Notícias

Chipgate: a polêmica que faltava no iPhone 6s

Em 2010, alguns usuários do iPhone 4 começaram a perceber que a nova antena do aparelho (localizada nas beiradas do dispositivo) sofria interferência da mão do usuário ao segurar. Era algo que não acontecia com todos, mas a imprensa fez um estardalhaço midiático gigantesco, obrigando Steve Jobs a interromper suas férias e fazer um evento especial para acalmar os ânimos. Na época, ele criou a palavra “antennagate” para dizer que a mídia estava fazendo um escândalo exagerado por uma coisa que, em outros aparelhos, sempre existiu.

Desde então, percebendo que a fórmula Apple+escândalo funciona muito bem para chamar a atenção, a mídia procura todos os anos um novo problema para falar em cada iPhone que é lançado. No iPhone 6s estavam tendo dificuldade em encontrar um, pois já tentaram entortá-lo, mergulhá-lo, mas nada comprometedor aparecia. Pelo menos até agora, que descobriram que os chips A9 podem ser de dois fabricantes diferentes.

A diferença realmente existe e destacaremos alguns fatos sobre o caso. Não vamos aqui defender a Apple, mas ao mesmo tempo tentaremos não nos influenciar pela paranoia coletiva, analisando apenas fatos concretos e dando nossa opinião sobre isso.

Fato nº 1

Realmente há dois processadores A9 diferentes, um fabricado pela Samsung e outro pela TSMC. O primeiro é ligeiramente menor, de 14nm. O segundo possui estrutura de 16nm.

Apple A9

Fato nº 2

A Apple misturou os dois tipos de processadores no iPhone 6s e 6s Plus, aparentemente de forma aleatória. Ou seja, um aparelho comprado agora pode trazer tanto o A9 da Samsung quanto o da TSMC.

Algumas pesquisas indicam que a maior parte dos iPhones 6s possui o chip da Samsung, enquanto que a maioria do modelo 6s Plus traz o da TSMC.

Fato nº 3

Existe um aplicativo feito por um desenvolvedor brasileiro, capaz de identificar qual chip está presente no aparelho. É o Lirum Device Info Lite, que nos últimos dias viu seu número de downloads aumentar assustadoramente com a polêmica.

N66AP (6s Plus) ou N71AP (6s) -> Samsung
N66MAP (6s Plus) ou N71MAP (6s) -> TSMC

rvbJ99Q

Fato nº 4

Depois que se descobriu que existia uma diferença física, diversos usuários resolveram fazer testes de performance com aparelhos de dois chips diferentes, para analisar quais seriam as diferenças e se existe algum que pode ser chamado de “pior“.

Quando falamos aqui pela primeira vez sobre o caso, houve quem tenha declarado ser óbvio que o chip da Samsung, por ser fisicamente menor e mais compacto, consumia menos energia. Porém os testes práticos comprovaram justamente o contrário.

Testes não científicos mostram que o da Samsung é levemente mais rápido, mas consome mais bateria. Em um “teste de uso da vida real”, um usuário do YouTube viu o aparelho com o chip da Samsung chegar à 84%, enquanto o com o da TSMC ficou com 89% fazendo a mesma coisa. Em compensação, o primeiro conseguiu comprimir um filme no iMovie em menos tempo que o segundo. Confira o vídeo (em inglês):

Fato nº 5

Uma coisa que precisamos ter em mente é que todos os testes que vemos pela internet feitos por usuários normais talvez não sigam uma metodologia puramente científica. O consumo de bateria muda de aparelho para aparelho, dependendo muito da configuração e do que é instalado no sistema. Em nenhum dos testes fica claro se os dois dispositivos são restaurados de fábrica e possuem exatamente as mesmas configurações. Este cuidado é importantíssimo para se obter um resultado fiel e confiável.

É claro que, mesmo assim, estes testes informais servem para nos dar uma ideia das diferenças, mas só poderemos realmente concluir com exatidão quando instituições especializadas, como a AnandTech, fizerem testes de precisão mais confiáveis.

Opinião nº 1

Os primeiros testes informais parecem mostrar que um dos chips é mais performático, enquanto outro é mais econômico no consumo da bateria. São duas características importantes que todos querem ter juntas no mesmo aparelho, e por isso é difícil julgar que um chip é pior ou melhor que o outro. Há sites que já estão fazendo este julgamento, mas a verdade é que ambos possuem suas vantagens e desvantagens, que no final acabam fazendo com que os aparelhos sejam similares. Não vemos razão para alguém ficar triste ou feliz porque descobriu que seu novo iPhone 6s traz o chip da Samsung ou da TSMC. No fim, a diferença será bem pequena, imperceptível para a maioria dos usuários.

