Notícias

Há duas versões diferentes do chip A9, mas você não deve se preocupar com isso

Um site descobriu, desmontando algumas unidades do iPhone 6s, que existem duas variações do chip A9, uma fabricada pela Samsung e outra pela TSMC. Seria algo normal, se não fosse que ambas possuem tecnologia e tamanhos diferentes. Para o usuário, nada muda, pois uma é usada no iPhone 6s e outra no iPhone 6s Plus.

Nós sempre criticamos a Samsung por sua postura comercial nociva, copiando produtos de outras empresas na cara-de-pau. Mas se há uma coisa que eles são bons é em fabricar chips, memórias e telas. São ótimos e por isso a Apple sempre recorreu a eles para alguns componentes do iPhone (o que não significa que os mesmos componentes encomendados pela Apple possam ser usados em celulares Samsung, pois não podem).

A maçã até tenta testar outros, mas ainda não encontrou ninguém bom o bastante. Há alguns anos, ela está tentando com a Taiwan Semiconductor Manufacturing Company (TSMC), que estão se adequando à produção, mas ainda não conseguem substituir totalmente a coreana.

Para o iPhone 6s, a Apple aparentemente resolveu dividir a produção. Para os modelos menores (iPhone 6), foram usados os da Samsung, que são processadores de 14 nm e fisicamente menores. Já para o iPhone 6s Plus, foram adotados os da TSMC, um pouquinho maiores, mas com a mesma performance.

Apple A9

Usar componentes diferentes no mesmo produto é algo que não é novidade. Os Macs, por exemplo, podem ter monitores fabricados por empresas diferentes e mesmo assim funcionarem de forma igual.

Há quem já se mostrou “preocupado” com qual chip virá o seu iPhone 6s, como se a diferença fosse perceptível. A princípio, não há diferença e isto é algo que o consumidor final não deve se preocupar.

via MacBidouille

ATUALIZAÇÃO:
Parece que os chips estão mesmo misturados entre o iPhone 6s e o iPhone 6s Plus. Há inclusive um aplicativo não homologado pela Apple que diz identificar o chip de cada aparelho. Em breve reuniremos mais informações a respeito.
image

Tags
Mostrar mais

iLex

Robô virtual que tem como missão organizar o site e ajudar leitores. De tempos em tempos ele desvirtua e tenta fazer outras coisas, mas nada que um hard reset não resolva.
  • Victor Campos

    Só eu que fiquei com medo do chip da TSMC? kkk

    • Fagner

      Tb estou com medo. Quem eh a TSMC na fila do pão??? “Estão se adequando…”!? Isso me cheira a problemas…

      • Walter Martinelli

        Não tinha uma empresa que ‘estava se adequando’ ao processo de fabricação das telas de cristal de safira?
        Aah, ta…

    • Medo? Tenho pavor!
      Isso tá me cheirando a problemas.

      O tempo dirá.

    • José Lopes

      Gente, não falem besteira antes de pesquisar um pouco. A TSMC é uma das maiores fabricantes do mundo de semicondutores. Fabrica os processadores da AMD, das placas de video nVidia e AMD, dos processadores de video que tem nos consoles X-Box e Playstation, dos processadores da Qualcomm e tantas outras coisas.

  • Pode sim ter uma diferença final. O M9 da Samsung talvez tenha uma litografia de 14 nanometros enquanto que o outro de 16, o que significa maior consumo de bateria e aquecimento. Nos Macbooks já tivemos SSDs de empresas diferentes com desempenho também diferentes.

    E na prática, podemos resumir assim: agora todo mundo quer um Samsung… finalmente ela conseguiu o desejo que queria HAHAHAHAHA

    • Hades666

      Bem por ai…..vamos ver nas ATs durante o ano, quem bate mais a porta O_o

  • Molinaro

    Qual litografia é usada pela TSMC???? Com certeza consomem mais é por isso ficaram atrás da geração anterior no quesito duração de bateria, agora vemos q não foi apenas por terem diminuído a capacidade da bateria

  • Alguém tem alguma novidade sobre Flashgate? Estão dizendo que o flash não funciona em alguns iPhones 6S por causa de aquecimento!

