BugsiOS

Bug da bateria no iOS 9.3.2: primeiras conclusões

Há alguns dias, levantamos aqui um problema que estava acontecendo com diversos usuários, que sofriam com a “morte” da bateria antes do tempo. Casos de iPhones que desligam do nada enquanto a porcentagem da bateria ainda indica 15%, 20% e até 40%.

O retorno que tivemos foi impressionante, com um número bem maior de casos do que imaginávamos. Em poucas horas, centenas de pessoas de todo o país se sentiram aliviadas de perceber que não estavam sozinhas no problema, e que ele não era específico a casos isolados de hardware. O números de atingidos é realmente enorme.

Juntamos todos os feedbacks que recebemos e realizamos alguns testes, que nos fizeram concluir algumas coisas. Ainda não é nada definitivo, nem mesmo algo admitido pela Apple, mas já serve para termos um caminho para talvez encontrarmos uma solução.

O que acontece

Desde maio, milhares de usuários no mundo todo estão percebendo que o iPhone desliga antes mesmo do indicador de bateria chegar aos 1%. Na maioria dos casos, ele desliga com a porcentagem entre os 11 e 20%, mas há vezes que isso pode acontecer também com uma carga maior. Ao religar o aparelho na tomada, ele volta a ligar, indicando mais ou menos a bateria que tinha quando desligou.

O normal do iPhone é que ele sempre desligue somente quando ficar com menos de 1% de bateria. Qualquer situação diferente disso é anormal.

Este tipo de problema sempre existiu em baterias com defeitos ou mais antigas, pois o hardware se desgasta com o tempo e elas vão perdendo sua capacidade de armazenamento. Porém, o que chama a atenção nesse caso é que para muitos isso começou a aparecer de repente, inclusive em aparelhos novos. Em diversos desses casos, os usuários levaram o aparelho até a Apple e ela concluiu que a bateria não tinha nenhum problema.

Teorias levantadas

Várias teorias foram levantadas pelos nossos leitores, as quais listamos as principais aqui.

  • Pode ser um problema físico na bateria
  • Problema de bateria descalibrada no sistema
  • Pode ser um problema do iOS 9.3.2
  • Há quem disse resolver com o reset das configurações de rede
  • O bug poderia ser de alguns aplicativos, como o Snapchat e Mortal Kombat X
  • O beta do 9.3.3 resolveu em alguns casos

Observações

Diante das centenas de relatos, podemos fazer algumas observações:

  • Curiosamente, não há nenhum relato de problemas com o iPad, somente com o iPhone.
  • Em computadores e em outras plataformas mais abertas (para o bem e para o mal), existem softwares capazes de analisar o hardware. No iOS não, porque o sistema é mais protegido. Por isso, não confie em aplicativos da App Store que dizem analisar a sua bateria (como o Battery Life). Eles são enganosos, pois nenhum app comum é capaz de ter acesso completo ao sistema e muito menos ao hardware, de forma precisa. Somente a Apple tem o mecanismo de analisar realmente o estado físico da bateria e a interação dela com todo o sistema, através de software criado por ela (e com caminho livre no iOS). Todos os outros são placebo para iludirem os usuários.
  • Se fosse um problema apenas físico da bateria, seria muito bizarro milhares de usuários passarem a ter o mesmo problema, todos na mesma época.
  • Coincidência ou não, os casos começaram a acontecer depois do lançamento do iOS 9.3.2, em maio.
  • Quase a totalidade dos casos acontece para usuários com a versão 9.3.2 (ou posterior) do iOS.
  • A Apple trocou a bateria de alguns clientes que reclamaram. Parte deles não teve mais problema, outra parte continuou apresentando desligamento precoce.
  • Há casos de usuários que tinham o 9.1 instalado e não sofriam com o problema, e passaram a tê-lo imediatamente depois da instalação do iOS 9.2.1.
  • Alguns reclamaram que o problema se agrava quando se usa alguns aplicativos específicos. Os mais citados foram o Snapchat, Google Fotos e Mortal Kombat X.

Nossos primeiros testes

Reunimos todas as informações e partimos para alguns testes práticos.

1) Restauramos as Configurações de Rede
Não solucionou nosso problema.
Conclusão: método não funciona.

2) Recalibramos a bateria
Para recalibrar a bateria do iPhone, dizem que basta completar a carga em 100% e depois deixar desligar sozinho quando chegar em 1%. Não solucionou o problema, até porque a calibração acontece quando o aparelho desliga sozinho com a bateria. No caso do bug, isso deveria acontecer mesmo com ele desligando em 20%, e não acontece.
Conclusão: método não funciona.

3) Restauramos o sistema para o iOS 9.3.2, sem backup
Infelizmente a Apple não permite que se restaure o aparelho para uma versão antiga do sistema; só é possível restaurar para a versão atual. Então fizemos a restauração limpa do iOS, sem recuperar o backup e nem instalar nenhum aplicativo. Com isso, o sistema ficou perfeito, chegando a 1% da bateria normalmente. E mais: conseguimos usar o aparelho durante 40 minutos no 1% antes dele desligar completamente. Testamos três ciclos seguidos de carga e o resultado se repetiu.
Conclusão: Isso nos fez concluir que no nosso caso não é um problema de degradação física da bateria, se limitando a um bug do sistema.

4) Instalamos alguns aplicativos
Ainda com o sistema 9.3.2 e sem recuperar o backup, resolvemos instalar alguns aplicativos que exigem mais do processador ou da bateria. Testamos o navegador GPS TomTom, que funcionou perfeitamente até o aparelho atingir 1%. Depois disso, instalamos o jogo Mortal Kombat X, cujos gráficos exigem bastante do processador do iPhone 6s. Para a nossa surpresa, o uso do app fez o iPhone desligar com 32% de bateria. Repetimos duas vezes o teste e obtivemos resultados similares.
Conclusão: o uso de alguns aplicativos no iOS 9.3.2 faz o bug acontecer.

5) Instalamos o beta do 9.3.3
Repetimos o mesmo teste fazendo uma restauração limpa com o terceiro beta do iOS 9.3.3. No início parecia que o problema tinha sido resolvido, mas depois ele voltou a acontecer com determinados aplicativos. Não repetimos os testes com o quarto beta, lançado depois.
Conclusão: ainda sem conclusão definitiva.

Primeiras conclusões

É claro que foram apenas testes preliminares e ainda temos um longo caminho pela frente, mas pelo menos já temos indícios por onde seguir. Pelas nossas conclusões, não parece ser realmente um problema físico da bateria, ainda mais pelo fato do iPhone testado ser relativamente novo (apenas 9 meses de uso). Ao usar o sistema em estado “cru” (sem configurações), ele funciona normalmente e a bateria não apresenta desligamentos precoces.

O problema parece acontecer no sistema quando se usa algum aplicativo que exige muito da bateria, colocando em colapso o gerenciamento de consumo e fazendo o aparelho desligar antes do tempo.

Passou-nos pela cabeça a hipótese de ser algo relacionado à função Economia de Energia. Foi a partir do iOS 9.3.2 que a Apple permitiu ligar ao mesmo tempo o Night Shift com o modo de economia, coisa que não era possível antes. Esta “mexida” na função poderia ter alterado alguma coisa que ocasiona o bug com alguns aplicativos. Um indício forte disso é que no iPad (que não possui o Modo de Pouca Energia) não acontece o problema.

Estamos ainda estudando a questão e decidimos compartilhar com vocês nossos avanços até aqui. Se você quiser fazer os mesmos testes ou ainda outros que não fizemos, compartilhe conosco os resultados no tópico que criamos em nosso fórum. Assim você nos ajudará a esclarecer ainda mais este problema que aflige milhares de usuários.

Conteúdo original © Blog do iPhone

Tags
Mostrar mais

iLex

Robô virtual que tem como missão organizar o site e ajudar leitores. De tempos em tempos ele desvirtua e tenta fazer outras coisas, mas nada que um hard reset não resolva.

Artigos Relacionados

  • Alexandra

    Que texto esclarecedor! E mais, gostoso de ler!!! Parabéns pela disposição e pelos testes!
    Confesso que fiquei aliviada de ler que o Battery Life é um placebo! 😉

    • não sei o motivo da Apple permitir a liberação de Apps como Battery Life na AppStore, já que eles não reproduzem a verdadeira realidade para o consumidor… 🙁

      • Alexandra

        Então… Tbm não sei!
        Usei esse e ele acusou 15%, às 22%, até 28% de degradação da bateria.
        Estava até cogitando trocar a bateria. Tenho um IPhone 6 comprado em Nov/14, então pode realmente ser bateria “gasta” mesmo. Esse mesmo app acusa 675 ciclos. O negócio é esperar o ios10 e ver como vai s comportar…

      • Thiago Romero

        Concordo, um App completamente inútil e que presta o desserviço de enganar os usuários.

    • Jonas

      Em relação à ciclos, o app no meu iPhone funciona. Uso ele desde que comprei o meu iPhone e até agora está batendo. Não sei em relação à degradação e ao tempo de duração.

  • Victor Moura

    Alguém chegou a levantar a teoria de que a funcionalidade “Modo de Economia de Energia” pode fazer o iOS “errar” na conta de % de bateria?

    • Além de nós (como informado no texto), mais ninguém tinha nos levantado essa possibilidade ainda. Mas mesmo assim não parece apenas um “erro de conta de %”, porque quando o aparelho é ligado novamente, a porcentagem se mantém, e algumas vezes dura até o 1% antes de desligar de novo.

      • Juliano Araujo

        iLex… Postei no forum na época: Uma coisa intrigante é que eu já vi ele desligando justamente na hora que ativei ou desativei o modo de “Pouca Energia”. Por ex. aconteceram situações onde eu não ativei o modo de economia nos 20% de bateria… Porem resolvi ligar com um pouco menos (15%, 17%) e o telefone imediatamente desligou.

        • Juliano Araujo

          Acho que vale testar essa hipótese tbm 🙂

    • Junior Rinaldi

      o meu tava fazendo isso desde que eu ligasse o economia de energia, nunca mais usei, nunca mais desligou antes da hora.

    • João Paulo Canário

      Pois é, eu cheguei a comentar no outro post sobre a minha experiência com a função, economizador de energia, que no meu iPhone está funcionado de forma contrária ao que se espera. No meu caso, eu percebo que a bateria descarrega mais rápido quando essa função está ativada e o problema do descarregamento antecipado acontece também quando a função está ativada. Meu iPhone está na versão 9.3.1.

  • Guilherme Auwarter

    No meu caso isso acontece desde o iPhone 5, com o iOS 8. Já levei numa Apple Store na época em que morava fora. Inclusive mostrando o celular desligando na cara deles, enquanto o indicador de bateria mostrava 40%. Eles fizeram essa análise de bateria e de acordo com o relatoria a bateria estava em perfeito estado, porém o celular estava com a tela quebrada. Foi a única vez que sai de uma Apple Store insatisfeito. Hoje com meu iPhone 6+ a bateria tá bem melhor. Mas às vezes ela desliga com uns 5-10%. Mais já aprendi a aceitar isso. Haha

  • Tom Bauer

    Parabéns pelo texto iLex!!! No meu aconteceu umas três vezes!! Uma delas eu estava com 40% e depois de alguns minutos conseguir ligar-lo sem conecta-lo a tomada. Uso o iOS 9.0.2 (JB) iPhone 5S
    Abraços

  • Eduardo Edu

    Ontem mesmo meu IP6 bugou de vez, Desligou com a bateria em 9%. Carreguei no meu computador mas ele ficava reiniciando toda hora alternando entre a figura da maçã e a bolinha girando. Já estava fazendo as contas de mandar para Apple, até que depois de uns 5 min assim ele ligou com a bateria em 6%. Desativei 4G/bluetooth/WIfi até alcançar 25% e depois liguei tudo. Que perrengue!

  • joao antonio

    O iPhone 4s com iOS 9.3.2 do meu pai aconteceu ja 2 vezes isso, ele foi ligar pra alguém e desligou com a bateria nos 51% =(

  • Caleb Jorge Pires Albuquerque

    Eu quase nunca ligo o Modo de Pouca Energia e meu iPhone 5 desliga muitas vezes antes de chegar nos 20%, quase sempre quando estou usando um app que consome muita bateria.

  • Gustavo Andrade

    Meu irmão restaurou pelo computador e também solucionou o problema.

  • Gustavo Zanandrea

    Oi Ilex e o Battery Doctor também é um placebo ? Ele realmente limpa a memória do sistema deixando ele mais rápido ? Obrigado

  • Felipe

    Tenho um iphone 6 e sexta isso começou a acontecer comigo. Desligou com 45% de bateria enquanto eu fazia um vídeo. No domingo chegou a desligar com 85% de bateria. Depois de domingo, aparentemente, não aconteceu de novo.

  • Oliver

    Eu estou com o mesmo problema.

    Mas uma coisa que eu tenho feito e está atenuando o problema é:

    Quando ele desliga com 20% 10% etc, ligo novamente colocando na tomada e já ativo o modo de economia de energia, nesse modo o celular continua durando e desliga muito perto do 0%. Inclusive quando faço a recarga completa e uso no dia seguinte por exemplo, a bateria demonstra maior durabilidade.

    É tudo bem esquisito.

    • Edu Cizewscki

      Eu faço exatamente a mesma coisa.

  • Eduardo Ribeiro Bueno Netto

    Pode testar uma coisa que aconteceu comigo?! Joga um vídeo 1080p no VLC e tenta rodar ele por uns 5 minutos… vai ver o telefone indo pro quiabo rapidinho! Isso não acontecia antes!

  • scy

    gostaria de adicionar que eu tenho um iphone 6 com ios 8.4 (sim, 8.4) e tenho esse mesmo problema, que desliga quando chega no 9%, e isso começou recentemente por isso não acho q seja problema só do ios 9.x.x

    • Fabio

      Aqui mesma coisa. iPhone 6 no iOS 8.4.1 e tendo o mesmo problema, coisa recente, desde março/abril/16.

      • Andre Gobatto

        Igualmente! IPhone 6. IOS 8.3
        O mesmo problema após aproximadamente 01 ano de uso com o aparelho e persistindo até hoje.

    • Adnu Baus

      Comigo também, desliga às vezes até com 40% outras vezes fica muito tempo segurando em 1%. Tenho dois iPhones 6 com iOs 8.4.1, ocorre em ambos

  • Gabriel Boff

    Já sofri desse problema da bateria.Tenho um iphone 6 e a bateria gastava muito rápido, exatamente como sitado no texto, desligava nos 40%, ia para 1% e durava um tempo e digamos que a carga durava 60% do que o normal. Pra mim começou no iOS 9.3.1 e esperei a atualização do 9.3.2, agravando o problema. Fiz quase de tudo, restaurei sistema, ajustes, troquei cabo lighting, fui na apple e nada. A minha última opção foi a que me salvou, trocar a bateria do iphone. Faz mais ou menos um mês e meio que coloquei uma nova e está impecável. Acredito que o sistema atual deve estar mexendo com algumas baterias. No meu caso somente a troca resolveu.

  • Gildo Callegon

    ?????

  • Titanium

    o meu desde que eu tinha o iphone 4 se a bateria estiver em uns 10% e eu inventar de abrir algum jogo pesado ele não aguenta 1 min e desliga mesmo hoje com o iphone 6s as vezes ainda acontece isso

  • Fernando

    Nao.. Eu tive esse problema com um iPhone de 4 meses em janeiro desse ano.. nao é culpa desta versão.. eu tava com uns 40% usando o waze.. de repente desligou.. tive q botar pra carregar, quando coloquei ja ligou com uns 10 % e ia subindo tipo mto mto rápido.. foi de 10 pra 40% em uns 10 min..