Opinião nº 2

A Apple errou em colocar dois chips diferentes nos mesmos modelos de aparelho. No início achávamos que eles seriam divididos entre o 6s e o 6s Plus (o que teria sido bem mais lógico), mas colocá-los de forma aleatória abre margem para polêmicas do tipo, coisa que a Apple não precisa.

É complicado também o consumidor comprar um aparelho e não saber se vem com o chip que consome mais ou menos energia, ou se é mais ou menos performático, principalmente porque esta opção não é dada a ele no momento da compra. Esta dúvida, que é totalmente desnecessária, acaba sujando a imagem da empresa.

Não sabemos ainda quais as razões de ter feito isso, mas ela errou, e errou feio.

Opinião nº3

Isto não diminui em nada o iPhone 6s, nem é razão para não comprá-lo. Suas performances e qualidades superam bastante os modelos anteriores, e quem estiver pensando em fazer o upgrade, não deve se abalar com a história do chip. Lembre-se que fazer alarde sobre a Apple muitas vezes é mais uma forma de atrair leitores do que um problema realmente sério que afeta diretamente a vida dos usuários.

Tags
Mostrar mais

iLex

Robô virtual que tem como missão organizar o site e ajudar leitores. De tempos em tempos ele desvirtua e tenta fazer outras coisas, mas nada que um hard reset não resolva.

Artigos Relacionados

  • Jefferson Soares

    Estava demorando para abrirem um ‘gate’ novo.

    • Damyhonn Paulino

      Eu iria ficar muito feliz se, ao comprar o iPhone 6S, este viesse com o chip mais eficiente no consumo de bateria. Realmente é um ‘gate’ desnecessário, mas muito justo por parte da mídia em geral. Acredito que a decisão da Apple foi por causa da alta demanda. E por isso ela se viu ‘obrigada’ a aceitar carregamentos das duas fabricantes para atender o mercado. Mas existir diferença de performance e não dar a opção de escolha ao consumidor é um erro muito grave. Eu, particularmente, abria mão fácil do chip mais performático por um que economizasse mais bateria. O processamento dos dois já é muito bom, o gargalo é realmente a eficiência energética.

      • Jefferson Soares

        O chipgate foi o último maior erro da Apple.

      • Molinaro

        O pior e que o que tem litografia maior entrega desempenho superior e melhor eficiência energética tb

        • Estanislaw Duarte

          Isso que não entendi Molinaro, acho que por isso a Samsung demorou tanto pra acertar os Exynus, que só agora oferecem uma solução ‘in soc’ decente.

  • Roney Cezário

    Daqui para a frente isso vai ser normal.

    • Com certeza.

      A commoditização dos chips está começando. E o ARM já é assim (diferentemente do x86).

      Um erro muito pior sera a Apple ficar dependente somente da Samsung, que é um erro estratégico que poderia, mais tarde, custar muito caro para ela (e consequentemente para nós).

      O importante, no caso, é que os dois chips funcionam corretamente e de maneira bem similar em todos os sentidos (nunca vão ser idênticos). Mas para o usuário comum não fará menor diferença.

      • Molinaro

        Será mesmo? Alguns minutos a mais de bateria fazem toda diferença, quem dirá uma hora a mais…

        • Ninguém tá dizendo que minutos a mais de bateria não fazem diferença!

          O que está sendo dito é que a Apple não mencionou nada sobre isso. O tempo de bateria divulgado continua o mesmo.

          Ou seja, numa média de uso, provavelmente os chips tem desempenhos similares o suficiente para não fazer tanta diferença.

          • Molinaro

            Divulgado é diferente do uso cotidiano.
            A Apple tb não mencionou nada sobre iPhones idênticos com desempenhos diferentes, enfim….

            • Bom, eu acredito que o teste de bateria deles deve incluir um uso cotidiano, de várias apps, navegação web, etc. Se não as pessoas iriam reclamar que a bateria nunca dura o divulgado.

              Pelo que pude ver do vídeo o desempenho foi diferente numa tarefa específica. Mas no uso comum (diversas tarefas) não se notou diferenças claras (1% de bateria, disse o sujeito).

            • Estanislaw Duarte

              Quem consegue fazer o iPhone ter aquela autonomia anunciada pela Apple? Só se ficar usando somente um app na tela, assim como os testes são realizados em laboratório, com softwares especificos, redes configuradas, luminosidade da tela calibrada.

