Notícias

Aumento de preços em aplicativos na Europa causa problemas para assinantes de revistas digitais

auto_renew_sub_off-1

Algumas revistas europeias estão descobrindo só agora o que nós já tínhamos descoberto em dezembro, com a Revista iThing. Com o recente aumento dos preços dos aplicativos na Europa, todos os usuários de lá que tinham uma assinatura de alguma revista digital, tiveram a opção de renovação automática desligada. Isto significa que os assinantes europeus deixaram de existir depois do dia 1º de janeiro.

Este é um comportamento padrão da Apple. Quando o preço de uma assinatura aumenta, todas as assinaturas são automaticamente canceladas e duram só até o fim delas. A renovação automática, que por padrão é ativada, é desligada para evitar que o cliente pague a mais sem saber. Ao mesmo tempo que isto é uma notícia relativamente boa para o usuário (que não corre o risco de pagar a mais, sem saber, pela assinatura), é também algo péssimo para os editores que trabalham na App Store. Em nenhum lugar a Apple deixa esta “regra” clara, nem no momento de modificar o preço, tanto é que nós fomos pegos de surpresa em dezembro ao ver todos os nossos assinantes desaparecerem de um dia para o outro. Agora, os editores europeus estão passando pelo mesmo baque.

É um duro golpe para quem trabalha com assinaturas. As pessoas muitas vezes são distraídas e não se dão conta que a assinatura encerrou-se, e a reconquista deles pode ser longa e demorada. Em nosso caso, só conseguimos recuperar cerca de 40% dos nossos antigos assinantes, o que nos está trazendo grandes prejuízos para continuar publicando a revista. E mesmo já tendo avisado do ocorrido, recebemos todas as semanas ex-assinantes perguntando por que a última edição está sendo cobrada. E como é a Apple quem controla as assinaturas (não temos acesso aos nomes e emails dos assinantes), nem podemos enviar uma comunicação direta a eles.

Agora, diversas publicações no mundo irão sofrer também com isso, com a potencial perda de assinantes na Europa. Inclusive se você é um assinante da Revista iThing e usa uma conta europeia da App Store, também terá que reativar a renovação automática se quiser continuar recebendo as novas edições.

O problema aqui, na nossa opinião, é a total falta de aviso por parte da Apple a respeito deste tipo de atitude. E no caso atual é ainda pior, pois foi a própria Apple quem aumentou os preços, provocando o cancelamento de todas as assinaturas no velho continente. Isso causa insegurança a desenvolvedores, pois é difícil criar um modelo de negócio em que não sabemos o que pode acontecer amanhã. Esta insegurança e aparente falta de organização pode ser mais um tiro no pé que a Apple está se dando, sem perceber.

Mais uma falha da Apple.

via MacRumors

Botão Voltar ao topo