2012ARQUIVOiOSiPad

[aperitivo iOS 6] iPad ganhará aplicativo de Relógio nativo no próximo sistema


Ícone estiloso

Por alguma razão que ainda ninguém entendeu, em 2010 a Apple lançou o iPad original sem os aplicativos Relógio, Tempo e Calculadora (o Bolsa ninguém usa mesmo) que vinham no sistema do iPhone e no iPod touch. Este equívoco será parcialmente reparado no próximo iOS 6, que deve ser lançado em outubro.

Na versão de testes do iOS 6,  já aparece um aplicativo Relógio no iPad, com ícone redesenhado exclusivamente para o tablet (o do iPhone continua com o ícone preto). Ele une também a funcionalidade de informar a temperatura atual na cidade correspondente.

Um dos argumentos da Apple de não migrar no início estes aplicativos para o iPad é que ela sempre defendeu que eles não deveriam ser simplesmente uma adaptação básica da versão iPhone para a tela maior do tablet, mas sim repensados especialmente para o iPad. E foi o que ela fez com o Relógio, que ficou bem simpático e funcional.

Ele também dividido em 4 funções básicas (Relógio, Alarme, Cronômetro e Timer), como no seu primo menor.

Relógio

A função Relógio mostra até 6 cidades diferentes, indicando em um mapa onde cada uma fica. O visual é muito bonito, imitando os clássicos relógios das estações. Se você tocar em um deles, ele amplia para a tela inteira.


Clique na imagem para vê-la maior

Alarme

Você dorme com o iPad perto (após ler um livro antes de dormir) e sempre quis que ele funcionasse como despertador? Com o iOS 6 será possível, sem precisar instalar nenhum aplicativo externo. E a Apple mais uma vez mostrou aos desenvolvedores [de aplicativos de despertador] como criar um app aproveitando a tela grande do aparelho.

Para o despertador, é possível selecionar os toques presentes no iPad ou então músicas inteiras (novidade no iOS 6 também no iPhone). Os toques que vem com o sistema são os mesmos presentes no iPhone, e você ainda pode adicionar os seus próprios, via iTunes.

Ele mostra uma grade semanal com todos os alarmes da semana. Assim é possível visualizar facilmente como está a programação de vários alarmes.


Clique na imagem para vê-la maior

Pena a Apple não ter feito como no Relógio, permitindo que a hora digital amplie para a tela toda ao ser tocada. Quem sabe até a versão final isto não mude.

Cronômetro

Quanto ao design, não tem como fazer milagre com o cronômetro e, portanto, o visual é bem simples.

Timer

Você costuma levar o iPad para cozinha para ler receitas e ajudar na comida? Então agora você terá um Timer, para saber quando o ovo estiver cozido. O visual, pelo menos nesta fase do beta, é horrível.

O iOS 6 será lançado publicamente só em outubro, para o iPad 2 e o novo iPad. Proprietários do iPad de primeira geração ficarão de fora da brincadeira, infelizmente.

Conteúdo original © Blog do iPhone

Botão Voltar ao topo