OpiniãoSegurança

[opinião] O bloqueio de aplicativos externos no iOS 8.3 aumenta a segurança de nossos dados

A notícia publicada ontem sobre o bloqueio no iOS 8.3 que trancou soluções de acesso a arquivos nos aparelhos iOS gerou uma polêmica sobre a utilidade dessas soluções “alternativas”, sendo algumas delas inclusive produtos pagos e disponíveis há alguns anos no mercado, bastante populares entre os usuários.

Como trabalho com iOS corporativo há bastante tempo, fiz um estudo em 2013 sobre os possíveis riscos envolvendo o acesso a arquivos de aplicativos iOS. Embora esse acesso fosse um recurso “não divulgado”, sempre foi utilizado por soluções alternativas de backup, limpeza de dados como o PhoneClean, entre outros.

A verdade é que, embora sejam aparentemente soluções úteis e bem intencionadas, os riscos envolvendo o acesso a arquivos de aplicativos iOS são muito significativos e podem gerar problemas aos usuários da plataforma, que tem como um de seus principais pilares o cuidado com a segurança e privacidade.

Sobre acesso a arquivos

Os mecanismos de acesso a arquivos nunca foram “abertos” de forma intencional, provavelmente sendo uma necessidade histórica para transferência de softwares de Fotos, iTunes e até Xcode, para o desenvolvimento de aplicativos. A forma “correta” de usuários transferirem arquivos para o computador através de um cabo USB sempre foi oferecida através do Compartilhamento de Arquivos oficial do iOS e suportado por diversos aplicativos que suportem o recurso.

1-Arquivos-iTunes.f083a41ef11d44fdba1d5bcedb3e7a58

Ao longo dos anos, cada iOS que foi lançado trouxe grandes melhoramentos em segurança, sempre tentando impactar o mínimo possível na usabilidade e agilidade de seus usuários, não criando obstáculos ou impactando soluções do mercado.

No caso do acesso a arquivos de aplicativos iOS, o impacto era dependente de cada aplicativo e cada situação de uso, pois variava em relação aos mecanismos de segurança adotados pelos programadores do aplicativo e pelo “estado” de uso do aparelho, se estava ligado mas bloqueado, ligado mas desbloqueado, etc.

Para resolver qualquer problema “na raiz”, a Apple resolveu retirar qualquer acesso a arquivos de aplicativos, eliminando qualquer possibilidade de problema de segurança e privacidade, mas tendo o efeito colateral de impactar soluções que, de todo modo, estavam usando mecanismos não oficiais ou recomendados.

O caso Popcorn Time iOS

No início de abril foi divulgado que o conhecido Popcorn Time estava sendo lançado para iOS mas “fora da App Store”, pois por ser uma reconhecida solução para “pirataria” de filmes, nunca seria aprovado pela Apple para a distribuição normal via App Store. Para instalar, seria preciso um computador, um software específico (no Windows!), um cabo e o aparelho iOS.

Mas, espera aí! Um aplicativo instalado via cabo? Se você encontrar alguma solução assim, fique atento pois há algo de estranho em algum lugar.

São oferecidos pela Apple alguns mecanismos controlados de instalação de aplicativos fora da App Store, tais como as instalações corporativas Ad Hoc em aparelhos autorizados ou processos de beta para testes de aplicativos com TestFlight, mas nenhuma solução envolve instalação via cabo. Justamente por segurança, todos os aplicativos têm uma “origem” autorizada, conhecida, e restrita por mecanismos do iOS.

Soluções Existentes

Mas e o backup e a limpeza de dados? Bom, na prática ambos são resolvidos há anos pelo iOS. Assim como foi divulgado aqui que a Apple quer deixar claro que não existem vírus para iPhone e iPad e usuários não precisam se preocupar com vírus, o mesmo pode ser aplicado aqui: não é preciso nenhuma solução tanto para realizar backup quando para limpeza de dados.