  • Alan Patrik

    O meu algumas vezes desliga com 27% e quando coloco para carregar e o iPhone liga sozinho já começa marcando os mesmos 27%.

    Determinada vez quando estava com 27% e eu estava usando o aparelho em menos de 1 minuto ele caiu para 5% e desligou. Da mesma forma, quando coloquei para carregar e ligou já com 27%.

    • Carlos Luna

      Está acontecendo o mesmo com o meu iPhone 6.

  • Taciano

    Parabéns pelo texto, muito bom e esclarecedor!

  • Peterson Maneschi Filho

    Pessoal relato próprio; eu usava o modo de economia sempre quando aparecia que a bateria estava fraca, isso fazia meu celular desligar entre o 10% e 15%. Parei de liga-lo, e usei até desligar, eu ficava forçando o telefone ligar apertando o power e ele ligava sempre com 1% a menos do Q estava; por exemplo ele desligava em 15%, quando ele ligava estava com 14%… Fui fazendo isso até ele chegar em 1% e não ligar mais. Depois deixei desligado uma hora mais ou menos e carreguei até 100%. NUNCA MAIS usei o modo de economia, agora meu celular está com a bateria normal e desligando somente em 1%. Com certeza está relacionado a esse modo de economia.

    • Raphael Lages

      Nao entendi como vc faz pra religar o iphone depois que ele desliga. O meu qundo desliga nao deixa eu ligar ate que eu plugue ele na tomada…

      • Carlos Eduardo De Oliveira Mel

        Raphael, quando ele desliga com uma alta quantidade de bateria, se você persistir em ligar, ou deixar ele parado por alguns minutos e tentar religar, ele vai voltar a funcionar normalmente até zerar, meu iphone 5 (9.3.2) estava assim, ele já chegou a desligar com 85%, foi então que eu comecei a usar ele até 1% e carregar na minha tv, o problema parou, é um bug do iOS, é, mas acredito que as caixinhas tbm estão mandando energia acima do necessário para o iphone carregar de forma segura e causa uma “doideira” no sistema. Enfim meu iphone as vezes desliga com snapchat com 5%, é meio óbvio pois o snap usa, GPS,CAM,Wi-fi ao mesmo tempo, (alto consumo) , mas é possivel ligar o celular mesmo ele apontando que está fraco, sem plugar no carregador.

  • Pablo Rangel

    Eu ainda acho que esse problema esta relacionado a carregar o iphone em fontes de energia de baixa qualidade, como a usb de um notebook por exemplo. Eu carrego em um note no trabalho e tenho esse problema. Faz 10 dias eu trouxe uma tomada normal e estou carregando só dessa forma. Não observei mais o problema. Isso não acontece no ipad porque o ipad sequer carrega pela usb, precisando de uma fonte de tomada realmente.

    • Fabio

      Bem observado!!

    • Edu Cizewscki

      Eu carrego meu iphone com carregador original, na tomada, e estou tendo o problema que o iLex relatou. Realmente é algo relacionado aos aplicativos.

    • Henrique A.

      Eu carrego a maioria das vezes no carregador do iPad 4 (12W) e estou tendo o problema. Nunca carreguei em usb de PC.

    • lindomarjf

      Não é o meu caso. Verifiquei um por um dos meus carregadores e cabos para ter certeza. Todos são originais. E agora a pouco meu iPhone 6 desligou com 19% de bateria.

  • Welison Rodrigues

    Parabéns pelo texto, por tentar buscar soluções, admiração por vocês esta cada dia maior.

  • Roger Rocha Moreira

    Para mim aconteceu também com um editor de fotos, que usa bastante memória. A bateria vai até o fim se eu não estiver usando nada.

  • iLex, tem certeza de que o battery life é enganação? Usei-o em todos os dispositivos que pude, e as informações foram bem verossímeis. No meu novo iPhone 6s, a degradação está em 1%. Já no meu iPad 4, bem mais antigo, em 20%. A contagem de ciclos também é bastante precisa. A Apple realmente “esconde” esses dados dos desenvolvedores?

  • Uma coisa eu posso dizer, isso não é um problema do iOS 9.3.2, porque venho tendo esse problema à muito tempo, acho que desde o iOS 9.2 principalmente quando abro apps mal otimizados “pesados” como por exemplo o Snapchat.
    Acho que com o passar as atualizações do sistema é dos aplicativos esse problema foi atingindo mais usuários. Mas tenho segurança em dizer que esse problema é antigo e afeta usuários a um tempo já. :/

  • Marllon Frizzo

    Parabéns ao blog por abordar este assunto que, até então, não tinha visto em nenhum outro lugar.

  • Marcelo

    Infelizmente, no meu caso, foi a bateria mesmo =
    Troquei e agora está excelente! Dei azar =

  • Gilmar

    Se pelo menos os dados sobre os ciclos forem corretos, pode ser degradação. Segundo o próprio site da Apple:

    “Donos de iPhone
    Sua bateria foi projetada para manter até 80% da sua capacidade original por 500 ciclos completos de carga”

    Está no site oficial: …/br/batteries/service-and-recycling/

  • Roberson Annunziato

    Parabéns. Os testes realmente parecem certos, aqui o caso maior é quando uso snapchat. A Apple deveria saber disso e tentar corrigir pro iOS 10.

    • é bem estranho pq eu sempre tive o app do Snapchat porém não o usava e o problema ocorria. Agora que passei a usar mais o app, o problema não ocorre mais pra mim.

      • Roberson Annunziato

        Eita… Realmente precisamos de mais testes.

  • Ótimo testes e conclusões!
    O problema parou cmg pq percebi que quando exigo muito de processamento isso acontece, então passei a jogar com muita bateria e usar 3G só com mais de 20%…
    É um saco ter que me adaptar a isso e espero a solução logo! Mas por enquanto ja passou semanas sem desligar…

  • Felipe

    No meu caso o app que deixa mais gritante esse problema é o Waze. Estava usando no carro, em um primeiro momento a bateria estava em 60% depois passou pra 35% depois passou pra 24% e em seguida desligou. Tudo isso em um intervalo de 10 minutos.

  • Marina Adorno

    O meu iPhone 6 acaba de perder a garantia, ou seja tem pouco mais de um ano de uso, e está apresentando este problemas. Mas ele chega a desligar com 80% em alguns casos e o pior, tem dias que realmente acho que acontece um erro no “contador” da bateria (como outro leitor falou), já aconteceram várias vezes do iPhone ficar com 100% o dia inteiro e do nada desligar.

    Estava prestes a procurar uma autorizada para solicitar troca do aparelho. Muito obrigada pelo texto, agora sei que não é só comigo. Devo aguardar um pouco mais?

    • Carlos Luna

      Já aconteceu isso comigo: ficou várias horas marcando 100%.

  • Cheguei a comentar isso no fórum.

    Nao sei se tem alguma relação, mas o este problema parou de ocorrer para mim quando passei a usar um carregador e cabo originais da Apple (até então, eu estava usando outro cabo e carregador, porém com certificação MFi).

    Por enquanto, o problema parece ter sido sanado.

    • Roberto Junior

      O mesmo aconteceu comigo usando carregador veicular

    • Vinicius Cabrera

      Bruno, acredito que possa ser algo associado a isso sim, infelizmente o problema começou a aparecer quando comecei a carregar com cabos e carregadores não originais.
      Essa semana vou testar com cabos e carregadores originais e posto o resultado no fórum.

    • lindomarjf

      Não é o meu caso. Verifiquei um por um dos meus carregadores e cabos para ter certeza. Todos são originais. Ou fica carregando na USB do Macbook. E agora a pouco meu iPhone 6 desligou com 19% de bateria.

