AplicativosTutoriais

Como usar o compartilhamento de fotos e vídeos do iPhone com o Google Fotos

O Google Fotos para iPhone é uma alternativa ao iCloud para salvar na nuvem as fotos e vídeos. Com funcionamento simples, ele permite sincronizar os arquivos de mídia do iOS, proporcionando mais espaço livre no aparelho para instalar aplicativos. Após configurado, o backup na nuvem é contínuo, o que significa que novas mídias serão sincronizadas automaticamente. A ferramenta é útil para pessoas que usam serviços do Google em seu dia a dia e quando o armazenamento livre do iCloud está terminando. Mas antes de submeter suas fotos, é importante saber como funciona o serviço.

Armazenamento

É possível sincronizar imagens através de duas maneiras. Na opção “qualidade original”, a resolução dos arquivos é preservada, mas com armazenamento limitado (15GB do Google Drive compartilhados com outras ferramentas como o Gmail). Já na opção “alta qualidade“, as mídias são salvas com qualidade reduzida caso passem de 16 megapixels.

Ao abrir o Google Fotos, é possível encontrar os arquivos organizados por álbuns inteligentes e intuitivos. O aplicativo também possui um editor de fotos que salva as alterações em todos os locais onde os arquivos estão sincronizados. Basta abrir o aplicativo no iPhone para visualizar, compartilhar, salvar e editar todos as mídias na nuvem.

Pontos a serem considerados

  • Como já dito aqui, se você ativar o modo “Qualidade original“, elas serão guardadas no espaço da sua conta do Google (compartilhado com Gmail, Docs, etc). Apenas 15GB podem ser usados sem precisar pagar (o que já é 3x mais do que o iCloud oferece).
  • Para vídeos, a resolução máxima é de 1080p. Vídeos em 4K não mantêm esta resolução.
  • O aplicativo é capaz de criar metadados de todas as suas fotos, para ser possível encontrá-las na busca por temas. Isso significa que é mais uma maneira do Google coletar seus dados pessoais para benefício próprio. Fique ciente disso.
  • Você precisa de uma conexão internet para visualizar suas fotos que não estiverem mais no aparelho. Isso parece óbvio, mas é uma característica fundamental que precisa sempre ser lembrada.
  • Se você não quiser que sua franquia de dados celulares seja consumida excessivamente, desabilite a opção “Usar dados de celular para fazer backup“, no próprio aplicativo.
  • O aplicativo é bastante conhecido por consumir muita bateria.

Como sincronizar suas fotos

Passo 1 – Baixe o aplicativo neste link. Abra-o e toque em “Primeiros passos”.

passo-1


Passo 2 – Forneça ao serviço acesso à biblioteca de mídia do iPhone.

passo-2


Passo 3 – Após ser redirecionado ao Safari, digite o e-mail utilizado em sua conta do Google e toque em “Avançar”.

passo-3


Passo 4 – Digite sua senha e toque no botão “Próxima”.

passo-4


Passo 5 – Na tela inicia de configurações, mantenha a opção “Backup e sincronização” ativada. Caso ache necessário, ative o backup em redes móveis – mas lembre que essa configuração pode consumir a franquia de seu plano de dados.

passo-5


Passo 6 – Como dito no início do texto, você pode definir a qualidade das fotos salvas na nuvem. Selecione a opção que deseja e toque em “Continuar”.

passo-6


Passo 7 – Escolha se quer receber notificações do aplicativo para prosseguir.

passo-7


Passo 8 – Nesse momento, o armazenamento foi iniciado. Suas fotos já aparecem na interface do Google Fotos e você poderá explorá-las através das abas do aplicativo. Caso queira alterar alguma configuração, toque no ícone de três barras no canto superior direito da tela.

passo-8


Passo 9 – Acesse a opção “Configurações”.

passo-9


Passo 10 – Siga para “Backup e sincronização”.

passo-10


Passo 11 – Nessa tela é possível desativar o backup e realizar configurações extras, como ativar ou desativar a sincronia através da rede móvel e alterar a qualidade dos arquivos em novos backups. Além disso, você pode conferir quanto espaço restante está disponível, como mostra a imagem abaixo.

passo-11


Aproveite as dicas para ter o Google como uma opção de armazenamento na nuvem para suas fotos e vídeos.

Lembrando que esta solução serve para casos em que você tem acesso fácil à internet. Se você estiver em uma viagem para o exterior ou para o interior, sem poder se conectar, o ideal é ter um dispositivo portátil de armazenamento (como um pendrive para iOS) que permita você liberar espaço no iPhone ou iPad mesmo sem conexão.

