AplicativosTutoriais

Como usar o compartilhamento de fotos e vídeos do iPhone com o Google Fotos

O Google Fotos para iPhone é uma alternativa ao iCloud para salvar na nuvem as fotos e vídeos. Com funcionamento simples, ele permite sincronizar os arquivos de mídia do iOS, proporcionando mais espaço livre no aparelho para instalar aplicativos. Após configurado, o backup na nuvem é contínuo, o que significa que novas mídias serão sincronizadas automaticamente. A ferramenta é útil para pessoas que usam serviços do Google em seu dia a dia e quando o armazenamento livre do iCloud está terminando. Mas antes de submeter suas fotos, é importante saber como funciona o serviço.

Armazenamento

Anúncios

É possível sincronizar imagens através de duas maneiras. Na opção “qualidade original”, a resolução dos arquivos é preservada, mas com armazenamento limitado (15GB do Google Drive compartilhados com outras ferramentas como o Gmail). Já na opção “alta qualidade“, as mídias são salvas com qualidade reduzida caso passem de 16 megapixels.

Ao abrir o Google Fotos, é possível encontrar os arquivos organizados por álbuns inteligentes e intuitivos. O aplicativo também possui um editor de fotos que salva as alterações em todos os locais onde os arquivos estão sincronizados. Basta abrir o aplicativo no iPhone para visualizar, compartilhar, salvar e editar todos as mídias na nuvem.

Pontos a serem considerados

  • Como já dito aqui, se você ativar o modo “Qualidade original“, elas serão guardadas no espaço da sua conta do Google (compartilhado com Gmail, Docs, etc). Apenas 15GB podem ser usados sem precisar pagar (o que já é 3x mais do que o iCloud oferece).
  • Para vídeos, a resolução máxima é de 1080p. Vídeos em 4K não mantêm esta resolução.
  • O aplicativo é capaz de criar metadados de todas as suas fotos, para ser possível encontrá-las na busca por temas. Isso significa que é mais uma maneira do Google coletar seus dados pessoais para benefício próprio. Fique ciente disso.
  • Você precisa de uma conexão internet para visualizar suas fotos que não estiverem mais no aparelho. Isso parece óbvio, mas é uma característica fundamental que precisa sempre ser lembrada.
  • Se você não quiser que sua franquia de dados celulares seja consumida excessivamente, desabilite a opção “Usar dados de celular para fazer backup“, no próprio aplicativo.
  • O aplicativo é bastante conhecido por consumir muita bateria.

Como sincronizar suas fotos

Passo 1 – Baixe o aplicativo neste link. Abra-o e toque em “Primeiros passos”.

passo-1


Anúncios

Passo 2 – Forneça ao serviço acesso à biblioteca de mídia do iPhone.

passo-2


Passo 3 – Após ser redirecionado ao Safari, digite o e-mail utilizado em sua conta do Google e toque em “Avançar”.

passo-3


Anúncios

Passo 4 – Digite sua senha e toque no botão “Próxima”.

passo-4


Passo 5 – Na tela inicia de configurações, mantenha a opção “Backup e sincronização” ativada. Caso ache necessário, ative o backup em redes móveis – mas lembre que essa configuração pode consumir a franquia de seu plano de dados.

passo-5


Passo 6 – Como dito no início do texto, você pode definir a qualidade das fotos salvas na nuvem. Selecione a opção que deseja e toque em “Continuar”.

passo-6


Passo 7 – Escolha se quer receber notificações do aplicativo para prosseguir.

passo-7


Passo 8 – Nesse momento, o armazenamento foi iniciado. Suas fotos já aparecem na interface do Google Fotos e você poderá explorá-las através das abas do aplicativo. Caso queira alterar alguma configuração, toque no ícone de três barras no canto superior direito da tela.

passo-8


Passo 9 – Acesse a opção “Configurações”.

passo-9


Passo 10 – Siga para “Backup e sincronização”.

passo-10


Passo 11 – Nessa tela é possível desativar o backup e realizar configurações extras, como ativar ou desativar a sincronia através da rede móvel e alterar a qualidade dos arquivos em novos backups. Além disso, você pode conferir quanto espaço restante está disponível, como mostra a imagem abaixo.

passo-11


Aproveite as dicas para ter o Google como uma opção de armazenamento na nuvem para suas fotos e vídeos.

Lembrando que esta solução serve para casos em que você tem acesso fácil à internet. Se você estiver em uma viagem para o exterior ou para o interior, sem poder se conectar, o ideal é ter um dispositivo portátil de armazenamento (como um pendrive para iOS) que permita você liberar espaço no iPhone ou iPad mesmo sem conexão.

Marvin Costa

Jornalista carioca apaixonado por cultura pop, fotografia, instrumentos musicais e produtos da Apple. Sempre que pode toca guitarra com amigos e utiliza seu iPhone como segundo instrumento.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo