Opinião

Google se negou a implementar melhorias nos mapas do iOS há mais de dois anos

Já dissemos aqui: não importa quem tenha a razão, quem sai perdendo com a briga entre Apple e Google é o consumidor. Uma parcela dos usuários está realmente sofrendo com a mudança dos mapas no iOS 6, pois em grandes cidades, muitos serviços úteis que existiam no sistema foram simplesmente retirados (e nós avisamos isso antes mesmo do lançamento do iOS). A situação ficou realmente ruim para o consumidor, a ponto do próprio CEO da companhia pedir desculpas em público (humildade esta que talvez Jobs não teria).

Ou seja, ninguém aqui está tentando tapar o sol com a peneira: o problema existe e atinge grande parte dos usuários.

Mas o que talvez nem todos estejam avaliando bem é que tudo isso é consequência do próprio Google, que impediu, por interesse comercial, que os seus mapas ganhassem qualquer evolução no iOS. Ou a Apple decidia continuar permitindo um serviço inferior para os seus usuários, ou ela rompia de vez para propor sua própria solução, bem mais moderna.

Um pouco de história

Vamos voltar ao ano de 2010, mais especificamente ao mês de abril. O Google anunciou uma evolução no seu serviço que alegrou muita gente: o Google Maps Navigation, que pretendia oferecer de graça o que aplicativos como o TomTom cobram para disponibilizar. Muitos de nossos leitores ficaram bastante eufóricos com a notícia, ainda mais porque foi o iPhone que popularizou os mapas do Google no mercado mobile.

Porém, no mesmo dia, o Google negou que estaria fazendo uma versão para os dispositivos da Apple. A novidade era só para a plataforma Android.

Bastidores

Óbvio que a Apple insistiu para o Google também implementar a navegação curva-a-curva com instruções por voz no iOS, pois para o Google seria só adaptar suas APIs para funcionarem no sistema do iPhone, usando a mesmíssima base de dados. Ou seja, trabalho nenhum.

Segundo o site AllThingsD, o Google se negou a oferecer este serviço aos usuários da Apple. Claro que ele nunca teve a obrigação de implementar isso, foi uma decisão puramente comercial: um diferencial importante para o Android, que tinha algo que o iPhone não tinha.

Dá para entender a posição do Google, de valorizar um produto seu mais do que o da concorrência. Provavelmente eu e você teríamos feito o mesmo se estivéssemos no lugar. Mas neste ponto, é preciso avaliar que tipo de “parceria” é esta em que seu parceiro deixa o produto inferior propositadamente em benefício de outro. E é aí que precisamos entender a decisão da Apple.

Responsabilidade do aplicativo Google Maps

O aplicativo Mapas do iOS sempre foi feito em parceria da Apple com o Google. Erra quem diz que ele não evoluía por causa da Apple, pois era o Google quem poderia incluir ou não funcionalidades. Até chegamos a ver recentemente a adição de serviços como o Street View e o trânsito em algumas cidades brasileiras, mas isso sempre existiu nos Estados Unidos desde 2008. O fato de termos depois é porque o Google demorou para implementar seus serviços no Brasil, coisa que muitos reclamam hoje da Apple. Brasileiro tem memória curta.

Há mais de dois anos que o aplicativo Mapas do iOS não evoluía. Por causa do Google.

O Google poderia, se quisesse, lançar uma versão independente dos seus mapas na App Store. Mas ele não quer, pois está adorando ver você aí sofrendo com a mudança, pois quer que você deixe de usar este seu iPhone para comprar um Android. Claro, se o sistema deles tivesse outros diferenciais melhores, não precisaria jogar tão baixo.

Quem olha de fora, pode até pensar que o Google só vê chances em vender o seu sistema se transformar o iOS em algo pior, ao invés de tentar tornar o Android algo melhor. Mas, obviamente, isto é só impressão, pois o Google nunca agiria assim…

Solução para melhorar a experiência dos usuários

Imagine que você está na função de tomar decisões na Apple. O que você faria neste caso? Continuaria “dormindo com o inimigo” e deixaria seus usuários sem melhorias nos mapas ou iria atrás de outra solução para poder oferecer um serviço melhor para quem usa os seus produtos?

A Apple decidiu romper com o Google e criar seus próprios mapas. Só assim os usuários de iPhone e iPad poderiam ter um serviço melhor.

Continuar com os mapas do Google no iOS significaria não ter acesso à melhorias. Seria ficar atrás da concorrência.

Dores de cabeça

Não há dúvidas de que a mudança foi ótima a médio e longo prazo: em 4 anos, provavelmente teremos os melhores mapas que um dispositivo móvel pode ter. Mas e o presente, como ficamos? Ninguém vive de passado ou de futuro, nós vivemos do agora, e neste momento o fato é que não temos nas grandes cidades (principalmente São Paulo e Rio de Janeiro) serviços vitais como aviso de tráfego e linhas de transporte público. Em cidades menores, isso não foi tão chocante e os mapas estão até melhores.

Infelizmente esta solução não foi perfeita. Romper com um serviço maduro, mesmo que incompleto, sem apresentar nada à altura, foi terrível para muita gente. E até os novos mapas atingirem uma qualidade aceitável, um hiato existirá, deixando os usuários “órfãos” de alguns serviços.

Sinceramente, não sei dizer se isto foi um erro da Apple que não previu este hiato, ou se foi algo estratégico, confiando que o conhecido Campo de Distorção da Realidade iria fazer todos aceitarem passar um tempo com serviços pela metade. Teremos sim mapas melhores, mas quando?

Não tiro a razão de quem está irritado com a Apple por causa desta decisão. Nos acostumamos a ter tudo na ponta dos dedos, de forma fácil e imediata, e isso inspirou muitos sistemas da concorrência.

Uma atualização que tira funcionalidade é algo que realmente ninguém quer experimentar e a Apple nunca tinha feito isso antes com seus clientes. Ponto negativo para a Maçã.

O que fazer agora?

Muitos não param de reclamar do que aconteceu, mas acho que todos já estamos cansados de ouvir algo que, de tanto ser repetido, está virando ladainha. Ok, foi ruim, prejudicou muita gente, mas é hora de seguir em frente. Cabe a cada um decidir se troca de celular por causa disso ou se arruma uma alternativa enquanto os mapas da Apple não viram a promessa que são. Só reclamar repetidamente, não leva ninguém a lugar nenhum.

Felizmente, há inclusive uma maneira de contribuir para que a evolução dos mapas seja mais rápida, principalmente no Brasil. Claro, você pode continuar ranzinza e dizer que pagou R$2.000 em um aparelho e por isso quer o serviço pronto, sem contribuir de graça. Mas isso é coisa de gente que pensa pequeno e merece que os serviços demorem a chegar no Brasil, inclusive do Google, que lançou novos mapas tridimensionais muito legais, mas que demorarão anos para chegar em nosso país. Se pudesse, você não ajudaria para eles também chegarem antes?

A Apple errou (ou não), mas este é um problema temporário, que nos atinge agora. Ela não irá falir por causa disso e em dois anos todos nós já teremos esquecido isso, com mapas realmente funcionais. Tudo isso tavez sirva para ela se dedicar ainda mais à evolução dos mapas, o que será benéfico para todos os usuários.

Conteúdo original © Blog do iPhone

Tags
Mostrar mais

iLex

Robô virtual que tem como missão organizar o site e ajudar leitores. De tempos em tempos ele desvirtua e tenta fazer outras coisas, mas nada que um hard reset não resolva.

Artigos Relacionados

  • Pedro

    -.-

    • T R S

      Eh simplesmente inaceitável liberar para um mercado tao exigente um produto tao incompleto!!!
      Desculpe, mas mesmo procurando a imparcialidade neste post sinto que muitos acabam defendendo, mesmo sem querer, a atitude da Apple. Essa sim é uma atitude lamentável que acaba ajudando a demora em diversos serviços chegarem no Brasil!
      Falta um pouco mais de exigência em algumas pessoas!

      Abs
      Tercio

      • Pedro Silva

        Concordo, pois se o mapa ainda nao estavavbom pq liberar?! Eles poderiam ter esperado o próximo ano para fazer isso!

        • Lázaro Freire

          Concordo. Sou fã da Apple, mas não sou cego. Liberaram um produto imaturo, cedendo à pressão da concorrência, sem se preocupar tanto com o único real prejudicado: o consumidor. Porque não mantiveram o serviço anterior ENQUANTO evoluiam seus mapas para algo MINIMAMENTE decente?

        • Roberto

          Comungo do seu raciocinio, e faco um comentario extra: discordo da informacao de que os mapas ficaram melhores em cidades pequenas. Na minha cidade natal, as ruas ganharam nomes loucos, ridiculos, e quem nao conhece o lugar nao tera condicoes de usar os mapas da apple pra se localizar.

          A primeira funcao de um mapa nao eh ser bonito, mas sim nos servir de guia. A eficiencia deve se sobrepor á beleza.

      • wperucci

        Poxa, o que é inaceitável, a idéia do Iphone foi sempre trazer o melhor para os usuários, foi um erro contar com parcerias, fazer o que, tomaram uma decisão.
        Existe inúmeros gps no mercado, e inúmeros aplicativos de navegação, acho que a idéia da apple, ta corretíssima, uma hora tinha que acabar mesmo. Então que acabe agora ou sofreremos mais no futuro.
        Eu garanto a vocês se a apple tivesse lançado alguma solução para ir melhorando no mercado, dúvido que os usuário do Google maps iriam utilizar, então ficaria do mesmo jeito.
        Paremos de reclamar e vamos melhora-lo. O próprio Google Maps foi mudanças por muitos dos usuários, e não pela empresa. É como a Matéria Diz: “Temos uma memória curta.”.

        Isso tinha que ocorrer, e podemos melhorar rapidamente.

      • Leonardo F. M.

        Eu concordo que a Apple pisou feio na bola. O que ela fez foi uma infantilidade.

        Se a idéia é ter um sistema próprio para torna-lo melhor que o atual (Google maps), retroagir, mesmo que para melhorar não adiantou nada neste momento, uma vez que o sistema apresentado é muito pior que o que já existia.

        O que a Apple deveria ter feito, já que a Google não quis melhorar o sistema dela no iOS, era, continuar o Google Maps, e desenvolver um novo sistema até que ele chegasse, no mínimo, ao mesmo padrão ao que já existe (Google Maps), e então, a partir daí apresentar seu novo produto e substituí-lo, e não deixar o cliente com um serviço pior ao que já existia, pra que daqui a alguns anos chegar ao mesmo padrão, ou

        Sinceramente, seu eu tivesse comprado um aparelho de GPS e na sua atualização o fornecedor me oferecesse um serviço pior ao que já tinha quando comprei, com certeza eu iria procurar meus direitos de consumidor. Isso é um absurdo!!!
        Alias, acho que existe lei pra isso, o único problema, talvez, é que nesse caso do iPhone vc não está comprando um aparelho de GPS!

        • Leonardo F. M.

          Tem um outro detalhe que esqueci.

          Devemos nos lembrar que a Apple não está fazendo este sistema sozinho, ela está em parceria com a Tom Tom, e aí logo devemos pensar em duas coisas:

          1. Quem garante a Tom Tom um dia não vai fazer o mesmo com a Apple o que a Google fez? Devemos nos lembrar também a Tom Tom tem seus próprios devices e sistemas! Ela pode muito bem deixar de atualizar o sistema da Apple em favor do seu próprio!

          2. A Tom Tom já tem um sistema muito bom nos seus devices, melhor que o Mapas, é uma empresa bem madura, quem tem um aparelho seu e/ou um sistema seu no iphone pode ver isso claramente, mas o mesmo padrão não ocorre no Mapas. Por que?! (Teoria da Conspiração! eheheh)

          Brasileiro tem memória, e visão, curta mesmo!

    • Jean Carlos

      Adicionaram a minha cidade depois que eu reportei falta de localização, com o nome de ruas, tudo certinho, até mesmo posto de gasolina, será que foi porque eu reportei? a minha cidade é bem pequena, tem apenas 15mil habitantes.

      • Felipe

        Viu porque quem ganha “trabalhando de graça” somos nós? Vocês acham que nós iriamos ganhar algo com os mapas do Google? Para ganhar algo, temos que perder outra, eu sempre achei os mapas do Google no iOS a pior coisa que tinha! Agora fico feliz com esta mudança, perdemos inovação no iPhone 5 e no iOS 6 para dar lugar a mais um recurso ótimo, vai ver Nova York nos Mapas da Apple! Bem melhor que o do Google, ele ainda não é bom no Brasil, mas o do Google um dia já nem teve o Brasil… IOS 6.1, os melhores mapas do mundo, e quem irá ganhar nessa briga somos nós, que usamos os Mapas de várias marcas 🙂

        • Felipe

          Esqueci de falar que iOS 6 não foi inovador, mas foi uma melhoria muito grande do melhor sistema operacional móvel do mundo, e sobre o iPhone 5, coisa que vocês falam que Steve Jobs não lançaria, vai ver o iPod Touch 2ª geração e o 3ª geração, Steve Jobs lançaria sim um produto que não revoluciona, mas que só melhora suas características!

        • Rubens

          Vc viajou demais nesses comentários.. Mapas melhores que os do Goolge, como o iLex disse, em 4 anos.. melhores não sei.. talvez precisos sim.

          • Pedro Silva

            Concordo! Ele não sabe o que fala! Procura ai mapas de redes subterrâneas de NY e veja se encontra na Applel!

    • rodrigo

      nossa, parabens pela materia, nunca vi uma materia tao completa e imparcial como esta, nota 10!

      • Rodrigo

        Colocar a culpa do Maps da Apple ser ruim sobre os ombros da Google é errado… elas são concorrentes… A Apple faz a mesma coisa com o iTunes no Windows, que é uma carroça véia….

    • Matheus

      Off Topic: Estou com mais problemas no iOS 6 no novo iPad. Alguns aplicativos não funcionam, por exemplo. O Shazam não consegue identificar músicas por um problema de conexão, não consigo compartilhar fotos diretamente do aplicativo das fotos. O Facebook não carrega. Enfim, alguns aplicativos não funcionam, no safari tudo funciona. Já restaurei umas 3 vezes e não resolve o problema. E o problema não é na internet porque já testei em outras redes e o problema continua. Qualquer ajuda é bem vinda.

      • Jrbs

        Eu deletaria esses apps e baixava denovo. Testa com uns 2 se funcionar

      • Danilo

        Tb estou com esse problema!Meu netflix não funciona com o ios6,não consigo ver nenhum filme por causa da conexao.Como resolver isso?(ps :ele funciona no pc)

        • André Luiz

          Eu também estou tendo problemas no novo IPad após atualização do iOS6. Netflix não funciona, as conexões de rede ficam instáveis. Diversos aplicativos simplesmente não funcionam, pode desinstalar e instalar quantas vezes quiser que o erro se mantém.

    • Anonimo

      Eu acho que a Apple podia fazer assim:
      Ela ainda tem 1 ano de contrato com a Google, ela podia colocar uma atualização para retirar o Mapa e colocar o Mapa da Google e concertar alguns bugs do iOS 6.
      Dai durante 1 ano ela tenta melhorar tudo e usar como base os sites que mostram todos os erros do Mapa da Apple, além de contratar várias e várias pessoas especializadas nisso.
      Depois que conseguir um resultado satisfatório, ela pede opinião de alguns consumidores e realiza uma nova atualização (iOS 6.1 ou sei lá). Além disso ela pode desabilitar o Flyover por um tempo até que ele esteja melhor.

      Pronto! As reclamações podem ser bem MENORES.

  • Danilo Villa Nova

    O fato é qué é inaceitavel lançar um sistema beta em um dispositivo como o Iphone

    • Pedro Alves

      Siri manda um abraço.