    • Você, Cris, macaco velho, caindo nessas notícias sensacionalistas?
      Como não encontraram nada de novo, estão apelando para escândalos reciclados: http://blogdoiphone.com/2010/10/superaquecimento-do-iphone-4-seria-ele-mais-sensivel-que-modelos-anteriores/

      • Desculpa. Todo ano tentam levantar alguma coisa… Eu desconfiei disso… Ainda bem que existe o BDI. Obrigado pelo esclarecimento! Envergonhado aqui… ?

      • Elcin

        Dessa vez acho que vai ser o “GATE-GATE” onde os defeitos não funcionam! srsrsrsrsrs

        • Walter Martinelli

          LitoGate: diferença de processos de fabricação de processadores afeta desempenho e vida util da bateria de novos iPhones.
          Só faltava kkk’

      • Hades666

        rsrsrsrs

  • Alex iPilot

    “São diferentes mas são iguais…” Menos, iLex, menos, rsrsrs… A Apple visivelmente vem trocando QUALIDADE por ECONOMIA… Os iPhones de 128Gb também possuem memórias de tecnologia TLC NAND “tecnicamente inferior” aos outros modelos… Até questionei em outro post se tal diferença permanecia na geração “S”. Há outros exemplos por aí… Por experiência pessoal, relato a ocorrência muito frequente de condensação por trás da lente externa na câmera do meu 6+, isso denuncia um processo “barato” de montagem descuidada (as lentes não são lacradas à vácuo).
    Particularmente, nada contra! Ela é um negócio, e o objetivo é o lucro… Mas é evidente a “mudança de cultura”, quebrando um paradigma que arrebanhou milhões de fãs… Se eu puder escolher entre um componente da Samsung e outro de uma coreana desconhecida, não terei dúvidas, ainda que a Apple jure de pés juntos que os “diferentes são iguais” dentro de seu “campo de distorção da realidade”…

  • Walter Martinelli

    Só discordo da parte de telas. LG Display e Sharp ainda chutam bundas nesse quesito, incluindo a da Sammy

    • Danilo

      Sharp é ignorada no mundo Mobile
      Uma pena pois desde as primeiras tvs LCD eles sempre estiveram com o pensamento muito a frente.

      • Walter Martinelli

        Infelizmente.
        E eu já vi TV de 70 da LG com display Sharp, e não foi só uma.
        IMHO, Sharp é quem produz os displays com o melhor padrão de qualidade.

  • Juliano Andrade

    A tela do Galaxy S6 é fantástica. É meio copiazinha, mas não tiro os méritos da Samsung pela tela e processador

  • Jefferson Soares

    Hum… eu vi os benchmarks feitos com o Geekbench 3, e o iPhone 6s Plus teve uma performance menor do que o iPhone 6s.
    Xi…

    • Caio

      Isso também acontece no iPhone 6 e 6Plus. Apesara de terem as mesmas configurações, o 6Plus requer um pouco mais de performance devido à maior tela(5.5, contra 4.7) e maior resolução(1080p, contra ~720p), por exemplo. Então, seguindo a lógica, não tem como 2 configurações iguais funcionarem exatamente da mesma maneira em 2 aparelhos parcialmente diferentes.

      • Jefferson Soares

        Mas a diferença no resultado do 6 e do 6 Plus foi pequena.

        • Gui Carbone

          Cara, a diferença do 6 pro 6 Plus foi de 3 pontos a mais para o 6 no single core e 7 ponto a mais para o 6 Plus no multi-core.
          Enquanto no 6s e 6s Plus a diferença foi de 18 pontos a mais para o 6s no single e 8, também para o 6s, no multi.

          Não vejo isso como uma diferença muito grande não.

