BugsiOS

Bug da bateria no iOS 9.3.2: primeiras conclusões

Há alguns dias, levantamos aqui um problema que estava acontecendo com diversos usuários, que sofriam com a “morte” da bateria antes do tempo. Casos de iPhones que desligam do nada enquanto a porcentagem da bateria ainda indica 15%, 20% e até 40%.

O retorno que tivemos foi impressionante, com um número bem maior de casos do que imaginávamos. Em poucas horas, centenas de pessoas de todo o país se sentiram aliviadas de perceber que não estavam sozinhas no problema, e que ele não era específico a casos isolados de hardware. O números de atingidos é realmente enorme.

Juntamos todos os feedbacks que recebemos e realizamos alguns testes, que nos fizeram concluir algumas coisas. Ainda não é nada definitivo, nem mesmo algo admitido pela Apple, mas já serve para termos um caminho para talvez encontrarmos uma solução.

O que acontece

Desde maio, milhares de usuários no mundo todo estão percebendo que o iPhone desliga antes mesmo do indicador de bateria chegar aos 1%. Na maioria dos casos, ele desliga com a porcentagem entre os 11 e 20%, mas há vezes que isso pode acontecer também com uma carga maior. Ao religar o aparelho na tomada, ele volta a ligar, indicando mais ou menos a bateria que tinha quando desligou.

O normal do iPhone é que ele sempre desligue somente quando ficar com menos de 1% de bateria. Qualquer situação diferente disso é anormal.

Este tipo de problema sempre existiu em baterias com defeitos ou mais antigas, pois o hardware se desgasta com o tempo e elas vão perdendo sua capacidade de armazenamento. Porém, o que chama a atenção nesse caso é que para muitos isso começou a aparecer de repente, inclusive em aparelhos novos. Em diversos desses casos, os usuários levaram o aparelho até a Apple e ela concluiu que a bateria não tinha nenhum problema.

Teorias levantadas

Várias teorias foram levantadas pelos nossos leitores, as quais listamos as principais aqui.

  • Pode ser um problema físico na bateria
  • Problema de bateria descalibrada no sistema
  • Pode ser um problema do iOS 9.3.2
  • Há quem disse resolver com o reset das configurações de rede
  • O bug poderia ser de alguns aplicativos, como o Snapchat e Mortal Kombat X
  • O beta do 9.3.3 resolveu em alguns casos

Observações

Diante das centenas de relatos, podemos fazer algumas observações:

  • Curiosamente, não há nenhum relato de problemas com o iPad, somente com o iPhone.
  • Em computadores e em outras plataformas mais abertas (para o bem e para o mal), existem softwares capazes de analisar o hardware. No iOS não, porque o sistema é mais protegido. Por isso, não confie em aplicativos da App Store que dizem analisar a sua bateria (como o Battery Life). Eles são enganosos, pois nenhum app comum é capaz de ter acesso completo ao sistema e muito menos ao hardware, de forma precisa. Somente a Apple tem o mecanismo de analisar realmente o estado físico da bateria e a interação dela com todo o sistema, através de software criado por ela (e com caminho livre no iOS). Todos os outros são placebo para iludirem os usuários.
  • Se fosse um problema apenas físico da bateria, seria muito bizarro milhares de usuários passarem a ter o mesmo problema, todos na mesma época.
  • Coincidência ou não, os casos começaram a acontecer depois do lançamento do iOS 9.3.2, em maio.
  • Quase a totalidade dos casos acontece para usuários com a versão 9.3.2 (ou posterior) do iOS.
  • A Apple trocou a bateria de alguns clientes que reclamaram. Parte deles não teve mais problema, outra parte continuou apresentando desligamento precoce.
  • Há casos de usuários que tinham o 9.1 instalado e não sofriam com o problema, e passaram a tê-lo imediatamente depois da instalação do iOS 9.2.1.
  • Alguns reclamaram que o problema se agrava quando se usa alguns aplicativos específicos. Os mais citados foram o Snapchat, Google Fotos e Mortal Kombat X.