Tags
Mostrar mais

Marvin Costa

Jornalista carioca apaixonado por cultura pop, fotografia, instrumentos musicais e produtos da Apple. Sempre que pode toca guitarra com amigos e utiliza seu iPhone como segundo instrumento.

Artigos Relacionados

  • Patrick Rademaker Burke

    O que eu acho bom do Google Fotos, além de ser de graça, é que eu posso apagar as Fotos do meu iPhone e mantê-las na nuvem do Google. Com o iCloud não é possível isso, não é? Se eu apagar as Fotos do meu iPhone elas são apagadas no iCloud, não?

    • Henrique A.

      Confere.
      Por isso eu uso o iCloud mas na opção de “albuns compartilhados”. Movo só as fotos que me interessam manter nesses álbuns compartilhados (inclusive tiradas em outras câmeras além do iPhone). Aí posso apagar normalmente o rolo da câmera.
      O bom é que, embora sejam “álbuns compartilhados”, posso optar em não compartilhar com ninguém, ou compartilhar com outros usuários de iOS (compartilho quase todos os álbuns com minha esposa, que os recebe na hora). E outra vantagem é que todos meus iDevices recebem os meus álbuns automaticamente também.

    • Rodrigo Vieira

      A opção “otimizar no iPhone” oferece uma opção semelhante ao google fotos. Ele mantém uma foto extremamente reduzida (thumb) e, ao abrir, ele faz o download inteiro da foto.

  • Giovanni Vicentin

    Muito bom, s[o acho válido comentar que o google salva no modo free fotos de até 16mega pixels. Tipo, é uma resolução rídicula de alta, e serve tanto para uma impressão básica como para usar em dispositivos de alta resolução. O modo de manter as fotos originais seria mais para fotógrafos e uso profissional.

    No geral não se perde tanta qualidade assim não no modo free.

    Esse é um ótimo serviço e migrei forte quando deixaram tudo redondinho 😀

    • Sidclei

      Eu também pensei assim e mandei subir tudo no modo “alta qualidade” porque não tenho foto com mais de 16MP no iPhone 6. Mas fiz um teste depois e mesmo assim eles comprimiram o tamanho dos arquivos. Peguei a original no iPhone e baixei a do Google Fotos e deu diferença de mais de 1MB.

      • Pois é.
        Talvez até digam “Ah, mas a qualidade comprimida tá mais que bom pro meu uso”. O problema é que não são à prova de futuro. As fotos que se fazia em 2002 com aquela “super máquina de 2 megapixels, com ótima definição” hoje são consideradas de baixa definição.
        Baixar hoje a qualidade de fotos importantes, como registros de vida, de viagem ou de eventos marcantes, pode virar arrependimento daqui 10 anos.

        • hecnpo

          No caso do iPhone não seria baixar a qualidade, já que as fotos nunca tem mais de 16mpx.

          • Entendi.
            É que parti do pressuposto que as fotos sempre eram compactadas, como diz o texto e como relatou o Sidclei.
            Vou fazer uns testes, e se for isso mesmo que você diz, alteraremos o texto para não distorcer a informação.

            • A questão é que mesmo que a resolução continue a mesma, a Google Fotos diminui a “qualidade” da foto, com certeza. Mas a propaganda é que essa diminuição de “qualidade” seja imperceptível.

              De qualquer forma a escolha é sua. Pode-se escolher usar espaço ilimitado com essa diminuição imperceptível ou usar o seu espaço da conta do Google usando a qualidade original das fotos. E também pode-se comprar mais espaço.

              Eu escolhi o espaço ilimitado.

  • Reinaldo Versuri

    Dizer que é “péssimo” a opção de guardar na opção reduzida é um tanto quanto errôneo.
    O formato reduzido lhe permite guardar fotos com até 16MP de qualidade, o que é magistralmente grande, usado para eventos.

    Para fotos postadas no Facebook, Twitter, Instagram, Prisma, etc, 2MP é o suficiente.
    Vídeos e fotos em 4K onde você não tem uma TV ou monitor que permita essa visualização é pura perda de espaço.

    Se quiser guardar suas fotos no tamanho original, a melhor opção continua sendo o Flickr.
    Quem quiser ver minhas fotos no Flickr e Instagram procure por REIVERSURI.

    • E aí, Reinaldo, quanto tempo!
      Você tem razão, a informação estava equivocada no texto.
      Graças à participação de todos vocês pudemos corrigi-la e evitar confusão. Valeu!

      • Reinaldo Versuri

        Boa!!!