  • Daniel

    Estou no meu quarto iPhone e tenho esse problema desde o 3Gs. Não creio ter a ver com a atual versão do iOS…

  • David

    Comprei um iPhone SE há menos de uma semana.
    Rodando o iOS 9.3.2
    Ontem eu tive um problema similar, estava no aplicativo AnTuTu Benchmark para fazer alguns testes, quando depois de feito o teste, a bateria estava em 24%
    Depois, por acaso, eu fui no gerenciador de tarefas e percebi que a animação tinha bugado, então reiniciei o celular e pra minha surpresa, a bateria estava em 27%!
    Achei na hora que eu estava alucinando quando tinha visto 24% antes de reiniciar
    Aí ficou muuuuito tempo “travado” nesse 27%, fiquei até espantado que eu rodei alguns jogos e não diminuía, foi estranho.
    Aí claro, eu abri o Snapchat e desceu como água
    Eu já percebi que o Snapchat, a câmera e outros aplicativos que usem a câmera faz a bateria descer 1% por minuto, sem exagero.

  • Carlos Luna

    Estou enfrentando esse problema já tem duas semanas. Meu iPhone 6 estava normal, mas agora desliga com 30% de bateria. Quando coloco na tomada ele retorna aos 30%. Deixei ele descarregar completamente e deixei 8h descansando. Ele então carregou até 100% com a bateria durando até mais do que durava comumente. Mas de repente o bug retornou e agora ele permanece desligando com 30%. Quando carrego muito tempo (a noite toda) ele passou a fica marcando 100% por mais de 3 horas. Sem duvida isso é um problema do sistema. Fiquei mais tranquilo porque vejo que várias pessoas estão enfrentando algo parecido. Obrigado por postar esse artigo.

  • Mauricio

    Eu não sei até que ponto o Battery Life é placebo. Tenho usado ele pra controlar os ciclos da minha bateria. Precisei pegar um iPhone novo porque o antigo, com 11 meses de uso, deu problema. De qualquer forma, estou com esse iPhone 6 desde 03/06 e a bateria aponta 39 ciclos, o que está perfeitamente razoável para o meu uso.

    A parte da temperatura eu realmente não sei se tem como levar a sério, e quanto à degradação, estou sempre deixando o celular chegar ao 1% para recarregar, e vou observar como o app se comporta nesse quesito.

  • Jones

    O meu aparelho a câmera parou de funcionar depois que instalei essa atualizacao

  • Jones

    O que eu faço não está mais na garantia

  • Vinícius

    Tem mais uma observação a ser feita. Vários usuários estão relatando “travamento” do estado da bateria na mesma porcentagem. 27% parece acontecer com todos. Ou delisga em 27% ou trava um tempão nos 27%. O meu trava no 27% e de repente desliga. Não uso nem nunca instalei snapchat e nenhum dos outros aplicativos citados.

  • Estava com esse problemas e resolvi deixando a bateria acabar e só ligar na tomada após mais de 5 horas. Repetindo o processo por 3 vezes consecutivas. Minha bateria agora demora pra descarregar no 1%.

  • iLex segue meu relato de duas visitas nas semanas passada e retrasada ao Genius Bar para resolver este problema: Tenho um iPhone 6 adquirido em Dez 2014 apresentando o problema de desligar com mais de 30% de carga, cair para 1% “do nada” ou então ao ligar o aparelho para carregar, imediatamente mostra um percentual de bateria muito maior do que o iPhone estava acusando anteriormente.

    Enfim, mesmo após duas visitas ao Genius bar em menos de uma semana não tive meu problema resolvido. Nas duas visitas os Geniuses executaram o diagnóstico em um iPad, conectado à mesma rede Wifi que meu iPhone, e em ambas o sofware informava que minha bateria estava perfeita. A conclusão dos Geniuses foi de que algo no sofware do meu iPhone deve estar corrompido devido à algum app, e, por este fato, deveria realizar a instalação “limpa”, sem restaurar nenhum tipo de backup.

    Fiquei aliviado ao saber que não é um problema de hardware, ao mesmo frustado com a Apple por não admitir, no mínimo, uma falha de sofware grave por parte deles. Se instalo apenas aplicativos da Apple Store, como um aplicativo previamente aprovado pela Apple pode corromper meu sistema?

    Fiquei espantado com a fragilidade do sistema em sí e de como a Apple simplesmente deixou de lado (pelo menos no meu caso) um de seus grandes diferenciais que é o backup automático do sistema, para ser recuperado justamente no caso de um problema. Bom, este é meu relato. A conclusão? Como dito no seu artigo, a instalação limpa deve resolver o problema, mas como precisava dos meus dados logo no dia seguinte devido a uma viagem importante ainda não tive tempo (tampouco paciência) de realizar a instalação limpa.

    Ps: O porque de 2 visitas? Antes da minha primeira visita, na tentativa de resolver o problema, instalei o beta público do iOS 9.3.3 e então o Genius disse que o problema poderia ser o sistema ainda em beta. Então, restaurei um backup do 9.2 no mesmo dia e voltei lá 3 dias depois para comprovar o que podia estar acontecendo. Para meu azar, nada resolvido.

    Vamos torcer para que as próximas versões do sistema possam corrigir sem a necessidade de fazer a instalação limpa.

    • Roger Rocha Moreira

      Como vc conseguiu marcar DUAS visitas ao Genius Bar?! Não mora no Brasil?

      • Não. Moro nos EUA relativamente perto de duas Apple stores e normalmente existem slots de atendimentos disponíveis na mesma semana.

  • JURANDY JUNIOR

    Tenho um ipad mini 2 e ele está desligando com 5%! antes segurava em 1%

    • Vinicius Alves

      Isso não é problema é de hardware não? Seu iPad tem quantos anos?

      • JURANDY JUNIOR

        Fez 1 ano! meu iphone tambem com 11% ele cai se eu tiver usando tipo: spotify

  • Danilo Takayassu

    Isso acontece a muito tempo nos iPhones.
    Minha prima tinha um iPhone 4 com o mesmo problema iOS 4.2.

    • Jonas

      Comigo tb, desde o 4s.

      • Danilo Takayassu

        Deu um tempo para cá a qualidade da apple esta diminuindo bastante, grande maioria dos produtos da apele que ja tive deu algum problema.

        • Jonas

          Vdd , por isso que tem muitos mudando pro androide novamente. Não só por isso , mas tb questão de inovação tecnologica.
          A única coisa que ainda não me fez trocar de celular é o iOS , que embora tem feito muita raiva tb, é de certa forma algo muito pratico em relação a compra. Quando quero comprar algum arquivo tenho a opção de pesquisar variedades e preços e decidir qual loja comprar, iTunes ou Google play. Ex: livro, música, aluguel ou compra de filmes e etc.
          Resumindo , tenho na minha mão o melhor das duas plataformas com o IOS.

  • Hades666

    Ótimo artigo iLex. Parabéns…

  • Tercio Santos

    Para ajudar na discussão: o iPhone da minha esposa não está com o 9.3.2 e não acontece isso. O meu está e acontece!

  • Márcio de Jesus

    Muito boa matéria! Tenho o meu iPhone SE a dois meses e nunca tive problema com bateria, pelo contrário, nunca ví um aparelho com um qualidade tão expressiva na “era smartphone”, já no meu Galaxy S6 de quase um ano, sofro com bateria, mesmo com o 4G desligado.

  • gsr

    “Curiosamente, não há nenhum relato de problemas com o iPad, somente com o iPhone”.

    Pois estou justamente com esse problema no meu ipad 4, desde a ultima atualização …

    • Vinicius Alves

      No seu caso provavelmente não se trata do mesmo problema enfatizado aqui, e sim de problema físico na bateria, por ser já antiga. É comum em baterias de íon de lítio, depois de uns 3 anos darem essas engasgadas, pra depois dos 5 morrerem de vez. Se isso tiver realmente te incomodando, cogite uma troca da bateria.

  • Calebe Duarte Pimentel

    Parabéns pelo texto!! Blog de qualidade!! ????