O backup é resolvido de algumas formas: pelo iCloud, cujo desenvolvedor do aplicativo decide o que é ou não feito backup e tudo funciona transparente para o usuário; os backups normais do iTunes disponíveis desde o primeiro iPhone; ou com o mecanismo de transferência com o Compartilhamento de Arquivos.

A limpeza de dados é mais polêmica, mas acredite: ela está solucionada também, de forma transparente. A realidade é que você não precisa fazer nada, o próprio sistema se encarrega de “limpar” a sujeira produzida por aplicativos, como arquivos cache, conteúdos temporários, entre outros.

Limpando

Você já viu os ícones com a indicação Limpando? Se nunca viu, então é porque você provavelmente nunca chegou a uma situação de realmente ter pouco espaço livre no sistema. Se já viu, presenciou o que a Apple sempre tenta fazer em seus sistemas e softwares: abstrair a complexidade técnica de seus usuários que não precisam ficar fuçando em arquivos e pastas.

Assim como ocorre com a memória RAM, que ao detectar que está chegando no limite o iOS define qual aplicativo terminar sem causar muito impacto no usuário, no caso de espaço livre o iOS passa por todos os aplicativos removendo os “lixos” que o desenvolvedor disse que poderiam ser apagados nessa situação.

A principal ideia do iOS sempre foi simplificar, e um dos principais exemplos está justamente na abstração de aspectos técnicos como o backup de dados e a limpeza de cache, que não são — e nem devem ser — entendidos por usuários “normais” e estão hoje integrados no sistema, de forma segura e padronizada.

Como desenvolvedor e curioso, sinto por mais uma restrição que foi adicionada ao sistema. Como usuário, acho que até demorou para ser adicionada e entendo como mais um grande avanço deste sistema extremamente seguro que é o iOS.

Tags
Mostrar mais

Felipe Kellermann

Bacharel em Ciência da Computação por formação, eterno técnico por paixão. Começou no iPhone quando o aparelho foi anunciado e pediu demissão do último emprego quando a App Store foi lançada. Hoje dedicado ao iOS Corporativo.

Artigos Relacionados

  • Hades666

    Na realidade, por menos que goste….pago por essa segurança que a Apple me proporciona. O dia que ela mudar, vou para o Linux e Android 🙁

  • Não duvido nada que tenha melhorado a segurança, mas o iTunes pra mim é um terror. Eu por exemplo, procurava esses softwares pra ter mais facilidade na transferência de músicas e assegurar a limpeza do aparelho. Não sei no iPhone, mas no MacBook o usuário é praticamente forçado a procurar soluções de terceiros para limpar os arquivos residuais de coisas que foram instaladas no passado. Se você liga para o callcenter da Apple eles reconhecem isso e dizem que o cliente deve procurar apenas instalar programas da Mac Store… ok… ok…

    • Gerinho Faustino

      Como o Mac não pega virus, eu instalo aplicativos de terceiros de fora da mac app store e de desenvolvedores não identificados sem problemas, instalo esses aplicativos porque são apps que não tem na mac app store.
      E sobre o iTunes, eu não entendi qual a sua dificuldade em relação a transferências de musicas, não tenho dificuldade alguma em transferir musicas pelo iTunes tanto no mac como no Windows quando eu usava, eu apenas sincronizo a biblioteca de musicas do iphone com a biblioteca de musicas do iTunes e pronto, é só selecionar a musica e arrastar em cima do iphone.

      • e detalhe… via wifi!

        • Daniel Alencar

          É, a sincronização wifi funciona muito legal aqui! Só q o itunes no Windows ta com muito problema de consumo excessivo com alguns processos ligados a ele

      • Sobre o Mac não tem a ver com vírus, mas na hora de apagar os programas do Mac. Alguns programas, muitos, espalham arquivos pelo Mac e não existe um desinstalador nativo. Eu tive que comprar um programa que faz isso, e mesmo assim não é perfeito, mas é um dos melhores.

        Sobre o iTunes, dependendo da forma que você transfere ele apaga todos os arquivos de um dos lugares. Eu tenho meio HD externo de MP3, é chato ficar tendo que colocar no Mac pra depois fazer as transferências.