              Tudo isso vinda pra vida real, cai 3h kkkkkkkkkkk
              E agora com chips deficientes em autonomia, deve cair 4h kkkkkk

  • Gabriel

    Finalmente chegou o gate dos novos iPhones! Ja estava demorando, achei que nem teria esse ano. Posso começar as ofensas? #Applelixo #Stevejobsretorcendonocaixao #Chipsgate #iphonelixo #Applenaoinovamais #queinovacaoheinapple #appleestafalindo

    *Por favor, entendam a ironia desse comentario

    • Marcus Malacarne

      Sem esquecer do:
      #Aapplenãoémaisamesmasemstevejobs

  • Thiago M. de França

    O ócio é foda!!!

  • Deivid Cavalcante da Silva

    Na minha opinião, esse povo é muito chato. Quando era só um tipo de chip ninguém tinha opção de escolha também. Se está reclamando por um chip que praticamente não tem diferença nenhuma, então não compre o iPhone e pronto. Ninguém nunca viu a Apple dando opção de escolha de processador, apenas cores e capacidades de armazenamento

    • Não existe opção de escolha, o consumidor sequer sabe se o aparelho que está comprando consome mais bateria ou é mais lento. E isso é uma importante escolha.

    • Roger Dat.

      Na verdade cara, eu acho legal que as pessoas se importem com isso… É
      um aparelho que custa mais de 3000 reais, não é brincadeira gastar essa
      quantia (pelo menos pra maioria das pessoas). É natural o consumidor
      querer saber o que está levando. Eu por exemplo, troquei o processador
      do meu computador 3 vezes por não conseguir realizar o overclock que
      desejava (e sabia que o chip era capaz, o que acontece é que na
      fabricação, alguns acabam saindo “especiais” e podem ser levados à um
      limite maior). Ou seja, válido!!

      • Deivid Cavalcante da Silva

        No entanto, você não tem qualquer capacidade de trocar o processador do iPhone ou mesmo fazer um overcklock de maneira fácil no aparelho. Por isso gosto da política da Apple de que os consumidores não sabem o que querem.

        • Estanislaw Duarte

          Não sabemos o que queremos? Olha o tamanho dos iPhones… kkkkkkk Olha o sistema porco de compartilhamento do iOS, esperar aquela Pop-up “enviando”…
          Fala sério.

  • Jefferson Soares

    Prefiro o da TSMC.

    • Fabio Correa

      Eu também.
      Tomara que este seja vendido no Brasil.
      Prefiro mais bateria do que desempenho.

      • Jefferson Soares

        O problema é que agora eles vão fazer de tudo para esconder essas informações.

      • Zagueiro Baldochi

        Não existe um padrão de aparelho. Dois 6S da mesmo modelo e com a mesma capacidade podem ter chips distintos. É totalmente aleatório.

  • Luis Alfredo Filho

    Talvez o fato de ter dois fornecedores de Chip tenha sido fundamental no fato de que a entrega de iPhones neste ano está suprindo a demanda…

    • Concordo com você. É bem provável mesmo, Luis.

      • Thiago Racca

        Mais eles podiam ter posto os chip em modelos diferentes principalmente como o TSMC tinha uma melhor consumo da bateria este ficava com o iphone 6 enquanto a samsung ficava com o 6s plus…

        É de se esperar que esses dois modelos tivessem componentes diferentes mais não algo aleatorio assim

  • Rafael Boiko

    Fiz o teste do App e o meu Chip é o N71MAP (6s) -> TSMC

    • Zagueiro Baldochi

      Parabéns!

    • Jhon

      O meu é da Samsung, mas mesmo assim a bateria tem durado muito bem nessas 2 semanas.

    • Parabéns! É uma boa forma sutil pra querer falar pra todo mundo que tem um iphone 6s. Continue assim!

      • cesar 1989

        kkkkkkkk nao entendi agner…dexa o menino

  • Walter Martinelli

    Quando que vão inventar um pricegate mesmo?

    • Jefferson Soares

      Never.

    • Zagueiro Baldochi

      ???

    • Rodrigo Melo

      Aí eu vi vantagem!!!
      Melhor comentário!

  • Victor Miranda

    Boa matéria. Mas, ao fazer este comparativo (“ligeiramente menor”), deveria mencionar a área dos chips: 96 e 104,5 mm2. Ainda, os valores 14 e 16 nm estão relacionados à tecnologia de fabricação e não à arquitetura.

    “Fato nº 1

    Realmente há dois processadores A9
    diferentes, um fabricado pela Samsung e outro pela TSMC. O primeiro é
    ligeiramente menor, de 14nm. O segundo possui arquitetura de 16nm.”