  • João Vithor

    Eu tenho um iPhone 6 há 6 meses. Fiz a atualização para o iOS 9.3.2 há duas semanas e desde então a bateria tem acabado mt rápido. Na maioria das vezes ela chega até 1% porém o consumo tá mt alto, precisando carregar duas vezes ao dia pelo menos msm n usando o celular exageradamente. Antes a bateria durava mt e tinha vezes q ela chegava à noite com uns 10% porém hj em dia a bateria tá levando metade de um dia pra chegar nesse nível! Logo no iPhone 6 q eu sempre achei q tinha uma ótima duração de bateria.

  • Thiago Garcia

    o meu quaaaaaase sempre desliga quando esta com o aplicativo de podcast e spotfy funcionando……….com outros aplicativos nunca aconteceu.

  • Marccus Phillipe

    orgulho de ser leitor BDI.

  • Juliano Araujo

    Sugestão trabalhosa: quem tem o problema poderia listar os apps que estão instalados (acho que muitos colaborariam) para tentar achar apps comuns.
    Ideal seria em algum formulário do próprio blogdoiphone, pra ficar mais fácil para o iLex tabular.

    • Henrique A.

      Vixe… Eu ficaria umas 3h digitando… rs

  • Edu Cizewscki

    Que alívio ler isso! Já estava pensando que teria de comprar um iPhone novo.
    Achei estranho isso acontecer comigo, pois uso carregador original, sempre na tomada, nunca carrego por portas USB, e de maio pra cá o IP6 estava desligando com 20% de bateria. PORÉM, fazia isso somente quando eu abria algum aplicativo que usasse a camera (Snapchat). Depois que a bateria chega em 20%, se eu abrir o snap, o iphone desliga. Aí se eu coloco na tomada, ele liga nos 20%. Porém, se eu não deixar carregando e continuar a usar sem abrir o snap, ele vai até 1%.
    Então realmente acredito ser problema com a atualização.
    Obs.: já resetei o IP6 sem backup, porém o problema continuou a ocorrer (somente com o suo do snap).

  • Geovani Azevedo

    Pensei que esse problema era só no meu, por ser um aparelho um pouco mais antigo (iPhone 5C).

  • William Youssef

    Fantástico esse post, parabéns pela dedicação aos leitores e também com a Apple ?

  • Jonatan da roza

    tive problema com a bateria só depois do ios 9.3 !

  • Felipe Moreira

    Parabéns pela atitude!!

  • Phillipe Bastos

    Não acredito que o problema seja a partir da versão 9.3.2 porque meu iPhone 5s está com a versão 8.3 e apresenta os mesmos problemas de desligamento (já desligou com 12%, 20% até 49%).

  • Emanoel M.

    O battery Life não me parece ser placebo, coloquei meu iPhone na GELADEIRA por alguns minutos e a temperatura no app desceu . Como pode ser placebo se isso acontece? Também uso o app em um iPhone antigo e a contagem de ciclos está bem mais alta…

  • Felipe Melo

    ilex, eu resolvi ir mais a fundo. Passei o problema a um consultor da Apple via chat e relatei o meu problema e de todos que aqui descreveram. A moça, muito simpática, passou o problema para seu supervisor que me ligou para entender melhor o que acontece. Ele relatou, fez alguns diagnósticos no meu iPhone (6s de 64gb comprado nos Eua) e pediu que eu enviasse para ele por e-mail. Fiz o solicitado e mandei. Ele disse que a equipe de engenharia da Apple nos EUA já está ciente do problema e estão apurando a causa. Ainda não recebi o resultado ou o que fazer, mas assim que eu tiver conto mais para todos. Abraços.

  • Vinicius Alves

    Tá aí uma execução bem feita do método científico que tantos insistem em ignorar. Já pensou em ser cientista, iLex? ?

  • Juliane Mateus Costa

    No meu estava acontecendo. Observei que tinha muitos apps programados para atualizar quando conectasse ao Wi-Fi. Desativei mas o problema persistiu. Normalmente ele desligava ali com aproximadamente 30% SE EU ESTIVESSE USANDO O SNAPCHAT.

  • Degypto

    Tenho um 6+ e nunca aconteceu, aliás quando chega a 1% dura mais de meia hora, com uso normal, tel agenda etc…Já no da minha esposa um 5S acontece isso direto, única diferença é que só recarrego com o carregador original e ela no pc, baterias avulsas e daí vai… Vou observar quando ela carregar no original, pode ser por aí mesmo…

    • Vinícius

      Eu tenho um 5S que estava desligando aos 9%. Depois de ler os comentários aqui, carreguei com o cabo original e carregador original na tomada, e está funcionando 100% agora. Notei duas coisas: a primeira obviamente que ele não desliga do nada mais, e a segunda é que a autonomia da bateria melhorou. E posso dizer isso porque uso praticamente as mesmas coisas no meu telefone e a melhora foi perceptível.

  • Alex iPilot

    Parabéns, iLex trabalho e texto muito bem elaborados! Pergunto: qual o passo seguinte? Pretende encaminhar o material, testes, conclusões e dúvidas à Apple, formalmente? Ao próprio Tim Cook? Penso que o Blog tem legitimidade para isso!

  • Eduardo Domingues

    Meu iPhone 6 comprado em Novembro de 2014 passou a apresentar esse problema cerca de 1 ano e alguns meses depois. Ele simplesmente apagava com 20 e poucos %. Com o Snapchat era pior ainda!! Só podia usar o aplicativo com a bateria de 40% pra cima, menos que isso ele já MORRIA!
    Não cheguei a levar na assistência pra trocar..porém desde o começo do ano ele não segura mais carga nenhuma. Tive de vendê-lo a cerca de um mês atrás, pois estava durando em média de 3h de uso no wi-fi a bateria. Chegava a dar 3 cargas por dia no aparelho..até que não aguentei mais e peguei um novo, pois para trocar a bateria a Apple queria cerca de R$ 600,00. Logo, compensava mais comprar outro.
    Eu já havia restaurado ele e nada de melhora. Cheguei a desconfiar que era por estar sempre restaurando com backup, mas nunca arrisquei testar..
    Fiquei muito decepcionado com a Apple, porém acabei trocando pelo mesmo iPhone..dando mais uma chance pra Maçã..

  • Vinicius Alves

    Bem, vamos lá.
    iOS zerado não gera problema, o uso de alguns aplicativos faz com que isso ocorra, porém outros não. Não tenho como ajudar vocês fazendo testes agora porque meu 6S não tá com esse problema (🙏), mas já havia feito alguns com relação a gerenciamento de energia por parte de alguns apps. Snapchat, Facebook e os apps do Google em geral costumam consumir energia de forma excessiva, usando processamento mesmo quando estão em segundo plano.
    Recentemente descobriu-se que o facebook usava macetes para permanecer ativo no sistema se o usuário o deixasse em segundo plano, porém não vi nada parecido com relação a snapchat e outros.
    Citaram os jogos como aplicativos que fizeram isso acontecer também. Eles, por si só já consomem muito processamento do aparelho e, por isso, energia.
    Minha ligação com isso tudo:
    Os apps nativos são bem otimizados no iOS, não gastando muita bateria quando estão sendo executados, por isso o iOS limpo não causou problema nenhum.
    Mesmo se fazendo reset nas configurações, nada mudou, o que prova que também elas não são as vilãs nesse caso (e só nesse).
    Quando se desliga o aparelho e abre apenas alguns apps específicos, que são bem otimizados quando o assunto é bateria, o problema também não ocorre. Apenas apps que consomem muito processamento parecem estar causando problemas. Na minha teoria maluca, a apple teve de mudar o sistema de gerenciamento para introduzir o modo de pouca energia e, por algum bug, quando se está consumindo muita bateria, ele não consegue contar direito e acaba que os mAh da bateria se esgotam antes do sistema achar que acabou, fazendo com que ele desligue com esses porcentos a mais.
    Sobre os que estão com esse problema com iOS antigos, pode ser que nesses casos seja realmente problema na bateria, como foi num i5 que eu tinha, que tava com O MESMO problema, porém, ao trocar a bateria, ficou perfeito.
    Agora, resta alguns testes para ver se realmente é isso:
    testar, com o iOS zerado, reproduzir videos no Safari (que é algo que consome muita energia) até a bateria acabar, para ver se ele desliga antes do 1%.
    Restaurar um backup normal no 9.3.2 e, mesmo assim, só abrir apps nativos, para assegurar que os códigos desses apps de terceiros não afetaram as pastas raízes.
    Apagar Snapchat, Facebook e jogos (😢) do aparelho, reiniciá-lo, e ver se o problema é solucionado.
    É impossível identificar esse problema em qualquer tipo de programa de teste de bateria, seja o battery life (o verdadeiro, tweak do jailbreak) ou sistema da apple, pois eles veem o que o sistema acha que tem na bateria para calcular a porcentagem, não o que realmente tá dentro dela. Para isso seriam precisos testes mais hardcore, como pegar um outro celular idêntico com iOS anterior, colocar a bateria nele e ver a quantidade de carga que tem nela.