    • André Guimarães

      Concordo e uma pergunta, vamos ganhar algo em troca da “ajuda” que todos os usuários vão dar para melhorar o mapas? Pois se o ganho é um sistema de mapas melhor, pelo preço de um iPhone deveria ser nato do dispositivo.

      • “vamos ganhar algo em troca da “ajuda” que todos os usuários vão dar para melhorar o mapas”

        É triste dizer isso, mas brasileiro tem mais é que esperar dois anos para receber as coisas. Ê povinho…

        • Mino

          O fato é qué é inaceitavel lançar um sistema beta quando nao comprei um telefone beta.

          • Anderson

            A verdade é que em toda empresa quando lança uma mudança desse tipo de serviço, não o faz de uma vez, o ideal seria, como o mapas não está completo, deveria vir com o google maps e o da apple em paralelo, e com o tempo aprimorando seus mapas, se desfazendo da google.

            Acho que foi uma ação precipitada, que nesse ponto foi um retrocesso.

            • Vinicius

              Acho que deveriam é deixar o mapas do Google e disponibilizar o mapa próprio para desenvolvedores e colocar o da Apple como nativo quando tivesse um serviço completo, mas não adianta “chorar com leite derramado”, agora a Apple tem é que ser rápida e melhorar o mapas dela.

            • Rodolfo

              Porque a Apple não comprou uma TOM TOM da vida e enfiou no iOS 6???

          • Rodolfo

            E por que comprou? Por que antes tinha o Google Maps? Se sim, e por que atualizou? Chega de perguntas…

          • Diego

            Se 20% das pessoas que reclamam dos mapas realmente usasse um no dia-a-dia, até pensava em dar bola pro assunto. Mas quem eu mais vejo reclamando, se eu perguntar onde o sol nasce num mapa, vai apontar pro norte.

            • Raysa Dias

              A mesma coisa que penso!!! A maioria desse povo que tá de mimimi usa o mapa, no máximo, pra traçar itinerários simples ou localizar lugares no foursquare. Estão falando como se tratasse do app fotos, iMessage, iBooks e outros que realmente são utilizados!!!

            • Wilan

              Falou tudo!!! Podem fechar os comentarios.

          • Marciou

            eu Comprei um MBP retina” BETA.”Deu problema no display. Liguei na Apple ,e em três dias estava com um novo na māo.Apple nāo é Beta nāo.Experiencia própria.:)

            • Marciou

              Falando em experiencia própria,.Não volto pro win*** nen fu*****.

        • Pedro Silva

          iLex hoje fiquei sabendo de dois problemas no novo iPhone. Leak light e fotos com manchas roxas quando tiradas contra alguma fonte de luz! Você ja percebeu isso no seu IPhone? Podia fazer um post sobre esse assuntos com alguns testes com seu IPhone.

        • Rodrigo

          Dois anos? Hehehehe merecem esperar uns 6! Parabens pela matéria… Quem está insatisfeito é só trocar para android… Tenho certeza que o iphone tem muito mais valor de mercado… Ninguem vai perder dinheiro

      • Francisco Vorcaro

        André,

        Você parece um daqueles alunos que entram em um curso de pós graduação de dois anos e dizem: “Vamos receber certificado? Quanto?”

        Minha resposta é simples: Na Europa o que menos se importa é com o papel, o aluno quer aprender.

        E para você minha resposta: Quer bons mapas no sistema da Apple ou aquela m* de mapas da Google para iOS. 😉

        • Masio Padilha

          Por mais m*** que seja o google maps (segundo a SUA opinião), é bem melhor que essa m*** de mapas da Apple, que vai melhorar, isso todo mundo sabe…

          Não moro na Europa e já vi muitos amigos talentosos com muito conhecimento perderem oportunidades justamente por não terem ‘certificado’, uma coisa não tem nada haver com a outra.

          Se você não concorda então se mude para Europa.

          Engraçado como existem dois pesos e duas medidas para tudo, vejo muita gente suuuper paciente com essa cag… que a Apple fez nos seus mapas, mas não vejo nenhuma paciência ou até mesmo o mínimo de tolerância com os problemas das outras fabricantes na hora de apontarem seus defeitos.

          Paguei muito caro no meu iPad e nos meus iPhones, exijo sim o melhor sempre, e não me importo se o google maps é ruim ou não é, mesmo eu tendo a opção de usar softwares de terceiros, eu quero o produto padrão de boa qualidade, se só vai ser o melhor do universo daqui a 3 ou 4 anos, então só lance daqui a 3 ou 4 anos.

          • Francisco Vorcaro

            Olha só oque cou colocar para você: eu tenho uma escola que possui 5 salas de aula equipadas com iMac cada uma. Desde que eu comecei a desenvolver material multimídia para os meus alunos ouvi dizer que a Apple era melhor em imagens do que os pc’ com Windows. Beleza! Comprei os computadores e dou para os meus alunos o melhor de som e imagem que existe no mundo. Porém eu não vi até hoje um data show que reproduza na tela com perfeição a imagem dos computadores Apple.

            Então o que eu fiz? Trabalhei na iluminação e troquei a tela de peojeção por vidro anti reflexo. As imagens ficaram zilhões de vezes melhor.

            Os mapas da Google são bons para Rio e São Paulo, que bom, mas o Brasil não se resume a Rio-Sampa. Em muitos lugares como na minha cidade os mapas estão melhores e muito melhores.

            Ten erro? Tem, mas e daí! Choro menos e vou procurar uma solução. Neste caso a solução é ajudar. É o mesmo que dizer: Poxa vida tenho a melhor imagem do mundo mas não tenho ninguém a altura que as reproduza na parede. Poxa, então porque comprou? Só para falar que dá aulas em um iMac? Grande coisa! É um computador com o desenho da maçã. Só que ele sozinho ao ser sempre isso, pois os alunos choram que a imagem é ruim na parede e boa na tela.

            Então meu amigo, ou a gente ajuda, pensa e cria má solução ou fica chorando ou comodismo alguns alunos: usa Windows professor.

            Ai o que eu digo: olha essa imagem. Ela é linda, ela é perfeita. É tão real como o corpo humano.

            Lembre-se: um iMac + data show + tela de vidro na parede + iluminação

            • Cristiano Pinto

              Boas pessoal,

              Eu apenas quero deixar aqui a minha opinião: uma pessoa quando paga por um produto Apple espera perfeição, ou seja, está à espera de adquirir um produto excelente e não admite falhas. A questão dos mapas resume-se a isto – pagando um montante tão elevado por um aparelho, é normal as pessoas terem expectativas elevadas. Cnão estou a dizer qu não se deve errar, estou sim a dizer que a cliente
              Apple tem muito menos paciência para erros. É a mesma coisa que compararem um Mercedes com um Ford Mondeo…os consumidores esperam pagar mais por um produto de qualidade superior! Por isso, a Apple tem todo o interesse em melhorar a sua aplicação de forma a diferenciar-se positivamente da concorrência…se realmente quer ser melhor, em que parar de lançar produtos inacabados que podem ferir a sua imagem e banalizá-la. Podemos todos contribuir para minorar erros, mas quem tem a obrigação “moral” de entregar um produto ao nível das expectativas que construiu à sua volta é a própria Apple. Cumprimentos

            • Rubens

              A minha pergunta.. O iMAC usa processadores Intel, e placa de video AMD, será que um bom computador Windows, de grife, e bem montado, não daria uma imagem tão boa quanto seu iMac, usando essa estrutura fantastica que vc montou?

            • Diego

              @Rubens
              Não.

              Quer a prova? Particiona o HD do mac e instala uma cópia do Windows via bootcamp. Eu tenho um Win7 64bits Ultimate no meu bootcamp, e ele sequer aguenta a resolução maxima do iMac. Roda bem mais lento que o Lion.

            • Francisco Vorcaro

              Rubens, o Diego deu uma ótima solução, mas experimente ligar um mac em um monitor de pc-windows e sinta que experiência horrível você terá.

              A questão não é só ter a maçã gravada, mas como ela integra software + hardware e nos permite suga-los até que seja necessário um upgrade.

              Eu quero ver o circo pegando fogo e pode acreditar: eu vou estar colaborando para a Apple se tornar ainda melhor.

              E agora um segredo: Eu não sou nenhum fanboy da Apple. Sou apenas um professor da área de saúde que quis dar aos seus alunos a experiência de uma realidade quase plena nos seus estudos.

              A ideologia da Apple eu aprendi na faculdade, quando ficava ouvindo os professores dando aulas teóricas de anatomia com aquelas imagens horríveis, chapadas e em preto em branco manchado.

              Quando descobri que poderia transformar uma frustração em algo extraordinário não excitei em trabalhar cada minuto para ter essa tecnologia na minha escola.

              E graças a Apple, ao Steve Jobs e ao Tim Cook isso se tornou realidade. Sou grato a Deus e a cada um deles. 😉

            • Emanuel

              Francisco V., legal sua experiência com imagem. Sou médico e professor também e adoro uma bela apresentação.
              Perguntas: como ou onde compra esse vidro antireflexivo? Como faz com a iluminação ? Abcs.

            • Francisco Vorcaro

              Emanuel,

              Para evitar problemas de Spam e atrapalhar o fluxo do Blog [coisa que não queremos] me procure no facebook ou o meu blog [que tem o meu nome] e entre em contato comigo que eu terei o maior prazer em ajuda-lo.

              Abraços

            • Eduardo de Abreu

              Parabéns ao quadrado professor: primeiro pela iniciativa de investir em tecnologia para melhorar a qualidade do ensino escolar; manter esses muleques focados na aula, hj em dia, deve ser hercúlea tarefa!
              E segundo pela solução ao problema, fundamentada em uma filosofia de
              “Solucionática” e ñ “reclamática” ou comodista, como muitos dos menores comentários
              aí em cima. Abç

          • Rodrigo

            Bem… Se esta insatisfeito… Tem muitas opções de celulares com o sistema android… É só trocar…

      • Marcos

        E claro que vamos ganhar algo em troca, serão as melhorias baseadas em nossas sugestões.
        Ninguém precisa ajudar se nao quiser, e se ajudar, isso nao vai ser para o bem da Apple, isso será para o nosso bem, que vamos receber as melhorias mais rapidamente.
        Apontar problemas em serviços que utilizamos é nossa obrigação se queremos realmente receber o que contratamos; achar que mostrar os problemas que passamos para a Apple é uma acessória gratuita é um pouco de pretenciosismo

      • OM

        Se o mapa está atrapalhando no IOS 6… fique com o IOS 5.1.1.

        • Marciou

          Boa.+1

    • Ruter Jr

      quase tudo do google ainda é beta e ninguem fala nada

      • Mvcmendes

        Exatamente. O Gmail foi beta até 2009 (aliás, durante anos só se conseguia uma conta por meio de invite, e era o maior desespero pra se conseguir um). E pra quem for argumentar que ele não custava R$2000, quem usou o serviço “trabalhou de graça” pro Gúgou do mesmo jeito. Coisa que em outros posts foi vista como uma exploração horrenda e absolutamente inaceitável.

        • Claudio

          A diferença é que ninguém paga para usar os aplicativos do Google, e os que são pagos, quando tem defeito, a própria Google corrige.

          • Mvcmendes

            Sim. Porque a plataforma você já comprou. Seja um celular, notebook, PC ou Mac. Assim como pra usar o Mapas, você precisa comprar o celular.

          • Ricardo

            Eita! Te cobraram pelo Apple Maps? Putz, cara, queria dizer nada não, mas te roubaram. Aqui ele veio de graça.

          • Sander

            Está na hora de você comprar um Android então. O GS3 está a partir de R$1649,00. Eu vou continuar com meu iPhone, pois tem tanta coisa legal, que nem preciso ficar brincando com os mapas.

          • Diego

            vc acha que a google mantem uma centena de pessoas passeando pelo mundo olhando se os mapas naquele local estão certos, ou que ela evoluiu pq o marketshare dela é bem maior, e recebeu muito mais sugestões, e em bem mais tempo?

            E, bem, eu nao sei vc, mas eu nao paguei para atualizar meu iPhone 4. Eu escolhi atualizar e estou satisfeito com o sistema.

            • Tiago

              Você pagou por ele quando comprou seu iphone…

            • Tiago

              Po iLex acompanho esse blog deis do lançamento, e me desculpe mais eu acho que vocês estão tentando contornar essa situação sem argumento algum, ok a Google tem mapas fracos e serviços a desejar porem é o melhor que temos no momento, quer implementar um serviço novo e que futuramente sera melhor? OK, mais não obrigue o consumidor a usar serviços beta muito incompletos, tendo um serviço pronto e funcional a muito tempo. Porque não implementaram os dois em conjunto, seria o ideal.
              E a google foi pioneira no serviços de maps que temos atualmente, ela sim teve que deixar o consumidor esperando pois não tinha outro serviço similar para disponibilizar enquanto desenvolviam o sistema.
              Pra mim a apple quis forçar o consumidor para usar seu aplicativo, e assim se desenvolver mais rapido.

              Fazer oque né nessa briga quem perde somos nós, mais uma concorrência é sempre bem vinda.

              Um abraço.

            • Pensei que o texto tivesse argumentos e dissesse que a transação foi horrível e é péssima para os usuários.
              Será que você não leu só o que lhe interessava?

      • Alexandre Barbosa

        Sem falar que GRANDE parte dos famosos Androids do mercado ainda é 2.1 ou 2.3 e NADA de atualização. O próprio Google deixa claro que ele libera o S.O. mas SE o usário quiser vai TER DE ESPERAR a boa vontade dos fabricante ou pior das OPERADORAS.

        Sem essa de basta baixar Custom de algum desenvolvedor obscuro perdido na Ucrânia ou Russia. Usuários do iOS TEM a versão mais nova que o seu equipamento pode usar SEM depender de ninguém de maneira fácil e rápida. Mesmo os compradores de versões TOP estão nesse barco.
        Mas isso claro ninguém reclama. Nem nos blogs dedicados ao Android tem esse “mimimi” todo.

        E nem pensem me chamar de Fanboy. Tenho o i4S e iPad, mas uso o GS2, GT2 para trabalho e minha esposa, filha e outros parentes tem Android’s também. Então conheço esse batuque de longa data.

  • João Pedro Vianini

    Exatamente.

  • Caio Lemos

    É, mas nada vai corrigir o erro da Apple de anunciar esse mapa como sendo a maior maravilha do mundo.
    O Maps anterior era infinitamente melhor, mesmo sem algumas das funções novas.

  • Glauco

    Artigo muito bem escrito e lúcido.

  • Tiago Nunes

    História bonita e tocante, mas não muda o fato de que foi prematuro SIM o lançamento dos mapas.
    Poderiam esperar mais 1 ano (iOS 7).

  • Airton

    A parte que não concordo é pq não houve uma co-existência entre os dois mapas, até a evolução dos mapas da Apple.

    • Acredito que é porque a maioria não usaria os mapas da Apple e sim o nativo.

      Qual seria a solução então? Não sei. Do jeito que foi, sem dúvida foi estranho.

      • Mvcmendes

        Isso esbarra em um ponto que eu acho que já já ganhará os holofotes, passado esse desespero todo do Mapocalipse.

        Um período de transição que contasse com os dois aplicativos no sistema faria com que as pessoas engrossassem o coro dos que baixaram o Chrome, e pedem que seja possível escolher qual aplicativo deseja que faça operações-padrão. Poder dizer ‘quero que o Chrome seja meu navegador, que o Camera+ seja meu app pra tirar fotos, e que o Google Maps seja meu aplicativo oficial de mapas’.

      • Christian

        Por que então não manter o mapas da Google e lançar o Maps da Apple mais para frente (quando estiver aperfeiçoado), nesta atualização?