  • Luiz

    Me tranquilizou saber que cada um será destinado a um modelo de iPhone.
    O que acho que não seria nada legal, seria “vir na sorte”.
    Ou seja, modelos 6S/6S+ podendo ter o chip samsung ou TSMC.

    • Gaius Baltar

      Isso já foi refutado por um desenvolvedor que criou um app para pesquisar qual processador roda em cada aparelho. Existem chips TSMC e Samsung tanto no 6s quanto no 6s Plus, com maior proporção de chips da empresa de Taiwan.

      • Leonardo Wille

        Preocupante. Mas resta saber os benchmarkigs dos dois chips. A diferença devera ser pequena, mas eh bem tenso isso.

        • Gaius Baltar

          Pode não significar nada para o utilizador final, como diz o texto do BdI, mas como você falou, só os testes de benchmark dirão.

  • Estanislaw Duarte

    Por isso em testes de autonomia de bateria o iPhone 6S+ foi superado pelo iPhone 6+ do ano passado.
    Esse iOS desde o 8, com essas escolhas da Apple, está ficando estranho.

    • Robson Olindo

      Bem não e isso que estão dizendo por ai.

      • Estan Duarte

        Acho que estão ‘dizendo’ sim…

        http://images.anandtech.com/graphs/graph9662/77669.png

      • Hades666

        Bateria do 6″S”diminuiu!! Portanto uma regra simples….menos é = a menos. Sem essa que os componentes economizam, muita economia, para pouco espaço, rsrsrs

        • Estanislaw Duarte

          Ele deveria durar mais, se talvez usasse 14nm e não 16nm… Porém vivemos mendigando recursos no iPhone pra bateria durar, não importa o que você faça, as baterias são insuficientes para as telas dos iPhones…

  • Vitor Tiosso Batistetti

    Alguém ai com os novos iPhones poderiam fazer os benchmarks com o Geekbench 3, para ter uma ideia se há diferenças.

    • Arthur Scopel

      Ja tem aqui no site

      • Vitor Tiosso Batistetti

        Comparando do I6s com o I6s Plus?

  • Danilo

    Se a samsung não tivesse lançado S6 e o S6 Edge tivesse vindo por R$2800..Acho que seria sucesso

    • Danilo Ribeiro

      O grande problema da Samsung é se library da fama de empresa de fundo de quintal que só copia a Apple!! E parece que ela está longe de conseguir superar isso… No entanto, é inegável que a linha atual de smartphones da empresa sul coreana é excelente, muito boa mesmo!

      Tive um S6 Edge de 64GB e digo que o aparelho é excelente, superior ao iPhone 6S em quase tudo, do design a tela, passando pela própria câmera! Infelizmente, não há como pagar o preço que é pedido num dispositivo Android, pois a desvalorização é absurda. No iPhone se paga um preço surreal também, Mas você do segue Salvador algonnantevenda, o aid facilita a troca de aparelhos!

      Quanto a Apple, continua fabricando bons produtos, mas pra mim é inegável que a empresa hoje tem um controle de qualidade inferior aos tempos de outrora. Tenho um iPhone 6 Plus que apresenta várias inconsistências de software e alguns bugs que jamais tinha recebido em qualquer atualização anterior do IOS!! Mas enfim, já estou tão inserido no ecossistema da maçã com iCloud, agenda, ipad, etc, que mudar seria complicado!! Por isso regressei ao iPhine depois de experimentar o S6 Edge!!

      • Juliano Andrade

        Excelente comentário. 🙂

      • Sarah Ianê C. Bahiana

        O problema da Samsung não é o aparelho. É o Android ?
        É péssimo, nada intuitivo. Tive um e gostava de tudo, menos do sistema kkkk

  • Marcelo

    OFF TOPIC – Vocês viram que a Apple retirou os preços dos Watch do site brazuca??

    • Bruno d’El-Rey

      preço continua no app da apple store

  • Leonardo Wille

    Ilex, esta mesmo confirmado que o modelo maior vai no 6s plus? Acho q vi um comentario de um cara que tinha o 6s e seu processador era o da Tsmc.
    E eh possivel sim que haja diferença entre os dois.