        • Hades666

          Usa o CleanMyMac3, esta otimo…

          • kkk essa era justamente a minha crítica! Eu comprei o 1, aí eles inventaram uma nova versão, eu comprei o 2, agora tem esse aí, né, o 3?! Ele realmente é um dos melhores. Eu estava falando dele nos meus comentários. Valeu, acho que vou aproveitar que está em preço de lançamento.

        • Daniel Alencar

          No Mac vc joga o aplicativo na lixeira e ele se apaga. O resto vai junto. Todo o ícone do programa na pasta aplicativos é a pasta com TODOS os arquivos do programa. Vc apaga ele é vai tudo junto. E geralmente aqui tb quando apago um aplicativo ele pergunta se quero remover os temporários q ficam na biblioteca oculto. Não é como no Windows q vc desinstala um programa e até a pasta fica lá ainda…

          • Gerinho Faustino

            Exato, acho que com essa função nativa do sistema não há necessidade de baixar um aplicativo como o “CleanMyMac3” como falam ai em cima.

            • Daniel Alencar

              É, entao. Por isso fiquei meio confuso…

          • Vinicius Gimenez

            aplicativos que tem instaladores e unistall não fazem isso, eu arrastei o World of Warcraft pra lixeira mas os 30Gb do jogo continuaram na biblioteca oculta, tive que restaurar e rodar o unistall

        • Lucas

          TEm tambem o APP Delete .. ele busca tudo que se relaciona com o programa e apaga achei muito bom

        • Gustavo Rezende

          Uso o gratuito AppCleaner (http://www.freemacsoft.net/appcleaner/).

      • Tiago Ferreira

        A questão de vírus não pode ser ignorada, muitas vezes se faz uso de dispositivos removíveis e sua máquina pode se tornar um ponto de infecção então é recomendado em qualquer máquina (independente do SO) ter uma solucão de Antivirus (no mínimo). Depois de uns anos utilizando Mac posso dizer seguramente que já identifiquei apps e sites com comportamento malicioso, alguns mais simples outros mais avançados e as ferramentas atuais de segurança se saíram bem na detecção. Entendo que a segurança muitas vezes compromete parte da conveniência, mas certas preocupações são necessárias.

      • timotéo lambert garcia

        Desculpe te decepcionar Gerinho, mas Mac pega vírus sim.

    • Daniel Alencar

      Praticamente com tudo em nuvem a idéia da Apple é você não depender do iTunes. Mas o problema é que, pelo menos no Windows ele é um lixo. Está muito ruim! :/

    • timotéo lambert garcia

      Então somos 2. Sempre odiei o ITunes. Ele não consegue fazer nada direito. Sempre usei softwares alternativos para gerenciar meus devices. Agora ferrou.

  • Luciano Hilton

    Muita gente vai se revoltar quando a Nintendo começar a vender seus jogos para celular, pois li alguns rumores de que eles terão um sistema próprio de distribuição de apps, mais ou menos nos moldes do Steam, o que não é permitido no iOS. É esperar pra ver como isso vai se desenrolar e vamos combinar, não ter os jogos da Nintendo no iOS vai ser ruim para a Apple, conhecida pela tradição de ter muitos lançamentos exclusivos e que só depois de certo tempo aparecem em outras plataformas.

    • Felipe

      Acho que isso da Nintendo é mais uma plataforma, tipo Xbox Live (ou gamecenter, no caso do iOS), mas só saberemos como será no dia do lançamento.

      • Luciano Hilton

        É, pode ser também.

    • Marlon Caldas Dos Santos

      Primeiro que o comentário não tem a ver com o assunto. Segundo que basta que seja desenvolvido um app com compras internas no IOS. Quem tem que correr atrás é a Nintendo. Duvido que ela perderia a chance de vender seus produtos na maior loja online.