        • Não sei, Christian. Só acho que a resposta talvez não seja tão simples assim.

          • Leandro Nascimento

            Talvez porque a maçã não quis mais pagar royalties pelas patentes do Google Maps…

    • Alexandre

      De acordo com outros tópicos em blogs especializados, a Google se negou a disponibilizar um aplicativo de mapas pro iOS 6, diferente do youtube (q rapidinho entrou na App Store). Como eles sabiam q isso daria muito “pano pra manga” deixaram os usuário de iPhone o aplicativo Maps de propósito!!! Mas existe sim uma solução… é só ir no Safari e digitar maps.google.com e salvar na tela de início. Pronto!!! Seu iDevice tem os mapas da Google!!!

      • Alexandre

        De acordo com outros tópicos em blogs especializados, a Google se negou a disponibilizar um aplicativo de mapas pro iOS 6, diferente do youtube (q rapidinho entrou na App Store). Como eles sabiam q isso daria muito “pano pra manga” deixaram os usuários de iPhone sem o aplicativo Maps de propósito!!! Mas existe sim uma solução… é só ir no Safari e digitar maps.google.com e salvar na tela de início. Pronto!!! Seu iDevice tem os mapas da Google!!!

  • Luis

    “Claro, você pode continuar ranzinza e dizer que pagou R$2.000 em um aparelho e por isso quer o serviço pronto, sem contribuir de graça. Mas isso é coisa de gente que pensa pequeno e merece que os serviços demorem a chegar no Brasil, inclusive do Google(…)”.

    Não sei não…acho que o perfil de comunidade que contribui para melhoria do software tem mais a ver com Open Source. O consumidor Apple está acostumado com produtos de qualidade elevada e intuitivos (e prontos) para usar.

    Grande mancada da Apple, e acho que o pedido público de desculpas não deixa margem pra discordar disso…erraram, e feio…como eu, pelo menos, nunca vi errarem antes.

    Talvez fosse melhor eles terem deixado esse app de mapas proprietário em homologação por mais tempo, talvez pudessem até disponibilizar um beta para quem tivesse disposição em contribuir com o enriquecimento da base de dados deles, mas não substituir algo que funcionava bem, e que muitas pessoas gostavam, por algo que definitivamente não funciona.

    • Raphael

      Perfeito: esse SEMPRE foi o diferencial da Apple, a qualidade em “estado de arte”.

      Vou discordar com o iLex nessa: colaboração de usuário é algo comum em BETA TEST; como consumidor, espera-se que o produto final esteja PRONTO, sem necessidade de ficar alimentando o sistema.

      • Marciou

        Será que a Apple näo pensa no Jailbreak?Penso eu, por isso,sempre tem uma atualização.Para ver as brechas(o jailbreak).Aí ela vai lá e fecha.Penso eu né.ok

  • Paulo

    Eu uso bastante os mapas e nao vi nada demais que me incomode tanto.
    Só a falta do transporte publico, mas uso pouco e agora posso usar via web no Safari, quando for necessário…
    Enfim, obvio que a Apple se precipitou e blablabla, mas é uma tempestade que se faz em cima disso, impressionante…
    Eu curti demais o fato dos mapas serem vetoriais, ficou super rápida a visualização, pra mim só isso já compensa as demais falhas.

    • Durepox

      Pra falar a verdade o mapa pra mim melhorou. A google estava sem a minha rua no mapa e a Apple lembrou do meu endereço!

  • Marcelo

    O primeiro mapa do Google também não foi bom..

  • Márcio

    Não há santo nessa história, que pena pra nós.

  • Henrique

    Nao jogarei pedras…Pois todos erram,e com os erros nos superamos…

  • Pedro

    “inclusive do Google, que lançou novos mapas tridimensionais muito legais, mas que demorarão anos para chegar em nosso país. ” Bom, o Google lançou hoje uma nova forma de visualização de uma visão em 45º, que lembra um pouco o flyover, e ele já está disponível em Brasília. Tudo demora para chegar no Brasil, mas parece que mesmo assim o Google continua na frente.

    • Ninguém duvida que o Google está na frente nos mapas (e bem a frente), mesmo antes deste anúncio de hoje.

      • LGA

        Em Valinhos (região de Campinas) o mapa da Apple ficou mais detalhado. Fiz ontem um itinerário pra um endereço em campinas e funcionou perfeitamente.

  • Marcos Lacerda

    O grande problema é, todo mundo reclama.. o mapas ta ruim e isso e aquilo… tão achando ruim? não querem esperar a Apple resolver? vou dar uma solução simples e prática e que resolvera seu problema em 5 minutos:
    – Faça o downgrade e volte ao iOS 5.

    Simples assim !

    • Sphincter Jones

      Se isso fosse possível… Sem jb?

  • Dani

    Mapas melhores no interior? menos, bem menos, de 4 endereços que eu tentei achar em jundiaí, ele achou 0.

    • Eu acho a expressão “menos, bem menos” uma forma bem medíocre de argumentar. Tenho certeza que você é mais inteligente que isso.

      Papo reto, sem ladainhas: Você pode achar que o mundo gira em torno do seu umbigo e pensar que Jundiaí é o centro do mundo, mas o fato é que não sou eu que diz que várias cidades do interior os mapas estão melhores que o do Google, e sim os usuários. É só você ler a opinião de pessoas que moram fora de sua cidade.
      Infelizmente Santa Catarina e partes do Paraná parece não estarem nesta estatística, pois muitos ainda reclamam que Florianópolis e outras cidades não estão bem mapeadas pela Apple.
      O que não quer dizer que outras cidades do interior não estejam.

      • TiãoGavião

        Aqui onde estou e interior melhorou, ruas que não tinham nome agora tem, me facilitou muito. 🙂

        • edu

          aqui em Blumenau SC melhorou também !
          antes com o google estava muito ruim !

        • edu

          Serio !!! galera q está incomodada por favor comprem qualquer Super celular com Android.
          Olha só vc vende o iphone usado e compra um Android zero, e vai ser feliz !!!! em outro blog de preferencia.
          e somem daqui por favor !!!
          Estão se estressado por um app como se o iPhone fosse só o isso.
          serio mesmo, que ninguém mas sabe se virar ??? se locomover ???
          e usa essa porra pra ir até a padaria da outra quadra, porra pergunta pra alguem na rua !
          querem justificar o alto preço do aparelho, tá… estão comprando um celular que faz um milhão de outras coisas com um design perfect sistema de primeira e vem ficar se alugando por um APP de navegação.
          pelo amor de deus. compra um Super Nokia da vida ou Samsung + um gps se não for suficiente e doa o resto da grana pro medicos sem fronteiras e parem de reclamar da vida !!!!

          • Maciel Meireles

            Cara… Seu comentário… Perfeito!

            Penso extamente igual.

          • clístenisCanuto

            PERFEITO, ADOREI, Concordo Plenamente!!!
            KD O CONTRATO PRA EU ASSINAR?!
            Esse foi o melhor comentário desse poste!

          • Augusto

            Hahaha vende o iPhone usado e pega um android zero foi ótima

            Paguei caro no meu iPhone mas ele me proporciona muito mais.. Sinceramente desde que comprei so usei o mapas 3 vezes..
            Um ponto fortíssimo que ninguém lembra é que com iPhone/iPad/iPod você tem uma gama gigantesca de coisas pra acoplar seu aparelho.. Coisas que não encontro para outros gadgets.. Principalmente para música já que a latencia do IOS é bem mais baixa.. E so agora no Jelly Bean ta mais ou menos..
            Da pra ligar guitarra, teclado, microphone, coisas pra caramba pra foto, pra exercícios.. Sei lá.. Isso agrega mais valor ao produto, não estou falando de capinhas e carregadores.. Falo de coisas que façam diferença.. E sempre “tem só pra iPhone” .. Acho muito pequeno esse problema dos mapas perto do que meu iPhone me proporciona

          • Augusto

            Ótimo post!
            Vou colaborar também

          • Francis

            Ira Santa.!!

      • Raphael

        Eu moro em Campo Grande… CAPITAL de um Estado (de interior, tudo bem), e temos uma coisa bizarra aqui: metade das fotos da cidade está em preto e branco, e das coloridas, a maior parte tem péssima resolução.

        Ainda não entendi como raios a Apple conseguiu misturar fotos com baixa resolução, alta resolução, coloridas e preto e branco no MESMO aplicativo. Dá uma péssima impressão de que foi tudo improvisado, sério.

        • Brunolv

          E os mapas em si, estão certos? Porque no fim das contas é isso q interessa na hora de chegar a um destino. Fotos de satélite deverão ser tiradas com frequência é bem mais facil de resolver a curto prazo. Alias, mesmo com os mapas antigos, sempre usei TomTom pelos mapas offline e maior precisão.

          • Raphael

            Rolam algumas indicações erradas ainda, infelizmente… De qualquer forma, uso o TomTom também, não sou afetado diretamente pela questão dos Mapas. Minha preocupação é que esse tipo de política da Apple (lançar recursos incompletos em alguns lugares, como Siri que não funciona em portugues e mapas estranhos no mundo todo) passe a se tornar um hábito.

  • Allan Christian

    Sim, o Google valorizou mais sua plataforma (os mapas no Android são muito superiores ao iOS), a Apple esta certa em querer evoluir.

    Mas a solução, no momento atual, é inferior à solução inferior do Google…

    Creio que a Apple deveria pelo menos ter esperado mais um ano para lançar um serviço mais completo.

  • Rodolfo

    A Apple decidiu dar dois passas atrás para, em médio e longo prazo, oferecer algo diferente. Seria mais prudente continuar utilizando o sistema Google enquanto desenvolve algo decente. Além disso, a Google agiu de forma certa ao não implementar melhorias no iOS, do ponto de vista comercial. Afinal, a Google também é uma empresa. De todo modo, era melhor ter continuado com algo maduro e que funcionava do que um aplicativo que, na minha opinião, não deveria ter sido lançado tão cru.

  • Copeta

    O mapas da Apple para mim, ainda estão em beta, tem muito a evoluir e não acho que daqui a 1~2 anos ele já será melhor do que os do Google. Vai melhorar, claro. Duvido que depois de um tempinho, o pessoal ainda vai reclamar disso, vai evoluir e ter mais novidades constantemente, afinal, produto da Apple é da Apple , diferente do Google que quase nunca implementou alguma coisa. Mas quanto mais tarde isso acontecesse, pior seria.

  • Mr.MOA

    O ser humano sempre foi resistente a mudança e não seria agora diferente. Toda revolução deixa marcas e é melhor matar o vírus ante que ele se espalhe.

  • Dexter

    Vão dizer que a culpa é do Steve Jobs que morreu, querem apostar?

  • Mr.MOA

    Não sei… mas estou vendo o mesmo com o Twitter e o Facebook!

  • Phillipe

    Amigos, é fácil de resolver para quem esta achando Ruim. Vende o telefone e para de reclamar porra. Parecendo minino.

  • Daniel

    Sinceramente? Esse assunto dos mapas já encheu o saco!

  • André

    Cara, falar que o Tim Cook teve humildade coisa que Steve Jobs não teria é demais… Steve Jobs NUNCA deixaria sair um “produto” desse com tantas falhas… Eu sou fã da Apple como todos que acessam esse blog, e é um fato que depois que o Steve se foi, muitas coisas não são como antes…

    • Claudio

      #fato

    • JanjaBoy

      Power Mac Cube G4.
      Hockey Puck mouse.
      o iTunes 2.0 que apagava os HD’s que tinha espaço no nome.
      Tem mais, isso só de cabeça.
      Tem muita coisa “errada” na época do Jobs. A diferença é que ele era MUITO arrogante.
      Cuida com o “Reality Distortion Field” 😉

    • Ariel M.

      Para ser bem sincero acho que sairia a msm coisa e, se Steve se pronunciasse ele diria que o google é uma merda e mandaria tds a merda dizendo que atualizaram pq queriam e que vcs nem usam tanto assim os mapas, só tão falando pq são uns sem nada pra fazer

  • Murilo Paiva

    Particularmente, acho que a Apple errou. Mas, quem quiser um mapa de excelente qualidade e pagou pelo produto Apple, pode muito bem comprar um app de mapas a um preço excelente.

  • TiãoGavião

    Belo artigo iLex 🙂
    Para mi(no meu caso) tanto faz, eu compraria iPhones até sem e-mail, música, etc., tem muito mais coisas que me atrai na Apple do que alguns detalhes.
    Claro que devemos reclamar e apontar erros, pois só assim serviços e produtos vão evoluir. 😉

  • Cassio Rossi

    Nossa, quanto #mimimi por um único aplicativo!!! Que na minha humilde opinião, não deveria ter se tornado esse transtorno todo.
    Eu não comprei o iPhone por causa do Maps ou do YouTube, comprei pelo conjunto da obra.
    Preciso do Maps, as vezes, e – devido a ótima qualidade do nosso serviço 3G (#sátira) – optei por comprar o TomTom, que me atende 100%.
    Uso o Maps do iOS6 e até agora funciona perfeitamente (Grande São Paulo).
    Para mim o problema é que as pessoas se acostumaram a querer tudo maravilhoso da Apple. Quem faz essas cobranças no Android ou no Ruindows?
    Vamos lá gente, como disse o iLex, somos maiores que isso.
    Chega de #mimimi, bola pra frente. Se você está insatisfeito por causa do Maps, então já estava insatisfeito com o iOS/iPhone – troca e pronto. Não é assim que fazemos com carros, TVs e etc, por que tanto #mimimi com a Apple????
    (PS: Não estou defendendo o erro de ninguem, estou expressando minha opinião, concordem vcs ou não).

    • Daniel Alencar

      Falou tudo!

    • Gabriel Figueira

      Amigo, mais correto impossível.

      Concordo em gênero, número e grau com o texto. Apple errou. Google errou.
      Nós erramos por sermos tão egoístas e mesquinhos a ponto de ser um povo que não se pode agradar. Todo mundo erra.

    • edu

      ISSSO AI….

  • Julio morbeck

    Prezados amigos, achei o post muito oportuno, pois este detalhe muitos de nós não sabíamos. Quando eu era pequeno ouvia as pessoas dizerem que Deus criou o mundo em sete dias, mas na verdade não é nada disso. Segundo as escrituras e a própria ciência Deus passou 42 mil anos criando o universo, pois cada dia criativo se refere a 7 mil anos, isso está nas escrituras. Se Deus, um ser supremo e poderoso passou todo este tempo para fazer este maravilhoso universo e seus planetas imagine a Apple uma empresa guiada por seres humanos falhos. Eu mesmo ao atualizar para o iOS 6 e ver o mapa fiquei triste e critiquei, mas depois desta explicação nada melhor do que entender e ver que a Apple ao usar seus mapas é uma sinal de independência sinal de maturidade, pois ninguém quer ficar o tempo todo dependendo dos outros eu mesmo não quero. Então aos amigos do BDI obrigado por esta explicação, pois quem de nós não fez algo e depois teve que fazer uns ajustes para melhorar? Há, independente do que acontecer não troco meu iPhone por nenhum smatphone com android. Abraço.

  • Fabio

    Não concordo que Google tenha algum tipo de culpa pela Apple ter retirado o Google Maps do IOS.

    Se o serviço tivesse sido criado pela Apple e não pelo Google vocês estariam aqui dizendo que o Android que se vire para ter os mapas, porque com certeza a Apple não estaria disponibilizando nenhum tipo de acesso fora do IOS.

    Ou seja, se a Apple faz:
    “Ahhhh beleza, está certíssimo, valeu Steve, a Apple sempre inovando”.
    Mas se for a concorrência:
    “PARA TUDO, isso é um absurdo, como podem fazer isso”.

    Como diz o ditado: “Pimenta nos olhos do outros é refresco”.

    • Seu argumento teria sentido se a Apple criasse aplicativos também para Android, coisa que não acontece.
      Portanto, não consigo ver uma lógica no seu argumento.

      Repare que ninguém está reclamando que o Google não disponibilizou mais recursos para o iOS. Isto é até lógico.
      Mas devido a isso, a Apple não poderia continuar com uma parceria que só a prejudicava.

      E nada disso parece ter sido avaliado no que você falou.

      • Jrbs

        Temos que admitir que grande parte do sucesso do googlemaps deve a usabilidade do iOS. Depois vieram os andróides.

        Se esses usuários estão fora pode não ser bom para o Google também.

        Pergunta: o Google corrige como sua base de dados? Eles permitem que os usuários envie reports dos erros? Ou vai copiar essa idéia da Apple também!

        • João Pedro Vianini

          Li uma vez que o Google ainda lucrava mais com o iOS do que com o Android

  • Felipe

    Bom, estou fazendo minha parte: sempre inidicando problemas quando os vejo.

  • Daniel Alencar

    iLex é um belo de um redator! 😛 Concordo com isso: “Muitos não param de reclamar do que aconteceu, mas acho que todos já estamos cansados de ouvir algo que, de tanto ser repetido, está virando ladainha. Ok, foi ruim, prejudicou muita gente, mas é hora de seguir em frente. Cabe a cada um decidir se troca de celular por causa disso ou se arruma uma alternativa enquanto os mapas da Apple não viram a promessa que são. Só reclamar repetidamente, não leva ninguém a lugar nenhum.”
    Parabéns iLex, excelente post!

  • Raphael

    “O Google poderia, se quisesse, lançar uma versão independente dos seus mapas na App Store. Mas ele não quer, pois está adorando ver você aí sofrendo com a mudança, pois quer que você deixe de usar este seu iPhone para comprar um Android. Claro, se o sistema deles tivesse outros diferenciais melhores, não precisaria jogar tão baixo.”

    Por que “jogar baixo”? O Google está lançando mão das regras de mercado mais básicas, oras, ele não é obrigado a investir sua melhor tecnologia para um concorrente.

    Não adianta querer apontar culpados, como foi muitissimo bem colocado no início do texto: a falha foi da própria Apple ao escolher lançar um aplicativo cheio de falhas e incompleto, e que dependa dos usuários para ampliar sua base de dados. Ele tem potencial para ser algo melhor no futuro? Tem. Mas se o Google lançar seu app próprio, as pessoas vão PARAR de usar o Mapas, e ele não vai evoluir conforme a pretensão da empresa.

    Quem vai despontar nessa briga Apple x Google? A Nokia. Podem printar pra me cobrar daqui um ano 🙂

  • Francisco Junior

    É só questão de tempo até o mapas melhorarem! No texto você nao protegeu nenhum lado(nao sei se estou certo!) e nao deixou nada para ninguém reclamar. Foi um texto muito bem escrito e argumentado mais sempre aparece alguém para falar mal e que está muito ao lado da Apple. Propositalmente eu estou publicando esse comentário antes de ler os outros comentários e Lara ver se realmente eu estou certo! Porque posso ter falado besteira em relação que alguém ia reclamar.

    • Francisco Junior

      Acabei de ler vários comentários e nao retiro nada do que eu disse. Na minha opinião a pior coisa quebeu li foi que a Apple deveria gratificar quem ajudasse a ape a melhorar os mapas. Se eu gosto de uma pessoa ou empresa eu vou ajuda-lá independente de tudo. O problema é que hoje em dia o mundo está muito capitalista e quer dinheiro em cima de tudo que tiver oportunidade de ganhar. Eu acho que as pessoas simismente devem olhar a sua volta e perder essa visão do dinheiro. Eu nao quero ganhar em cima dos defeitos dos outros.

      • Francisco Junior

        Mão sei se alguém vai ler os meus comentários, porque como sabem muita gente desiste de ler o texto quando ele passa de três linhas

        • Jrbs

          Adivinhou!

  • Victor Sabbagh

    Concordo com muita coisa da matéria, mas tem um detalhe apenas que na minha opinião convicta seria fato: Se Steve Jobs tivesse vivo, ele não pediria desculpas mesmo, pois isso não estaria acontecendo. Conhecendo a forma de pensar de Jobs, ele jamais lançaria um serviço inferior ao anterior.
    Nem que ele tivesse que manter o Mapas do Google junto com o novo, mas ele não faria como está sendo feito.

  • Christian

    Ótimo texto, tomara que nós consumidores tenhamos uma boa saída para esta situação.

  • marcello

    iLex desculpe mas seu post é absurdamente viciado.
    – Fato que em um dado momento essa parceria ia deixar de existir pois como vc mesmo escreveu ja haviam conflitos a 2 anos.
    – Fato que a apple teria q vir com o mapa dela.
    – Fato que ela deveria estar desenvolvendo esse mapa a alguns anos, para lança-lo pronto, pois hj em dia quem vive sem mapa no smartphone?
    – Fato que a chatisse do Jobs com os detalhes nao deixaria lançar algo inacabado.
    – Fato que no próximo IOS esse mapa deverá ser beem melhor. Ou entao eles vao lançar atualizacoes pro mapa de tempos em tempos. É assim que vai ser. É assim que foi com a propria evolucao do iphone, que no comeco nao tinha 3g, nao tinha camera, etc.

    Agora, querer dizer que “você pode continuar ranzinza e dizer que pagou R$2.000 em um aparelho e por isso quer o serviço pronto, sem contribuir de graça”, é um absurdo sem tamanho, na verdade do tamanho do campo de distorção da realidade do nosso guru. Me diz ai algum outro produto que você ja tenha comprado, por pelo menos R$2000 (televisao, geladeira, carro, videogame, computador, pode listar ai) que tenha vindo com alguma parte com defeito ou incompleta, e a solucao seria você, comprador, usuario, cliente, ficar atualizando a empresa gratuitamente com dados, para que eles pudessem melhorar?? Pelo amor de Jobs hein, vamos ser menos fãboys! E olha q EU sou um fãboy assumido!

    abraços,

    • Marcello, pensamos diferente.
      Em nenhum momento a Apple pediu ajuda sua para fazer os mapas. O preço que ela cobra pelo aparelho não tem nada a ver com a contribuição que alguém faz aos mapas. Se você não quiser contribuir, não é obrigado e nem precisa.

      Eu acho que argumentar que não vai contribuir porque pagou 2.000 reais no aparelho é tão medíocre quanto quem compra iPhone só para se aparecer para os amigos. Mas é só minha opinião. Posso estar errado.

      • Renato

        Espero um dia iLex que eu tenha um cliente igual a você. Que eu possa entregar um software que ele pagou para ser feito (ou encapsulado) com bugs e que ele por conta própria diga: “entendo que você é uma das empresas que mais fatura no planeta e que infelizmente não teve tempo / pessoas para entregar uma feature completa. Não se preocupe, entendo seus problemas e ajudarei a arrumar sem reclamar e exigir nada em troca para resolver esse problema que você me gerou”. Tirando a parte fã de lado, na vida normal as coisas não funcionam assim. Se você paga por um produto, você paga por tudo que está inserido nele. Imagine que você compra uma TV da SONY com DLNA. A função da TV é simplesmente passar imagem, correto?. Só que você quer usar a feature do DLNA e descobre que existe um menu para acessa-lo e que ele não funciona. Você resolve ligar para o suporte e recebe a notícia: “Olha senhor, é que na realidade estávamos com pressa de lançar o aparelho e a feature não está funcionando. Se o senhor quiser e tiver conhecimentos de programação baixo nível, pode entrar no nosso site e baixar o código que é open source e mandar para nós. Fica a seu critério.” Será que as coisas funcionam assim mesmo? Tenho um iphone 4 com IOS5 e depois de tudo que tenho visto / lido, cada vez menos tenho interesse de trocar de aparelho ou atualizar meu SO. Uma pena.

        • Ok, mas antes de continuarmos, por favor, não caia no erro de achar que “sou um fã idiota da Apple e portanto não vejo os erros dela”. Isso é fundamental para continuarmos uma discussão sadia e produtiva.

          Você fala de bugs, mas o que o pessoal reclama dos mapas não é dos bugs (que não conheço nenhum), mas da falta de funções.
          Você está usando um exemplo menor, mas acho que posso aproveitá-lo para colocar o meu ponto de vista.

          Imagina que este seu cliente comprou de você o produto, mas você diz: “Olha, este produto tem um programa ainda não tem todos os recursos para a área que você mora”.
          Você mesmo assim compra o produto, porque gosta das coisas que ele proporciona para você, mas sabe que algumas coisas não funcionarão na sua casa. Mas se você oferecesse uma maneira dele ajudar você a implementar mais rapidamente os recursos na casa dele, não acha que ele ficaria feliz?

          Digamos que você comprou um iPhone 4S.
          A Apple vendeu o iPhone 4S no Brasil sem anunciar o Siri. Chegou até a tirar do site qualquer referência. Se você quisesse muito o Siri em português e a Apple disponibilizasse uma maneira de nós contribuirmos, você não toparia fazer, para ter o serviço aqui mais rapidamente?
          Ou você pensaria que só estaria ajudando ela a vender mais sem que você ganhasse nada com isso?
          Demorar mais para receber o serviço é mais importante do que “contribuir para a Apple ficar mais rica”?

          Às vezes eu tenho a impressão que o brasileiro tem trauma de ser enganado. Tudo para ele é uma tentativa de iludí-lo.

          • Renato

            Gostei do seu ponto. Mas para continuarmos com a discussão sadia (como você mesmo pediu) por favor, pare de estereotipar os brasileiros (medo de ser enganado, quer passar os outros pra trás, etc.). Eu acho que o grande problema disso é que independente do produto (se for apple, samsung, nokia) o grande problema é você MENTIR para o usuário. Sim mentir, não me enganei. Melhor ser honesto e as vezes perder um pouco de dinheiro (como ja foi falado aqui, o google maps poderia ser usado por mais tempo) e lançar uma solução honesta fazendo todo marketing que sabemos que a apple gosta de fazer sem a necessidade de mentir. Fazer o que a nokia fez com a câmera e passar a vergonha que passou e o que a apple está passando agora chega a ser ridículo. A empresa apelar para que o usuário seja um fã incondicional e ajude a ajustar um software que não foi barato, não começou a ser feito por um grupo de jovens ali da esquina e que envolve milhares de dólares no desenvolvimento. Não é de hoje que as empresas possibilitam o feedback e sugestão de melhorias por parte dos usuários (Graças a Deus). Mas se a intensão é fazer um software que necessite o input de usuários para uma calibragem completa, sugiro mudar o nome do aplicativo para Waze ou então pensar bem na hora de fazer o apelo de marketing e dizer que vai ser “a maior experiência de mapas que o usuário vai sentir usando um telefone”. Repito, tenho um segundo iphone, já comprei vários apps na app store e hoje a única coisa que me mantem “preso” a apple são os apps que comprei. No meu ponto de vista é a única coisa que os concorrentes ainda não conseguem chegar perto. A App store.

            • Luca

              Pra começo de conversa a apple n mentiu pra ninquem, o app de mapas da apple vai ser a maior experiencia em mapas portateis ja conhecida… infelizmente o google n pode deixar a apple usar seus mapas sabendo q ela esta planejando um substituto para seu app… entao de ultima hr a apple desenvolveu um app q funciona mt bem e ate mt melhor do q o do google em mts partes do mundo… A apple NUNCA pediu para NINQUEM sinalizar seus erros do mapa, isso eh apenas um modo de ajudar a concertar uma coisa q n esta certa no app…

            • Marcos

              Renato
              Bom, vamos ver uma coisa, quando a Google lançou o Google Mapas, ela já era igualzinho hoje? tinha todas estas funções?
              Concordo que Apple fez feio e que se o Jobs estivesse lá ainda os Mapas não teriam sido lançados assim, mas se você acreditava que os mapas da Apple seriam perfeitos, foi você quem colocou a Apple em um pedestal.
              Prefiro sobre um pouco agora e tem um sistema de mapas que daqui algum tempo tenha as mesmas funções que o Google do que ficar com um sistema mediocre que o Google disponibilizava propositalmente para o iPhone enquanto disponibilizava melhorias apenas para o Android.
              Viva a concorrência!

          • Sergio Stern

            “Imagina que este seu cliente comprou de você o produto, mas você diz: “Olha, este produto tem um programa ainda não tem todos os recursos para a área que você mora”.
            Você mesmo assim compra o produto, porque gosta das coisas que ele proporciona para você, mas sabe que algumas coisas não funcionarão na sua casa.”
            O problema é que NINGUÉM falou que o maps era deficiente, ou incompleto, ou com erros de localização – não importa o termo, pois o fato é que ele apresenta problemas – e as pessoas insistiram em instalar. Foi lançada a nova versão do iOS e as pessoas que atualizaram seus OS tiveram que engolir na marra o aplicativo com seus problemas. Ninguém foi informado antes, de que haveria problemas para usar o aplicativo.
            Agora que a coisa veio à tona, com toda certeza vou aguardar antes de atualizar meu iOS. Se na ânsia da atualização eu o tivesse feito, me sentiria ludibriado.

    • Cassio

      Posso estar enganado, mas acho que o intuito da frase “ajudar de graça” não tem nada a ver com o efetivo termo “ajudar de graça”. A Apple disponibilizou um sessão para reportar problemas, sejam eles quais sejam e, na minha opinião, meu entendimento, é isso que é “ajudar de graça”.
      Na sua TV de R$ 2.000,00 tem isso? O Ruindows tem isso? O Android tem isso (nesse último caso, não conheço)? Teu carro tem isso?
      Como já coloquei em outro comentário, muito #mimimi para nada. Não gostou, muda! Ainda gosta, ajuda a melhorar!!

    • João Pedro Vianini

      E Marcello, o iPhone sempre teve Câmera. Ou Cámara como a Apple faz a publicidade da iSight do iPhone 5 no site da Apple BR.

    • João Pedro Vianini

      Insatisfeito? Compre outro smartphone e deixe os servidores da Apple menos ocupados e portanto mais rápidos pra mim.

      • João Pedro Vianini

        Ops. Comentário no lugar errado…

  • Mvcmendes

    O Eric Schmidt disse que a Apple teria mais um ano pra usar o Google Maps. Quem diz que daria pra Apple usar até o iOS7, por favor compartilhe uma informação essencial, que nós, o grande púiblico, não temos: Até que dia valia o contrato, e que dia sai o iOS7? Porque se realmente fosse dar tempo, ok. Mas se não fosse, acho que trocar o aplicativo de mapas numa atualização do tipo 6.3.1, faltando 2 meses pra sair o iOS7 faria menos sentido do que a troca ser feita agora.

    Ou será que a solução seria ficar sem nenhum aplicativo de mapas entre um eventual final de contrato com o Google e o lançamento do iOS7?

  • jailsonmsjunior

    Bem, o mapas sempre foi a ultima coisa que uso no meu iPad e iPod touch, então pra mim tá ótimo! aeuhaehuaheuahe 🙂

    • Alan Cardeque

      No Brasil nós temos o projeto Tracksource (http://www.tracksource.org.br), excelente por sinal, mantido, desenvolvido e disponibilizado, por Brasileiros, e totalmente de forma totalmente GRATUÍTA . A Apple bem que podia licenciar a base deles, e integrar aos ao Maps do iOS. O POI (pontos de interesse) é o mais completo que eu já via até hoje. Você acha de Aeroporto a barraca de cachorro-quente. Eu, particularmente, fiquei bestificado. O grande problema do tracksource é apenas a questão de endereçamento, porque de rota, cobertura, MAPEAMENTO, e P.O.Is, eles estão é anos Luz a frente da Garmin e da Apple.