    • Gaius Baltar

      Não. Há chips Samsung e TMSC em ambos os modelos. Um desenvolvedor criou um app para avaliar isso.

      • Leonardo Wille

        Queria mto q eles ja divulgassem os benchmarks de ambos e acabassem com esse misterio. E a mesma coisa vale pra bateria, q esta sendo elogiada. Sera q a variacao na autonomia eh pequena ou grande?

        • Já tem vários benchmarks na internet, a diferença é bem pequena, mas os chips da Sammy realmente são mais rápidos.

  • Gaius Baltar

    Concordo. Quando uma marca prima pela excelência (e cobra por isso) qualquer falha é desabonadora. Vide a VW agora com os escândalo do “Dieselgate”. Atingiu até a marca premium do grupo, a Audi, que vinha se batendo bem contra as rivais BMW e Mercedes. Agora será difícil convencer um cliente voltar a comprar um carro diesel da marca dos anéis. Esse tipo de falha que você citou (das lentes do 6+) no modelo mais caro da Apple é bastante desapontador. Esperemos que seja pontual não represente uma queda de qualidade da empresa.

    • Alex iPilot

      Pois é. Triste. E o que preocupa não é o que já apareceu, mas o que ainda não se sabe… A Apple parece lutar para reduzir custos e evitar aumentar o preço do aparelho, aparentemente, abrindo mão da altíssima qualidade que sempre foi característica… Eu talvez tenha uma opinião “mais radical”: penso que ela deveria continuar cobrando pela qualidade diferenciada, que o iPhone custasse U$1500 então, ela não venderia os milhões que vende hoje, claro, nem talvez eu pudesse comprar, mas se comprasse eu teria a CERTEZA de estar comprando um APPLE… Se não tiver mais certeza, então eu compro um Samsung de U$100…

      • Hichardson B

        Seu raciocínio faz total sentido!

      • Alex, quem vai te dizer agora “Menos, menos…” Sou eu. Você sabe que te considero muito, pois você é um dos frequentadores antigos do blog.

        Você já está partindo do pressuposto que o chip da TSMC é pior é ponto. Cara, calma. Não há ainda nenhuma evidência concreta disso, e se tiver uma diferença significante, provavelmente saberemos com os testes.

        Mas você parece exagerar, ao já decretar que a Apple está desistindo da qualidade, que procura as coisas mais baratas… Calma lá. Menos, bem menos.

        No meu ponto de vista (posso tanto estar certo como errado), o objetivo da Apple é se livrar da Samsung e não procurar soluções com menos qualidade. Veja bem, há quantos anos ouvimos os rumores que os processadores não serão mais fabricamos pela coreana? Acho que desde o A6. A Apple não fez isso ainda, por um único motivo: qualidade. Enquanto ninguém alcançar o mesmo nível de produção, a maçã vai ficar amarrada à Samsung, justamente por não conseguir encontrar ninguém à altura.

        Se fosse como você diz, a TSMC já estaria no comando há tempos, pois ela já montava os iPhones 5c. A Samsung se tornou um parceiro incomodo, pois ao mesmo tempo que a Apple depende dela, briga na justiça por quebra de patentes. Se ela ainda não se livrou dela, foi justamente pela preocupação com a qualidade.

        • se benchmark sao algumas provas, entao o TSMC que é do iphone 6s plus esta ganhando do iphone 6s que é da versao da samsung, quem sabe com essa vitoria mesmo da TSMC, os possiveis iphones 7 pode vim sem a samsung.

