AplicativosTutoriais

Como usar o compartilhamento de fotos e vídeos do iPhone com o Google Fotos

O Google Fotos para iPhone é uma alternativa ao iCloud para salvar na nuvem as fotos e vídeos. Com funcionamento simples, ele permite sincronizar os arquivos de mídia do iOS, proporcionando mais espaço livre no aparelho para instalar aplicativos. Após configurado, o backup na nuvem é contínuo, o que significa que novas mídias serão sincronizadas automaticamente. A ferramenta é útil para pessoas que usam serviços do Google em seu dia a dia e quando o armazenamento livre do iCloud está terminando. Mas antes de submeter suas fotos, é importante saber como funciona o serviço.

Armazenamento

É possível sincronizar imagens através de duas maneiras. Na opção “qualidade original”, a resolução dos arquivos é preservada, mas com armazenamento limitado (15GB do Google Drive compartilhados com outras ferramentas como o Gmail). Já na opção “alta qualidade“, as mídias são salvas com qualidade reduzida caso passem de 16 megapixels.

Ao abrir o Google Fotos, é possível encontrar os arquivos organizados por álbuns inteligentes e intuitivos. O aplicativo também possui um editor de fotos que salva as alterações em todos os locais onde os arquivos estão sincronizados. Basta abrir o aplicativo no iPhone para visualizar, compartilhar, salvar e editar todos as mídias na nuvem.

Pontos a serem considerados

  • Como já dito aqui, se você ativar o modo “Qualidade original“, elas serão guardadas no espaço da sua conta do Google (compartilhado com Gmail, Docs, etc). Apenas 15GB podem ser usados sem precisar pagar (o que já é 3x mais do que o iCloud oferece).
  • Para vídeos, a resolução máxima é de 1080p. Vídeos em 4K não mantêm esta resolução.
  • O aplicativo é capaz de criar metadados de todas as suas fotos, para ser possível encontrá-las na busca por temas. Isso significa que é mais uma maneira do Google coletar seus dados pessoais para benefício próprio. Fique ciente disso.
  • Você precisa de uma conexão internet para visualizar suas fotos que não estiverem mais no aparelho. Isso parece óbvio, mas é uma característica fundamental que precisa sempre ser lembrada.
  • Se você não quiser que sua franquia de dados celulares seja consumida excessivamente, desabilite a opção “Usar dados de celular para fazer backup“, no próprio aplicativo.
  • O aplicativo é bastante conhecido por consumir muita bateria.

Como sincronizar suas fotos

Passo 1 – Baixe o aplicativo neste link. Abra-o e toque em “Primeiros passos”.

passo-1


Passo 2 – Forneça ao serviço acesso à biblioteca de mídia do iPhone.

passo-2


Passo 3 – Após ser redirecionado ao Safari, digite o e-mail utilizado em sua conta do Google e toque em “Avançar”.

passo-3


Passo 4 – Digite sua senha e toque no botão “Próxima”.

passo-4


Passo 5 – Na tela inicia de configurações, mantenha a opção “Backup e sincronização” ativada. Caso ache necessário, ative o backup em redes móveis – mas lembre que essa configuração pode consumir a franquia de seu plano de dados.

passo-5


Passo 6 – Como dito no início do texto, você pode definir a qualidade das fotos salvas na nuvem. Selecione a opção que deseja e toque em “Continuar”.

passo-6


Passo 7 – Escolha se quer receber notificações do aplicativo para prosseguir.

passo-7


Passo 8 – Nesse momento, o armazenamento foi iniciado. Suas fotos já aparecem na interface do Google Fotos e você poderá explorá-las através das abas do aplicativo. Caso queira alterar alguma configuração, toque no ícone de três barras no canto superior direito da tela.

passo-8


Passo 9 – Acesse a opção “Configurações”.

passo-9


Passo 10 – Siga para “Backup e sincronização”.

passo-10


Passo 11 – Nessa tela é possível desativar o backup e realizar configurações extras, como ativar ou desativar a sincronia através da rede móvel e alterar a qualidade dos arquivos em novos backups. Além disso, você pode conferir quanto espaço restante está disponível, como mostra a imagem abaixo.

passo-11


Aproveite as dicas para ter o Google como uma opção de armazenamento na nuvem para suas fotos e vídeos.

Lembrando que esta solução serve para casos em que você tem acesso fácil à internet. Se você estiver em uma viagem para o exterior ou para o interior, sem poder se conectar, o ideal é ter um dispositivo portátil de armazenamento (como um pendrive para iOS) que permita você liberar espaço no iPhone ou iPad mesmo sem conexão.

Botão Voltar ao topo