  • LFSolheid

    Aqui em Curitiba-Pr os mapas vetoriais são muito bons, mas se mudar para visão de satélite a qualidade das imagens é muito ruim e também bem mais antigas do que as mostradas no google. Alguém mais sentiu isso ?

  • André

    Não entendo tanta polêmica, já que o mapa do Google possui muitos erros e sempre achei “pesado” ao usá-lo em conexões 3G. Ao menos alguém teve peito de procurar melhorar um produto deficitário para o IOS. Tenho TomTom, Sygic, Navigon, Igo, waze e todos possuem problemas nos mapas.

  • gabriel

    os mapas da apple esão melhores aqui em recife com exeção de pequenos erinhos que quando eu percebo eu aviso apple como o ilex disse.os mapas da apple são bons na minha opininão tão bons quanto os da nokia.

    • gabriel

      obs: só sinto falta de mostrar o transito pois nem mostra as linhas de onibus funciona aqui nos mapas do google.

  • Carlos Miranda

    Dizer que a Google é culpada pelo fracasso dos mapas do iOS6 não faz o menor sentido, seria como dizer que a Nokia deixou de vender celulares porque a Apple não quis deixar eles rodarem iOS em seus aparelhos.
    Cada é responsável pelas escolhas que faz.

    • Também acho que não faz sentido nenhum.
      Mas quem foi que disse que a Google é culpada pelo fracasso dos mapas do iOS 6?
      Primeira vez que leio isso…

      • RaphaTevfik

        Acho que você pode não ter dito isso claramente, mas ficou essa ideia um pouco oculta de acordo com tudo o que você falou, mesmo que não tenha sido intencional e que a ideia que você queira passar no post seja completamente outra.
        Muitos leitores podem sim ter a ideia de que você está dizendo que a culpa da Apple ter criado novos mapas é da Google, porque ela não quis adotar as novas funcionalidades e o app para iOS estava defasado… O mais importante a ser notado é que não importa realmente se a Google estava com um app falho para iOS, o problema é a Apple lançar um app que consiga ser pior em alguns casos do a da Google mesmo falho… Me lembro de ouvir um podcast do iPod School sobre Android x iOS o assunto era e-mail e um dor argumentos foi que no iOS já estava tudo lá funcionando e no Android precisaria baixar um app e o integrante apenas disse “Mas e se eu não quiser baixar um app, eu não quero ter trabalho, no iOS já está lá” Valido? Inválido? Cada pessoa tem uma visão, para mim baixar um app não é nada, pra você ajudar na melhoria dos mapas atuais não é nada… Essa é uma questão que vai muito além de ser brasileiro ou não, em qualquer lugar do mundo que o novo mapa da Apple falhar, os consumidores vão sim reclamar e muito vão sim não estar nem aí que existe uma maneira de contribuir para a melhoria de tal coisa… Acho extremamente dispensáveis comentários generalizando a esse ponto e que de certo angulo pode até ser uma falta de respeito com seus leitores… Afinal esse blog é feito em sua maioria para quem? Brasileiros eu acho…
        Em outro comentário seu você disse
        “Seu argumento teria sentido se a Apple criasse aplicativos também para Android”
        Ela não faz para Android, mas faz para Windows e eu posso te dizer por experiência própria que eu AMO o iTunes+Safari no Mac e odeio muito ambos no Windows, são lerdos e pesados. No Windows e meu computador é muito bom. Você pode até pensar que a culpa seja da Microsoft ou do sistema Windows… Mas que motivos a Microsoft teria para melhorar a experiência do usuário do iTunes no Windows? Fica claro que a Apple tem muito mais motivos para isso, pois muitos de seus compradores de iDevices tem a plataforma Windows como meio de comunicação com o aparelho certo? Eu fiz uma pesquisa muito rápida sobre isso antes de postar esse comentário e não sei é realmente verdadeiro mas pelo que lí em um comentário de um fórum o iTunes no Windows funciona como um emulador da interface do Mac e foi mal portado deixando lento, a Apple poderia reescrever para o Windows e assim teriam a mesma fluidez.
        Para mim é o mesmo exemplo e de certo modo até pior para a Apple que tem mais motivos para melhorar o iTunes no Windows do que a Google de melhorar os mapas do iOS…
        Mas no fundo, ambas são grandes empresas querendo dinheiro, apenas isso.
        Enfim…
        Acho importante ter um pouco mais de tato quando se fala algo publicamente. ^_^

        • Querida, eu discordo de você.
          A “ideia oculta” do que tem no texto vai depender da interpretação de cada um. Minha experiência de anos escrevendo nesse blog me deu certeza de uma coisa: é impossível escrever um texto em que todos entenderão da mesma maneira. Cada um interpreta de uma maneira e este artigo é a prova, só olhar os comentários.
          Portanto, não tem como colocar ideias ocultas.
          E só porque a Apple faz uma versão do iTunes para o Mac não dá para dizer que o caso com o Google é o mesmo. A história é outra. Mas se você não vê assim, tudo bem, cada um tem sua própria opinião.
          Obrigado pela sua participação. 🙂

  • Overlord

    TUDO é válido:
    – contribuir para melhorias
    – reclamar dos problemas
    – não “baixar a cabeça” para nenhuma empresa
    – e elogiar quando as coisas são boas!

    Somos um grande mercado consumidor para os produtos da APPLE, Google e qualquer outra empresa que seja!
    O que nos falta é mobilização.
    Para exigir mapas melhores e novos recursos no Brasil
    Exigir sermos tratados como os consumidores dos demais países!

    Depois reclamamos que o Brasil só recebe as novidades por último! Isto quando recebe. 🙁

  • Urso

    Bom, particularmente concordo com os que dizem que “se paguei tanto por um celular do nível do iphone, o aplicativo Mapas já devia estar em um estado muito além do que foi apresentado”.
    A experiência que tive com os mapas da apple foi nos aparelhos dos outros. Como uso muito o aplicativo do Google, até hoje não tive coragem de atualizar para o novo IOS…
    Mancada da Apple. O estrago poderia ser menor se não houvesse tido tanta propaganda sobre o quão revolucionário seria o novo aplicativo. Criar expectativas implica em aumentar a responsabilidade do produto final…

    O grande problema do novo IOS, particularmente em virtude do aplicativo Mapas, foi que o produto final, pela primeira vez desde lançado o primeiro Iphone, deixou de ser revolucionário para ser inferior ao que havia anteriormente. Na minha opinião grande mancada da maçã…

  • Thiago

    Excelente abordagem, como de costume!
    Concordo que os Mapas do Google sejam superiores, mas não vejo essa “falha” da Apple como fator decisivo para trocar a maçã pelo robô. Afinal, duvido que o Google não tenha tido falhas quando lançou o serviço de mapas. Agora, se as pessoas se motivaram a comprar o iPhone por causa de mapas, comprar um GPS teria sido mais barato, não?
    A Apple poderia ter segurado o contrato com o Google até o próprio serviço estar mais evoluído? Com certeza. Contudo, mapear completamente todos os países é obviamente, bastante complexo e levaria muito mais tempo. Vejo o ato de fazer com que o consumidor ajude a apontar erros, e a melhorar o serviço, como uma saída bastante razoável para evoluir o app.

  • Gfar

    Excelente explicação, iLex! Embora o texto deixe claro, nunca é demais reforçar: estamos presenciando uma guerra comercial e os envolvidos sabem exatamente aquilo que devem fazer. Qualquer pessoa que entenda um pouco de inglês e tenha navegado com alguma freqüência por sites de tecnologia nos últimos 12 meses já desconfiava que a Apple iria lançar seu próprio sistema de mapas no iOS 6.

    Tenho certeza que o pessoal de Mountain View também suspeitava, pois a área de Inteligência de Mercado funciona a contento por aquelas bandas. Logo, se não temos ainda um app com os mapas deles é porque não querem, em uma curiosa contradição da política “Don’t be Evil”.

    E reafirmo o que já escrevi em outro post: faria o mesmo que o pessoal da Apple fez. Problemas existiriam independentemente da data de adoção da solução própria para os mapas. E sempre digo que é pior ficar postergando os problemas – e se eles pioram?

  • Filipe Niel

    Na minha opinião a Apple errou.
    Na minha opinião o melhor que eu faço é ajudar a desenvolver um produto que quero que funcione bem.
    Essa é apenas a minha opinião.

  • Alexander Novarro

    iLex, acho que nesse caso é que nem o Siri, quanto mais as pessoas usarem mais rápido ele evolui, logo faz todo o sentido a Apple trocar o mapa do Google pelo próprio antes do app ficar 100%!

  • Johnny

    Sou usuário de Iphone, mas não consigo enxergar a Google como vilã da história. A apple, fosse o caso de produzir um aplicativo para outra plataforma faria igual, mas nem isso ela faz. Querer aprimorar seu produto, de modo a torná-lo um diferencial em relação a concorrência faz parte da lógica comercial e não há nenhum absurdo nisso. Em segundo, deve-se avaliar a ideia de parceria, certo que a Google desenvolvia um excelente serviço de navegação para a apple, e esta o que dava em troca? Há, ainda, que se levar em consideração a postura legal da Google, estivesse ela cometendo alguma irregularidade contratual, pode ter certeza que a Apple já teria se valido dos meios legais.
    O que a Google fez foi absolutamente normal e compreensível pra uma marca que pretende valorizar o seu produto. A Apple, por sua vez, está em pleno direito de romper com um serviço que não mais a agradava em razão da sua limitação. No entanto, no balanço, nota-se que a Apple foi estúpida e precipitada a ponto de retirar um serviço pra substituí-lo por outro ainda incipiente. Distante em qualidade e prestatividade do anterior. Os usuários do iphone tem toda razão de protestar por pagar caro e ter um serviço fase beta.

  • Danilo S.

    Acho fantastico ter ‘participação’ na melhoria dos Mapas da Apple. =D

  • Rodrigo

    Parece que o povo tem memória bem curta mesmo.
    Será que ninguém lembra que, quando o Google lançou o Google Earth, todos os mapas tinham coisas bizarras? Aquelas fotos que mostram hoje no Apple Maps, de estradas transformadas em pontes, cachoeiras, valetas e todas as bizarrices que se pode imaginar eram as mesmíssimas no Google Earth.

    • Danilo Villa Nova

      Sabe acho engraçado o pessoal pedir para comprar um GPS, se o problema é os mapas.
      Engraçado porque vocÊ paga um aparelho full price, que deve por si só apresentar essa função e ela é pior que um gps xing ling.
      Estou extremamente decepcionado com a apple. Decepcionado pelo iphone 5, decepcionado pelos mapas, e principalmente decepcionado pela falta da magia da maça, que se tornou igual ou pior que seus concorrentes.

  • Allegri

    Ia escrever no outro mas cou escrever aqui…

    A Apple fez muito bem em partir, mesmo que não a 100% e se desligar de vez do mapa deles!

    E é fato que termos esse serviço melhor do que qualquer outro, é apenas uma questão de tempo…Tempo esse que, como vocês falam, será ainda menor se todos ajudarem…

    Acho que o TC fez muito bem em dar a cara a tapa pois não é segredo o descontentamento e digo ainda que tem que ter muito culhão e segurança sobre seu produto para indicar que usem os da concorrência…Faço isso aqui no trampo qd me torram dizendo que o da concorrência é isso ou aquilo, falo simplesmente OK, vai lá e usa…te espero na próxima viagem depois que, de fato, perceber que aqui é melhor!

  • glicejo

    Galerinha… me desculpe falar-lhes dessa forma mas infelizmente terei que dar a minha opinião sobre isso. Mapas da apple: A galera que está criticando, não usa nem 10% do que o IPHONE pode oferecer. Alguém já teve a curiosidade de pelo menos integrar a SIRI, com o apple maps, simplesmente falando “I´m HUNGRY”?????? ou diga em inglês: Quando chegar em casa, me lembre de ligar pra minha esposa. Aposto que não, e se continuasse com o mapa da google seria impossível fazer inovações tecnológicas nele. A apple não está nem aí pra o que vc pensa e muito menos o que a concorrência quer fazer para seus lixofones. Ela já detem a fatia de mercado que quer!!!!! No caso gente que prefere qualidade do que popularidade. Vamos criar um pararelo: Lixofones são semelhantes ao windows. Não tem qualidade, devido a sua segmentação. O sistema é pra rodar em hardware genéricos. Ex: Motorola, Samsung, LG, ZTE e etc… O software da Apple IOS6 é feito pra rodar especificamente em hardwares da apple ou seja de qualidade extremamente superior. Relembrem quando surgiu o google mapas como era…. Analise e compare com o mapa da apple. Vejam a qualidade. É insuportável ver pessoas criticar o que nem conseguem usar. Quero ver qual celular manipulam dados como o iphone. Me mostrem um celular com um software que chegue aos pés do garage band, que roda da mesma maneira no iphone 3gs e no iphone 5???? Aliás use o IRIG em um lixofone(Ah… nem existe neh)….. Quem não gostou do iphone, compre um lixofone. Sem mais delongas….

    • Fabio

      Lixofone é uma pessoa que acha que só o iPhone é bom. Tá na hora de tirar o cabresto.

    • Dinnosan

      Sinceramente, não sei para que tanta reclamação, quem precisa usar mapas diariamente? Nem motorista de taxi faz isso, talvez entregador, motoboy, caixeiro viajante, etc…
      Como era a vida antes dos mapas on line? Ficávamos todos perdidos na rua sem saber para onde ir?
      Tenho o TOM TOM instalado no iPhone e o uso raramente, o Google maps, mais raramente ainda, e acredito que isso é maioria entre os usuários.
      Já que o pessoal está reclamando tanto, porque não reportar os erros encontrados? Rapidamente se faz isso e assim o serviço vai melhorando.

      • Jrbs

        Nem todo mundo usa freqüentemente mas uma coisa é certa. A hora que mais preciso do googlemaps é no momento de urgência e extrema necessidade. Daí você não poder confiar, pois pode ir parar dentro de uma bocada quente e ser roubada… é ruim.

  • Jeferson

    “(humildade esta que talvez Jobs não teria).” So um comentaria, acredito que Jobs não teria deixado lançar um serviço de mapa tão imaturo como esse da Apple está. Afinal esse projeto começou quando ele ainda estava vivo. Acredito que ele teria adiado pelo menos mais 1 ano.

    Mesmo com esses problemas o iPhone 5 esta betendo todos os recordes de venda.

  • Daniel

    Nossa mas o pessoal quer pegar no pé da Maça mesmo…

    Será que a Google estaria disposta a ter mais um ano de contrato já sabendo que a Apple estaria melhorando seus mapas?? Será que a Google não cobrou 100$ para cada novo iphone com os mapas??

    O pessoal acha que a Google é uma ONG e que só faz as coisas pelos usuários, o lucro é para outras empresas…rsrs

  • Alessandro Neiva

    Eu penso o seguinte: O Google fez o que pôde para fazer seu Android melhor que o iOS, e isso todos sabemos pois é um estratégia para vender seus telefones. Pois bem, como o google não conseguia fazer melhor, pois quase tudo que nós precizávamos já tinhamos em nossos iPhones desde a versão 3, ele encontrou uma das poucas brechas que ele tinha DENTRO do sistema da Apple, que são os Mapas. Aproveitando a Apple não tinha seu próprio serviço de mapas, o google fez com que esse serviço fosse inferior ao do Android. Mas a estrutura e grandiosidade dos mapas da Apple e da tecnologia que estão empregando nesse App são o que faram a diferença em nossos aparelhos em um futuro próximo. Então eu acredito que cabe a todos nós ajudarmos à Apple a construir esses novos mapas para que eles se tornem melhores ainda do que o google… Porque na verdade, os novos Mapas do iOS 6 têm estrutura para serem melhores do que os do google. Agora, eu vejo que outra grande falha da Apple é o Safari. Já vi muitas pessoas usando o Google Chrome no iPhone… achei tão inato, tão rude com a Apple. Mas depois me coloquei a pensar: realmente, o Chrome é MUITO melhor do que o Safari, mais estável, menos bugs entre outros. A Apple tem muito o que melhorar, não só nos mapas, mas em tudo. Entendam: a Apple vai fazer o que for nos agradar para que compremos novos iPhones e outros aparelhos… Tudo o que a Apple faz, é pensando nos consumidores… agente preticamente constroe a Apple… Já pensaram por esse ponto?

