Dicas

Como desabilitar o acesso à Central de Controle na tela bloqueada com o iOS 11

O iOS 11 mudou de lugar diversas configurações dos Ajustes do iPhone, inclusive a de habilitar ou não o acesso à Central de Controle quando o aparelho está com a tela bloqueada.

Se você ainda está perdido no novo sistema, veja aqui como fazer.


A Central de Controle é bem prática quando precisamos acessar atalhos para funções úteis do sistema, como Lanterna, AirPlay, Não Perturbe ou até mesmo desligar a rede 4G/3G da operadora. Você pode fazer isso inclusive quando o aparelho está com a tela bloqueada, sem precisar digitar a senha.

Mas para alguns, isto se torna um problema de segurança, porque qualquer desconhecido pode roubar o aparelho e desconectar facilmente o 4G ou colocar em modo avião, para que o dispositivo não seja encontrado pelo GPS. É por esta razão que a Apple permite que se desabilite o acesso à Central de Controle na tela bloqueada. Com isso, é necessário desbloquear o aparelho com a senha para se ter acesso função.

Até o iOS 10 isso podia ser feito facilmente em Ajustes › Central de Controle, como a lógica manda. Mas no iOS 11 a opção desapareceu deste menu. Onde foi parar?

Por alguma razão, a Apple resolveu mudar a função de lugar, colocando no menu Ajustes › Touch ID e Código, tanto no iPhone quanto no iPad.

Repare que no mesmo menu você pode também desabilitar outras funções na tela bloqueada, como a Siri, as notificações recentes e os acessórios HomeKit.

Confira esta e outras dicas de iOS em nossa seção especial.

Tags
Mostrar mais

iLex

Robô virtual que tem como missão organizar o site e ajudar leitores. De tempos em tempos ele desvirtua e tenta fazer outras coisas, mas nada que um hard reset não resolva.

Artigos Relacionados

  • Evertonhxc

    boa!!

  • Ronaldo Alves

    Também pensando na segurança, acho que a Apple deveria incluir um bloqueio para que não se possa desligar o iPhone quando bloqueado (tipo esse bloqueio da central de controle), assim, caso alguém achasse ou roubasse um iPhone, jamais conseguiria desligar o aparelho, dando mais tempo ao cliente para rastreá-lo.

    • Ricardo

      rapaiz, ia escrever isso agora!! eu deixo a central de controle assim mesmo, pois se eu perder/roubarem é só desligar!! tinha que ter a validação de senha ou digital!! Não sei como eles não fizeram isso desde o iPhone 0

      • Alexandre Pinho

        Quem encontrar ou roubar seu iPhone não vai deixá-lo eternamente desligado. Eu desativo, pois posso tentar localizar, pelo menos. E se tiverem acesso a ativação do modo avião, isso fica inviabilizado.

        • Ricardo

          Já pensei nisso também, mas ai é só tirar o chip da operadora e não conectar no wi-fi. Na verdade não tem muito pra onde correr.

          • Alexandre Pinho

            Ah sim! Isso é verdade! Mas, no que a gente puder dificultar um pouquinho, tá valendo! Ehehehehe

          • Douglas Knewitz

            Ah mas até a pessoa ter a chave pra tirar, já é um tempo a mais. Se bem que agora precisa de dois passos pra desligar.

            • Tarlan

              Até com clipe de papel se abre a gaveta.

        • Marcel Franca

          A Apple envia um e-mail pra você quando o celular é localizado de pois de um tempo off-line? Com a localização do mesmo? Até onde sei o que se permite através do acesso pelo site é enviar msg, inabilitar o aparelho e enviar som. Então a não ser que você esteja usando o localizador na exata hora que o ladrao resolver ligar o aparelho pra ver se o perigo passou não tem muita utilidade.
          O find my iPhone foi feito para pessoas localizarem um iPhone perdido ou esquecido em algum lugar onde pessoas tenham consciência de que aquilo que não é seu não lhe pertence e que o dono logo vai atrás.

        • Roberson Annunziato

          Muitos roubam pra vender pra assistência técnica de segunda linha que simplesmente desmonta o aparelho…nunca mais será ligado

          • Alexandre Pinho

            Muitos roubam para revender! Foi o que aconteceu com um parente meu. E ele conseguiu recuperar, justamente pq não puseram em modo avião, e não desligaram o iPhone. Conseguiu através do rastreamento! Então, não vejo pq não desativar a Central de Controle com a tela bloqueada. Tão simples, e pode ajudar sim!