  • Médicogyn

    Erro muito grotesco, apple não precisa disso!

    • Eduardo

      Discordo. Não há erro. Não importa para o consumidor final o tipo, tamanho, ou cor de chip usado internamente, se a promessa de horas / velocidade condizem com o padrão esperado.

      Isso não é android pra saber o clock o tamanho ou a marca do chip. Ambos vão entregar funcionalidade, facilidade integração e ótimos benefícios, tanto TSMC quando Samsung.

      • Leonardo Wille

        7% de bateria fazem bastante diferença…

  • Danilo Kosinski 

    Duvido que isso tenha algum impacto para o usuário comum. O meu é um TSMC (Plus)

  • Rafael Barros

    Depois de ler esse imenso texto, cheguei a uma conclusao. Vou continuar com meu iPhone 6S!
    Com chip ou sem chip, pequeno ou grande, nao vi motivo algum para, inclusive, virar noticia.. Parabens BDI pela materia but, There’s Nothing to Worry About!

    • Deadpool

      Certeza que sem chip não é motivo para virar notícia?

      • Rafael Barros

        Nao entendi o “sem chip”. A noticia eh que uns vem maiores outros menores, um pode pegar mais bateria que outro,, Diferenca rarissima de se notar no usuario comum. Continuo achando que eh “pêlo em ovo”

  • Leonardo Souza

    Se StEvE JoBs EsTiVeSsE ViVo… IsTo NãO TeRiA AcOnTeCiDo.

    • Estanislaw Duarte

      Primeiro que iPhone 5C e Plus não existiriam, e nem aquelas emendas na traseira e o ‘furúnculo’ da câmera.

      • cesar 1989

        aaah cara depende, eu acho as listas do iphone 6 elegantes e a camera saltada eu uso pra tirar a sujeira das unhas

        • Estanislaw Duarte

          Nossa kkkkkkkkkkkkkkkkk

  • ⬅ Antonino

    iPhone novo sem gate não é iPhone, sempre arrumam um.

  • André Dal Molin

    Tenho um iPhone 6 e eu baixei esse App nele, e deu aqui que o meu processador é da TSMC. Achava que até o 6 todos eram Samsung.

    • Guilherme

      Meu 6 plus tambem deu que é TSMC.

    • Zagueiro Baldochi

      Gente, os chips diferentes só o 6s e 6s Plus que possuem.

  • Minha pergunta é: QUAL O PROBLEMA DAS EMPRESAS PEDIREM AJUDA AS OUTRAS? SE A SAMSUNG FAZ OU NAO PARA A APPLE, OU A APPLE FAZ PARA A SAMSUNG, não tem problema, porque isto se chama comercialização de produtos. Se os produtos estão ótimos, estamos é nos dando bem!

  • Vinicius Cabrera

    Prática extremamente comum no mundo automobilístico e nunca vi ninguem reclamar, inclusive em itens que afetam a performance – pneus, centrais eletrônicas – cada vez mais a geração chata vem a tona.

  • Alexandra

    A Apple tirou esse LIRUM da loja!
    O mais incrível é que eu vi ele logo que li o artigo, mas não quis baixar na hora pq tava no 3g! 🙁

    • Jefferson Soares

      Nossa, que amadorismo da Apple. Tirar uma ferramenta que mostra erros cometidos pela empresa.
      Eu consegui baixar assim que li o artigo, e até vi que meu iPhone 6 Plus usa chip TSMC… 🙂

      • Médicogyn

        Meu iphone 6 tmb e da TSMC!

      • Alexandra

        Pois é. Li aqui que alguém tinha um 6 TSMC e fiquei curiosa pra saber qual o meu. Daí lembrei de baixar e não deu mais.

        • Jefferson Soares

          Vou fazer backup do aplicativo e guardá-lo carinhosamente com o Flappy Bird… kkk

        • Jefferson Soares

          O pessoal da Lirum acabou de me responder e disseram que foram eles mesmos que tiraram do ar por problemas técnicos.
          Disseram que vão relançar o aplicativo com melhorias.

        • Eduardo

          Baixei o Lirum Info Lite, e o meu 6 Plus é TSMC tb!

    • Jefferson Soares

      Colocaram de volta!

  • Murilo Matos

    nao sei como vcs conseguem se importar com tanta baboseira, so eu q n ligo tanto pra eletronicos assim?

    • cesar 1989

      eu ligo

  • André Dal Molin

    Tiram esse App Lirum da App Store? Eu baixei ele, ai 15 minutos depois fui mandar o link dele para um amigo meu e não funciona mais. Loucura.

