Aplicativos

Aplicativo Google Tradutor inclui tradução de placas em tempo real

Word Lens

Em maio do ano passado nós noticiamos aqui que o Google havia comprado a empresa responsável pelo aplicativo Word Lens, capaz de traduzir em tempo real placas e cartazes (até fizemos um review aqui). Esta semana, finalmente, temos o resultado disso: a função foi definitivamente incorporada ao Google Tradutor do iPhone e iPad.

Com isso, basta apontar a câmera do iPhone para um cartaz ou placa e você já verá a tradução em tempo real. Nem sempre o resultado é perfeito, mas já é uma mão na roda em viagens internacionais em países que você não conhece muito a língua. Ele também permite tradução de fotos e imagens existentes no Rolo da Câmera.

O app também ganhou melhorias na tradução por voz. Agora, é possível ligar o microfone e ele reconhece qual o idioma que a pessoa está falando, traduzindo em voz para o português. Com isso, você pode conversar com um estrangeiro em tempo real, que terá a tradução simultânea.

Mas o que poderia ser a solução definitiva para viagens internacionais, acaba sendo limitado pelos recursos atuais. Para que a “mágica” toda aconteça, o usuário necessita de uma conexão internet, o que é algo que nem todo o estrangeiro em outro país possui. Para aproveitar da ferramenta, o viajante precisa pensar nisso ao preparar sua viagem (apesar que a tradução de placas funciona sem internet).

semrede

O aplicativo Google Tradutor é de graça e pode ser baixado neste link. Para quem quer somente o app que traduz placas, ele ainda está disponível na App Store, de graça.

Botão Voltar ao topo