        • Alex iPilot

          Grande iLex! Agradeço a consideração, que vc saber ser mútua… Eu não sou especialista em design de chips, mas até onde sei, o fato de ser construído em tamanho maior, usando uma tecnologia mais antiga, o faz NECESSARIAMENTE, de maneira concreta, ser pior do que outro chip construído em tecnologia mais nova, numa comparação… A tecnologia não avança para ser pior… E prosseguindo no raciocínio, não vejo como a Apple possa estar pagando o mesmo por esse chip TSMC… Entendo que a Apple seja criteriosa na seleção dos fornecedores, como vc diz… A minha crítica é um questionamento se este padrão de exigência com qualidade não vem decaindo bastante nesses últimos tempos… Eu tenho esta impressão… Então, o fato da TSMC ter ganho fatia bem maior foi em decorrência do quê??? Da Apple ter degradado o padrão ou da TSMC ter evoluído??? Com esse chip “gigante” (rsrsrs) acho difícil… Abraços!

          • Carpe Diem

            Não necessariamente. Intel com Pentium 4 mesmo com varias versões era absurdamente inferior a arquitetura do Pentium 3M.
            AMD teve problemas serios de performance com os Bulldoozer perante os phenon II de fim de geracao. E sinceramente? Confio muito mais em uma TSMC que em um samsung.

            • Alex iPilot

              Entendo o que vc diz, nessa época, numa galáxia muito, muito distante, eu estudava a arquitetura desses processadores… Vc está comparando arquiteturas diferentes e no caso em questão os dois chips fabricados por Samsung e TSMC são idênticos em arquitetura, mas DIFERENTES no processo de fabricação! É à essa diferença de tecnologia a qual me refiro, que os tornam diferentes em tamanho, por exemplo… 😉

        • Hades666

          Dá para entender o pensamento de nosso amigo…visto que, empresas tem visado lucro em detrimento da qualidade, portanto…..

        • iLex! Saíram uns testes mostrando que o chip da Samsung gasta mais bateria, aliás tomam uma surra dos da TSMC! o O

      • Ricardo Cavalli Schmitt

        Na minha opinião, a Apple não faria a besteira de por um componente crucial no iPhone que não tenha uma qualidade suficiente padrão “Apple”.. seria muita “burrice” dela.

        • Alex iPilot

          Correto! Mas o detalhe em discussão é justamente a (hipotética) deteriorização deste “padrão Apple”…

  • Eu uso bastante meu 6+ e como todo gordinho, transpiro bastante, nunca houve condensação atras da lente do meu, e olha que já cheguei a pegar ele bem molhado de suor.

    • Alex iPilot

      Mas não tem muito a ver com a sua transpiração… A condensação da lente acontece quando o aparelho passa de um ambiente frio para um quente, tipo do AC gelado para o sol, como eu faço, com o 6+ no bolso. É a umidade do ar que condensa. Indica que a câmera foi montada sem vácuo, sujeita ao ar úmido e com partículas… Isso NUNCA me aconteceu com os modelos anteriores, nas mesmíssimas situações.

      • Rob Simões 

        Uso meu 6 Plus desde o lançamento, vivo entrando e saindo do AC, com o iPhone no bolso, e isso nunca aconteceu no meu.

      • Bruno d’El-Rey

        Tive uma câmera trocada no iPhone 6 pelos mesmos problemas de condensação.

      • Entendi, minha opinião foi baseada com o meu iPhone 3GS que sempre que ficava no bolso em dia quente a tela embaçava por dentro e tinha que ficar esperando evaporar, acho que deve ser semelhante ao que ocorre na saia câmera, mas com condições diferentes, a sua com condensação frio > quente e eu com bolso quente e muito úmido.

  • Hichardson B

    Só vamos fazer uma matéria sobre o assunto, mas fiquem tranquilos kkk eles disseram …

  • Ronilton Ayres

    Alguém sabe como ativa o localizador do Watch?

  • Diego Azevedo

    Na verdade, na verdade, os chips vão sim possuir diferença de performance devido à diferença de tamanho. O clock do maior chip sempre vai ter um ligeiro atraso pela limitação física do pulso de percorrer uma distância maior (isso pode ser compensado com outras melhorias, mas não sabemos ou temos algum indício disso). Conhecendo a Apple, ela vai dizer que não há uma diferença dado um delta qualquer que simboliza a percepção humana.

