Comparativos

Dica básica de fotografia: nunca tire fotos contra o sol, principalmente com o iPhone 5

Todos os anos a regra é a mesma: novo iPhone significa nova polêmica. No iPhone 4 foi o exagerado antennagate, que fez muitos pensarem que o aparelho vinha com um defeito de fábrica. Depois, disseram que a versão branca era mais grossa e iria inutilizar as capinhas existentes. Tudo se mostrou balela.

Com o iPhone 5, criaram um outro: o problema das manchas violetas ao tirar fotos contra a luz. Mas será que há mesmo motivo para tanto mimimi?

Quando eu era criança, minha mãe me deu uma maquininha Kodak, aquelas simples que precisava rodar o filme com o dedo cada vez que fosse tirar uma foto. E naquela época (long, long time ago), uma das primeiras coisas que me ensinaram foi uma regrinha básica de fotografia: nunca tire fotos contra o sol.

Por que? Além do sol deixar a foto clara e o rosto da pessoa escura, também acontecia dos raios de luz criarem efeitos na lente, dependendo do ângulo, deixando na foto (revelada dias depois) alguns riscos de luz.

Estamos falando de uma regra bem antiga, amigos.

Voltando aos dias de hoje, algum sábio usuário resolveu tirar uma foto contra o sol assim que comprou seu iPhone 5 e descobriu que apareciam manchas violetas em algumas partes. Pronto, um ótimo motivo para criar uma polêmica (e atrair milhares de leitores).


Crédito da foto: iMore

Como você pode ver na foto acima, um aro violeta se forma ao tirar uma foto contra a luz. Então muitos sites ligaram o sinal de alerta, dizendo que descobriram “um grande defeito do iPhone 5”.

Você ficaria chateado se sua foto ficasse como esta de cima? Pois saiba que ela não foi feita no iPhone, e sim em uma Nikon D800, com lentes profissionais. Há!

Se alguém deixar de comprar uma ótima Nikon por causa disso, seria algo pouco inteligente.

Quando testamos o nosso iPhone 5 na primeira semana, não tínhamos conseguido reproduzir o problema, mesmo tirando fotos contra o sol. Mas como algumas pessoas continuaram a reclamar do problema, intensificamos mais os testes, para ver se o violeta aparecia. Depois de vários testes, conseguimos achar um ângulo exato em que o sol deixava uma linha roxa na foto.

Precisou de 4 tentativas (e leves mudanças de ângulo em relação ao sol) para conseguirmos reproduzir o problema, que nada mais é que um efeito de luz sobre as lentes da câmera. Basta mudar um pouquinho o ângulo que ele desaparece.

Resolvemos testar, tirando a mesma foto com um iPhone 4S e um iPhone 4.

Com o 4S, não conseguimos reproduzir o problema, mesmo depois de diversos testes. Com o iPhone 4, conseguimos ver manchas violetas também, mas com uma intensidade bem menor que o iPhone 5.

O site iMore conseguiu encontrar este problema também no iPhone 4S:

O efeito violeta existe quando tiramos fotos contra a luz? Sim, existe, não dá para negar. E segundo nossos testes, acontece mais facilmente com o iPhone 5 que com outros modelos de iPhone. Mas isto é porque o sistema de lentes do novo modelo é melhor e interpreta diferentemente as luzes.

Como se vê, não é um problema específico do iPhone 5 e sim de qualquer máquina fotográfica. Se você não quiser que isso aconteça com você, a solução é simples: não tire fotos contra a luz. Ou então, siga a ótima dica que a Apple deu sobre o assunto, e que eu já fazia quando era criança: tape a lente com a mão caso perceba que a luz do sol está entrando nela.

Ou simplesmente mude ligeiramente o ângulo do aparelho, para que a incidência da luz não provoque efeitos na imagem. Conosco deu certo. 🙂

Conteúdo original © Blog do iPhone

Tags
Mostrar mais

iLex

Robô virtual que tem como missão organizar o site e ajudar leitores. De tempos em tempos ele desvirtua e tenta fazer outras coisas, mas nada que um hard reset não resolva.