    • Tiraram.

      • Hades666

        Voltou, baixei agorinha…16:37hr 🙂

        • Eduardo

          Também baixei assim que liberaram!

  • Médicogyn

    O meu iphone 6 e da TSMC, queria usar um que fosse samsung para ver se tem diferença.

  • Alexandre Luna

    aceito um iphone com qualquer um dos chips! 🙂 Sem problemas !!!

  • Rogerio Coelho C

    Não acho que a Apple está errada em colocar os dois chips diferentes nos mesmos modelos. Ela projeta os chips, cada transistor e demais componentes, depois ela envia eles ao fabricantes os esquemas para que eles reproduzam. Então em parte a responsabilidade é deles seguirem corretamente as instruções e tudo funcionar igualmente. Claro que podem haver diferenças pelo esquema de produção de cada empresa, mas não podem aleatoriamente sair por aí alterando o esquema do chip, a Apple certamente não deixaria. Os testes tem que levar em conta muitos fatores, os equipamentos eram 100% iguas? Em cada byte? Um teste deve ser feito em condições iguais e acho difícil que tenha sido assim, um teste ideal seria (claro que não é possível) plugar um chip no mesmo hardware com mesmos apps, rodar ele e trocar e rodar de novo. Acho que isso é um exagero de julgamento.

  • JanjaBoy

    Com modelo A ou B, vai continuar vendendo muito.
    Ano que vem pode usar 6 modelos diferentes que vai bater recordes de venda no lançamento.

    • Estanislaw Duarte

      KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

  • Vinicius Diagonel

    Já que tiram o link desse App ,

    Utilizem esse

    Aida64

    AIDA64 de FinalWire
    https://appsto.re/br/dkZy6.i

  • Mais_um_atoa_do_ES

    Só o que me abala até o momento no upgrade é o preço do dólar!!!

  • Alan Freitas

    Isso é uma coisa mto grave… Acho que nunca mais irei comprar um iPhone.

  • Molinaro

    Isso é cretino, a Samsung tem mania te fazer isso com seus aparelhos e parece que ensinou a Apple
    A pessoa paga o mesmo preço e pode levar um produto inferior (sim é inferior, mesmo ambos tendo ótimo desempenho).
    Deveriam criar Leis que obrigam o fabricante a detalhar este tipo de diferença, se entrega menos desempenho, é mais barato.!!!!!!!!!!!
    Mesmo sendo corrigido em Lotes posteriores, esse 6s veio bem problemático:
    Tela do 6Plus com “mancha”causa aparentemente pela pressao de algum componente interno
    Touch ID superaquecendo
    Superaquecimento no Flash da câmera
    O aparelho desliga por superaquecimento
    Distorções no áudio dos auto-falantes
    Problemas com o uso da tecnologia 3D Touch em diversos apps, incluindo o Safari, que algumas vezes se recusa a abrir abas utilizando toques normais (sem ser os mais fortes)

    • Zagueiro Baldochi

      Comentário totalmente desnecessário.

      • Molinaro

        Desnecessário e comentário sem argumentos como o seu. Agora fale só porque com certeza tenho coisas muito mais importantes do que perder mais tempo com vc.

    • Fabio Ricardo Bulgaron

      Das duas, uma: ou seu tel está apresentando TODOS estes problemas (o que eu duvido). Ou você está juntando queixas aleatórias de outros usuários e “condenando” o modelo todo. Sugestão: pare de pensar que iPhones não dão problema e aceite que, apesar do preço, ele é um eletrônico comum.

      • Molinaro

        A primeira coisa que eu faço antes de comprar um produto é verificar sobra a s queixas dele.
        Amo meu iPhone 6plus, realmente é incrível.
        Qualquer eletrônico dá problema, meu comentário se dá comparando os problemas apresentados agora no 6s, que aceite, pelo menos nos lotes inicias não me lembro de ter visto tantos problemas em um lançamento da Apple.
        O mais grave de todos é vc ter chips com diferentes potências, e o pior, um com pior autonomia de bateria.
        E sim, eu condeno no momento o aparelho todo baseado em queixas mais do que aleatórias encontradas principalmente em canais oficiais da Apple.
        Se daqui uns 2 meses a Apple resolver tudo isso, até trocaria o meu pelo “S” coisa que não vai acontecer tb porque depois de testar o de um amigo, não vi nada que justifique a troca, aguardarei o 7, este ponto é algo muito particular.

