Notícias

iOS 10.2.1 possui um indicador de mau funcionamento da bateria

Vocês devem se lembrar quando a Apple disse que incluiria no iOS 10.2 um meio de diagnosticar a bateria do iPhone, para analisar aquele problema que muitos usuários estavam passando, quando o aparelho desligava ainda com a bateria marcando 20, 30% (leia: Investigando o caso do iPhone que desliga antes da bateria acabar).

Pois ela agora divulgou a informação de que este problema já foi solucionado em grande parte no iOS 10.2.1 e que quando for um defeito físico real na bateria, o sistema irá notificar o usuário.

A maçã usou o site TechCrunch para divulgar as informações. Para ele, ela disse que 70% dos usuários que estavam passando por dificuldades de desligamento repentino, tiveram a questão resolvida com a atualização para o iOS 10.2.1.

Com o iOS 10.2.1, a Apple fez melhorias para reduzir as ocorrências de desligamentos inesperados que um pequeno número de usuários estava experimentando com seu iPhone. O iOS 10.2.1 já está em mais de 50% dos dispositivos ativos e os dados de diagnóstico que recebemos de quem atualizou mostram que para esta pequena porcentagem de usuários enfrentando o problema, houve mais de 80% de redução no iPhone 6s e mais de 70% do iPhone 6 apresentando este problema. 

Nós também adicionamos a capacidade do telefone reiniciar sem a necessidade de conectar-se a um cabo de força, se o usuário ainda encontrar um desligamento inesperado. É importante notar que estes desligamentos inesperados não são uma questão de segurança, mas entendemos que pode ser um inconveniente e que se queria corrigir o problema tão rapidamente quanto possível. Se algum cliente tiver qualquer problema com seu dispositivo ele pode entrar em contato com o AppleCare.

Resumindo, eles dizem ter reduzido o número de casos de usuários que enfrentavam o problema de desligamento repentino. Para isso, o aparelho precisa ser atualizado para o iOS 10.2.1. Uma outra novidade é que, quando o sistema concluir que o problema de bateria é algo físico, ele irá alertar o usuário nos ajustes, como na imagem abaixo.

O problema de bateria preocupa tanto a Apple que ela dispõe de uma página especial em seu site, dando dicas de como economizá-la e indicando o que fazer em casos de mau funcionamento.

Resta saber se o iOS 10.2.1 realmente consertou o problema para a maioria dos usuários. Quando comentamos sobre ele aqui, muitos leitores afirmaram estar sofrendo com o fenômeno.

Se você era um dos que tinha este problema, nos conte aqui nos comentários se o iOS 10.2.1 resolveu para você.

Tags
Mostrar mais

iLex

Robô virtual que tem como missão organizar o site e ajudar leitores. De tempos em tempos ele desvirtua e tenta fazer outras coisas, mas nada que um hard reset não resolva.

Artigos Relacionados

  • Wendell Gonçalves

    adianta alguma coisa avisar se eles não vendem nem trocam as baterias assim?

    • Vinicius Alves

      De acordo com o site da empresa, eles trocam a bateria sim, mesmo que o aparelho esteja fora da garantia, inclusive com um preço específico para esse reparo. O que a Apple, e todas as outras empresas de tecnologia com a qual eu já precisei de suporte, não faz é reparar o aparelho se ele já foi aberto em uma assistência não autorizada. Nesses casos, o que a companhia oferece ao usuário é trocar o aparelho inteiro, pagando o preço cheio.

    • hecnpo

      Na Apple Store e autorizadas eles trocam sim a bateria por 600,00.

  • Estan Duarte

    Aqui no iPhone 4S já desligou em 100%, pelo que percebi, parece acontecer quando algum processo consome mais de 80% do trabalho da CPU, independe de bateria. A bateria continua duradoura, tanto quanto pode ser, ficando o dia inteiro em stanby e o uso por volta de 5-6h. Ele esta no iOS 9.3.3.

    • Também reparei que algo assim parece estar acontecendo. O meu iPhone 6 está desligando as vezes com 60% exatamente quando o estou utilizando, se deixar sem mexer ele passa disso. Mas ainda acho que há algum outro problema pois as vezes pula de 20% pula para 1% e quando conecto na tomada volta com algo em torno de 35%, 50%, 70%…

      • Estan Duarte

        Nesse caso, você poderia tentar descarrega-lo totalmente algumas vezes e carregar ininterruptamente ate 100%. Só pra ver se regula a bateria, faz isso umas 3x durante a semana.

      • Estan Duarte

        Interessante é averiguar o LOG de desligamento, no relatório de falhas do sistema, lá em ajustes>Privacidade>Dados de diagnostico. Olhando isso que percebi a falha do 4S está ligado mais ao iOS do que a bateria em si.

    • Uelton

      O meu 6s estava perfeito are atualizar pra ultima versão do IOS, então a bateria começou a decair e muito durante o uso, 1% a cerca de 5 segundos de uso apenas rolando a tela, deixei desligar com 1% e carreguei até 100% e redefinir os ajustes de rede e em seguida todos os ajustes. Desde então parece que o problema diminuiu, agora esta em 2:47 de uso e 19:13 em espera e com 86% de bateria. Vamos ver se permanecer assim kk

      • Estan Duarte

        Acredito que o problema tenha sido sanado. Os ajustes acumulam muita informação, e por vezes em uma atualização ou em dado momento o iPhone apresente consumo exagerado de energia, geralmente redefinir ajustes, sempre resolve. Ainda bem kk

        • Uelton
          • Estan Duarte

            Que maravilha kara! 😀

          • Weligton Almeida

            Como resolveu ?

            • Uelton

              Deixa o iPhone descarregar por completo, aí põe no carregador, redefine os ajustes de rede e em seguida redefine todos os ajustes, e então deixa carregar até os 100%. No meu caso resolveu, lembrando que eu sempre desativo toda a vibração do aparelho, e aplicativo em segundo plano.

  • Fausto Paiva

    Comigo não resolveu. Mesmo com o iOS 10.2.1 meu iPhone 6 estava com este problema de desligamento repentino. Ele ficava em 1% ou 10% de bateria por muito tempo e não saía, até que um dia ele parou de carregar. Então tive que restaurar por DFU para que voltasse a funcionar. Mas mesmo assim a porcentagem da bateria continua errática.

  • Rodrigo Garcia Guimaraes

    Tive problema serio com o primeiro iPhone 7, ele não dava 5 horas de bateria em uso. Depois que troquei, o novo iPhone 7 chegou a dar 14 horas de bateria em uso, mas alegria durou pouco e agora (sem alterar nenhuma configuração ou aplicativo) esta durando 12 horas.

    • Vinicius Alves

      Há muitas coisas que afetam a duração da bateria: tempo que a tela permanece ligada, tempo que o celular fica conectado a uma fonte de internet, bluetooth, envio de relatórios de erros de apps/iOS, quantidade de ligações recebidas por dia e até mesmo se está chovendo ou não (por conta da variação do sinal Cellular da operadora), tudo isso sem alterar nenhum aplicativo ou configuração dentro do aparelho. Durar 5h realmente é um exagero para um uso “normal”, mas 12h está dentro da margem de erro, digamos assim.

    • Fernando Rocha

      Cara, pode parecer loucura, mas eu tenho um ID Apple que se eu usar em qq aparelho Apple a bateria dura no máximo 5 horas… Ai eu zero ele e troco de ID e o iPhone fica normal… FICA A DICA!

      • Fernando Rocha

        Resumo, não uso mais este ID, so coloquei ele no compartilhamento familiar para não perder os app e musicas pagas…

        • Lukarovisk

          Que estranho, Fernando.

  • Lu Lu

    O meu 5s às vezes desliga com 8% e às vezes ele fica em 1% vários minutos.
    Não dá pra entender

    • Vinicius Alves

      ficar com 1% por muito tempo é normal para baterias de íon de lítio. O tanque reserva delas é maior que o normal. 😝

  • andreHackintosh

    iLex, como voces mudam o nome da Operadora?? usa jealbreak ?

    Grato.

    • Um aplicativo chamado Photoshop. 😉

    • Carlos Augusto Costa

      Ainda tem como colocar o nome da operadora igual ao logo??

      • Fernando Rocha

        Não, no iOS 7 pelo q me lembro bloquearam isso…

        • Carlos Augusto Costa

          Perguntei justamente por isso, mas toda vez vejo um post sobre isso

  • Pedro Trevisan

    O meu iPhone 6 está desligando com 15%, 18%, mas não aparece esse aviso 😐

    • Vinicius Alves

      Se você estiver com o iOS 10.2.1, provavelmente se enquadra nos 30% em que o problema não foi corrigido. Sugiro entrar em contato com o suporte, explicando a situação.
      Dica: se você já tiver restaurado o aparelho, diga isso antes que eles peçam para fazê-lo, poupará um bom tempo.