  • clap clap clap!
    concordo plenamente com tudo que disse. se eu tivesse que ficar me preocupando com backup de dados, limpeza de cache etc eu trocaria de plataforma.
    você paga a mais justamente pra ter esse tipo de conveniência.

    • Matheus

      Não é bem assim, você até paga mais mesmo, mas nem sempre a Apple faz isso pra você!!

      Como exemplo, outro dia fui tirar uma foto (sim, uma simpes foto) e apareceu mensagem de falta de espaço no meu celular, quando fui ver o qie estava ocupando tanto espaço, tinha a instalação do iOS 8.2 (já tinha lançado a 8.3, mas eu ainda estou na 8.1.1) e mais de 600 MB do Facebook, esse mesmo que está na foto da matéria, mas ele não limpou nada mesmo eu tendo ficado sem espaço para tirar uma simples foto. Mais tarde, usando o PhoneClean, liberei 1,1GB de espaço (entre Facebook, Instagram, WhatsApp e outros), fora a instalação do iOS que apaguei na hora para poder tirar a foto, dependendo do que eu tivesse vontade de fotografar, podia ter perdido o momento, concorda?

      Preocupado fico agora de não ter mais como limpar…

      • Danilo

        Facebook,Twitter e Instagram são os reis do Cache

      • interessante, nunca passei por um relato como o seu.
        poderia então pelo menos ter uma opção pra forçar a limpeza de cache, ajudaria em situações como a que você descreveu acima.

  • Discordo da parte da limpeza, muitos aplicativos deixam cache que o iOS não apaga. Inúmeras vezes apaguei de 2 a 4gb de cache usando o Phoneclean. Nisso o iphone estava sem espaço, e o sistema não fazia nada, só consegui usando software de terceiro mesmo.

  • Adnnub Auss

    =/ Eu usava a brecha pra instalar versões anteriores de alguns aplicativos, como o WhatsApp, que foi ficando cada vez mais pesado e não permite instalar versão anterior em um dispositivo novo ou restaurado. Era só instalar a versão atual, autenticar e depois instalar a antiga pelo AppTrans

  • David Castro

    O vlc parou de funcionar também ? Alguém sabe me dizer ?!

    • Itamar Marin

      Funcionando ok aqui.

      • David Castro

        Obrigado..

  • carlos

    Eu acredito que essa reação tenha sido tomada após o caso popcorntime, que acabou prejudicando a nós usuários, mas a Apple já poderia ter criado algo no estilo ifunbox há tempos, principalmente no que diz respeito a instalação de apps e transferência de documentos do computador para o tablet. O ifunbox faz com uma rapidez e facilidade que o itunes nunca em todos esses anos conseguiu. Eu vou ficando no ios 8.2 até terem uma solução, pois transferir quero continuar transferindo meus gibis (cbr) pro comic zeal, livros (pdf) pro goodreader e meus filmes para o VLC de forma fácil sem precisar esperar 10, 15 minutos pro itunes sincronizar um monte de coisas que não preciso naquele momento.

    • O Popcorn prejudicou quem ??????? Os usuarios ??? A Apple só fechou essa brecha por causa do iTunes que vende filmes, o que prejudica os usuarios é não poder fazer downgrade, não poder instalar uma versão do aplicativo que roda melhor no iDevice, ela só fechou isso pq estava prejudicando a própria empresa.

      • @joabdasilvalima:disqus, creio que o carlos disse que o bloqueio do popcorn prejudicou os usuários.

  • Fernando Sade

    A Apple cada vez mais dita o que os usuários e desenvolvedores podem fazer com seus aparelhos. Sou usuário e desenvolvedor e nâo instalo no iOS nada que possa comprometer a segurança do sistema mas gostaria de ter esta liberdade pois existe muito software bom que é barrado na App Store.

    • Acontece que no caso do iPhone as pessoas pagam para não precisar se preocupar com nada em relação à vírus e aplicativos maliciosos, a Apple toma conta de tudo isso pra vc. Também entra em jogo a questão de que isso abre portas para pirataria, e a Apple sempre lutou com força contra isso. A parte ruim é que perdemos algumas possibilidades interessantes. Resta de nós cobrar da Apple que ela implemente soluções para suprir possíveis necessidades que surgirão agora.