  • simples:
    Vc prefere esperar 4 meses para comprar um iPhone 6S com um único chip?
    ou..
    Vc prefere comprar um iPhone 6S na data do lançamento sem poder escolher entre 2 Chips que nem sabia que existia diferença?

    A resposta a Apple respondeu pra vc, batendo mais um recorde de vendas 😉

  • Estanislaw Duarte

    “A Apple errou em colocar dois chips diferentes” Gostei da opinião, compartilho da mesma. Apple está visando lucro demais (Cook). Nota-se a experiência no iOS cada vez mais comprometida, a Apple mantem uma versão iOS com bugs em média por 7 meses aberta ao público, o que parece ser desastroso.

  • Fabrício

    Particularmente acredito que a Apple está testando essa nova fornecedora para diminuir sua dependência dos chips da Samsung. Os consumidores acabaram virando Beta Testers, apesar que neste caso nada de grave deve acontecer.

    Acho equivocada esta opção de por no mesmo modelo 2 processadores diferentes. Ela poderia, pelo menos, ter feito assim: modelo A1633 – Samsung; modelo A1634 – TSMC (ou vice-versa), que seria até um melhor pretexto para existirem 2 modelos (já que se você puxar pela especificações eles são idênticos).

    Como consumidor, acho incorreto não sabermos qual o processador está vindo. Eu, por exemplo, preferiria desempenho ao invés de autonomia (obviamente que eu quero os 2, mas se há diferenças…).

    • Zagueiro Baldochi

      O chip A8, usado no 6 e 6 Plus, foram produzidos pela TSMC também. Provavelmente a estratégia é para ter uma produção de aparelhos maior.

      • Fabrício

        Não sabia desse fato. Então deve ser isso mesmo. Parece também que outros testes mostraram que as diferenças são ínfimas. Então, está tudo certo! Pena somente que não possamos comprá-los a partir de R$1300 como era no tempo do dolar bom do 4 e 4S :/

  • Matheus Stout

    A verdade mesmo é que, se isso não tivesse vindo à tona m. Não tinha ninguém criticando e tava todo mundo numa boa 😀 O meu está de boa não sinto diferença nenhuma TSMC. O da minha mulher é samsung… Mesma coisa. Mais uma vez a mídia fazendo babaquice.

  • Sérgio Sabino De Carvalho

    Atualização : voltou app pra store

  • Yuri

    Pena não poder escolher, eu prefiro mais tempo de bateria do que alguns milésimos de segundo a mais na velocidade.

  • Hades666

    Complicou a coisa, todavia….ano que vem tem mais 😛

  • Edvaldo Rocha

    Agora imagine a cena: “amigo só compro o seu iPhone 6s se ele tiver o chip da TSMC, se for da Samsung quero pelo menos 500 pilas de desconto”

    • Estanislaw Duarte

      KKKKK

  • Alessandro

    Depois do óbito de Jobs, a Apple nunca mais foi nem será a mesma.

    • Zina Xurupita

      Depois do óbito de Jobs, o Jobs nunca mais foi nem será o mesmo.

  • Alexandre Silva Oliveira

    não tem mais pra baixar!

  • Victor Louzada

    Dizer que foi um erro acho exagero. É comum ter mais de um fornecedor para as peças de um produto e com certeza essas diferenças de consumo e velocidade de processamento estão dentro do desvio-padrão imposto pela Apple para a fabricação dos processadores, e num teste com amostras eles devem apresentar desempenho médio bem semelhante. Ao meu ver a aleatoriedade com que uma fabricante aparece não implica em nada.

  • A Apple espalha aos quatro ventos que seu hardware e seu software são completamente integrados, e diz que sua diferença é justamente o fato de que “seu hardware não possui diferenciações que precisam ser geridas pelo software”. Ora, essa diferença de processadores demonstra justamente o contrário, existem diferenças e o software acaba tendo que ser adaptado para trabalhar com diferentes peças de hardware.

    De tudo o que foi dito, o pior é justamente a propaganda enganosa por trás disso.

    ” Se não é um iPhone, não é um iPhone “. Ainda bem, senão todos seriam a gambiarra que é o iPhone.

    • Zagueiro Baldochi

      Errado, errado e errado.

      • Hum hum. Só você é o certo aqui, tanto que nem precisa se explicar, só escrever uma besteira dessa e pronto.