      • Pedro Trevisan

        Na verdade, a primeira vez que ele desligou com mais de, sei lá, 2~3% foi já usando o 10.2.1… Já restaurei, mas peguei um backup. Seria melhor restaurar de novo, dessa vez do zero?

        • Vinicius Alves

          Sim, deve restaurar sem usar backup para verificar se não é algum problema com as configurações salvas.

  • mp1007

    EU já estava prestes a jogar o meu Iphone na parede. Semana passada, eu uma ida aos EUA, fui a uma loja da Apple e expliquei o problema. O sujeito educadamente me disse que iria rodar uns testes, mas depois que o celular desligou na mão dele com uns 15% ainda, ele me ofereceu a troca por um novo por U$ 79. Tempo do processo uns 10 min.

    Aqui no BR liguei várias vezes no suporte, restaurei o cell, fui na loja da Apple em SP, fui no representante em Curitiba e a resposta sempre foi Noé… Noé Comigo… o problema nunca era da bateria nem do IOS. Era de algum app que eu tinha instalado que estava drenando a carga… Ah tá…

    • Leonardo de Andrade Cristovão

      Qual iPhone que você estava usando? Estava na garantia? Agradeceria demais se pudesse me dar essas informações pois meu iPhone 6 não tem nem 2 anos de uso e a batéria está horrível mesmo com restauração sem backup.

      • Mark Pinheiro

        Oi Leonardo,

        Eu tenho um Iphone 6 também e ele não estava na garantia. O mesmo atendente por coincidência tinha acabado de trocar um 6S de um amigo meu que estava com problema na tela e conversando com ele, ele ofereceu trocar o meu por um outro pelo mesmo valor da troca da bateria.

        • Leonardo de Andrade Cristovão

          Ah entendi, muito obrigado pela informação, Mark!
          Tentarei ir numa autorizada da Apple aqui no Brasil ver o que eles podem fazer por mim. Agora sei que dependendo da resposta deles, vou preferir esperar pra quando for para a Europa mês que vem para uma solução mais digna.

          Tenho amigos que compraram iPhone 6 junto comigo e só pra mim apareceu a mensagem de que minha bateria precisa de reparo.

          • Mark Pinheiro

            Boa sorte Leonardo! Mas não espere muito de uma solução por aqui, infelizmente… se for em autorizada então, pior ainda… 🙁

  • Darvin Schanuel

    Tenho um iphone 6 com 1 ano e meio, em novembro do não passado 1 mês depois de acabar a garantia ele começou a desligar com 60% 40%, estou com o iOS 10.2.1 e continua a mesma coisa e não aparece esse aviso de reparo na bateria. Com o app do battery Life ele indica que dos 1751mAh tenho 500mAh. com 61% de degradação. e agora apple?!?!!?

    • Fernando Rocha

      Tudo indica mesmo q sua bateria já era… Agora não aparecer o aviso da apple, talvez seja pq não tem problemas com a bateria, mas sim teve um degradação “normal”…

  • Marcondes de Oliveira

    No meu caso, foi resolvido. Deixei de ter o problema.

  • Nandico

    Meu 5s, antes desligava com 10% ~ 20%. Agora chega uns 30%,e , se eu abrir algo que usa muita bateria (Safari no 3G, Câmera digitalizadora do Evernote) ele cai na hora de 30% pra ~3%, ou então, já desliga direto. Acontece o mesmo quando ligo o modo “Pouca Energia”, só fazer o switch no controle do modo, ativando-o, que a porcentagem cai instantâneamente. Isso ocorre com uma grande frequência.
    🤦🏻‍♂️🤦🏻‍♂️🤦🏻‍♂️🤦🏻‍♂️🤦🏻‍♂️ E o medo de trocar (um rim) por um iPhone novo e vir com o problema também… volta Jobs, volta Forstall 🙏🏻🙏🏻🙏🏻

  • Ricardo Matos

    O meu foi atualizado e o problema continua :/

  • Parece, não tenho certeza ainda, que o problema do som distorcido nas conversas telefônicas via Bluetooth da central multimídia do meu carro foi resolvido agora com o último iOS Public Beta 10.3 14E5249d !!! 🎉

    • Alex iPilot

      Isso acontecia na minha central anterior, uma “genérica Buster”… Com a Pionner funcionou perfeito desde a instalação. Tente atualizar o firmware da central ou testar com outra.