Artigos Relacionados

  • Francisco Vorcaro

    Além desta regra as pessoas deviam saber que apontar qualquer maquina digital diretamente para o sol provoca em seus processadores pequenos furos inutilizando-o ao longo do tempo. Principalmente em maquinas com lentes super poderosas como as Nikon. 😉

    • Daniel Zamora

      Não leve ao pé da letra tudo o que lê na internet. Problemas causados pelo sol realmente podem ocorrer, mas:

      1. A câmera precisa estar absolutamente estática (em tripé ou apoiada);
      2. A imagem (o sol, no caso) precisa estar em foco;
      2. O sensor precisa ser exposto por vários segundos para que ocorram danos.

      Ou seja, condições bastantes específicas precisam ocorrer para que haja algum dano. E estamos falando de câmeras compactas, cujo sensor fica naturalmente exposto. No caso das DSLR, a coisa é ainda mais difícil, pois o espelho precisaria estar levantado para que a cortina e o sensor pudessem ser expostos ao sol.

    • Thiago Humble

      Eu tenho uma Camera Digital Profissional Canon Rebel T4i 650D, e aponto para a luz(solar) e em alguns angulos a luz entra na lente e faz o roxo.
      Fiz teste e postei

      • DVC

        Semi-profissional, né?

    • DVC

      Meu Deus… eu não li isso!

  • D0dg3

    Básico! 😉

  • Lucas Antoni

    Qualquer coisinha hoje em dia realmente já é motivo para muitas pessoas criarem um problema.

  • Klimberg

    Pessoal só quer uma desculpa pra detonar o iPhone… Euein…

    • Alan

      Frescura do caramba, né? Eu achei a primeira foto da Nikon super bonita (em termos de qualidade), e as do iPhone também, exceto a do 4º teste, que realmente ficou a marca roxa dos raios, as fotos do iMore ficaram meio exageradas, sei não.

  • Tiago

    Realmente pessoal adora criar encrenca com iphone. Complicado, esse efeito tem em qualquer câmera depende apenas do posicionamento e da incidência de luz na lente.

  • Caio César Landim

    Muito boa essa observação!!!

  • Hemerson

    O pessoal adora fazer um alvoroço sobre algumas questões da Apple.
    Isto de flaregate como estão chamando é totalmente sem pé nem cabeça.

    Todo mundo sabe que tirar fotos contra uma fonte de luz forte, como o sol, implica em manchas na imagem, tanto em câmeras compactas como em qualquer outra.
    Sem filtro não tem como.

    • Alan Cardeque

      Todo mundo sabe, é? Minha vó não sabe! e aí?

  • André Pelegrini

    Não encontrei esse tipo de opção nos ajustes, mas para mim um timer para o iphone bater a foto seria uma mão na roda!

  • Pedro Freitas

    Legal 😉

    Bom saber que esse não é um problema somente com o iPhone 5.

    Nunca verifiquei esse problema com o meu 4.

  • Lohany Viana

    Teste 4 do Iphone 5, quase uma abdução alienígena. UHAIUSHAIUHSUH

    • Francis

      Eu também pensei que aquela luz poderia estar vindo de um disco-voador.!!

  • Anderson

    O efeito é este: http://en.wikipedia.org/wiki/Lens_flare

    O flare nada mais é que uma distorção da luz que entra pelas bordas da lente, e não pelo centro dela, isso acontece com qualquer máquina fotográfica, da mais simples, as mais caras como uma Nikon ou máquinas alemãs, que custam mais de 20 mil dolares.
    Como o aparelho ficou mais fino, é certo que a câmera ficou realmente mais exposta, logo acontece isso.

    Sobre a resposta da Apple no site do suporte: Não vi nada demais na resposta, porém, como a maioria dos usuários é leigo e nem é fotografo profissional, achei uma resposta grossa, rude. PORÉM, em QUALQUER revista ou site especializado, documentação, curso, ou seja lá o que for, sobre fotografia, eles falariam exatamente a mesma coisa. Ora, como falei acima, usuários de super câmeras como uma Nikon, botam a mão na frente da lente, uma revista, uma aba de boné ou qualquer outra coisa paar impedir o efeito… Mas o iPhone não, o iPhone não pode! A Apple agora tem que ser a responsável, por um fenômeno natural, que acontece com qualquer lente, ou até mesmo com um copo de cristal, exposto a luz em determinado angulo.