  • Filipe

    iLex, hoje tive a primeira necessidade de usar o mapas da Apple. Estava disconfiado até se me levaria ao local correto, pois não sabia chegar. Para minha surpresa o mapa da Apple deu de 10 a 0 no Google no que precisei, sei que está ruim mas não tanto como povo fala. A navegação guiada ficou boa gostei muito, as vezes me perdia no mapa do google pela imagem não sabia se virava a direita ou esquerda, com a apple isso já não acorre.

  • Uimer

    O jeito é voltar a usar o GPS. =)

  • Boogerboy

    É…
    Na briga entre o mar e a rocha, quem sofre é a coitada da ostra!

    • A frase do ano! 😛

  • Alexandre Costa

    Que empresa não tem interesse comercial, bem essa é motivo de existência dela. Cabe a Apple se acha que sua solução é melhor implementar somente quando ela realmente for melhor que não é o caso, não adianta ter um monte de possibilidades sendo que a solução que eles julgam inferior hoje funciona melhor. Eles deveriam admitir que erraram e lançar um update urgente voltando com o Google Maps deixando o deles como segunda opção e quando for realmente melhor faz a transição.

  • André Lyrio

    Provavelmente os mapas do Google não eram tão funcionais quando foram criados e evoluíram com o tempo. Assim será com Apple se ela se dedicar no melhoramento do sistema de mapa dela. A vida é simples: os incomodados que se mudem. Há vários celulares no mercado, portanto é só comprá-lo. Quem adquire um iPhone consegue comprar qualquer celular e se economizou só para o iPhone 5 e não gostou, venda-o e compre outro.

  • Nilo Bufáiçal

    Acredito que todos os posts aqui descritos são válidos mas se a Apple tivesse lançado um programa realmente superior ao Google Maps poderíamos estar discutindo a iniciativa pelo respeito ao consumidor. O Mapas da Apple não agrega nada de novo e nem se propõe a tal. Claramente a quebra do vínculo foi por motivos comerciais e não por “respeito ao consumidor”, e que provem o contrário…

  • Fabio

    Toda mudança gera atrito…

    Outra coisa que digo…o Google não quer perder os usuários do iPhone. Com certeza vem coisa boa ai pra vocês que usuam iPhone. A Google vai atualiza sim o aplicativo, ainda mais depois da retirada do GoogleMaps. Ninguem quer perder mercado…Keep Calm and Take it easy.

  • anderson aguiar

    na minha cidade o Mapa do iOS 6 está muito melhor do que o da Google!! Gostei muito do iOS 6

  • Rodrigo

    O problema é, abandonar o serviços Google sem ter ao menos uma solução própria razoável com condições mínimas, acho que, a Apple se precipitou! Alias acho não, tenho certeza depois da carta do cook.

  • Juliano

    Parem de mimimi, há 5 anos atrás ninguém usava gps com a frequência que usam hoje e nem por isso alguém ficou perdido no polo norte. Pessoas erram, empresas erram, é até bom a Apple ter errado com o Maps, assim só vai melhorar o serviço, se lançasse algo bom logo de primeira ficaria na mesmice por anos.

  • Vicente Pires

    Minha contribuição.

    Entrevista com Noam Bardin CEO do Waze http://www.businessinsider.com/waze-ios-6-apple-maps-2012-9

    Destaquei o trecho abaixo:

    “Apple went out and partnered with the weakest player,” Bardin says. “They’re now coming out with the lowest, weakest data set and they’re competing against Google, which has the highest data set.”

    Talvez se a Apple pegar os mapas do Waze e todo o conteúdo colaborativo, seus mapas fiquem melhores.

  • Hugo Demiglio

    Meus sinceros parabéns para essa matéria, gostei mesmo!

  • André

    Sei que aqui nao é o lugar pra isso, mas estou com um problema chato no App Store. A busca fica carregando e nao aparece nada, não consigo encontrar nenhum aplicativo…alguém ta com esse problema?

  • Rennan

    Vou deixar a minha opinião aqui apesar de nem saber se alguém vai ler
    A apple errou em ter lançado com tantos erros mas já perceberam que essa revolta se espalhou só depois do lançamento? Mesmo com blogs em todo o mundo dizendo que o serviço de mapas estava muito inferior?
    Hoje existem inúmeras opções qualquer 1 pode ir la em comprar o que achar melhor não precisa comprar um iPhone, eu prefiro iPhone pelo simples fato de achar o sistema mais estável e que a defasagem vai demorar mais pelo simples fato do sistema ser montado junto com o hardware. Agora se você já tinha 1 iPhone podia ter esperado pra ver como seria os mapas já que nenhuma outra função essencial vai funcionar no brasil mesmo.
    O brasileiro em especial acha que não ganha nada em ajudar a empresa mas esquece que isso vai fazer com que o mapa fique mais adequado, coisa que nenhuma empresa faz sem ajuda da população ou vocês acham que ela advinham oque as pessoas querem?
    Pensem um pouco mais no geral sem levar pro lado pessoal que vocês verão que ajudando vocês só saem ganhando.

  • Pedro

    e simples pessoal, quem nao tá satisfeito com o IOS 6, mude de plataforma, compre um Galaxy S3.
    E ai alguem vai aceitar ?

  • Luis Cesar

    Bem, apesar do mapa estar desatualizado aqui na minha cidade em relação a trajetos e imagens de satélite, tem muitos estabelecimentos, essenciais inclusive (hospitais por ex.) que estão devidamente identificados. Sempre que tenho um tempinho eu fico fazendo um tour pela cidade, corrigindo nomes de lugares, fixando outros e reportando erros. É isso ou ficar trollando sem fundamento pelos comments dos blogs, o que não resolve.

  • abuarque

    Estou me achando um ET. Será que só eu não uso 24 horas o maps, seja do Google ou Apple? Quando muito testei se minha rua existia e lá estava eu. Testei meu trabalho e pronto. Fiz um roteiro que nunca vou usar e pronto funcionou. No mais é querer discutir por discutir. Seguinte: Não gostou muda. Gosta da marca ajuda. Na hora do vamos ver uso mesmo e muito raramente o Sygic Brasil que vem resolvendo a parada. Qaundo não acha, simplesmente não achou. Como tenho jailbreak ainda não atualizei e estou adorando o mei 5.1.

  • @porrasandrinho

    Como disse nosso amigo Cassio Rossi quanto #mimimi
    Quanta gente que gosta de insistir num assunto que já foi exclarecido!
    A nota do Tim foi exatamente para essa finalidade!
    Vamos aguardar, esperar a melhoria… enquanto isso temos outras opções.
    Agora, se quiserem continuar batendo o pé (coisa que vai mudar em nada) comprem aqueles mapas impressos em bancas de revistas… (mais uma alternativa)
    Como você tem paciência iLex! Vai ser canonizado!

  • Marcos

    Vamos ser realistas:
    A Apple apresentou uma solução pior que a da Google.
    Agora nao temos mais Google Maps como aplicativo nativo.
    Temos agora uma solução que vai melhorar muito e, a nao ser que troquemos de plataforma, vamos ter que esperar.
    O iLex, iLex e nao a Apple nos apresentou una forma de sermos sujeitos ativos nessas melhoras, melhoras essas que vão NOS ajudar muito se quisermos continuar a usar iOS.
    Muitas pessoas não estão vendo que se nós podemos agir para melhorar a nossa situação, porque nao?
    Nenhum consumidor vai ajudar a Apple por ajudar, isso vai nos beneficiar também, e se eu posso dar um jeito de sair mais rápido dessa situação eu vou, por mim e nao por uma empresa que ganha mais dinheiro por dia do que eu já ganhei em toda a minha vida.
    Apple, você deu uma fora, e que fora!!!! Estou decepcionado, mas isso nao vai fazer os mapas melhorarem mais rápido né?
    NAO FAÇAM PELA APPLE, FAÇAM POR VOCÊS
    E se nao quiserem nao façam.

  • Ernandes

    A Apple deveria ter adotado a estratégia “Google” durante esta fase de amadurecimento dos seus mapas. Era só colocar a palavra “Beta” no final. Ninguém iria reclamar. 😛

  • Leonardo Marchiori

    Olhem no Google a cidade de Santo Inacio – PR e depois da Apple. A cidade de 5 mil habitantes nem mapeada era, e titulada como “reducao de santo inacio”… ?!?… Ha uma boooa intencao de se tornar tao boa qto a gigante dos mapas!

  • Joldmar Filho

    Nao vi problema nenhum no mapas da Apple! O mundo esta cheio de quem nao sabe fazer e so sabe criticar, estamos fartos de reclamação, quem esta insatisfeito com o serviço da Apple, compra uma m** de samsung e vai passar raiva com o android! Um sisteminha que tem muito a aprender no mundo dos dispositivos moveis! Criticar é muito fácil! Ja disse e repito nao tenho problema nenhum com o mapas da Apple, tomes suas próprias soluções!

    //.Joldmar Filho

  • Daniel Bergamin

    Na minha opinião o povo esta reclamando de boca cheia, eu atualizei o meu 4s para a ios 6.0 essa semana, e pra ser sincero não achei tão banal quanto as pessoas andam por ai reclamando, acho que esta tendo um pouco de exagero, na minha opinião esta otimo o 6.0 e os mapas aqui da cidade, esta tao bom quando a versão do google.

  • Daniel Oka

    Tem os lados da moeda!!!

    Lançar um produto médio e forçar a usar e melhorar ele com os feedback!

    Ou

    Deixar o mapa do Google estagnado!

    Ou

    colocar os dois e demorar mais tempo para deixar o mapa da Apple melhor!

    Eu faria a escolha que a Apple fez!

    Eh ruim? Sim! Mas será mais rápido esse processo e em pouco tempo estará tudo lindo!!!

    Agora crucificar o iOS por causa disso sacanagem, eu perdi o StreetView mas o mapa pra mim ficou melhor em alguns aspectos!!!

    E o siri parece que ficou melhor apesar de ser em inglês e deve ser por causa do
    Mapa que tem uma base própria da Apple!!!

    • Marcos

      Quatos lados tem a sua moeda?

  • Alexandre

    Galera, usei Android do inicio ate a versao 3.1 e ainda parecia ser versoes beta… Era horrivel mexer naquilo. Mas quem ja mexeu na 4 tem que falar como melhorou!
    Tanto que a briga agora sim ficou boa com um iOS…
    Vamos dar mais um tempo… é o ideal lançar algo funcionando 10%? NAO!
    Mas façamos a nossa parte e daqui a pouco vamos perguntar se alguem ainda tem coragem de usar o Google Maps em smarts…

  • Rodrigo

    Esse pensamento de que brasileiro fica querendo ganhar algo em troca de ajuda é idiota. Típico de brasileiro que se sente superior. Aqui em NY o pessoal pensa do mesmo jeito. Todo mundo quer um serviço de qualidade nesses mapas OUT OF THE BOX! E olha que eles pagam mais barato que a gente. Ninguém mandou a Apple acostumar os consumidores assim, agora aguenta.

  • Geraldo

    Excelente matéria iLex, assim foi bom esclarecer os problemas.

  • Alan Gabriel K

    Gostei da parte do “humildade esta que talvez Jobs não teria”, ele não teria mesmo, como um cara que gosta de “bater de frente” ele iria buscar alternativas e fazer Mapas esmagadores.
    Volta Jobs!

  • Periclis

    Não adianta puxar tanto o saquinjo da apple ilex, dessa vez foi premeditado. Ela está errada e bc sabe disso!!!!!

  • iRon

    Ótima explicação iLex, me esclareceu algumas coisas importantes porém essa alteração do mapa foi um dos motivos de eu ter dado nota baixa na pesquisa sobre iOS 6.
    Sumiram fotos importantes no meu IPad após atualização , aparecem emails em branco sem remetente que não consio apagar, surgem atualizações de apps que não consigo visualizar. Ao atualizar o sistema, fiquei sem sinal wifi. Tenho uma Siri que pode me ajudar muito pouco no meu IPad. Não posso usar FaceTime no 3G com o Iphone 4.
    Infelizmente, parece que estou na fase beta do iOS 6 e acho que os acionistas da Apple estão pouco preocupados, para que os brasileiros tenham uma melhor experiência.

    • André

      Toda vez que vamos atualizar o sistema iOS temos que fazer backups de segurança pois erros acontecem.
      Simplesmente você pode restaurar novamente seu iPhone, no próprio iTunes diz “se você está tendo problemas com seu iPhone você pode restaurar seus ajustes originais clicando em restaurar”.
      Sobre o Wi-Fi muitas pessoas estão passando por esse problema que já deve ter chegado até a Apple que logo resolverá! Erros acontecem.
      A Siri sim é beta! Você mesmo pode conferir no site da Apple que ela é beta.
      Desde a primeira apresentação sobre o iOS 6 foi falado que apenas o iPhone 4S e o Novo iPad (naquela época) receberiam essa novidade. Logo após no site da Apple explicava que seria apenas com estes aparelhos.
      O iOS 6 está sim com alguns problemas, mais nada com que a Apple não resolva logo! Muito das pessoas que eu conheci que compraram produtos da Apple querem tudo a 1000% funcionando, e quando algo que tenta revolucionar acaba saindo um pouco errados todos condenam o sistema inteiro.
      Infelizmente muitos são folgados e não buscam nem saber como o sistema funciona por inteiro!

      • iRon

        “Toda vez que vamos atualizar o sistema iOS temos que fazer backups de segurança pois erros acontecem.” Quem disse que eu não fiz? O fato de sumir do IPad foi um pé no saco!

        “Simplesmente você pode restaurar novamente seu iPhone, no próprio iTunes diz “se você está tendo problemas com seu iPhone você pode restaurar seus ajustes originais clicando em restaurar”.
        Simplesmente ao invés de mandar eu fazer isso, na premissa de que não tenha feito, é melhor você dar uma de Tim Cook e ser mais humilde, senhor sabe tudo, porque isso foi a primeira coisa que fiz.

        “Sobre o Wi-Fi muitas pessoas estão passando por esse problema que já deve ter chegado até a Apple que logo resolverá”!
        Já ouviu falar de Einstein e sua teoria sobre a relatividade do tempo? O seu tempo com certeza é diferente do meu.

        É cada um que me aparece!

  • Thiago

    cara isso já ta muito chato….é fácil a galera que ta achando ruim e fica de mi mi mi vende o iphone compra algum com Android e seja feliz, já que ta achando que o mundo acabou por conta disso.

  • Santiago Junior

    Tanta discussão por um mapa! E acredito que muitos dos que estão reclamando hoje nem utilizavam tanto assim!
    Eu atualizei o meu iPhone 4 com o IOS 6 e fiquei muito feliz com as melhorias feitas e, com certeza comprarei o iPhone 5 (pois o iPhone Classic da minha esposa está dando sinais de fadiga após 5 anos de uso initerrupto e ela sugeriu que eu lhe desse o meu atual).
    Que fique bem claro: não comprarei o iPhone 5 porque sou um fanboy mas sim porque é um produto que me agrada tanto em questão de qualidade quanto por atender perfeitamente minhas necessidades.