            • Roberson Annunziato

              Ué. Mas eu não disse que não é importante desativar. Só não muda o fato de simplesmente o cara desligar e nunca mais ligar desmontando direto o aparelho. Eu mesmo já fui em assistência pra trocar tela e o cara me mostrou um celular desligado que estava “com a placa queimada” mas que ele colocava aquela tela pra mim por preço baixo. Não aceitei. E outra, hoje com o bloqueio por iCloud fica bem difícil pra revender pra outra pessoa. Sem chance, nem com restauração consegue usar.

            • Alexandre Pinho

              Eu tbm não disse que vc disse! Kkkkkk

    • Junior Dias

      O problema é que o iphone não é desenvolvido pensando no Brasil, acho que por isso eles ainda não fizeram, pra gente aqui seria ótimo (inclusive já roubaram um iphone meu e desligaram).

      • Na verdade, apesar dos índices criminais do Brasil serem os piores do mundo, temos até presidente da república criminoso, jamais uma autoridade brasileira sequer pediu que houvesse qualquer função de segurança no iPhone.

        A proteção do iCloud foi desenvolvida em atenção aos anseios da população e às suplicas de autoridades públicas no exterior que enfatizaram a necessidade proteção contra roubos e furtos devido ao fato do iPhone ser muito visado. E tal comodidade foi devidamente copiada pelo Android.

        Como o Alex disse, essa discussão é bem antiga, já foi palco de debates acalorados aqui mesmo na seção de comentários do BDI. Eu acho que seria bom que restringisse o desligamento ao código do celular.

        Seria ótimo se houvesse um combate à impunidade… assim não nos preocuparíamos em ter nossos caros pertences furtados ou roubados…

        Anauê!

        • Alex iPilot

          “Anauê”???!!! Melhor não, melhor não, hehehe…

          • 😂 Sujeito culto é outra coisa!

          • Júlio Liza

            Tbm tô pensando em colocar o iPhone X no seguro total…sai caro pra danar, mas é uma garantia à altura de um gadget tão valioso…

            • Alex iPilot

              Tudo meu sempre teve seguro total e já usei várias vezes. Fica de 10 a 15%.

        • Douglas Knewitz

          Infelizmente o problema não é do aparelho e sim da falta de segurança que temos (sim, em todos os lugares tem crimes), prq aqui o negócio sabe ser tenso!.

    • Alex iPilot

      Esse assunto é bastante antigo… Ao que parece, deve SEMPRE ser possível desligar o celular sem dificuldades, como medida de segurança, e no iPhone não é possível abrir a tampa e retirar a bateria para forçar o desligamento… Uma situação, por exemplo, como desligar o iPhone para decolar um avião (ou numa outra área restrita qualquer) sem a presença do dono, ou se o dono esquecer a senha? Isso meio que me convenceu, hehehe…

      • Marcel Franca

        Desculpa discordar de você mas qual a chance de um iPhone pegar um avião sem o dono? Se o dono esquecer a senha (hoje já não é mais motivo já que tem o Touch ID) existem diferentes formas de destravar inclusive com um acesso remoto pelo computador passando por perguntas de seguranças.

        Eu sou um dos defensores assíduos de criar uma forma de impedir o desligamento pois não tem sentido pensar em segurança de alguém desativar o 4g se basta segurar o power e desativar qualquer rastreamento do dono.

        • Alex iPilot

          Hehehe… Eu também acho esdrúxulo! Mas foi a explicação que eu encontrei, se você pesquisar irá encontrar também… “Um aparelho eletrônico a bateria não pode ser impossível de ser desligado!”

          Em matéria de segurança, chega um ponto onde não se admite nem aquele “um em um milhão”… É sobre esse “um” que o sistema é planejado. Aí eu fui convencido.

    • Roberson Annunziato

      Essa pra mim é a maior falha do sistema

    • Diego Azevedo

      basta um clip e ele tira o chip. O 3G já era, só vai enviar a localização quando o ladrão já estiver em casa. Não acrescenta NADA na segurança.