      • Fala Alex, eu bem que gostaria, lá nos EUA o modelo americano tem um novo firmware de outubro / 2016, o daqui do Brasil é de abril / 2016. Entretanto, não disponibilizam o arquivo adaptado para o modelo brasileiro. O problema só ocorre nas centrais dos modelos iguais ao meu. Já testei em outros carros. Definitivamente é algum detalhe de software. A Apple do Brasil, setor de engenharia, já recebeu os logs .

        • Alex iPilot

          Pois é! A minha é uma AVIC 8000NEX americana e a recomendação do suporte brasileiro é NÃO TENTAR INSTALAR… As atualizações são exclusivas para unidades vendidas em cada país. Como não tive problemas, nem ligo de ficar sem os mapas BR pois uso o Google ou o Sygic no 6+.

  • Anderson Santos

    comprei um 6s faz 4 meses, eu ia trabalhar usando ele, usava o bluetooth no som do trabalho, usava no almoço, voltava embora usando e chegava com no mínimo 70%, hj eu só uso na hora do almoço e volto com 30% ou menos. Teve um dia que eu olhei pra bateria com 18%, e na mesma hora que fui virar o aparelho pra mostrar pra outra pessoa ja estava em 16%, não sei oq ta pegando, mas tá difícil a situação

    • Fernando Rocha

      Vc usa wifi no seu trabalho?

    • Gleizer77

      É so fazer a troca na garantia.
      4 meses de uso.

  • Daniel

    Desculpe a chatice com português, mas não dá para deixar um mau exemplo com esse “mal” justamente no título!

    • Apontar um erro de português não é chatisse, é colaboração. E nós te agradecemos por isso.

      • KB

        Já que não é uma chatice, se me permite… 😉

  • Digbi Marco André Abidala

    O unico iphone que me senti satisfeito com a bateria foi o SE. Me arrependi de trocar ele pelo 7, mas meu problema de desligamento cm 3% a 5% acabou no 10.2.1, mas de qlqr forma meu SE dava uma surra de bateria no meu 7

    • Uelton

      Um 7 desligando antes de 1% e motivo pra preocupação mesmo, um aparelho já” velho” é até compreensível, agora um novinho com bateria zero km não dá pra entender. Isso deixa claro que o problema está no software.

  • Fajhe

    O meu (iPhone 6- iOS: 10.2.1 ) continua desligando repentinamente com a bateria entre 25 a 30%. Nada mudou, lamentavelmente. E o pior é que reconheceram o problema só no 6s

  • André D Palhares

    Pago pra ver isso ser resolvido no iPhone 5S hehe. Usava o meu desde o dia que foi lançado e era bem comum ele desligar com 40, 30, 20% ou então travar em uma porcentagem como 60% e depois ir para 1%. Depende muito da demanda de consumo da bateria. Depois de um tempo não muda muito!

  • Marco A. Matsunaga

    Depois que li essa matéria que realmente percebi que não estou mais tendo esse problema, pra mim resolveu, antes com frequencia ele desligava com 15%, 20% de bateria. Haviam vezes que eu colocava ele pra carregar por exemplo com 15% de bateria, e só de “espetar” ele na tomada a bateria já saltava para 40% por exemplo. Hoje tudo normal.

  • Roger Rocha Moreira

    Mau funcionamento. O contrário de bom funcionamento. De nada.

  • Proper

    Esse recurso só funciona no iPhone? Tenho um iPad 4 cuja bateria degradou com apenas 55 ciclos, a Apple reconheceu a falha prematura mas como o produto já estava fora do período de garantia do fabricante eles negaram reparo, no que não me restou outra alternativa a não ser ajuizar uma ação contra a empresa já que entendo que se trata de um caso claro e evidente de vício redibitório pois não é derivado de mal uso e/ou desgaste natural do material.

  • Nicolas Ferreira

    Meu Iphone 5s está com esse problema de desligamento, geralmente entre 5% e 14% ele desliga se estiver usando, se nao estiver usando (por exemplo facebook, whatsapp) ele vai tranquilo até 1%. Detalhe, comprei ele em Março do ano passado, ainda vai completar 1 ano, e esse problema de desligamento apareceu há aproximadamente 3 semanas, porém nao aparece nenhuma informação no aparelho de problema na bateria.

  • Marcos R. Silva

    O meu continua a mesma 💩 Desligando entre 20 e 40 %. iPhone 6 de 64gb. E não há nenhum aviso de bateria com problema. Já desisti de tentar alguma solução.

