Uma das belas novidades do iOS 6 para o iPad foi o aplicativo Relógio, que pela primeira vez aparecia de forma nativa no sistema do tablet. Inspirado no design dos clássicos relógios da companhia ferroviária suíça (SBB) , eles mostram com elegância os horários de várias cidades do mundo.
Mas justamente por este design não ser de domínio público, a Apple estava arriscando ser processada por uso indevido de propriedade intelectual, logo ela que sempre defendeu com unhas e dentes suas criações.
O design original (que se transformou em um ícone mundial) foi criado em 1944 pelo engenheiro Hans Hilfiker, mas é usado pela fabricante de relógios Mondaine sob licença da SBB.
O layout do relógio foi feito especialmente para a estação de trens de Zurique, com o ponteiro vermelho dos segundos representando uma plaquinha muito usada pelos fiscais de estação.
A Mondaine e a companhia ferroviária declararam que estavam planejando reclamar na justiça sobre o uso não autorizado do design pela Apple. Felizmente, a Maçã conseguiu entrar em acordo com as duas e a partir de agora não haverá mais risco de perdermos este belo relógio em nossos tablets. Ela irá adquirir uma licença para o uso do layout.
É bem estranho a Apple ter usado um layout na qual não tinha o direito. No início, acreditava-se que era uma homenagem feita por Johnny Ive ao clássico relógio, mas quando os responsáveis começaram a reclamar, a coisa ficou estranha.
Como sempre defendemos aqui, a propriedade intelectual deve sempre ser preservada e respeitada. Se a Apple pisou na bola, é mais do que justo pagar a licença a quem tem direito pela criação original. E felizmente a Maçã correu atrás para reparar seu erro.
E com isso, nós continuaremos a ter um belo relógio em nossos iPads. ;)