    Pesquisei por flare no Flickr, e tem muitas imagens com o tal “efeito” ou “defeito”. 😛
    http://www.flickr.com/search/?q=flare

    Gostei dessa: http://www.flickr.com/photos/riverviewfoto/7241605230/ usando uma Pentax.

    Dessa: http://www.flickr.com/photos/yuribittar/5263404535/ Sony Cybershot DCS H50

    Essa: http://www.flickr.com/photos/mustafasayed/2581582826/ Nikon D200…

    Essa, com uma Nikon D800, uma máquina que só ela (o corpo) custa mais de 5mil reais, fora as lentes…
    http://www.flickr.com/photos/mike_millerll/7441390992/

    E por aí vai, de câmeras simples, até as profissionais. É só buscar no flickr.

    É babaquice demais, pra problemas de menos, neste caso, em minha opinião, um problema que não tem nada a ver com o aparelho.

    • Hemerson

      Bela resposta, Anderson!
      Ótima pesquisa e esclarecimento.

      • Anderson

        Obrigado Hemerson.
        E eu acabei esquecendo o link do Site do Suporte da Apple, onde todo este mimimi começou:
        O link é este: http://support.apple.com/kb/TS4436

        Keep calm and stop mimimi. 😛

        • João Carlos

          Aguardando ansiosamente o post e comentários da visão poética para os belos mapas do iOS6 também.

          • Porque não faz um, com sua visão, sobre os Mapas? A gente publica aqui, sem problemas. 🙂

            Queremos gente inteligente e produtiva contribuindo com o Blog, não haters que só ficam reclamando, sem contribuir em nada, e partem do pressuposto que este blog (e seus leitores) são imbecis. Mas claro que, obviamente, não deve ser o seu caso. 🙂

            Se tiver algum argumento concreto e inteligente que anule o post acima, por favor, diga, que mudaremos o texto. Preservamos a verdade aqui, acima de tudo, doa a quem doer. 🙂

          • Francisco Vorcaro

            mimimi

            Os mapas da Apple estão melhorando a olhos vistos, basta ler por aí as pessoas que tanto julgaram e reclamaram se retratando da agilidade da mesma.

            Agora eu aposto 1 dolar que a Apple em menos de 7 anos ( oque a google demorou para ter bons mapas) passa a google tranqüilamente.

            Quer apostar? 😀

            • Alex

              Que 7 o que, acredito que bem menos. Sou representante comercial e viajo a muitas cidades do interior. Minha feliz surpresa foi que, diferentemente dos mapas do Google, os mapas da Apple estão bem melhor localizados em várias cidade, não há deslocamento das ruas em relação ao mapa. Estou muito mais feliz com os mapas da Apple.

    • Guilherme Aguiar

      Parabéns pelo comentário com informações precisas e concretas, as pessoas só visam criticar e encontrar defeitos nos produtos da Apple, pois eles são bons e desbancam a maioria do mercado e quem não consegue competir procura por defeitos no concorrente para desmerece-lo…
      A Apple comite erros, como foi a inclusão dos próprios mapas não finalizados no iOS6… mas convenhamos que desde qualquer um que tenha o mínimo de conhecimentos de como tirar uma foto sabe que esse efeito existe e outra o pessoal não sabe nem focar…
      =/

    • Alexandre Loureiro

      Srs, a explicação do Flare esta perfeita, somente um detalhe que fica faltando que o Flare é um problema da LENTE e não da camera em si, algumas lente trabalham melhor o Flare, outras pior então portanto este nunca é um problema da maquina fotografica

  • krikaoli

    Regra primordial da fotografia…. Muito bom ter iniciado com o roxo vindo de outra máquina! Rs

  • Giulliano Adami

    Boa dica

  • Thalmo Fernandes

    Acho que vou comprar um iPhone 5 só pra ver se consigo tirar fotos com efeito roxo :P.

    • Hemerson

      Também fiquei curioso. Vou ter que comprar um iPhone 5 agora. hehe

  • Gui Del Frate

    O efeito chama-se Lens Flare. Tenho fotos belíssimas aproveitando esse efeito, e TODAS as lentes o criam de acordo com o ângulo. O flare pode ser roxo, vermelho, branco, pode ser uma linha vertical, horizontal, várias linhas angulares… tudo dependendo da lente utilizada! Nunca houve um porquê para esse mimimi.