  • ChipArt Informática

    O celular da minha mãe está no iOS 7 é o meu iPad está no 8 e o meu iPhone está no 9.3.2 e desliga com 16% na maioria das vezes e os dispositivos no iOS 7 e 8 vai até o 1%!!!!

  • Jose Henrique Dioz Recio

    Acredito que o problema esteja mesmo relacionado ao Modo de Economia de Energia. Quando o problema ocorre no meu iPhone (6S) fico tentando religa-lo até conseguir coloca-lo no modo de economia antes que ele desligue, assim ele para de desligar do nada.

    • Vinicius Alves

      Hmm, interessante. Vai lá no fórum e escreve um comentário pra ficar registrado pra gente poder fazer testes com isso depois, pode ajudar bastante.

  • Guilherme Pinotti Webber

    Esse problema acontecia quando eu possuía o iphone 5, com todas as versões do sistema (menos a 9 que quando instalei e fiz reset deu pau e não leu mais o chip da operadora, e tive que comprar outro, a apple não soube resolver), ele desligava de vez em quando antes de 15% ou 40%, se agravou mais com o passar do tempo, hoje possuo o 6 e isso se repete, antes mesmo dessa ultima atualização do 9!

  • Douglas

    Não é o ios 9.3.2 q tá com bug… pq eu to no 9.0.2 com jailbreak e estou tendo o mesmo problema!

  • Coruja Santos

    Estou com um iPhone 6 iOS 9.3.2 que está com problema no marcador de % do nível da bateria.
    O que acontece é o seguinte, o marcador de porcentagem não está funcionando corretamente, tipo, o iPhone é carregado e fica marcando o nível em 100%, daí uso até o iPhone desligar, isso, depois de umas 8 horas de uso (o que é a duração normal), mas não sai dos 100% e qnd acontece de sair, ele demora umas 5 horas no 100% e começa cair e qnd chega em 70% desliga, mas desliga depois de 8 horas de uso como disse, que é a duração normal da bateria, mas a marcação continua errada.

    Hj eu troquei a bateria do iPhone, colocando uma nova, ela não veio com carga inicial, estava totalmente zerada, então deixei carregando e depois de 30 minutos ele ligou e iniciou normalmente em 1% de carga e demonstrando que estava carregando, porém o contador de % continua travado como acontecia com a bateria antiga, mas desta vez ele está travado em 1% e não sai disto…. ou seja, carrego ele calculando o tempo normal que levaria pra carregar o iphone ele fica com este 1%, tiro da tomada e faço uso normal até o iphone desligar (isso depois de umas 10 horas de uso, devido ser bateria nova) então coloco pra carregar novamente e continua com o marcador de % travado marcando 1% até carregar completamente novamente… e assim vai!!

  • Proper

    Eu não sei se foi coincidência e nem sei dizer se começou no 9.3.2 (mas é recente), mas meu iPad 4 com menos de 2 anos de uso (set/14) e menos de 70 ciclos de carga, começou a ter um consumo altíssimo de bateria e desligar com 10% de carga restante, já restaurei (sem usar backup) mas não resolveu.

    Me recuso a admitir que em tão pouco tempo e tão poucos ciclos meu tablet esteja sofrendo de degradação em sua bateria.

  • Cláudio Braga

    Levei o meu iphone 6 que desliga com uns 35% na autorizada em Curitiba e me disseram que é um problema na placa lógica e que não tem conserto. Eles tem o programa de troca por um aparelho novo, igual ao meu por +ou- 1900 reais.

  • Eduardo

    uma observação!
    eu ja possui iphone 4,4s e todos 2 e faaz tempo já tive, eles apresentavam esse problema da bateria , que ele desliga antes dos 20%, igual todos leitores relataram, isso eu axo na minha opiniao que nao tem nada ver com ios, pq já de tempo esse problema, e até hoje minha namorada possui iphone 5 e consta esse problema ela fica furiosa, é desanimador voce no meio do uso desliga aos 20% … esse problema é seríssimo!!

  • Davi

    O meu 6 fazia exatamente isso, só que a bateria acabava muito rápido além de desligar com 50% uma vez, levei na Apple do Morumb e não encontraram NENHUM problema com o hardware do iPhone, então eles trocaram de graça por um refurbished e agora está normal.

  • Thiago Bolzani

    Eu tive um problema desses com meu iPhone6. Foi diversas vezes para a AT e nos primeiros dias a restauração feita por ele resolvia mas depois voltava o problema. Depois de muita insistência com a Apple porque eu tinha o Apple care + trocaram o iPhone por um novo.

  • KB

    No meu caso, o Safari também drena muito mais rápido a bateria (mesmo em modo economia). Não sei se está relacionado ao fato de ter várias tabs carregadas. Para garantir a conservação, imperativo fechar ele quando não em uso (não deixar em segundo plano).

  • Raphael Lages

    Tem sites que ensinam a fazer o downgrade do ios, vocês chegaram a tentar para ver se resolve, visto que o maior suspeito eh o ios??? Sabem se realmente eh possivel fazer o downgrade?

  • Marcus Malacarne

    Isso já aconteceu diversas vezes comigo.
    Não sei se tem relação ou não, mas a ultima vez que aconteceu, eu estava utilizando o Snapchat, testando os efeitos nas fotos, quando de repente, preteia a tela e aparece a bolinha girando, indicando que o iPhone estava sendo desligado. Tentei religar, sem sucesso, indicava sem carga. Liguei na tomada e lá estavam 32% de carga na bateria ainda.

  • Fabio Godoy

    O meu 6 além da bateria estar consumindo absurdamente rápido agora reparei que ao realizar o teste no Antutu Benchmark no final do teste ele desliga o aparelho e ao tentar ligar de imediato mostra o sinal da bateria no vermelho e o desenho do cabo lighting, porém se voc^aguarda uns 2 ou 3 minutos ele volta a ligar com a carga que estava na hora do teste …

  • Marcos Paulo Lima

    Meu iPhone 6 estava com esse problema de ficar desligando ao 30% ou 60% ou 80%, pelo Battery Life dizia que a degradação da bateria estava em 80%, levei na assistência e realmente tive que troca-la. Após 20 dias de espera, finalmente ficou pronto o aparelho e que ao recebê-lo instalei o Battery Life que me mostrou que a bateria está com 0% de degradação.

  • Alessandro Gonçalves

    Consegui driblar o problema ativando o modo de pouca energia. Com isso meu Iphone vai até 1% de bateria para depois acabar.

    • Alessandro Gonçalves

      No caso, mesmo meu iphone estando com 100% de bateria, eu já ligo ou modo de pouca energia.

