultados comparativos.

– Novos Live Wallpapers

Usuários do iPhone X ganharam novos Live Wallpapers (que se movimentam na tela bloqueada quando se pressiona com o 3D Touch).

– Indicador da Central de Controles no X

Para reforçar ainda mais para os novos usuários como se faz para puxar a Central de Controle no canto direito da tela, a Apple colocou um simbolozinho abaixo no sinal da bateria quando a tela está bloqueada. Puxando para baixo, aparece a Central de Controle.

– AirPlay 2

Um dos grandes motivadores desta versão seria o novo dispositivo HomePod, que estava prometido para o final deste ano, mas que teve seu lançamento adiado para 2018. Mesmo assim, o iOS 11.2 ativa o AirPlay 2, que permite conectar áudio do nosso iPhone a diversos dispositivos ao mesmo tempo.

– Apple Pay Cash

O novo sistema traz também aos países que já implementaram o sistema de pagamentos da maçã uma nova maneira de fazer pagamentos para outras pessoas via iMessage. Com o lançamento de última hora, a novidade não ficou disponível logo após o lançamento, mas deverá ficar ativa ao longo da semana.

– Leve mudança nos Emoji

Alguns Emoji receberam leves mudanças gráficas, como por exemplo o copo de Whisky, que agora não tem mais gelo.

– Seleção de lista na App Store

Agora os termos mais comuns na busca da App Store se comportam como uma lista normal do iOS, com a palavra sendo selecionada em azul quando se toca nela. Antes isso não acontecia, o que era algo bastante desconexo com a lógica implementada no resto do sistema.


E você, o que achou do novo sistema? Compartilhe aqui nos comentários a sua experiência, lembrando de dizer qual seu modelo de iPhone ou iPad para que outros possam ser ajudados com o seu relato. ;)

Botão Voltar ao topo