        • Zagueiro Baldochi

          Amigo, você entende alguma coisa sobre arquitetura de computadores,
          processadores? Só precisaria ocorrer uma “adaptação” dos softwares caso
          ocoressem dois processadores de arquiteturas diferentes. O conjunto de instruções, acessos aos recursos do processador são iguais. Além disso, todo o hardware ao redor deveria ser adaptado também. Se fosse o caso dessa diferença impactar como você diz, como os softwares que estão na Store estariam sendo utilizados em todos os aparelhos atualmente? Procure informar-se um pouco mais antes de escrever.

          • Tá certo, eu não sei nada, nunca programei nada.

            Olhe o perfil do debatente antes de falar besteira. Principalmente besteiras como seu exemplo esdrúxulo dos Apps do Store. Os softwares do Store rodam na camada de OS, não na camada de hardware.

            • Zagueiro Baldochi

              Então me explica: existem duas versões distintas do iOS?

            • Não, e é jusramente isso o que estou dizendo na primeira mensagem. É um só iOS, mas teve que incorporar instruções e timings específicos para cada um dos processadores. Resumindo, é a mesma gambiarra de outros sistemas, não tem nada de especial, e principalmente não é feito para um hardware específico, porque o hardware não é específico.

          • Primeiro, não sou seu “amigo”, meus amigos não entram na internet anonimamente para falar besteira.
            Segundo, se você tivesse um pingo de espírito técnico, teria me pesquisado, e não teria feito uma pergunta tão ridícula (você entende alguma coisa sobre arquitetura de computadores,
            processadores?).
            Terceiro, você quem demonstra não conhecer nada de processadores. As instruções nunca são iguais em hardwares diferentes, existem particularidades de delays e time waits que precisam ser revistas para que cada um dos processadores possam executar as instruções nos tempos certos. Não existe hardware idêntico em duas fabricantes diferentes.
            Quarto, os softwares do store rodam sobre a camada de sistema, por isso podem ser idênticos para diversos hardwares diferentes. Quem faz a execução dos apps é o sistema operacional.
            Quinto, pelos motivos expostos acima, é você quem precisa aprender a se informar melhor, principalmente antes de tentar discutir com profissionais da área. Ser programadorzinho de APP não te faz um especialista em sistemas operacionais, conforme-se com isso.

  • Wilan

    Muito mimimi sem mais

  • Alan Patrik

    Acho que a Apple curtiu esse marketing todo.

  • Bruna Guimarães

    O meu iPhone 6 é N61AP.

    • Zagueiro Baldochi

      Parabéns.

  • Max Bauer Marcelino

    Ou o software não reconheceu o meu chip corretamente ou ela já usa esse fabricante desde a versão passada, instalei o app por curiosidade no meu iPhone 6Plus e ele detectou como A8 APL1011 – TSMC. Confesso que não consigo compreender essa mágoa que os concorrentes tem, tampouco a necessidade de ficar tentando mostrar problemas para “tentarem” diminuir as vendas da Apple, eles ainda não entenderam que quem usa iPhone no dia-a-dia para algo útil, jamais trocará a estabilidade e tranquilidade para comprar um smartphone mais barato.

  • Anderson Ribeiro

    Gente o IOS 9 esta BUGADO na questão de segurança com a SIRI. Ex: Com o aparelho bloqueado se vc acionar a SIRI e criar um lembrete ela cria e te mostra na tela como de costume, mas aí é que esta a falha, se você clicar no evento ele automaticamente desbloqueia a tela do aparelho e mostra o evento criado. Outra forma também, é quando o aparelho esta bloqueado e você pede pra SIRI dizer que música esta tocando, ao colocar o telefone para que ela escute a música, ela mostra a música na tela, e ao clicar nessa música ela automaticamente desbloqueia o aparelho e vai para o app Música. Com certeza deve ter outra formas de desbloquear o iPhone sem precisar da senha. (Cuidado pessoal)

    • Alex iPilot

      Não tenho certeza, não uso a Siri… Mas até onde entendo, esta nova versão da Siri desbloqueia o iPhone porque RECONHECE VOCÊ chamando por ela… Não irá responder e desbloquear se for outra pessoa… Não é isso???

      • Anderson Ribeiro

        Será que é isso mesmo? Vou testar pra ter certeza. Valeu…

  • Mais um teste baseado em porra nenhuma, já no primeiro teste de gravação começa a falha. Ambos receberam luz solar, mas um pode ter recebido mais que o outro, já que visivelmente as sombras estão se movendo.
    Só isso já seria um fator decisivo, que interfere na bateria e processamento dos aparelhos.

  • Felipe Falconi

    Isso nao passa de um Teste AB. Nada de mais.

  • Fabio Ricardo Bulgaron

    Concordo. Quem paga mais de 3K em um celular valoriza cada FPS num benchmark!