  • Fernandes Pereira

    Bem, estou passando pelo mesmo problema desde o IOS 9.3.1. Fiz tudo que temos disponível e ainda nada.
    Para intrigar ainda mais, ontem troquei a bateria e adivinha?! O problema persiste. Iphone 5s com 2 anos de uso.
    Tomara que tenha um veredicto e uma solução. Parabéns pelo trabalho!!!

  • Renná Gomes

    Meu iPhone 6 apresentou o mesmo problema no último mês de junho.
    Meu celular descarregava com 10% e as vezes até com 20%

    A melhora do desempenho da minha Bateria foi esperar o celular descarregar completamente para então dar outra carga.

    Fiz o segunte: deixei o celular descarregar e desligar sozinho + dei carga de 100% + ativação do modo night + ativação do modo pouca energia + fechei os app ativis em segundo plano.

    Detalhe: Jamais conecto o carregador antes de o mesmo desligar por si só. (Evito o efeito memória)

    Resultado: Meu celular agora desliga sozinho com 5% e hoje desligou com 3%. Ele vem melhorando depois dessas medidas que fiz.

    Porém logo que ele desliga com 5% ou 3%, é só conectar o carregador que ele já liga novamente e já continua com a carga em torno do que apresentava antes dele desligar.

    Na minha opinião deve ter algum bug do sistema, pq essas medidas melhoraram o desempenho da bateria.

  • Matheus Marcos Maus

    Alguém saberia dizer se com o beta do iOS 10, esse problema sumiu?

    • Matheus, eu testei o beta do iOS 10 e não resolveu, infelzimente! =(

  • Rafael Vasel

    Estou com o mesmo problema. Eu e minha esposa compramos o iPhone 6s nos EUA em Outubro de 2015. Os dois aparelhos estão desligando em vários níveis (40%, 38% e por aí vai). O que me chamou a atenção, que o problema começou em Abril deste ano, junto com a primeira onda de frio aqui no Sul. No inicio de Junho, voltou a fazer muito frio, e o problema se repetia com maior frequência.
    Como está na garantia ainda, estou pensando seriamente em enviar para Apple.

  • Adnu Baus

    Tenho dois iPhones 6 em casa, ambos com iOS 8.4.1, estão com o mesmo problema, portanto sem relação com iOs 9xx. Às vezes desligam ainda com 40% e às vezes ficam mais de hora com 1%. Conversei com um amigo que é técnico em aparelhos da Apple, ele disse que tem recebido muitos iPhones com mesmo sintoma e trocando a bateria resolve. Ps.: Ele troca por genéricas Oo

  • Renato Abreu

    Faz algum tempo que instalei o 9.3.2 no meu 6s, mas comecei a ter esse problema essa semana. Ontem e hoje ele desligou com 20 e poucos %.
    Notei também (não tenho certeza ainda) que ele demorou mais que o normal para sair dos 100%, quando estava totalmente carregado.

  • Lux

    tentei de tudo e nada. após o update meu celular desliga com 50% e pior ainda quando uso snapchat

  • Leandro Oliveira

    Eu estava com esse problema, e estava suspeitando que fosse o Waze… formatei o celular, restaurei o backup e estava tudo OK. Desde então fiquei sem utilizar o Waze…. mas esse fim de semana utilizei ele, e por incrivel que parece o bug da bateria aconteceu de novo… desligou meu celular hoje com mais de 20% de bateria… o meu é um iPhone 4s… acredito que o problema seja com alguns aplicativos

  • Tiago Pimenta

    Só para aumentar o coro, ontem o meu apresentou comportamento semelhante… Estava com mais ou menos 30% ou 40% (Não lembro ao certo), com batendo papo no Tinder e com o Face em background, quando voltei para o Face para comentar em uma publicação, o celular simplesmente desligou.. Como estava na rua e não tinha carregador portátil, fiquei alguns minutos com ele desligado mesmo, ai tentei ligar e nada… esperei mais um tempo e tentei novamente e nada… acho que pela terceira ou quarta vez ele ligou, sem eu conectar ele a nenhuma fonte de energia… A porcentagem acusava mais ou menos 30%, ai do nada ela caiu para 3% e depois 1% onde ficou por um bom tempo (Mais ou menos uns 30 a 40 min), ai depois ele desligou completamente de novo. Quando conectei ele a energia, ele não ficou aquele tempo “normal” de quando você descarrega ele completamente até ligar, foi colocar ele na tomada e alguns minutinhos depois ele já ligou com a porcentagem em 10% mais ou menos… A cada 4 ou 5 cargas, eu deixo ele descarregar completamente para poder fazer a carga… Enfim… mais um para as estatísticas (i6 / iOS 9.3.2 – Instalação “Limpa”)

  • Gustavo A

    Amigos, talvez tenha achado o que vem causando o problema de bateria nos Iphones, ou seja, desligar em torno de 30, 20, ou 10%. Meu iphone, um 6s, com menos de 1 ano de uso, começou a apresentar este problema desde quando atualizei para o 9.3.2. O de minha esposa, igual ao meu, comprado junto, jamais apresentou este problema (o dela está com o 9.3.1). Semana passada, como nossos celulares estão atrelados a minha empresa, habilitei o dela para funcionar no 4G da Vivo, tal como é o meu. E qual não foi a supresa ? O dela começou a desligar antes de acabar a bateria. Diante disso, no fim de semana passado, desabilitei o 4G dos dois celulares, deixando somente no 3G. E adivinhe o que aconteceu ? Os dois celulares deixaram de desligar antes de acabar a bateria. Na terça feira, instalei o beta 10 no meu e o 9.3.3 no dela. Liguei o 4G no meu e deixei o 3G no dela. O meu desligou novamente e o dela continuou igual, ou seja, sem desligar. Desabilitei novamente o 4G do meu, e agora, neste exato momento que estou escrevendo este tópico, meu celular está com 8% de bateria e funcionando normalmente. Portanto, no meu caso, o que vinha causando o problema era a rede 4G da Vivo. Posso estar maluco, mas que tem algo a ver, tem. Espero ter contribuído. Abraços.

    • Oi, Gustavo!
      Quando li seu post fique ultra curioso para testar, pois seu relato foi muito claro!
      Infelizmente testei e no meu iPhone não funcionou =(
      Mais alguém testou?

      • Gustavo A

        Tenta reiniciar o iphone e faça o teste. Continuei testando e, no meu caso, é só ativar o 4G que ele desliga. Para mim está muito claro o que vem causando o problema. Acredito que este problema deve ser pontual em cada iphone. O meu e de minha esposa consegui resolver desativando o 4G. Vai entender….

        • Puxa, tentei e nao deu certo… Essa semana eu devo enviar meu iPhone pra Apple.

  • Bruno Klajn

    Pessoal, resolvi este problema na marra. Estava tendo o mesmo problema, iPhone desligando com carga na bateria. Hoje, visitei a loja da Apple no shopping Morumbi e depois de horas esperando o atendimento no Genius, expliquei o problema, rodaram testes na minha bateria e na minha placa e concluíram que o aparelho estava com o hardware ok. Daí me disseram que a Apple já está ciente deste problema. No iOS 9.3.2 resolvia restaurar aos ajustes de fala brica mas no iOS 9.3.3 nem isso resolve e o problema da bateria persiste. Disseram que será sanado na próxima atualização do iOS mas não sabem precisar quando essa atualização será disponibilizada. Até lá quem sofre disso terá que conviver com o problema.

    • Olá, Bruno!
      Mas no final, você trocou o iPhone ou vai esperar a atualização? Ou pegou aquele valor para fazer a troca?
      Obrigado!

      • Bruno Klajn

        No fim, não troquei o iPhone e nem peguei outro aparelho pois o meu já expirou a garantia.
        Mesmo que eu quisesse pagar oa R$ 1.500,00 para trocar o aparelho ou os R$ 500,00 para trocar a bateria, eles não fariam isso pois segundo os testes que eles fizeram o hardware estava ok e o problema era exclusivamente do iOS.
        Eu não sabia se ficava feliz pelo meu aparelho não ter problemas ou se ficava puto por não resolver o meu problema.
        Resumo da história: meu celular continua desligando com 40%, 50% de bateria….