  • Andre luiz santos

    Meu iPhone 6, ufa, resolveu com o 10.2.1!! Antes, chegava ao absurdo de desligar com 40% da bateria. E era colocar para carregar e o indicador ja aparecia com proximo a 50%. Depois da atualização nunca mais tive o problema. E antes, com o iOS 9.x ,nunca ocorreu problema algum. Para mim era claro ser um problema no iOS e não fisico, da bateria.

  • Jorge Antonio Gonçalves

    Tenho um IPhone 6, comprado em Agosto de 2015, a mais de três meses tem ocorrido dele desligar mesmo com a bateria com carga, já chegou a desligar com mais de 30% de carga.

    Pelo que li neste blog, a Apple está trocando as baterias gratuitamente dos modelos 6s, inclusive já liguei para eles, foi feito teste via telefone e me orientaram procurar a assistência e pagar pela troca da bateria, no entanto após ler este blog, ficou claro que o meu problema é idêntico ao que ocorreu no 6s, o correto seria que a troca fosse gratuita, uma vez que está claro que é um problema de fabricacao. Alguém está com problema semelhante ao meu e a Apple resolveu sem cobrar pelo serviço?

    • Pablo Rangel

      Isso foi o maior 171 da apple, digo, nao fazer esse recall no 6 tbm.

  • Samantha Aquino

    O meu iPhone 5 iOS 10.2.1 não tá segurando a bateria
    Di que tá carregado 100% e não dura nem 1 hora
    Já troquei até o carregador e nada

    • Gleizer77

      Bom dia, creio que por se tratar do Iphone 5, a bateria ja deve ter estrapolado seu ciclo ha muito tempo.

  • Fabricio Augusto

    Depois disso não dá para ver qual app gasta mais bateria, era tão útil no iOS anteriores

  • Thiago Cavalcanti

    Parece que aqui pra mim resolveu 😀

  • Gleizer77

    Atualizei aqui 10.2.1 no iphone 7.
    Tudo tranquilo, notei uma melhora na bateria.

  • Fabianno Cabral

    Você envia 1,499,00 reais e apple analisa seu iphone, caso seja a bateria somente, eles descontam 449,00 reais e lhe de volvem os 1mil, caso seja achado mais um problema, lhe enviam um iphone novo e ficam com os 1,449 reais e com seu iphone antigo hahaha. Resumindo tudo muito caro. Eu tenho o case com a bateria extra, e não vou trocar a bateria do meu tão cedo.

  • disqus_O1RHV6rYfT

    No meu Iphone 5c não resolveu, a cada dia ele piora e desligou até com 47%. Por exemplo, ontem que carregou até 100%. Com 15 minutos de uso já caiu para 90%, com essa quantidade fui dormir e desliguei o Wi-Fi. Quando olhei bem cedo pela manhã, ele tinha caído drasticamente para 39%, sem uso. Depois de uns 15 minutos ele já tinha caído para 11%. O meu celular apenas tem os aplicativos da Apple e o Whatsapp.

  • Daniela Paixão

    Poxa gente! Troquei o meu iPhone 6 porque pensei que esse problema era do aparelho e como já tinha acabado a garantia… Que droga!
    Está ocorrendo o mesmo problema no iPad mini tb? O meu está!

  • wellington bento

    Pessoal é minha impressão ou o aplicativo do snapchat consome energia do iphone pra caramba? Pois eu não passei 20min com snap só usei uns 10 min, e ele ficou em 2°Plano, daí ví que ele consumiu de 98% foi para 56%, não entendí essa 🙁

    • Erika Katata

      Achei que era só o meu, mas na maioria das vezes, meu iPhone desliga exatamente quando eu estou com o app do SnapChat aberto. Exceto quando a bateria está acima dos 30%.
      Consome muita energia!!!

  • Giselle Siqueira

    Pessoal, eu comprei um iphone SE há uma semana e quando atualizei para o IOS 10.3 ele começou a drenar demais a bateria, com 6 ou 7 horas de uso, já ia embora, às vezes até menos, aí lendo as dicas de vcs eu deixei terminar a bateria por completo e redefini todos os ajustes, bem como os de rede tbm, depois disso eu já o recarreguei 1x e ele está com 1h e5min de uso e 12h e 34 min em espera com 89% de bateria, está bom esse desempenho, oq vcs acham ??? Parece que deu uma melhorada ele já dura mais que 24h…