  • Bruno

    O que eu mais gosto de “discutir”com meus amigos que comprarm um smartphone novo é que eles SEMPRE dizem: Entao essa função XYZ do meu celular nao tem no iPhone!

    Eu sempre respondo: Taí a diferença…. Eu falo do meu iPhone sem referenciar nenhum outro aparelho… alias, percebeu que eu disse meu iPhone e nao meu celular?

    Chega de tanto mimimi…. Se nao fosse a apple estariamos utilizando stylos até hoje!

  • Edguitarra

    iLex
    o problema do antennagate ocorre mesmo. Se eu pegar o meu iPhone sem capinha o sinal cai até ficar sem sinal. O próprio Steve Jobs confessou o problema na biografia dele.

    • Você não entendeu o “antennagate” então. E falo isso na boa, sem intenções de dizer que “o que eu digo está certo e você está errado”. Por favor, não entenda assim

      Leia os artigos da época, de vários blogs, e você verá que a impressão que passava era de que o iPhone 4 era defeituoso, pois a antena não funcionava. Procure você mesmo, não sou eu quem está dizendo. Havia muita gente (e portais) que exigia um recall da Apple.
      Você devolveu o seu iPhone 4 depois que comprou, por causa deste “problema”? Não, né?

      Seu erro (e o de muitos) é chamar de “antennagate” o efeito que acontece em regiões de baixo sinal que faz com que a intensidade do mesmo diminua. Mas isso é um EQUIVOCO. Isso não é o “antennagate”.
      Este efeito acontece com vários celulares, e faz parte da tecnologia (a gente conseguiu até reproduzir o problema em um iPhone 3GS, você deve se lembrar). A Apple conseguiu fazer uma maneira da antena não apresentar este problema no 4S e no iPhone 5, evoluindo a tecnologia.

      O que se chama de “Antennagate” é o alvoroço que a imprensa fez na época por causa deste efeito, que dava a entender que o iPhone 4 era imprestável e não funcionava. Você mesmo está provando que isso não era verdade, pois usa o iPhne 4 até hoje.
      Deu para entender?

      • Diogo

        Bem, na verdade o iPhone 4 deu esse “problema” por a antena ficar localizada num ponto onde o usuário poderia colocar a mão com mais facilidade que os demais aparelhos. Claro que isso ser repete em qualquer celular, se você obstruir o sinal da antena, o sinal vai cair, nada de mais realmente… Afinal, se a Apple quer fazer um celular precisa de colocar a antena em um lugar, né?

        A solução deles no 4S foi colocar a antena em dois lugares, neste caso, só se o usuário quisesse realmente bloquear o sinal ele conseguiria.

        E claro, que vira um alvoroço quando se trata de ser um iPhone

  • Bruno

    Reclamar de algo assim é tipico daquela pessoa que acha que uma camera com 15 Megapixels é melhor que uma com 5 Megapixels.

    Garanto que alguns vao perguntar…e nao é não?
    NAO e NAO!
    O que mais influencia na qualidade das fotos sao as lentes utilizadas e o sensor que capta as imagens,o que justifica as cameras DSLR terem uma qualidade muito superior as compactas,ja que as lentes sao melhores e os sensores terem mais que o dobro do tamanho.

    Os telefones celulares vem evoluindo nessa parte e o iphone está cada vez melhor,fazendo com que muitos aposentem suas compactas.Eu mesmo ja deixei a minha de lado e fotografo apenas com o iphone…quando quero algo melhor utilizo minha D90 e algumas lentes que tenho.

    Quanto ao problema à que se refere o texto,nada mais é que uma aberração criada pelo reflexo que o sol cria na lente dependendo da posiçao em que ela se encontra,confome foi muito bem explicado no texto.
    Esse problema afeta todas as cameras e lentes,umas mais outras menos,dependendo do tratamento que cada uma recebe,tratamento esse chamado “coating”.

    Enfim,podemos todos ficar tranquilos…o iphone 5 ainda continua sendo a melhor camera em celular…pelo menos na minha opiniao.

    Até!