  • Ocelo Filho

    No meu iphone 5s nao acontecia com o IOs 9.3.2, mas está acontecendo com o meu IOs 9.3.3. O da minha namorada, iPhone 6s, nao está acontecendo. Alguém já tem alguma possível solução?

  • Marina Adorno

    Pessoal, estou precisando de ajuda. O meu iphone 6 está com todos esses problemas, não sai mais do 100% há semanas, e eu já até me acostumei a viver com o carregador do lado porque nunca sei quando a bateria vai acabar. Porém, aconteceram duas vezes uma coisa muito estranha. Eu vou dormir e deixo ele no carregador (original) quando acordo ele está no carregador e na tela de carregamento. Como se ele tivesses zerado a bateria e eu tivesse acabado de colocar pra carregar. Na primeira vez ele ficou mais de 12 horas carregando e nada, peguei e levei na assistência autorizada, na hora que o atendente pegou e apertou o botão ele ligou como se nada tivesse acontecido, obviamente eu já tinha tentado ligar e fazer o reset.

    Hoje a noite aconteceu a mesma coisa, desde às 2h da manhã ele está carregando e nunca liga. Alguém passou por isso ou pelo menos sabe o que pode ser? O iphone acaba de sair da garantia, mas estou quase pagando para trocar por um novo, porque não posso confiar mais no aparelho. A qualquer momento ele pode desligar.

  • Bruno Klajn

    O problema persiste no meu aparelho. Mesmo atualizando para o iOS 9.3.4, continua desligando com praticamente 50% de carga.
    Conforme falei antes, na loja da Apple do shopping Morumbi, testaram meu aparelho na bateria e na placa e ambos estavam ok, informaram que haviam sido comunicados pela Apple americsna que se tratatava de um bug do iOS e que nem restauração aos ajustes de fábrica resolveria (também já tentei isso e não adiantou).
    Agora não sei mais o que fazer ou tentar.
    Não encontro na internet muitos outros fóruns de donos de iPhones com esse problema e aqui no Blog do IPhone o tópico parece ter sido deixado de lado.
    Quem continua com o problema mesmo no iOS 9.3.4? Sou um caso isolado ou todos que estavam com o problema continuam tendo?

    • Marcos R. Silva

      Eu continuo como problema também. Desliguei o 4G da vivo como disseram aqui e tive a impressão que iria melhorar. Foi até o final duas cargas, coisa que não acontecia a muito tempo. Mas ontem voltou a desligar com 49% e depois com 20 %. Sou fã do iPhone, mas este problema tem me causando grande desapontamento. Também acho q o blog deixou o assunto de lado. Talvez por não ter mais informações. Mas o problema é sério e sem solução por enquanto.
      iPhone 6 de 64gb

  • João Paulo Lima

    Atualizei meu iOS hoje pela manhã para o 9.3.4 e senti uma leve drenada na minha bateria. Tirava do carregador e deixava em standby durante quase 1h e ele não saia dos 100%. Agora em 1h já foram embora 10% de carga em standby.

  • Raphael T

    Meu 6s estava com 15% de bateria, quando destravei veio o alerta de bateria baixa, liguei o modo de economia de energia e…. Desligou!!!
    Imediatamente após ativar o modo. Não sei se vale a pena levar o aparelho até a assistência aqui de Curitiba para dar uma olhada, o aparelho ainda está nas garantia.

  • Luiz Henrique Tironi

    meu iphone está no ios 9.3.4 e ainda a bateria desliga no 20% e as vezes 30% e na hora de carregar e chegar no 100% sem usar nada e depois de usar ela chega 80% e do nada chegou até 29% e depois botei pra carregar e voltou no 67% mas o problema comigo só dá dor de cabeça! Agora vou ver se resolve no ios 9.3.5 e se continuar o problema e volto postar novamente.

  • Jose Damaceno

    Com o iOS10 este problema foi resolvido? No meu iPhone 6 continua-se com o mesmo problema. Alguma solução?

  • Karyna Fontes

    Tenho iPhone 5 e isso começou a acongexer comigo ontem. Mas o que me assustou é que ele desligou com a bateria em 72%!! Achei que o problema fosse particularmente na minha bateria porque desde que comecei a jogar Pokemon Go carrego meu celular umas três vezes por dia! Eu já estava esperando que mais cedo ou mais tarde ele fosse começar a pirar :/
    Pode ser que este seja mais um app que causa esse bug na bateria. Restaurei o sistema ontem mesmo, mas por backup, por isso acho que não funcionou.
    Vou tentar zerar tudo agora e ver no que dá. Mas de qualquer jeito, obrigada pelo texto, foi muito esclarecedor!!

  • David Max

    Desculpem o textao, mas esse problema da apple nao é nenhuma novidade. Quem sempre teve iphone desde o 3 sabe muito bem disso.

    Vou falar o que aconteceu comigo… Espero ajudar alguém!

    Tinha um iphone 6 em 2015, ele comecou com isso no ano passado, vendi ele em 2016 e comprei um 6s 64gb que nao apresentou o problema desde que comprei, hoje ele desligou com 5% pela primeira vez.. O aparelho tem uns 5 meses de uso, meu amtigo iphone 6 desligava de forma aleatoria com 10 15 29% etc.. E de vez em nunca 1% notei que se eu nao usasse o aparelho a bateria acabava sozinha, quando abria qualquer aplicativo ele desligava… Se fosse um problema de software ou backup acredito que eu nao teria “solucionado” o problema trocando de aparelho, isso costuma dar mais problema com pessoal que carrega mais o celular da aquela pequena carga e ja tira do carregador, testei um 4s com esse mesmo problema trocou a bateria problema solucionado. No 6 ou 6s nao conheço ninguem que trocou a bateria e e disse se melhorou ou nao… Acredito que é falha no hardware, para resetar a sua bateria descarregue ela completamente, force seu celular para ligar tente fazer ele zerar por completo, depois coloque no carregador deixe por umas 8H carregando, tire da tomada e ja faça um reset nele segure o power nao desligue o aparelho, solte o power e segure o home assim que a tela piscar solte o home. Você acabou de matar todos os aplicativos, agora segure o power e o home até seu aparelho reinciar, ele vai “resetar” sua bateria reiniciando os novos ciclos na “nova vida util” da sua antiga bateria. No caso do meu iphone 6 houve uma melhora consideravel e só desligava com 5% apos o procedimento. No caso do 6s ele nao testei vou testar de hj para amanha, coisas que do dia a dia que afetam seu aparelho. Jogar jogos por muito tempo super aquece o sistema e calor danifica muito “facil” o litium da bateria, espere ele descarregar por completo antes de carregar novamente. Colocar no carregador e tirar em 10 minutos vai dar uma carga falsa fazendo seu aparelho desligar rapido mesmo com 15% de bateria. Evite tomar banho/ouvir musica enquanto toma banho o vapor do chuveiro entra no aparelho e afeta os componentes.

    Espero ajudar alguém.

  • Jeferson R. Geller

    Eu encaminhei meu iphone a assistência técnica para uma troca da bateria … Bom , quando retirei meu celular, para minha surpresa o problema persistiu 🙁 então podem ter certeza de que não são danos físicos !

  • Jose Damaceno

    Estava com o mesmo problema, e nao resolvia. Neste final de semana fui ate um autorizado apple e trocaram minha bateria do iPhone 6, com isso nao tive mais problemas.

  • Rafael Souza

    Não sei se tem relação, mas meu carregador deixou de funcionar. Acho que ele deve ter estragado a bateria.
    Após carregar o celular com um daqueles power banks com saida de 2.5A, o defeito de desligar aos 20% não aconteceu mais. Não sei também se tem relação.