Nossos primeiros testes

Reunimos todas as informações e partimos para alguns testes práticos.

1) Restauramos as Configurações de Rede
Não solucionou nosso problema.
Conclusão: método não funciona.

2) Recalibramos a bateria
Para recalibrar a bateria do iPhone, dizem que basta completar a carga em 100% e depois deixar desligar sozinho quando chegar em 1%. Não solucionou o problema, até porque a calibragem acontece quando o aparelho desliga sozinho com a bateria. No caso do bug, isso deveria acontecer mesmo com ele desligando em 20%, e não acontece.
Conclusão: método não funciona.

3) Restauramos o sistema para o iOS 9.3.2, sem backup
Infelizmente a Apple não permite que se restaure o aparelho para uma versão antiga do sistema; só é possível restaurar para a versão atual. Então fizemos a restauração limpa do iOS, sem recuperar o backup e nem instalar nenhum aplicativo. Com isso, o sistema ficou perfeito, chegando a 1% da bateria normalmente. E mais: conseguimos usar o aparelho durante 40 minutos no 1% antes dele desligar completamente. Testamos três ciclos seguidos de carga e o resultado se repetiu.
Conclusão: Isso nos fez concluir que no nosso caso não é um problema de degradação física da bateria, se limitando a um bug do sistema.

4) Instalamos alguns aplicativos
Ainda com o sistema 9.3.2 e sem recuperar o backup, resolvemos instalar alguns aplicativos que exigem mais do processador ou da bateria. Testamos o navegador GPS TomTom, que funcionou perfeitamente até o aparelho atingir 1%. Depois disso, instalamos o jogo Mortal Kombat X, cujos gráficos exigem bastante do processador do iPhone 6s. Para a nossa surpresa, o uso do app fez o iPhone desligar com 32% de bateria. Repetimos duas vezes o teste e obtivemos resultados similares.
Conclusão: o uso de alguns aplicativos no iOS 9.3.2 faz o bug acontecer.

5) Instalamos o beta do 9.3.3
Repetimos o mesmo teste fazendo uma restauração limpa com o terceiro beta do iOS 9.3.3. No início parecia que o problema tinha sido resolvido, mas depois ele voltou a acontecer com determinados aplicativos. Não repetimos os testes com o quarto beta, lançado depois.
Conclusão: ainda sem conclusão definitiva.

Primeiras conclusões

É claro que foram apenas testes preliminares e ainda temos um longo caminho pela frente, mas pelo menos já temos indícios por onde seguir. Pelas nossas conclusões, não parece ser realmente um problema físico da bateria, ainda mais pelo fato do iPhone testado ser relativamente novo (apenas 9 meses de uso). Ao usar o sistema em estado “cru” (sem configurações), ele funciona normalmente e a bateria não apresenta desligamentos precoces.

O problema parece acontecer no sistema quando se usa algum aplicativo que exige muito da bateria, colocando em colapso o gerenciamento de consumo e fazendo o aparelho desligar antes do tempo.

Passou-nos pela cabeça a hipótese de ser algo relacionado à função Economia de Energia. Foi a partir do iOS 9.3.2 que a Apple permitiu ligar ao mesmo tempo o Night Shift com o modo de economia, coisa que não era possível antes. Esta “mexida” na função poderia ter alterado alguma coisa que ocasiona o bug com alguns aplicativos. Um indício forte disso é que no iPad (que não possui o Modo de Pouca Energia) não acontece o problema.

Estamos ainda estudando a questão e decidimos compartilhar com vocês nossos avanços até aqui. Se você quiser fazer os mesmos testes ou ainda outros que não fizemos, compartilhe conosco os resultados no tópico que criamos em nosso fórum. Assim você nos ajudará a esclarecer ainda mais este problema que aflige milhares de usuários.

Conteúdo original © Blog do iPhone

Botão Voltar ao topo