        • Reinaldo, boa noite. Excelente contribuição. Como disse o iLex, a informação estava equivocada no texto. A opção Alta Qualidade somente não é interessante para quem baixa para o iPhone fotos com resoluções acima desse limite, como fotógrafos e pessoas que possuem câmeras DSLR, por exemplo. Como o iPhone não faz fotos em 16 MP, a qualidade é sempre mantida. Muito bom saber que os leitores do BDI são tão antenados e participativos. Obrigado a você e a todos que perceberam a falha. 🙂

    • Gilmar

      Apenas fotos com mais de 16 MP são reduzidas, realmente. Mas isso não significa que as fotos com menos de 16 MP estão livres de sofrerem perdas. Repare que a opção “Alta qualidade” diz que salva fotos e vídeos “com um tamanho de arquivo REDUZIDO”. Não há como reduzir o tamanho e não gerar algum tipo de perda.

      Não é recomendável usar a opção “Alta qualidade” como único backup uma vez que as fotos não terão a mesma qualidade que a original (mesmo que tenham a mesma resolução). Ao contrário do que parece, qualidade e resolução são coisas diferentes, . Existem fotos de 16 MP que podem ser horríveis se a qualidade do processador da câmera for baixa ou se forem ALTERADAS (o que parece ser o caso do Google Fotos em “Alta qualidade”).

      Eu posso estar enganado caso o Google não use JPG. Um outro formato de compressão pode ser mais eficiente e manter a mesma qualidade com tamanho reduzido. Mas não deixa de ser suspeito.

  • ” Já na opção “alta qualidade“, as mídias são salvas com qualidade reduzida – que é péssimo se você precisa manter a resolução original de fotos ou vídeos em Full HD ou 4K dos novos iPhones.”

    Na verdade ele reduz apenas para fotos com mais de 16 MB, menos que isso mantém o original. E quase nenhuma foto do iPhone (exceção da livephotos) ocupa esse espaço. O google photos apesar do nome também armazena os vídeos mantendo a qualidade em HD.

    • hecnpo

      Full HD na verdade (1080p).

    • Kleyson Klesller

      Não são 16 MB, são 16 MPX (MegaPixel)! Mas mesmo as fotos menores que 16 MPX, vão sofre algumas perdas por causa da compressão, se a opção “alta qualidade” estiver ativada.

  • Korben Dallas

    Duvida: a questão do alto consumo de bateria só se dá caso mantenha o “Backup e Sincronização” ativos, confere?

    • Kleyson Klesller

      Acho que o consumo seja pelo constante uso da internet (3G/4G), já que se trata de um serviço nas nuvens

    • Fernando Pitsch

      No meu iphone 6 desinstalei por ser o app que mais consumia bateria mesmo com o Backup e Sincronização inativos.

  • Saulo Rogério

    Usava há tempos!

  • Danilo

    Deveriam ter menciona na matéria que o Google fotos mantem as propriedades das Live Photos.
    Elas não viram estáticas

  • “as mídias são salvas com qualidade reduzida – que é péssimo se você precisa manter a resolução original”

    A qualidade não é reduzida de modo significativo ao olho nu, péssimo é uma reação muito exagerada e você sempre vai manter a resolução original da foto já que o iphone não tira fotos maiores que 16MP, o que muda é a compressão da imagem e para um algoritmo muito eficiente em questão de qualidade.

    “O aplicativo é capaz de criar metadados de todas as suas fotos, para ser possível encontrá-las na busca por temas. Isso significa que é mais uma maneira do Google coletar seus dados pessoais para benefício próprio. Fique ciente disso.”

    Tudo o que fazemos online temos dados coletados, até postando esse comentário, o benefício nesse caso é você poder simplesmente digitar árvore na busca do Google Fotos e ter todas as fotos de árvores que você já tirou separadas automaticamente sem nunca ter precisado avisar ao app que aquilo era uma árvore, inclusive posso pesquisar por meu nome e o da minha mãe e o app separa todas as fotos em que estamos juntos, ou digitar grupo de amigos de 2004… etc… isso só é possível graças aos metadados e isso é um benefício enorme para mim, nenhuma ferramenta offline faz o mesmo então acho errado falar incitar com tanta enfase que a Google faz isso para benefício próprio sendo que ela usa isso também para nos fornecer uma ferramenta de tags e busca nas fotos muito poderosa.

    Enfim, uso o google fotos para fins pessoais e profissionais e nenhuma ferramenta semelhante como icloud ou flickr me proporcionaram tantos benefícios para o meu estilo de uso.

  • Lu Lu

    Eu uso ele,é bom, mas tem um defeito !
    Ele só faz backup se o App estiver aberto e com a tela ligada. Mesmo com a atualização em 2º plano ativada,nunca funcionou comigo no iPhone nem no iPad !