    E, de novo, conhecendo a Apple, se ela aceitou o chip é porque ele atingiu um patamar de qualidade suficiente para a empresa, pois a marca “iPhone” vale muito para eles arriscarem sujar o nome colocando um chip meia-boca.

    Mas agora já sabemos que o “-gate” desta geração será o ProcessorGate. E esse já atingiu bastante gente, pelos comentários daqui =)

  • Yuri

    E não tem o 6s Plus com chip da Samsung? Quem quiser ele vai ter que arriscar com essa outra aí?

    • Pelo que eu li a maioria dos iPhones 6S Plus vem com o chip da Samsung.

      • Yuri

        O artigo atualizou agora há pouco, quando li dizia que todos os 6s Plus vinham com o outro.

        • Ah sim! Mas o “pelo que eu li” eu me referi aos outros canais especializados. Aproximadamente 70% dos iPhones 6S estariam vindo com o chip TMSC e no caso dos iPhones 6S Plus, 60% viriam com o da Sammy.

  • Joseph Lira

    Olá Alex! Estranho esse lance da lente. O meu 6+ nunca apresentou este problema na lente. Tenho mais 2 amigos que também nunca relataram este fato. Acho que pode ter sido um problema no seu aparelho e não no modelo. No grupo do iphone no face também, a galera relata todo tipo de problema dos seus aparelhos, diariamente. Mas não me lembro dese citado por você. Espero que não aconteça com o meu. Rsrs… Agora esse lance do chip, já não gostei. Será que ele terá a mesma durabilidade da samsung? Mesma rapidez? Mesma estabilidade? Mesmo gasto de bateria? Aquecimento igual? Ainda bem que não vou comprar 6S+. Vou só de 7+ou 7S+. Assim vou observando o histórico desse chip. Rsrsrs. Valeu!

    • Alex iPilot

      Eu tinha esse problema com o meu primeiro 6+ (que foi roubado)… Com o segundo ainda não aconteceu, e ele está listado no recall da câmera… Estava viajando e ainda não tive tempo (e saco) para ver esse recall. A Apple é obrigada a trocar pela lei, independentemente do problema se manifestar ele é um “vício oculto”, previsto no CDC e reconhecido pelo fabricante… Vamos aguardar sobre esse chip novo, mas não vejo como um design inferior pode ter vantagens (ou semelhanças) com um mais moderno…

  • Leonardo Wille

    http://www.macrumors.com/2015/09/29/a9-chip-split-tsmc-samsung/

    Noticias mais recentes. Ate agr n ha nada que garanta que os chips da Tsmc sejam inferiores. Invlusive, eles sao maioria no iphone 6s, que têm a melhor performance. Menos mal.

  • André

    Rumores já correm que chip Intel seria usado no próximo iPhone…

  • Essa inconsistência me incomoda um pouco, sempre gostei dos produtos Apple por saber que são o mesmo ao redor do mundo. o que mais incomoda meu TOC é um ser maior e de outra cor comparado ao outro :/

  • Esse tira leite de pedra… Hahaha

  • steang

    Alguém está dilmando. A diferença de um teste pro outro é muito grande.

    • Estanislaw Duarte

      kkkkkkkkkkkkkkkkk
      No teste da Artechs, eles usam a tela em 200nits, praticamente 25% de brilho e também usam um scripts para atualização da página da web.

  • José Lopes

    Só pra constar… TSMC não é nada desconhecida nesse “mundo”.
    Basta pesquisar um pouco. A TSMC é uma das maiores fabricantes do mundo de semicondutores. Fabrica os processadores da AMD, das placas de video nVidia e AMD, dos processadores de video que tem nos consoles X-Box e Playstation, dos processadores da Qualcomm e tantas outras coisas.

    E pra finalizar… segundo testes, os fabricados pela TSMC são mais econômicos que os da Samsung, no caso.