    Um abraço,
    Santiago Junior

  • thiago

    Que mane mapa compra um gps sygic ,igo ,tom tom e para de reclamar
    o aparelho esta ai pra quem quer quem nao quiser que nao encha as paciencia
    compra quem quer,
    usa quem quer ,
    atualizou para ios 6 pq quis
    Eu gosto uso e nao fico falando mal , nao gosto de android mas nem por isso nao fico falando que e uma copia mal feita do ios apesar de achar isso
    nao gosto de windows e acho uma copia barata do MAC osx
    Acho que a galera tem que crescer e evoluir
    Muita frescura ja que e boy mesmo e ta reclamando da apple
    vai morar nos eua
    la o 4g pega ,tem flyover quem precisa de mapa com flyover
    Aqui e 3 mundo mesmo para de reclamar e se preocupar com coisinha

  • Levy

    Por favor, não gostam dos mapas do iphone não compre ele. Já tem um? Venda e compre um aparelho com suporte a Google Maps. Comprou um Iphone5 agora e só quer outro aparelho top de linha? Vamos trocar no meu S3, você não fica perdido e eu fico com o Iphone, pronto.
    Sobre a matéria ser ou não tendenciosa, acho que pelo fato de se esta em um blog que se chama blogdoiphone no minimo o autor do post venderia um rim para adquirir um iphone 5 (O.o) então não vamos discutir isso pois até em grandes emissoras existem matérias tendenciosas…
    Parabéns pelo blog iLex só falta a opção de Like nos comentários 🙂 como o baixaki fez.

  • Dírlei Júnior

    Desculpas realmente são válidas, mas de nada vão adiantar se planos, metas e estratégias para solução do problema não forem executadas por aqueles que se dizem ou estão em público fazendo de sua desculpas apenas falácias e nada mais do que isso .’.

  • digoloureiro

    Na prática a solução seria o que?
    E se a Apple dizer que o Siri em Português ainda não foi lançado pq não esta pronto e só será feito quando estiver 100%, quem vai aceitar isso?
    Se a Apple dizer que várias funções foram adiadas para serem feitas com excelência, quem vai se lembrar disso?
    Neste trecho: “a ponto do próprio CEO da companhia pedir desculpas em público (humildade esta que talvez Jobs não teria).” fico me perguntando se o Jobs teria feito o lançamento antes de ver a fundo como estava o resultado final do Mapas? Ou então, nas fases beta do iOS 6 os desenvolvedores não notaram a baixa qualidade do mesmo?
    E a pergunta final: Estes erros sucessivos não é estranho no padrão da Apple?
    No conjunto da obra a Apple ainda da de 1000 x 0 na união de Google+Samsung+MOtorola+HTC+Multilaser+Qualquer HiPhone e Tablet do stand center e muitos outros.
    Eu ainda sou fascinado pelo meu iMac, iPad, iPhone e Apple TV que se comunicam de forma maravilhosa e mágica! Para quem vem me ajudando a anos nas ruas de SP eu vou me dedicar para este mapas funcionar muito bem! Tamo junto maça!

    • Francisco Vorcaro

      Nossa!

      Li seu comentário e vibrei. Foi o mesmo que eu disse para o colega acima.

      O iMac, o Macbook, o iPad e o iPhone se comunicam de uma maneira mágica. Minha vida, meu trabalho e minhas aulas são mágicas graças a Apple.

      Também estou nessa e vou ajudar e em qualquer canto do Brasil que eu estiver, vou usar os mapas, corrigir, auxiliar pois eu acredito na Apple e na forma como ela deixa nossas vidas melhores.

      Abraço aí 🙂

  • Cristiano

    A galera paga 2 mil no telefone e não têm coragem de comprar um navegador GPS de 50 dólares.

    • Jrbs

      Você entendeu o assunto!?

      Dá zueira, hein!!

      • Cristiano

        Lógico que eu entendi. O que quero dizer é para esquecerem o maps do Google e da Apple. Comprem o Tom-Tom e sejam felizes! Navega curva-a-curva, da informações sobre os radares na estrada, não necessita internet para navegar, se o iPhone não tivesse mapa nenhum ainda estaria satisfeito com esse app.

  • Max Malta

    [off-topic]
    A apple acabou de liberar a atualização do apple tv. 5.0.2 => 5.1
    Eu esperava a versão do iOS 6 também para a apple tv, mas tem alguns novos recursos interessantes.

  • Rodrigo

    Entendo quem está decepcionado com o caso. Realmente há muitos erros nos mapas. Para quem os mapas são vitais não há muito o que fazer: baixar um outro aplicativo, usar o Google ou o Nokia maps pela web ou trocar a plataforma móvel. Massacrar a Apple ou odiar a Google não vai adiantar nada. Se vc é fâ do iOS e quer ver os mapas melhorarem o mais rápido possível, ajude a Apple a melhorará-los. Ficar reclamando não vai adiantar nada. Acho impressionante o CEO da Apple pedir desculpas publicamente pelo acontecido ao invés de ficar tentando tapar o sol com a peneira. Admitir que seu produto não está a altura dos seus clientes é admirável, mesmo não resolvendo o problema. Para mim o caso é simples: o iOS é muito mais do que os mapas. Além disse, me parce que a Apple não vai deixar um produto dela pela metade por muito tempo. Não sou um fâ incondicional da Apple. Tenho 40 anos e meu primeiro produto da Apple foi o iphone 4s que comprei há 4 meses – não tenho outros produtos. Só o que posso dizer é que nunca um eletrônico me deixou tão satisfeito com performance, design e produtividade. Mas esse sou eu. Cada um sabe onde o sapato aperta e, graças a Deus, não somos obrigados a comprar só produtos da Apple ou de qualquer outra empresa.

  • Betacaroteno

    Tá mais do q certo o Google, assim como tá mais do que certa a Apple.

    Eu pessoalmente acharia mais interessante continuar o desenvolvimento dos mapas do Google no iOS.

    Mas, negócios são negócios e nem sempre as coisas funcionam entre essas corporações.

  • Saka

    Concordo em tudo que o iLex falou. Muita discussão por algo tão pequeno perto de tudo que um iPhone pode fazer. Desculpem-me os que disseram algo em contrário, mas não creio que o serviço da Apple seja tão ruim assim, até porque o Google maps demorou anos para chegar nesse nível. O dia que eu achar que o iPhone não satisfaz mais minhas expectativas, partirei para outro dispositivo móvel. Os camaradas que se sentem “injustiçados”, “enganados”, ‘desiludidos’ e tal, deveriam fazer o mesmo. Afinal, vivemos ou não em um mundo livre?

  • Emanuelle

    Opa, mas pêra aí… Será que Steve Jobs teria deixado chegar a este ponto? Desculpas não são necessárias quando as coisas saem como planejado, acho difícil acreditar que Cook não estava ciente de que a decisão de abandonar o Google afetaria seus clientes! Ou seja, errou e errou feio!

  • Hélder Santana

    Ler alguns comentários aqui reflete pq nosso país fica no terceiro ou quarto escalão das novidades tecnológicas. Povo que pensa pequeno, só quer saber de interesses próprios e tirar vantagem em tudo.

    Lamentável…

  • Fabio HL

    Peguem 2 dedos(função pinça) no Mapas Apple, e girem o mapa e observem a leveza do giro. Olha o q vem por ai… Relcamam demais! Em Marilia tudo funciona perfeitamente!

  • Maurício

    a atualização pro ios 6 só trouxe melhorias pro mapas.
    tá certa a apple de ser independente do google no mapas. Um sistema que ao invés de tentar melhorar, tenta “boicotar” a apple não melhorando os mapas pro ios. Típico de um s.o que não tem NENHUM atrativo e diferencial expressivo em qualquer outro quesito do sistema operacional em comparação ao ios.
    a médio e longo prazo certamente teremos os melhores mapas que um dispositivo móvel pode ter, incomparavelmente melhores que os do google.

    no meu iphone 4, o mapas está sem dúvida extremamente melhor com o ios 6. Aqui em Brasília não tive absolutamente nenhum problema com rotas/itinerários/localização e demais funções. é claro que sei que existem muitos problemas em outros lugares no Brasil, mas de qualquer forma é melhoria a médio/longo prazo. Quem se dispõe a querer de alguma forma ajudar, só vai ter as melhorias o quanto antes.

    Sem falar no diferencial dos mapas vetoriais que os do google nem se comparam a qualidade e velocidade na visualização.

  • Jonas Revita

    [Off Topic]

    Meu iPhone quando conectado ao PC causa choques só em encosta no aparelho, pelo menos nas laterais, isso é normal? Não sei se tem a ver, mas foi a primeira vez que usei esse conector USB (original).

    • Emanuel

      Meu acontece também ! Horrivel!

  • Ralph Goddard

    Sinceramente? O google maps não nasceu perfeito, os da Apple também não. Agora eu sou um dos que vou usar os mapas da Apple e fazer o máximo que eu puder pra ajudar a melhoraro serviço, afinal de contas, quem ganha somos nós mesmos, nem pretendo usar os mapas da Google, quero ajudar.

  • Fabiano

    Eu sabia que alguem iria falar que a culpa era do Google… daqui a pouco vai sobrar ate pra Dilma… aff..

  • Fernanda

    Se você perder ser iphone e depender do mapa do “buscar my iphone”, vc não vai achar nunca.
    Pelo menos aqui no Japão ta péssimo.

  • Marcio Mariz

    Os mapas da Google são melhores, mas acho inadmissível que em São Paulo a nova Marginal Tietê ainda não esteja atualizada. Nos mapas da Apple, Waze e Bing, a Marginal Tietê já está atualizada com as três pistas e as novas pontes (Nova Estaiada e alça na ponte do Tatuapé). No mapa da Google, a Marginal Tietê só possui pista expressa e local e sem as novas pontes.

  • Sergio Roberto

    É obvio que isso é um “erro” calculado da apple, eles sabiam exatamente o impacto que essa mudança traria para os usuarios e para a marca, mas avaliaram o efeito colateral aceitavel… é certo que uma empresa do porte da apple nao faria isso sem um estudo aprofundado de prós e contras. Eles acharam que vale a pena o “erro” para se conseguir a medio e porque não a curto prazo com ajuda de uma comunidade muito forte de fãs e usuarios avançados um produto realmente superior e que eles tenham o total controle.
    Pensando por um lado pratico… o sujeito não vai trocar um aparelho por causa disso… e se trocar é 00001% totalmente aceitavel para eles, agora o google nunca achou que a apple teria peito pra simplesmente rancar o app do aparelho…kkkk
    E pra falar a verdade tirando a localização gps de fotos, facebook e outro programas que utilizam a localização eu nem lembro a ultima vez que utilizei o maps do ios sempre usei o sygic justamente pela navegação que não havia no app.

  • André Pelegrini

    O mesmo tempo que levei usei aqui para escrever uma opinião foi o mesmo que usei para enviar email para a Apple sugerindo melhorias e externando minha satisfação (ou não) com os serviços dela.

    Imagino o impacto que teria se metade das reclamações aqui fossem levadas à empresa.

    Poderíamos ter Siri cantando Jobim!

  • Anderson

    sempre que leio sobre os mapas da apple por aqui, fico com a impressão de que a opinião de quem escreve tenta fazer com que a gente acredite que a apple é culpada e ao mesmo tempo não tem culpa pela google não ter melhorado seu mapas… Oras pode ser claro que a google não quis melhorar os mapas dela pra versão IOS, mais nada, eu disse nada tira o fato da apple ter errado em substituir a google com o produto do jeito que estava, as empresas de mapas ja foram compradas a um tempo, o desenvolvimento ja ocorre faz tempo…. Esperar mais 1 ano e lançar um produto bem melhor seria uma solução muito mais lógica no quesito estratégia, mas é claro que a apple pra conseguir em 1 ano melhorar todo sistema de mapas, teria que contratar muitos engenheiros, mais pra que fazer isso se temos milhões de pessoas que farão em semanas o que a apple levaria 1 ou 2 anos… Nós os prejudicados é que estamos fazendo o papel de anjos e Demônios, reclamando e ajudando a relatar os problemas, é o mundo inteiro mandando o trabalho mastigado, permitindo a apple simplesmente ser o gerente do mundo na questão dos mapas, somente dando o ok para as mudanças que sugerimos e melhorando pontos específicos… E assim não é preciso contratar um mundo de engenheiros (custo que a google teve a 6, 8 anos atrás), e usufruir da nossa “boa vontade”, O pior é que ainda fico com a impressão de que não só aqui neste blog mais em outros canais de comunicação pró apple, de que ela errou mais acertou…

    Pode ser…. São muitos pontos de vista, mas uma coisa garanto, a google não é tão e a apple não é tão boa…. Ou vice versa!

    • Anderson

      Faltou palavra na ultima frase..

      “Pode ser…. São muitos pontos de vista, mas uma coisa garanto, a google não é tão má e a apple não é tão boa…. Ou vice versa!”

    • O problema, Anderson, é que tem gente que acha todo o artigo que não começa com “a Apple é uma droga e só erra” como tendencioso.
      O artigo acima mostra os dois lados, a parte do erro e a parte das razões, ou seja, não fala só de um. Mas como você só considera ruim a mudança, não gostou do texto por falar também da parte boa.

      A impressão que dá é que você só acharia o texto imparcial se ele falasse apenas da parte ruim.
      Mas pelo menos na minha visão, isto não seria ser imparcial.

      E pelo número de comentários aqui neste artigo de pessoas que gostaram dos mapas, acho que seria uma falha jornalística dizer que os novos Mapas da Apple só são um desastre.

      • Anderson

        Claro que não iLex, pelo contrário, eu não acho o texto tendencioso para a apple, eu só não gosto de ver muito sites de noticias dizendo “Porque você não deve achar os mapas da apple tão ruins” ou “A culpa é a Google pelos mapas da Apple serem ruins” No seu texto, ate acho que você foi imparcial, mostrando os dois lados, so não acho justo dizer que a google errou em não atualizar e a apple acertou em lançar a mudança do jeito que lançou, concordo com vc, quando diz que a google foi tendenciosa em não melhorar seu serviço, mais acho muito mais que a apple errou em não refinar o serviço antes de lançar e deixar para o consumidor final o trabalho de fazer isso, mais isso é so minha opinião, talvez mostrando um outro ponto de vista pouco explorado nas matérias que leio a respeito desses assuntos, não disse que sua matéria foi imparcial, ate peço desculpa se pareceu isso, só queria dizer que não adianta dizer que os dois erraram, acho que alguém errou mais do que acertou nessa estoria, e na minha opinião foi a apple, coisa que eu vejo muito pouco os canais dizendo isso… Os mapas da apple são lindos quando pairando por Nova York, ponto!

        Enfim, leio seu blog diariamente e suas opiniões são sempre boas e acertadas quanto aos assuntos pertinentes a apple, por isso o sucesso do blog, mais a critica não pode vir com ares de “não é bem assim…”

        Parabéns e continue com seu trabalho!

  • Bruno

    Apesar de odiar quando as pessoas dizem, mas realmente, se Jobs estivesse na Apple isso JAMAIS teria acontecido!

    Um produto inacabado parar nas maos dos usuários é algo muito incompetente. Uma das soluçoes para este caso, na minha opiniao, seria ter feito um marketing dizendo esse ganho a longo prazo citado no Post.

    O lançamento desse iOS e iPhone 5 deve servir de lição pra Apple.