    • Maikel

      Aqui acontece a mesma coisa.
      Pensei que ele estava fazendo o backup automaticamente e essa semana quando abri o app percebi que ele não estava fazendo o backup.
      Tive que deixar umas 3 noites configurado p/ não bloquear a tela automaticamente p/ conseguir completar o backup…

    • hecnpo

      Vc pode usar um app IFTTT pra isso.

    • Alexandre

      Voce esta certo. E isso é comprovado e assumido por ambas empresas, google e apple.
      Infelizmente tem esse problema com a melhor caracteristica do app. Voce so faz o backup se abrir o app. O IOS nao mantem aplicativos abertos em segundo plano por muito tempo. Se voce ta usando o google fotos, no mesmo minuto pode ate fazer o backup simultaneo. Mas é só esperar uns minutos e o backup ja nao é mais feito, somente se abrir o app novamente.
      Parece que a google ta tentando uma gambiarra pra fazer estes backups no IOS sempre que sua localização muda, mas nao sei se isso ja foi implementado na ultima versao.
      No Android isso nao acontece.

    • Rodrigo Figueiredo Bertelli

      A mesma coisa aqui. Nenhum, nem Google Photos, nem Dropbox, Nem One Drive, nem Amazon fazem o backup em segundo plano, só com o app aberto. O único que faz em segundo plano é o iCloud.

  • f.u.

    Tive a grata surpresa de verificar que “Itaboraí” está na ferramenta de pesquisa. Viva Pedra Bonita!!!

  • Alexandre

    Como foi dito pelo Lu Lu, infelizmente tem um problema com a melhor caracteristica do app. Voce so faz o backup se abrir o app. O IOS nao mantem aplicativos abertos em segundo plano por muito tempo. Se voce ta usando o google fotos, no mesmo minuto pode ate fazer o backup simultaneo. Mas é só esperar uns minutos e o backup ja nao é mais feito, somente se abrir o app novamente.
    Parece que a google ta tentando uma gambiarra pra fazer estes backups no IOS sempre que sua localização muda, mas nao sei se isso ja foi implementado na ultima versao.
    No Android isso nao acontece.

    • Korben Dallas

      O autouploadr do Flickr é mais eficiente nesse caso, não sei como “ele consegue” mas ja aconteceu de abrir o app que estava fechado a varios dias e as fotos do período ja estavam na nuvem…
      Devido a isso optei por ele.

  • Alex iPilot

    Só para confirmar uma dúvida, tanto aqui quanto no iCloud, quando apagamos no device a foto é também apagada da nuvem??? Tem como configurar para manter a cópia da nuvem??? Grato!

  • Tuaregue

    Google photos é excelente, mesmo q eu tenha 40gb no Google, eu faco upload em modo alta qualidade, (16 megapixels já é mt bom) mas eu gosto guardar as fotos e vídeos em qualidade original, para não ocupar o Google, eu uso dropbox para fazer upload das fotos e vídeos e ligo o PC e o dropbox do PC baixa tudo em qualidade original e depois apago as fotos todas que estão no dropbox.

  • Juliano Araujo

    É possível deixar fotos em modo off-line, porém utilizando o app do Google Drive. Basta escolher as pastas ou fotos que quiser e ativar a opção de manter off-line.

  • Me livrei desses serviços de nuvem pra fazer backup de fotos faz tempo, comprei um HD em rede, posso acessar os arquivos onde quiser usando internet e aplicativo proprio e fazer upload das fotos via rede local no wifi rapidamente (sem usar internet)

  • Fabito Silva

    showw

  • Celso

    Google photos é nas nuvens mas não é! Olhem no Armazenamento no Iphone quanto gasta de memoria no Google Fotos!!! Ele armazena no Iphone também! Sistema portuga.

  • Celso

    BDIstore fora do ar…..

  • Luciana Cesar Leal

    Galera, tenho uma dúvida: no iPhone o google fotos não te permite selecionar pastas para fazer o backup, então as fotos que estão em pastas e não no rolo da câmera não são salvas no backup, diferente do app do android que você pode selecionar as pastas que deseja que sejam feitas backup. Isso procede? Obrigada desde ja pela ajuda!

  • Carol Angelucci

    Por gentileza alguém poderia me ajudar com a dúvida abaixo?
    Como faço para não sincronizar nenhuma foto tirada do meu iphone no Googlefotos?
    Obrigada
    Carol

  • Carol Angelucci

    Olá
    Como faço para que as minhas fotos tiradas no Iphone não sejam salva automaticamente no Google fotos? Já desativei a função de backup e sincronização, mas msm assim td foto q eu tiro, fica salva no Google fotos.
    Obrigada