      • Fernando Sade

        Receio não ser este o motivo porque tanto no iOS quanto no Android ou Windows RT, os processos estão enjaulados evitando a contaminação do sistema. Acredito que os motivos são comerciais pois, com o sistema livre, seria muito fácil que desenvolvedores transformassem um mini iPad em um foblet ou instalassem um iOS8 leve em um iPhone4/4S ou até mesmo melhorassem recursos do sistema. Com esta política atual, um desenvolvedor ou um usuário avançado se sente “preso numa creche para bebês”.

  • Rafael Neves

    Meu PhoneClean não funciona mais devido a isso. Escaneia pelo cache, mas não encontra nada. Uma pena, pois ajudava bastante na limpeza.
    A Apple pode até limpar automaticamente, mas nunca chegou a acontecer comigo, pois apps que no começo são pequenos acabavam ficando gigantes no meu 4s. O Instagram chega fácil a 2GB, o Spotify nem se fala, chega em quase 3GB.
    Acho trabalhoso ter que deletar o aplicativo e baixar de novo como workaround, e demorado esperar pelo iOS limpar sozinho.

  • A Apple trata os usuarios como se eles fossem idiotas que não sabem o mínimo sobre segurança. O iTunes é horrível, super pesado, todas as vezes vc tem de sincronizar tudo. As vezes eu quero instalar só um aplicativo básico para testar, no iTunes eu tenho que sincronizar todo o dispositivo enquanto no iFun-box eu faço isso de boa.

    • Mas essa é a proposta da Apple: Mesmo que vc seja super leigo não tem problema, você pode usar o iPhone sem nem se preocupar, apenas use.

  • Robinho Simões 

    Excelente matéria, e excelente atitude da Apple. Espero que o tal do Popcorn Time seja bloqueado definitivamente. Odeio pirataria.

  • Fabio Correa

    É por isso que bato palmas para Apple, sempre preocupada com a segurança.
    De que adianta por os usuários em risco, por causa de soluções que não fazem a mínima diferença em nosso dia a dia.

    • @fabio_c_silva:disqus, quais seriam essas soluções que não fazem a mínima diferença no dia-a-dia dos usuários?

  • Mauro Elias

    Eu devo ter um monte de porcaria ocupando a memória e nem sabia disso, agora nem vou poder limpar pra liberar espaço

  • Jefferson Soares

    Eu adorei o Popcorn e uso bastante no iPad.

  • BRITNEY CARECA

    Apple samba na cara das inimigas, meus amores

  • Nano

    [OFF] Gosto do visual do iOS na versão atual, mas ver aqueles ícones da 6.x deram uma saudade boa… (:

    • Eu te entendo, às vezes olho pro meu iPod touch com iOS6 e sinto saudade, mas agora eu já acho feio e nem entendo como eu conseguia achar aquele design bonito.

  • Daniel Alencar

    “Como usuário, acho que até demorou para ser adicionada e entendo como mais um grande avanço deste sistema extremamente seguro que é o iOS.” concordo plenamente. É um sistema maravilhoso. Tudo funciona fluidamente e automágicamente!
    Excelente texto! Explicou todos os pontos perfeitamente.

  • juhnior

    Pergunta de ignorante pra eu tentar entender uma coisa. Essa limpeza de cache e aplicativos do iOS é falha, não? Por que no meu aparelho com jailbreak eu tenho um tweak que faz limpeza e sempre libera gigas de espaço, é muito espaço limpo de assusta como nas configurações não tem uma opção igual. Qual a diferença com essa limpeza automática do próprio SO?

  • Fernando Bravo

    Pq deletou meu comentário? Não tinha nada ofensivo, racista ou denegrindo ninguém! Vc tem rabo preso com a Apple?

