Apple admite que sistema reduz a performance do iPhone quando a bateria começa a apresentar problemas
E ações na justiça começam a surgir
No inicio da semana, um especialista em performance de dispositivos móveis divulgou alguns testes que demonstravam um comportamento bastante peculiar em iPhones 6s quando a bateria começava a ter uma certa “idade“. A revelação acabou indignando muitas pessoas, a ponto do caso ser chamado de bateriagate.
A Apple se manifestou publicamente, assumindo que implementou um dispositivo no sistema que realmente reduz a performance do iPhone 6s quando a bateria está gasta.
A declaração foi enviada a alguns sites americanos, entre eles o The Verge.
Nosso objetivo é oferecer a melhor experiência para os consumidores, o que inclui o desempenho geral e o prolongamento da vida útil de seus dispositivos. As baterias de íons de lítio tornam-se menos capazes de atender às demandas de pico de corrente em ambientes frios, com carga baixa ou à medida que envelhecem ao longo do tempo, o que pode resultar no desligamento inesperado do dispositivo para proteger seus componentes eletrônicos.
No ano passado, lançamos um recurso para o iPhone 6, iPhone 6s e iPhone SE para suavizar os picos instantâneos [de consumo] somente quando necessário para evitar que o dispositivo se desligue inesperadamente nessas condições. Agora estendemos a funcionalidade para o iPhone 7 com o iOS 11.2 e planejamos adicionar suporte para outros produtos no futuro.
Ou seja, quando a bateria começa a apresentar problemas (desgaste por causa do tempo), o sistema ativa um dispositivo interno que reduz o clock do aparelho para que ele não se desligue de repente antes do esperado.
Um usuário do Twitter constatou isso no seu iPhone 6, que estava bem lento. A bateria dele estava apresentando problemas há algum tempo e ele resolveu trocá-la por uma nova. Ele usou um aplicativo para mostrar o clock do processador, e a diferença do antes e depois é enorme.
Este recurso é a solução que a Apple encontrou para resolver o problema de baterias velhas que podem desligar o aparelho antes do tempo por fornecerem baixa tensão. Para a maçã, é preferível que o usuário tenha uma performance reduzida, mas com o aparelho mais tempo ligado para poder ser usado. É uma decisão dos engenheiros, não um problema temporário que pode ser arrumado em uma futura atualização. A Apple decidiu que é assim que ela agirá.
Nossa opinião
A Apple tomou sua decisão e declarou que acha que esta é a melhor forma de resolver um problema que estava atingindo diversos usuários, que viam seus iPhones desligarem sozinhos antes do tempo. Na época o 6s nem era tão velho assim (menos de 1 ano do lançamento) então não dava para dizer que a bateria já estava desgastada.
Porém, não achamos nada justo, nem correto, diminuir a performance de um aparelho assim, sem avisar ninguém. Nós compramos iPhones porque eles costumam ser performáticos e oferecerem anos de uso, e até criticamos os Androids neste sentido, que passam a não receber mais atualizações do sistema após 18 meses. Um dos grandes diferenciais entre iPhone e Android parece estar sendo jogado no lixo.
Sim, se você tem um iPhone antigo e trocar a bateria por uma nova, ele volta a ter uma excelente performance, pelo menos até a bateria não ficar velha de novo. Mas obrigar o usuário a trocar a bateria (que não é barata no Brasil) para ter seu aparelho “de volta” é bastante questionável.
Atualmente, quem tem um iPhone 6/6s cuja bateira já tem uma certa idade e atualizou para o iOS 11, ficou com um aparelho com a performance pior que um iPhone 5, que é 3 anos (!!!) mais velho e não recebeu atualização para o iOS 11. É justo isso?
A grande questão é: por que os iPhones, a partir do 6, começaram a apresentar este tipo de problema com a bateria sendo que isso não existia antes? Por que o 5s não foi atingido e o SE, lançado 2 anos depois, foi?
Há ainda muitas perguntas a serem respondidas, mas no momento não nos parece justificável diminuir performance dos aparelhos, principalmente sem comunicar isso claramente. São milhares de usuários que ficaram com iPhones piorados da noite para o dia (literalmente) só por causa de uma decisão sobre um problema que a Apple não parece saber como resolver.
Alguns americanos já estão entrando com processos na justiça contra a maçã, justamente por causa disso.
Agora é observar e ver qual será a reação da Apple. Será que ela mudará de atitude com a enorme repercussão negativa disso tudo? Esperamos que sim.