    • Anderson

      É isso aí Bruno, ótima resposta…. mas vamos falar de coisa boa?
      Vamos falar de Tekpix, com 684168432164 mpx de resolução, filma, esquenta almoço, lava e passa e o mais importante: Não tem o tal “defeito” do iPhone5. 😉

      Hehehe

  • Leonardo Vargas Leffa

    SEMPRE Tem muita gente querendo achar defeito no iPhone 5..

  • Douglas

    iLex, desde que comprei meu 4S, sempre ele aparece essas “manchas” violetas, não tanto quanto ao sol, pois evito tirar fotos assim, mas até mesmo com uma simples lâmpada dentro de casa. Caso queira ver algumas fotos posso te ajudar 😉
    Abraço.

    • Douglas

      Só para acrescentar, não só violetas, como meio azuis também…

  • Márcio Barros

    Tudo isso porquê?
    Simples, iPhone.
    Adoram falar bobagem.

  • Eduardo

    O problema todo na minha opinião é que antes o debate era sobre as excelentes inovações e novidades que o Iphone trazia. Hoje, os assuntos são que a camêra não é tão ruim assim, o mapa está ruim mas não é o fim do mundo, o aço arranha fácil mas basta comprar uma capinha..

    Enfim.. se pararmos para pensar, o culpado desta perseguição que os críticos vem fazendo ao Iphone 5 é o próprio Iphone 5 e a Apple.

  • João Carlos

    Não sei de qual lado o mimimi é maior.

    • Ricardo Saurus

      É claro que o mimimi é sempre maior do lado da Apple. Afinal, fandroids são os maiores preocupados com os “defeitos” dos produtos da maçã; enquanto os usuários do iOS estão tão satisfeitos com seus iGadgets que nem se importam com os outros aparelhos / sistemas operacionais.

  • Maurice

    A real é que o pessoal morre de inveja e fica falando besteira. Nas duas vezes em que fui mostrar o meu novo iPhone 5 pra algum amigo, sempre apareceu alguém falando alguma coisa de ruim do aparelho. Pra mim isso é sinal da mais pura inveja.

  • Julio Morbeck

    Uma das dicas básicas pra quem quer tirar fotos é sempre ficar de costas para a fonte de luz, sol, lâmpada acesa, pois vai dar problema na foto, sempre ouvi dizer isso e é a mais pura verdade fiz o teste e confirmei isso depois de uma dica de um fotografo.

  • Davi Batista

    Quem esta reclamando do iPhone 5, venda o iPhone 5 no mercado livre ( tem muita gente querendo comprar ), depois pegue o dinheiro e compre um galaxy da vida ( pode ser um S 2 ou 3 e não esquece de baixar um Anti Vírus ) e compra uma Tekpix também kkkk
    Haaaaaa e não venha mais encher aqui no Blog #NÃOenche

  • Eduardo Assunção

    http://instagram.com/p/QjmioWtb28/?fb_source=og_snowlift_photo_user_message bem contra o sol, e mesmo sem o instagram, não tinha nada violeta na volta.

    • João

      bela foto!

  • George Vale

    Para nós fotógrafos isso é a coisa mais normal do mundo, e acontecerá na câmera mais avançada e cara do mundo. Chama-se flare. A única coisa capaz de evitar é um acessório simples e barato chamado parasol, qe corresponde ao equivalente de cobrir a lente com a mão. Simples assim.

  • Luka

    Faço fotos lindas com meu antiguinho 3GS…quem quiser me segue no Instagram pra ver: Luka Pires
    E ainda abuso dos raios solares…hahahah

  • Gfar

    Como a Apple atingiu uma dimensão verdadeiramente mastodôntica, e o iPhone é o produto mais icônico da nossa sociedade, todo ano é a mesma ladainha: uma boataria inacreditável antes da cada lançamento e muito, mas muito mimimi – alguns válidos, como no caso dos mapas – depois.

    Feliz ou infelizmente, na vida tudo tem um preço.

  • Eduardo

    Como usuário de Iphone, Ipad e Mac, posso dizer que tenho vergonha de grande parte do público Apple. Meu deus, aqui é um fórum de discussão do Iphone, questionar, discutir e reclamar faz parte do comportamento de um cliente exigente. Pro inferno os fãs de android e o que eles acham e pro inferno quem compraria o Iphone até se fosse uma pedra só pra alimentar essa guerrinha. Eu vou continuar reclamando do que eu achar ruim e elogiando o que acho bom.
    Iphone ainda é disparado o melhor smartphone mas não podemos deixar de reclamar e manter nosso nível de exigência lá em cima.. Parece que tem gente que evita questionar alguma decisão da Apple ou do Iphone só pra não dar motivos para os androidistas.. isso é coisa de criança.