      • Ronaldo Alves

        Negativo, eu pelo menos uso o 4G e de vez em quando fico conferindo a localização do iPhone (por curiosidade) e posso afirmar que no meu caso a atualização da localização é atualizada quase que instantaneamente. Então até ele conseguir abrir a bandeja e tirar o chip, “poderíamos” continuar rastreando (com o celular ligado, claro, agora se ele desliga, impossível); e o que geralmente fazem rapidamente é desligar.

        • Tarlan

          Pois é. Ele o desliga, quando está em “segurança” arruma um simples clipe de papel, tira o chip, liga e pronto. E sabemos bem que quando roubam iPhone, vai pro desmonte. Não tem jeito.

          • Ronaldo Alves

            Acho que você não me entendeu; mas então, o que quero dizer Tarlan, é que se a pessoa rouba um iPhone e não consegue desligar o aparelho (caso essa opção existisse), até “o cara” colocar um “treco” q vá abrir a bandeja e tirar o chip, eu “teria” como rastreia-ló, acionar a polícia pra ir atrás da última localização onde o sinal fora perdido etc. Ou seja, ganharíamos mais tempo e acredito sim que teríamos mais chances de recuperar o aparelho; do que um simples botão que basta pressionar e desligar, dando “tranquilidade” ao ladrão de procurar um clipe e meter no negócio pra tirar o chip. Apenas nos daria mais tempo! É isso.

            • Tarlan

              Mas o desligamento forçado sempre vai estar à disposição. A Apple também não pode tirar isto. Então, o aparelho seria sempre desligável.
              A não ser que os engenheiros inventassem um método que possibilitasse ou o reinicio ou o desligamento forçado apenas com o travamento do sistema e não a qualquer momento. Fazendo valer a possibilidade da senha para desligar.

    • Claudio

      Pelo menos ficou mais difícil… Hahaha nem eu mesmo consigo desligar direito o X. 😂😂😂

    • Robert Venicius

      Cara isso vai ser resolvido com o e-SIM, sendo bem simples pois não vai ter como remover o chip, e colocando a solicitação da senha para desligar só se eles roubarem e já desmontarem o celular para desconectar a bateria, oque convenhamos que mesmo fazendo com rapidez ainda assim da pra rastrear o ultimo local!

  • Júlio Liza

    iLex e companheiros do Blog, vcs já leram sobre o bug da linha verde no iPhone X e que a tela para de responder em climas frios? Já tô preocupado… 🙁

    • Não fique, Júlio.
      Defeitos de fabricação podem acontecer em QUALQUER dispositivo. A minha geladeira Brastemp, por exemplo, chegou em casa sem gelar e tive uma grande dor de cabeça em trocá-la.

      Quando esse tipo de coisa acontece com a Apple, o mundo cai e diversos sites no mundo só falam disso como se fosse um defeito do modelo e não de pouquíssimos casos. Isso funciona muito para atrair cliques e eles ganham muito dinheiro com isso, acredite.

      Não, se você comprar um iPhone X ele não virá com um risco verde na tela. Se vir, você é muito azarado, mas mesmo assim a Apple lhe dará um novinho na hora, porque a assistência técnica dela não é como a da Brastemp (sem trocadilhos com bordões publicitários). O problema do frio será resolvido no iOS 11.2, mas se você mora no Brasil não precisa se preocupar muito com temperaturas perto de 0°.

      • Júlio Liza

        iLex, só você mesmo para colocar as coisas em seus devidos lugares. Obrigado! Estou aguardando a importação do meu novo X. Abraços! 👍🏻

    • Alex iPilot

      E mesmo que aconteça fora da garantia, a Apple irá fazer a troca sem custo algum, como fez com meu Watch com defeito de fabricação (segundo ela). Tranquilo e na hora!

      • Júlio Liza

        Valeu Alex! Realmente a Apple tem um suporte técnico de respeito. Esqueci desse “detalhe”, pois quando fui configurar minha nova Apple TV tive problemas com o wifi do roteador e o técnico designado me acompanhou todo o tempo, até ter resolvido o problema…

  • Vinícius Oliveira Moreno

    A noite na hora de dormir desligo o Wi-Fi do meu iPhone 6s Plus mas quando eu me levanto no outro dia de manhã o Wi-Fi está ligado!!! Isso é um bug do iOS 11???