  • kadu

    eu acho que no final da no mesmo, um demora mais pra gastar bateria e demora mais pra realizar as tarefas e outro faz mais rápido e gasta mais rápido…

  • Ronaldo Oliveira

    Infelizmente tenho que ler informações como estas e achar que esta tudo normal. A Apple como qualquer outra empresa do ramo precisa buscar componentes com as demais empresas do ramo e seja ARM ou samsung, que inclusive jà foi fornecedora da tela do iPhone, tem que seguir as especificações da contratante e ponto. Embora tenha macbook e Iphone, a maneira como a Apple gosta de esconder as coisas termina causando esse tipo de discussão idiota. No mundo em que vivemos esse tipo de informação se for passada logo dizima qualquer duvida ou comentários. O que deveria ser estudado no momento é a informação do flash do 6S que dizem esquentar em demasia e travar a camera, isso me importa, pois duvido que a Apple foi buscar dois tipos de processadores que interfiram no desempenho do aparelho.

  • Sergio Sena

    A Apple fábrica muitos dispositivos. A Samsung não dá conta de entregar. Lembrando também que isso tem mais a ver com a Foxxcon do que a Apple em si.

  • Anderson Nilton Hurtado Antune

    Outro cuidado ao realizar este tipo de teste é garantir que os dois começaram com 100% de carga, isso não é tão obvio quanto parece pois quando conectado ao carregador ele pode mostrar 100% mesmo após um pouco de uso. Seria fácil alguém burlar isso para mostrar que um está consumindo mais bateria que outro.

  • Não vejo assim. Da mesma forma que existem mais de um fornecedor de tela, de bateria, etc., nada mais lógico que exista mais de 1 fornecedor de processador. Os testes mostram que são muito semelhantes, impactando pouco o usuário. Não podemos esquecer que esse é o custo para que a Apple comece a não depender da Samsung.

  • Victor Campos

    Descobri ontem que meu Iphone 6 tem chip da TSMC, então não é algo novo do 6s.

  • Daniel Moreno

    De fato, deve existir um motivo plausível para a Apple ter feito isso. Será que não foi pela maior demanda de chips e consequentemente de aparelhos ? Até porque não ouvi noticias de falta de estoque do 6s nesse lançamento .

    • Diversificar fornecedores é uma prática comum.

      O que não é normal era como estava antes: tudo na mão de um só.

      Isso afeta preço, calendário de lançamento, e tudo mais que se possa imaginar. Possivelmente foi uma grande jogada da Apple.

  • Vanderlei

    Não acredito que faça uma diferença notável, a apple não faria isso (pelo menos acho).
    Tenho um 6S e o chip é o N71mAP

  • Alexandre Isola

    O desempenho do 6S plus é muito mais rápido que no 6 plus. O resto é bobagem e falta do que fazer

  • Vinícius Manzoni

    Talvez o uso de dois Chips tenha sido uma escolha da Apple para atender a demanda. Este ano a demanda tem sido atendida e não há falta de iPhones nas lojas. Nos outros anos a falta do componente possa ter sido o causador da falta de produto. Tem lógica….

  • André

    Bem, mais um motivo para esperar o próximo iPhone já que o 6 plus me atende, embora com performance abaixo das minhas necessidades. Talvez o próximo venha com algum componente Intel conforme rumores já ventilados pela internet. E, sinceramente, cansei do design do i6.

  • Quadrado

    Não adianta pegar dois iphones e compará-los. Tem que pegar um número grande de aparelhos com cada chip, medir o desempenho médio dois chips e depois ver se há diferença estatisticamente significante entre as duas médias de desempenho.

  • Leonardo Wille

    Desculpa mas 7% na bateria eh uma diferença substancial e um erro grotesco da Apple.
    O menos pior eh q a diferença na performance não existe praticamente – 4 segundos na exportação que levou 10 min no imovie.
    Mas ainda assim eh bizarra e preocupante essa situação.

  • Nelson

    e qual o chip do iPhone 6? Samsung ou TSMC, ou aleatórios tbm ?? o meu 6 plus deu N56AP

  • Eu preferia o da bateria maior, já que a bateria do iPhone acaba mais rápido que meu salário.

  • Rogerio Monteiro

    Comprei um iPhone 6S Plus e o meu veio com o chip fabricado pela Samsung.

  • Jefferson Soares

    Algo muito curioso me ocorreu; comprei o iPhone 6s Plus com o chip da Samsung e a bateria dura que é uma beleza!

    Percebi que ele esquenta muito mais que meu antigo 6 Plus, mas a bateria dura bem mais!