  • Maurício

    Assim como absolutamente tudo no ios é hoje é superior ao android, o mapas não vai demorar a chegar a um estado muito superior ao mapas do google pra convencer as pessoas que só sabem reclamar da apple arrumando qualquer motivo para tentar diminuir o sistema para que o do google se sobressaia.
    O mapas era o único “trunfo” da google dentro do ios.
    Gente pra falar besteira sempre tem em todo lugar, igual um amigo meu que comprou um lg com android e ficava falando das telas do iPhone: “sabia que as telas do iphone quem fabrica é a lg? nem isso a apple faz!”. ai eu perguntava: “então ja que a lg faz as telas, pq ela não coloca as mesmas telas nos aparelhos dela?”. Ficou sem reação o coitado. Mesmo não tendo muito a ver, a questão é o princípio que é o mesmo de todos que falam mal dos idevices: tentam arrumar uma desculpa pra tentar diminuir um software e hardware muito superiores, funcionais e sofisticados!!!

    • Francisco Vorcaro

      As pessoas falam como se a Apple fosse uma montadora.

      Aff

      A Apple elabora como ela quer a tela, o processador, a memória, etc, etc, etc e os outros só vão lá e executam.

      Se eles inventassem tudo e a Apple fosse apenas uma montadora certamente ela não estaria aonde está. 🙂

    • Alan Cardeque

      “O mapas era o único “trunfo” da google dentro do ios.” Faz-me rir???

      Você nunca usou nenhuma dessas ferramentas no iOS?

      * Google Maps
      * Google Street Viwer
      * YouTube
      * Google Translator (com pronúncia, inclusive)
      * Google Earth
      * Google Chrome (Já navegou por Voz)
      * Pesquisa Google
      * Google Drive

      Porra, tudo isso sem custar 0,01 centavo, com aplicações bastantes diversificadas, e você diz que o mapa era o “único” grande triunfo do Google? Com certeza você não sabe que serve o iPhone. Deve tê-lo comprado por modismo.

  • Eduardo

    infelizmente a esposa teve seu iphone roubado acabei por passar o meu iphone para ela e decidi experimentar um aparelho android até chegada do iphone 5 em nosso país.

    confesso que estou muito surpreso não só pela qualidade dos mapas pela qualidade navegação mas com o sistema como um todo por exemplo este comentário foi totalmente escrito com recurso por voz do telefone diretamente na pagina do blog do iphone e sem utilização de programas terceiros.

    este e outros muitos recursos já existem no ios mas funcionam somente nos estados unidos e outros poucos paises.

    Enfim espero que a Apple corrija esta trajetória ou correio risco de tornar-se a próxima rim

    Nunca achei que fosse pensar isto mas parece que tudo funciona melhor neste Galaxy Nexus rodando a versão 4.1.1 jelly bean

    a impressão que tenho e que desde a versão 5 não houvee uma inovação significativa enquanto o sistema android apresentou melhorias incríveis.

  • Sergio

    iLex, sempre achei seu blog bastante profissional e completo de informações.
    Mas infelizmente perdeu a credibilidade com esse post.
    Já acompanhava seu blog com outros olhos desde o post que praticamente “desmereceu” o trabalho que o Google fez para o aplicativo do Youtube com objetivo de substituir o nativo – foi um ótimo trabalho que os caras fizeram e transformaram, IMHO, a usabilidade da rede dentro do iOS.
    Espero que os próximos posts sejam menos imparciais.
    Obrigado de qualquer forma pelo seu trabalho.

  • Kayky Ramos

    Excelente texto, concordo!

    Se Jobs ainda fosse vivo, e se ele ainda fosse CEO da Apple, provavelmente a solução que ele teria para os mapas, acredito eu que seria implementando as duas versões: Google e Apple.

    O aplicativo Mapas teria uma configuração parecida com o Safari em Ajustes, na parte de selecionar o motor de busca padrão, no caso do Mapas, o usuário poderia selecionar a fonte de mapas que achasse mais adequado: Google ou Apple.

    Agora para vocês que estão achando um absurdo pagar 2,000.00 reais em um produto, que como dizem vocês, está “incompleto”, assim como qualquer serviço grande, os mapas do Google surgiram tão péssimos quanto os da Apple, mas só porque não havia um serviço melhor, ninguém reclamava. Concordo plenamente com o iLex, a Apple não está te pedindo o favor de ajuda-la a melhorar o serviço, para isso ela tem uma equipe muito bem treinada, agora se você realmente achou que esses 2,000.00 pagos no seu iPhone 5 não deveriam te deixar com uma coisa “incompleta”, para de reclamar e muda para o Android.

  • Madmediphone

    Tô com o iPhone 4 s rodando ios5 Tô . O ILex avisou no post antes da atualização a questão do maps . Segui o conselho e Tô feliz. O bom dessa historio que conheci um tal de waze que me parece muito legal. Ainda vou testa-lo. Tenho o tom tom mas acho ele muito poluído . Gosto de mapas simples. Se não fosse o street viewer certamente já teria atualizado. O mesmo me ajudou a encontrar o local exato de uma igreja ontem que compareci para um casamento.
    Vai por mim a Apple tem grana e tecnologia para corrigir este detalhe rapidamente . Quanto aos outros problemas logo sai uma atualização resolvendo.

  • Telmon Lima

    Olá iLex!

    Muito bom o seu texto! Imparcial e totalmente correto! Parabéns!

    Estou gostando muito do Mapa que a Apple está desenvolvendo. Claro que não estou completamente satisfeito, mas também nunca estive completamente satisfeito com o antigo Mapa (do Google).

    Os resultados encontrados estão muito mais precisos que o anterior. Viajo muito e sei exatamente o que estou falando. Claro, sobre estabelecimentos comerciais, os resultados estão muito piores. Mas a resposta aos endereços digitados estão muito melhores.

    A verdade é uma só: quem diz não ter encontrado endereços no novo Mapa é porque não sabe utilizar um sistema de mapas em dispositivos móveis. Exemplo: Cada sistema de mapa possui um sistema de nomenclatura para as ruas. Em Goiânia existem mapas que exigem digitar “Av. C 53”, já outros, como o novo mapa da Apple exige que se digite “Av. C Cinquenta e três”. Erro do mapa da Apple? De forma alguma. Falta de interesse da pessoa em buscar conhecimento.

    Apoio a decisão da Apple e o dia que eu não estiver mais satisfeito com o iPhone, mudarei de aparelho, sem pensar duas vezes.

    O que mais gosto no mapa da Apple? A possibilidade de ser ouvido. Eu reporto um erro e vejo os resultados aparecerem. Alguém que defende o sistema de mapas do Google, por favor, poderia me mostrar o mesmo recurso no mapa deles?

  • Juliano

    Para um aparelho caro como o iPhone e uma empresa que se gaba do perfeccionismo em tudo, entregar um software tão fraco é lamentável. Neste ponto especifico, está perdendo feio na guerra “termonuclear” prometida por Steve Jobs.

  • Junior

    Hahahahaha… li uns 60% dos comentarios… o mais legal é saber que daqui a algum tempo, as pessoas que crucificam a Apple por agir desta maneira, vao pegar seus iphones com mapas by apple e esfregar na cara dos amigos androids e falando “Viu, o mapa meu iPhone faz isso, o seu android nao faz”. Interessante que todos reclamam de pagar mais de R$2000,00 e nao ter o mapas antigos, mas ninguem reclama do preço elevadissimo dos iphones no Brasil, da corrupção ou nas taxas e impostos abusivos. A realidade é que é muito mais facil reclamar do que fazer algo pra mudar, ou ajudar a melhorar. Da ate vontade de falar pra essa turma: “OK, voce pagou mais de R$2000,00 em um celular e o mapas nao funciona, BELEZA, mas entao voce nao usa NENHUM OUTRO recurso que ele oferece? … hahaha.. me poupe!

    Na verdade, uma coisa que mae sempre me ensinou, “Toda mudança gera insatisfaçao”. Ninguem quer sair da zona de conforto e olhar a situaçao de outra maneira. APOSTO que muitos que estao jogando as pedras na cruz da Apple, nem se quer usavam todos os recursos do mapas do google. mas ok, é gostoso jogar lenha na fogueira né?
    Eu mesmo, to adorando o mapas da Apple.. achei bem legal e estou ajudando do jeito que posso.

    Vamos la Brasileiros, parem de olhar para o propio umbigo!
    abs

    • Boa, Júnior.
      Projetar para o futuro é um exercício interessante.

      Eu já passei por esse mesmo stress diversas vezes. Quando o Blog foi o único no mundo a defender que o antennagate não era assim tão grave quanto a mídia dizia, fui chamado de tendencioso e pau mandado da Apple. Muitos que nem tinham pego o iPhone 4 na mão vinham reclamar que a Apple nao era mais a mesma e que o modelo era o maior fiasco já feito pela empresa. Muitos aqui reclamavam e diziam que a Apple deveria fazer recall, pois vender um aparelho com esse defeito horrível era pensar só no dinheiro.

      Aí, meses depois, o iPhone 4 foi lançado no Brasil e todo mundo pode perceber que o que o Blog dizia era verdade, o problema foi realmente exagerado e aquele era o melhor iPhone já lançado.

      Faz parte. 🙂

  • Cesar

    Vejo inúmeras pessoas reclamando do novo Mapas da Apple e que realmente nunca nem abriu, nem uma vez se quer. E nem iriam ficar sabendo dos problemas dos mapas se não lessem em algum lugar.
    Vi pessoas falando que agora o prédio de uma cidade, que nem sabem em qual país fica, está faltando e que o Google Maps aparece bonitinho. OK, e???

    Na visão da empresa acho que Steve Jobs não deixaria que o Mapas entrasse no iOS6 pois pelo histórico ele parecia odiar coisas “meio” bem feitas.

    Claro que o mapas da Apple não está perfeito, tem muitas coisas para melhorar, está faltando muita coisa e que está na versão beta. Li nos posts anteriores que a pessoa não comprou um iPhone beta, então porque não usa o Google Maps pelo Safari? Ele é completo, te mostra o trânsito de algumas cidades e muito mais, ou comprem um outro na App Store, tem vários por aí.
    Ah! “O iOS6 não tem muitas novidades”, “tem problemas”… Faz “downgrade” para o iOS5… Ou joga o seu iPhone na parede e compra um com Android fique com ele por 2 ou 4 anos até chegar o novo mapa da Apple.

    Ou até melhor, se candidata para uma vaga na Apple para desenvolvimento de mapas e faz melhor!!!

    As pessoas adoram reclamar, já tive um Android, é muito bom, mas tudo que é feito para inúmeros hardwares não funciona sempre perfeito, preferi o iOS.

    E quando percebi que preferia o iOS, adivinhem!!! Não reclamei, só troquei para a melhor escolha na MINHA OPINIÃO.

    É tão simples e as pessoas gostam de complicar.

  • Alberto prado

    Os mapas do iOS são esteticamente e “mecanicamente”(não consegui encontrar outra palavra)melhores que o do google,o que resta é a evolucão que todo serviço precisa para se adequar como a implementacão de linhas de onibus,um street view(faz muita falta),e todas as outras funçoes que o maps do google traz,e como o texto diz em menos de dois anos os maps do iOS serão infinitamente melhores que o do google.pois apple é apple.

  • Jonathan Meres

    Perfeita resenha iLex!

  • Souzabsb

    Li em outros sites uma história um pouco diferente.
    Que para melhorar os mapas o google queria mais espaço no ios.
    Que por exemplo o mapas se chamasse google mapas e tivesse mais espaço, inclusive para propaganda do google dentro do app nativo no ios.
    Assim, a maçã não concordou e preferiu romper o contrato.

    • Daniel

      Que bom que a maçã rompeu, já pensou usar um aplicativo com propagandas? Bleh que coisa horrível! Eu mesmo prefiro pagar por um app que usar a versão gratuita cheia de propagandas! E qual a necessidade do Google dessa autopromoção, pra ter que chamar o app que é nativo, vem com o iOS, usava a tecnologia do Google e todos sabiam de Google Maps?!

      Lendo uns comentários aqui cheguei a conclusão, vocês pagam bem caro por um GPS hein?! Pq pelo que da a entender quem reclama aqui não usa nenhuma outra função do iPhone, apenas o Mapas!

  • Klimberg

    Se o pessoal que vem “gastar” um pouco do seu tempo aqui e em outros blogs com #mimimi , tivesse gastando o mesmo tempo pra ajudar a melhorar os mapas do iOS, ele já estaria bem melhor…

  • Erick

    Ponto negativo pra ambas empresas. Concordo que quem estiver muito incomodado que procure suas alternativas, sejam de app ou até de smartphone. Agora ficar desmerecendo o produto do Google (apesar de suas atitudes como empresa), só porque a Apple tem um concorrente agora, como estou vendo nos comentários, é besteira.

  • Fernando Oliveira

    Belo texto iLex.
    Para aqueles que já utilizaram o mapas do google em diversos locais do interior do Brasil, vêem que muitas cidades estão com um problemão. Na região metropolitana da Bahia, algumas cidades turísticas tem seus mapas (google maps) errados e com problemas.
    Sou usuário de iDevices agora, mas já fui um Droider.. Faz um ano que mudei de plataforma e não me arrependo.
    Se o mapas veio com problemas, porque não revelamos também algumas coisas que o Gigante de Buscas deixou na mão.. Cadê o YouTube para iPad?

  • Daniel Longo

    ILex.

    Na Boa, isso nao me afetou, o iOS 6 ta de bom tamanho e todas minhas pesquisas até o momento foram de exatidão no mapa da apple, espero que eles mudem (e vao mudar), mas isso nao é base para que eu largue a plataforma e mude para o robozinho rs..

  • Henrique

    Humildade q Jobs talves não teria?? rsrsrsrsr Jobs talves n lancaria um progama pela METADE!!

    Jobs sempre foi a cabeça dessa empresa!!

    Porem pra melhora vai ter q ter a contribuiçao dos usuários, isso e FATO!!!

  • Luciano Medeiros

    “Ou a Apple decidia continuar permitindo um serviço inferior para os seus usuários, ou ela rompia de vez para propor sua própria solução, bem mais moderna.”
    Permita-me discordar. Bem mais moderna?! Então quer dizer que o aplicativo de mapas que tínhamos antes no iOS era um “serviço inferior” e a Apple o substituiu por “sua própria solução, bem mais moderna”? Ah, meu amigo, faz-me rir! Está claro que essa não é a opinião da grande maioria dos usuários do iOS. Estão todos loucos para ter de volta o “serviço inferior”. E a solução caseira da Apple pode até vir a ser um aplicativo muito bom, mas sabe-se lá quando. Por enquanto, é apenas uma grande piada. E de mau gosto.
    Por outro lado, registro uma vez mais minha admiração pela postura respeitosa da direção da Apple diante desse episódio. Ter peito até para recomendar os produtos da concorrência não é para qualquer um. Bela lição de humildade.

  • Giuliano

    Me desculpem, mas o Google MESMO SEM ATUALIZAÇÃO HÁ 2 ANOS era PERFEITO. Enquanto que esse mapa tosco que a Apple disponibilizou está sendo há um bom tempo “homologado” por diversos desenvolvedores e estes mesmos permitiram que o lançamento fosse feito dessa forma.

    Para terem uma idéia, não é só nomes de locais que estão errados. Se fosse só isso, os problemas não seriam tão graves. Fiz outro dia o traçado de uma rota entre a minha rua e a Av. Paulista, aqui em São Paulo. O aplicativo simplesmente, em uma das rotas apresentadas, me orientou a realizar uma conversão no MEIO DA AVENIDA, como se não houvesse canteiro central ou mesmo carros vindo no sentido contrário. Esse tipo de erro GRAVE o Google nunca me apresentou em tanto tempo que eu o utilizava. Agora começo a ficar com a “pulga atrás da orelha” toda vez que dependo do GPS/Mapa do iPhone para chegar a um lugar desconhecido.

    Giuliano.