Comparativos

Dica básica de fotografia: nunca tire fotos contra o sol, principalmente com o iPhone 5

Todos os anos a regra é a mesma: novo iPhone significa nova polêmica. No iPhone 4 foi o exagerado antennagate, que fez muitos pensarem que o aparelho vinha com um defeito de fábrica. Depois, disseram que a versão branca era mais grossa e iria inutilizar as capinhas existentes. Tudo se mostrou balela.

Com o iPhone 5, criaram um outro: o problema das manchas violetas ao tirar fotos contra a luz. Mas será que há mesmo motivo para tanto mimimi?

Quando eu era criança, minha mãe me deu uma maquininha Kodak, aquelas simples que precisava rodar o filme com o dedo cada vez que fosse tirar uma foto. E naquela época (long, long time ago), uma das primeiras coisas que me ensinaram foi uma regrinha básica de fotografia: nunca tire fotos contra o sol.

Por que? Além do sol deixar a foto clara e o rosto da pessoa escura, também acontecia dos raios de luz criarem efeitos na lente, dependendo do ângulo, deixando na foto (revelada dias depois) alguns riscos de luz.

Estamos falando de uma regra bem antiga, amigos.

Voltando aos dias de hoje, algum sábio usuário resolveu tirar uma foto contra o sol assim que comprou seu iPhone 5 e descobriu que apareciam manchas violetas em algumas partes. Pronto, um ótimo motivo para criar uma polêmica (e atrair milhares de leitores).


Crédito da foto: iMore

Como você pode ver na foto acima, um aro violeta se forma ao tirar uma foto contra a luz. Então muitos sites ligaram o sinal de alerta, dizendo que descobriram “um grande defeito do iPhone 5”.

Você ficaria chateado se sua foto ficasse como esta de cima? Pois saiba que ela não foi feita no iPhone, e sim em uma Nikon D800, com lentes profissionais. Há!

Se alguém deixar de comprar uma ótima Nikon por causa disso, seria algo pouco inteligente.

Quando testamos o nosso iPhone 5 na primeira semana, não tínhamos conseguido reproduzir o problema, mesmo tirando fotos contra o sol. Mas como algumas pessoas continuaram a reclamar do problema, intensificamos mais os testes, para ver se o violeta aparecia. Depois de vários testes, conseguimos achar um ângulo exato em que o sol deixava uma linha roxa na foto.

Precisou de 4 tentativas (e leves mudanças de ângulo em relação ao sol) para conseguirmos reproduzir o problema, que nada mais é que um efeito de luz sobre as lentes da câmera. Basta mudar um pouquinho o ângulo que ele desaparece.

Resolvemos testar, tirando a mesma foto com um iPhone 4S e um iPhone 4.

Com o 4S, não conseguimos reproduzir o problema, mesmo depois de diversos testes. Com o iPhone 4, conseguimos ver manchas violetas também, mas com uma intensidade bem menor que o iPhone 5.

O site iMore conseguiu encontrar este problema também no iPhone 4S:

O efeito violeta existe quando tiramos fotos contra a luz? Sim, existe, não dá para negar. E segundo nossos testes, acontece mais facilmente com o iPhone 5 que com outros modelos de iPhone. Mas isto é porque o sistema de lentes do novo modelo é melhor e interpreta diferentemente as luzes.

Como se vê, não é um problema específico do iPhone 5 e sim de qualquer máquina fotográfica. Se você não quiser que isso aconteça com você, a solução é simples: não tire fotos contra a luz. Ou então, siga a ótima dica que a Apple deu sobre o assunto, e que eu já fazia quando era criança: tape a lente com a mão caso perceba que a luz do sol está entrando nela.

Ou simplesmente mude ligeiramente o ângulo do aparelho, para que a incidência da luz não provoque efeitos na imagem. Conosco deu certo. 🙂

Conteúdo original © Blog do iPhone

Tags
Mostrar mais

iLex

Robô virtual que tem como missão organizar o site e ajudar leitores. De tempos em tempos ele desvirtua e tenta fazer outras coisas, mas nada que um hard reset não resolva.

Artigos Relacionados