    Quem entende de monitoramento e tracking sabe o quanto a opinião dos usuários e veículos como este blog são levados a sério pelas empresas. A insatisfação as vezes é fundamental para ajudar a empresa a tomar o caminho certo novamente.

    Não quero comprar Galaxy e também não quero falar que a camêra do Iphone nem é tão ruim assim, que o Mapa não é a pior coisa do mundo, que pra não arranhar basta colocar mil capas e películas.

    Quero poder voltar a ler e debater o quanto o Iphone inova e traz mil beneficios e novidades aos seus clientes. Foi assim que sempre foi, até este bendito Iphone 5.

  • André

    Só um comentário de um fotógrafo.

    Eu faço sim fotos contra-luz. Nem sempre mas por exemplo, em situações onde você está fotografando pessoas. Quem fica contra a luz é a câmera e não elas para que elas não fiquem com os olhos fechados. Aí é feita uma compensação, o chamado flash de preenchimento, para diminuir as sombras e deixar assunto e fundo com tonalidades próximas.

    O “problema” citado, ao meu ver, está mais relacionado mesmo com o ângulo que a luz está entrando e refletindo nos elementos óticos da objetiva do celular do que propriamente com fotografar contra a luz, como vocês mesmos identificaram.

    Parabéns pelo post!

    • ick

      Eu ia postar algo parecido 🙂

      Nunca fotografar contra a luz não é regra de fotografia, aliás, é recomendada principalmente para retratos como o André disse (obs: tem bastante tutorial no youtube se alguém tiver curiosidade para aprender).

      Fora esse detalhe da “regra” do post, a análise do “problema” em questão está excelente.

      Parabéns pelo blog.

      Abraços

  • Victor

    Esse efeito na fotografia chama-se Flare.

  • Dênis

    Quando venho ao blog sempre leio os artigos do ilex e PRINCIPALMENTE leio os comentário, é a parte onde mais me divirto e vejo que sempre há dois lados da moeda (as vezes esse lado é meio estranho, massss)

  • Leonardo Negrisoli

    Adorei a pegadinha com a câmera nikkon ahahaha

    mto bom o artigo.. tanto no meu antigo 4, quanto no atual 4S isso nunca aconteceu…

    Eu tinha uma Sony cybershot que acontecia isso nas fotos contra a luz e sem flash… Vcs tentaram reproduzir o “efeito violeta” tirando as fotos com o flash ligado?

    Abs

  • Beaguinho

    Bom, pelo menos isso mostra que as lentes do iPhone 5 são realmente diferentes do iPhone 4S 🙂

    • Iron Junior

      Da para perceber bem a diferença nas fotos com pouca luz.

      • Beaguinho

        Legal, é outro interesse que em tenho em comprar o iPhone 5

  • Murilo

    Ah claro, agora temos que procurar soluções para problemas que não deveriam existirem.

    Além de que podemos perder momentos únicos com isso…

  • Eddie Vander

    Eu acho que o pessoal está se esquecendo de um pequeno detalhe…
    O IPHONE É UM CELULAR E NÃO UMA CAMERA FOTOGRÁFICA PRFOFISSINAL!!!

  • Copeta

    Nunca tive esse problema com meu iPhone 4s… Não sei enquanto aos iphones inferiores ao 4 se tem o mesmo problema mas das mais variadas fotos que tirei nunca aconteceu isso

  • Daniel Alencar

    Mas q gente mais idiota! Caramba. Tira foto do sol melhor q o iPhone 4 e o povo vem com ladainha! Vai tomar banho! Tirei uma foto do nascer do sol ficou cheia de manchas vermelhas, muito pior q um risquinho roxo! Ah essa gente q nao sabe tirar foto. Uma simples cagada de ter deixando o iPhone no angulo certinho com o sol causou a mancha na primeira foto o idiota vem com frescura! Ah.