    • Ronaldo Alves

      Não é um bug, é algo “proposital”. Quando você “levanta” a central de controle e clica no ícone do Wi-Fi, vc desabilita apenas para “aquela conexão”, porém, caso o aparelho encontre outra conexão Wi-Fi que esteja salvo em seu aparelho ou até mesmo quando passa um determinado período, ele volta a conectar no Wi-Fi da sua própria casa (eu também achei bizarro, porque é como se através da central de controle, você não pudesse definitivamente desativar o Wi-Fi), mas enfim.. para você possa desativa-lo definitivamente, tem que abrir os Ajudes > Wi-Fi e ai sim, desliga-lo, nesse caso só volta a conectar se você voltar a ativa-lo. Aproveitando e já levantando outra questão engraçada, referente ao iOS 11.2 (beta), que eu estava utilizando mas acabei retornando ao iOS 11.1 (agora 11.1.1), é que observei que ao abrir a Apple Store, agora fica pedindo insistentemente para que ativemos o Bluetooth, para poder se conectar a acessórios, não entendi muito, então resolvi fazer o downgrade. Agora é esperar e ver se na versão final, isso vai sumir, porque é bem chatinho.

  • Tarlan

    Particularmente essa discussão não leva a nada, e as soluções sugeridas podem ser sempre contornadas.

    Cena 1: iPhone é roubado, central de controle inacessivel na Lock Screen. Ladrão desliga, depois acha um clipe de papel qualquer, abre a gaveta, joga o chip. Podendo religar o aparelho sem ser rastreado. #Fim

    Cena 2: Caso o iPhone tivesse senha para desligar, o desligamento forçado sempre estará a disposição. E quer queira, quer não, um clipe de papel tira a gaveta e o cara joga o chip. Era uma vez (mais uma vez) o rastreamento. #fim

    Ou seja; se ficar o bicho pega, se correr o bicho come.

    Por fim, já é sabido que iPhone com bloqueio via iCloud se torna peso de papel, o que resta para o meliante? Vender para as oficinas alternativas, que fazem o desmonte e vende aquela pecinha original “no precinho”.

    Portanto, não tem senha para desligar e ausencia da Central de Controle que mude esse problema de roubo de iPhone aqui no BR. Afinal, se nem o bloqueio que torna um iPhone peso de papel foi capaz de inibir os furtos, que dirá quaisquer uma dessas medidas paliativas.

    • Alex iPilot

      Pois é… Vai perder o iPhone de qualquer jeito. Solução é ter seguro.

      • Júlio Liza

        Já tive um iPad furtado, com chip de operadora e tudo. Nunca mais ele “entrou no ar”, cancelei o chip e tenho certeza que o ladrão usou o aparelho para vender e utilizarem as peças… Seguro é caríssimo, mas no caso do iPhone X, acho que vale a pena sim. Pelo menos vc terá proteção do valor altíssimo que ele custou…

        • Júlio Liza

          Só para não generalizar: Minha esposa esqueceu o iphone 7 dela na mesa de um restaurante em São Paulo. A gente já estava entrando no carro para ir embora, quando o garçom veio correndo para devolver o celular… Ainda tem gente honesta no Brasil…

  • Alex iPilot

    Quem quiser evitar do ladrão retirar o chip há duas soluções, uma impossível de retirar e a outra MUITO DIFÍCIL :

    – IMPOSSÍVEL : piga MEIA GOTA de Superbonder®️ por trás da aba frontal da gavetinha. NUNCA MAIS VAI SAIR.

    – MUITO DIFÍCIL : piga MEIA GOTA de resina epoxi no buraquinho da gavetinha, depois do chip inserido e da gavetinha encaixada, apenas o suficiente para FECHAR o buraquinho e impedir que o clip de papel entre. É possível reabrir e deixar como original fazendo…… Melhor não dizer aqui hehehe…

    • Tarlan

      kkkkkkkk
      boa.
      O problema seria na hora de mudar de operadora. E nós fazemos isto com muito mais frequência que os americanos. (penso).

  • Claudio

    Ótima dica! Não estava achando no iPhone X, pensei que tinham tirado! Valeu!

  • Adoção lenta dos desenvolvedores em atualizar os apps no formato do iPhone X.