    • Oi Fernando.
      Ninguém bloqueou seu comentário. Eu vi agora seu comentário preso na moderação automática. Realmente, não há nenhum motivo para ele ser moderado ou apagado e por isso, ele foi liberado.

      Mas esta sua reação foi agressiva, petulante e babaca. Poderia ter resolvido de forma madura com um simples email, como vários outros fazem.

      Por ter se comportado como babaca, faço questão de BLOQUEÁ-LO, para aprender a deixar de sê-lo. Porque o tio iLex não tem paciência com criança mimada e agressiva.
      Tchau!

  • O modelo de segurança da Apple é muito interessante e inteligente. Certamente serve para muitas pessoas (não é sucesso à toa).

    O que existe são abordagens diferentes entre iOS e Android, cada uma com suas vantagens e desvantagens. no iOS prefere-se a segurança e o usuário perde um pouco do controle. No Android é o contrário.

    Como as pessoas são diferentes, possuem necessidades e expectativas diferentes, é muito bom que haja propostas diferentes.

  • Não sei se vale a pena essa segurança adicional, os aplicativos para computador só tinham acesso caso o dispositivo iOS tivesse ‘confiado’ naquele computador.

  • verdade. quando usava Windows eu já tinha um ódio mortal do iTunes.
    comecei a usar Mac, mudei totalmente minha opinião. no Mac ele é muito bom.

  • Lucas

    Imazing lançou atualização hoje. está funcionando com o IOS 8.3

  • Eu entendo o motivo, sim segurança é importante e é um dos pilares da Apple, mas ás vezes chateia essas tomadas de decisões que a empresa toma no lugar dos clientes e diz que é o melhor pra eles. Sim, aumenta a segurança mas eu digo que as pessoas só usavam iMazing, IfunBox e outros porque eram alternativas melhores. Me desculpe, mas o iTunes é um horror quando se trata de iPhone. As sincronizações cada vez mais dão problemas, é praticamente impossível conseguir em uma sincronização adicionar uma única música no celular. E, apesar de eu sempre ter usado iPhone desde 2007, e acreditar muito na Apple ela nunca se deu o trabalho de fazer com que a interação PC/Mac com o iPhone fosse boa, hoje eu prefiro muito mais utilizar um aplicativo de stream, ou um desses players de youtube do que tentar passar algo da minha biblioteca do itunes pro iPhone. Nunca funciona como deveria. NUNCA. Os backups do iTunes funcionam comigo, mas todo o restante, que envolve transferir mídia entre os dispositivos a Apple nunca se deu o trabalho de realmente melhor. Espero que agora que impossibilitou o uso de outras ferramentas ela melhore isso.

  • Andre Scalzer Silva

    Qual nome desse tweak?

  • Francisco Rocha 

    “Para resolver qualquer problema “na raiz”, a Apple resolveu retirar qualquer acesso
    a arquivos de aplicativos, eliminando qualquer possibilidade de
    problema de segurança e privacidade, mas tendo o efeito colateral de
    impactar soluções que, de todo modo, estavam usando mecanismos não
    oficiais ou recomendados.” Trecho do post acima.

    Amigos, me desculpem mas não consegui entender muito bem qual a real mensagem passada nesse post dos amigos do Blog do iPhone, mas vou lhes fazer um questionamento apenas, pois para mim, de fato, teria efeito pratico.

    Vamos lá: diante deste “bloqueio” realizado pela apple, gostaria de saber se não terei mais acesso a por exemplo colocar arquivos (normalmente, filmes, videos ou séries) em aplicativos como: AVPlayer, GPlayer, dentre outros, que por ventura estejam no meu Computador para oportunamente vir a assisti-los. É disso que estamos tratando aqui?

    Valeu, saudações.

    • Olá Francisco,

      Não é o caso, pois muitos destes aplicativos que você citou trabalham com o Compartilhamento de Arquivos do iTunes. Então, através dele é possível passar os arquivos para o app, sem necessidade de outros programas de terceiros. 🙂

  • Guilherme

    Migra pra um top de linha Android cara que todos esses seus problemas acabam