  • TiãoGavião

    O_o iLex estamos velhos, essa de enrolar o filme eu passei, rssss
    Sinceramente adorei o efeito na foto, quando pegar o meu iPhone5 vou reproduzir em algumas situações 🙂

  • Bernardo Sampaio

    Eu consegui uma foto com esse raio violeta com meu iPhone 4s. Tive que mexer um pouco pra conseguir.
    Sim, eu queria que acontecesse isso. E ainda coloquei o efeito Lo-Fi do instagram pra intensificar.

  • Rodrigo Vicentini

    Isso se chama aberração cromática, e acontece quando os elementos óticos da lente não sao de boa qualidade, mas isso não quer dizer que a câmera seja ruim ou os elementos ruins… raramente vc ira entroncar uma lente prime que de aberração cromática.

  • Claudio

    Não acho normal este efeito, para mim esta mais para rosa que roxo… Tiro diversas fotos com meu 4S e nunca tive problemas, o jeito é esperar o iPhone 6, espero que resolvam também o problema de riscar fácil. Ah, também não tive coragem de atualizar para o IOS 6, vou esperar ter um app de mapas decente.

  • Henrique Bertsch

    Isso é tudo nego querendo achar defeito onde não tem…

  • Jrbs

    Bom… eu consigo ver que tem problema com essa CAM. Dizer que não há também é muito, né!?

    • Quem disse que o problema não existe? Você leu todo o texto?

  • Vinícius

    Parece até fanboy da Samdung que espalhou esse hoax. A Apple incomoda muita gente, cuidado iLex já li muito fake aqui com comentários fúteis.

  • Ruter Jr

    qualquer gota d’agua é motivo pra virar um mar de preocupação quando envolve a apple e seus devices! nego já fica de orelha em pé!

  • Chris

    It’s not a problem. It’s a feature!

  • Mica Bergamaschi

    Isso não quer dizer que possam ser feitas ótimas fotos com o iPhone, mesmo contra a luz. Confiram meu portfólio feito com um iPhone 4 – http://www.flickr.com/photos/micaellua/sets/72157630774619046/

  • Augusto Mattos

    Cara, esse efeito da luz do sol contra a lente acontece frequentemente no meu 4S, nunca achei que fosse defeito, até porque nas minhas maquinas fotográficas acontece também..

    • Augusto Mattos

      Só uma curiosidade.. Antigamente usava a câmera do celular para testar o controle remoto, pois era possível ver a luz infravermelha acendendo, e no 4S não capta o infravermelho…
      Não sei nos outros iPhones como sai, mas achei interessante.

  • Mark.Bobs

    Seja o que for, que a foto do teste 4 Iphone 5 parece mais um “raio” de um OVNI roxo que está descendo do sol, isso parece….achar q fica legal, é ignorar evidencia cabal e inegável. É PROBLEMA sim.
    Se se repete em outrasmáquinas emmenor ou maior proporção, é outro mérito a ser julgado.
    No entanto, daí a dizer tb que o problema é “MAJOR” e que pode se tornar componente negativo decisório para uma compra, é um disparate !!!!

  • Claudio

    Com o meu 4S nunca aconteceu este efeito, a própria Apple admitiu que este efeito é mais acentuado no 5 devido as novas lentes. Outro perda em relação ao 4S esta relacionada a facilidade de riscar, deveriam manter o vidro, acho muito mais elegante.

  • Pedro Willyam Calheiros

    A minha câmera também exibe imagens com essas manchas roxas quando eu aponto pro sol, mas quando eu tiro a foto, elas não aparecem! Eu pensei que no iPhone fosse a mesma coisa, mas o post esclareceu! ;D!

  • LDS

    Que tal parar de chamar o flare de problema?
    Como o Anderson bem explicou, é um EFEITO.
    Se para alguns malas de plantão é defeito, problema deles.

    Tem gente que tira fotos BUSCANDO (!!) pelo flare.
    Não quer o flare? Use o bom senso (se tiver em estoque).

    A internet deu voz aos malas, mas é assim mesmo na democracia: a gente pode não gostar deles, mas lutaremos até o último fio de cabelo para que tenham o direito de mostrarem o quão malas eles podem ser.

  • EFB

    Preciso de ajuda:
    Tirei uma foto com meu iphone 5 contra o sol. Precisava saber se isto pode danificar a camera ou o proprio aparelho!!!
    Valeu!!!