Notícias

Veja como adicionar atalhos para os mapas do Google e da Nokia no seu iPhone ou iPad

Os novos mapas da Apple são a polêmica do momento. Como TODOS os anos, a imprensa sempre encontra algo para chamar a atenção, pois tudo o que envolve a Maçã atrai leitores.

A solução da Apple é perfeita? Não é, nem de longe e ainda tem muito que evoluir. Quem era usuário ativo dos mapas do Google está sofrendo muito com a mudança, pois deixou de ter muitas ferramentas.  Se este for o seu caso, veja aqui como instalar alternativas que minimizam um pouco o problema.

Briga entre Google e Apple

Quem sai perdendo com a briga entre as duas gigantes é o consumidor. A Apple deu uma de menina mimada e cortou os aplicativos do Google do sistema, mesmo sacrificando a experiência de uso na qual os proprietários de iPhone estavam acostumados desde 2007. Mas a Google também não é nenhuma santa, pois há tempos deixa o iOS de fora de muitos de seus recursos mais avançados, como mapas vetoriais offline ou a navegação GPS curva-a-curva gratuita. Para eles, os usuários de iPhone e iPad sempre foram considerados como sendo de segunda categoria. Tudo isso por puro interesse comercial: o lema “Don’t be Evil” há muito é ignorado pela empresa de Mountain View, e considerar ela a boazinha da história é tão patético quanto ser fã cego da Apple.

A Google ainda nem enviou seu aplicativo independente para a App Store, pois está adorando todo este carnaval que a imprensa está fazendo.Em termos mercadológicos, isto faz todo o sentido, mas é uma demonstração clara que o usuário para ela não é prioridade.

Mapas da Apple

A experiência dos novos mapas da Apple é diferente dependendo do perfil do usuário. Pudemos observar pelo feedback dos leitores do Blog que, quem mora em grandes cidades onde já existiam recursos do Google (como Street View, tráfego e transportes públicos), está odiando a mudança e realmente perdeu em usabilidade. Já quem mora no interior do Brasil, está notando uma clara melhoria no mapeamento das cidades.

Portanto, a opinião sobre os novos mapas depende para quem você pergunta.

Soluções alternativas

Considerando tudo isso, não adianta reclamar: as duas continuarão brigando e sempre irá sobrar para o usuário, seja de iOS ou de Android. Por isso, o melhor a fazer é esquecer o mimimi e partir para a ação, buscando alternativas para os problemas.

Você pode criar atalhos na tela principal do iPhone, iPod touch ou iPad para poder acessar as versões web dos serviços de mapas, como os do Google e os da Nokia.

Atalho para o Google Mapas

Para criar um atalho, abra o navegador Safari e digite o endereço maps.google.com. A página irá pedir autorização para determinar sua localização atual e então abrir o mapa com um ponto onde você estiver.

Toque no botão de compartilhamento na barra inferior da tela e selecione “Adicionar à Tela de Início“.

Pronto, você agora tem fácil acesso aos mapas do Google, com itinerários, linhas de transporte público e situação do tráfego. Infelizmente não dá para ver ainda o Street View, mas você pode baixar um aplicativo alternativo só para isso.

Se quiser experimentar soluções diferentes, pode fazer o mesmo com os mapas da Nokia (m.maps.nokia.com), que permite baixar zonas geográficas para consulta sem internet, além de possuir uma navegação com voz (em inglês). Tem também o Bing (maps.bing.com).

Claro que a experiência da versão web não é a mesma de um aplicativo nativo. Mas pode ajudar até que os mapas da Apple evoluam ou enquanto o Google continuar de birra para liberar sua solução para o iOS.

Tags
Mostrar mais

iLex

Robô virtual que tem como missão organizar o site e ajudar leitores. De tempos em tempos ele desvirtua e tenta fazer outras coisas, mas nada que um hard reset não resolva.

Artigos Relacionados

  • Marcos Oliveira

    Valeu pela dica ;D

    • Lucas

      A Apple deve substituir seus mapas pelos mapas do Google e colocar o You Tube no iOS 6

  • Clovis

    O Google retirou os mapas offline do Android desde a versão 5.0 do Maps, ao menos aqui no Brasil.

    Essa das empresas tirarem e botarem recursos toda hora é inevitável, mas quando mexe com serviços importantes como os mapas, se torna muito inconveniente. Seria muito bom se dessem uma opção melhor do que “não atualize” ou “compre outro”. Quem sabe um dia…

  • Eduardo

    Eu sinceramente estou muito satisfeito com o mapa da Apple.

    • Caio Yan

      Também acho melhor, mas tem o que melhorar ainda (:

    • issacar

      Aqui em Manaus/AM também está melhor. É claro que faltam algumas ruas mas acho que vai melhorar ao longo do tempo…

    • Onofrão

      Eu também estou.. E ainda parece ter mais precisão.

  • Francisco Vorcaro

    O mapa da Apple para a cidade que eu moro (Guarapari) é melhor do que o da Google e o da Nokia. Eu li alguém reclamando de Niterói, mas eu usei ele lá este fim de semana e também apareceu muito bem.

    Devemos lembrar que quanto mais usarmos os mapas da Apple, mas rápido ele melhora. 🙂

    • Marlon

      Aqui para o interior do RS (Santo Ângelo) o mapa está melhor que o do Google. Sobre os erros dos mapas: Ontem à noite me diverti pegando todos os pontos que estavam em local errado e informei o local correto. Se e quando vão corrigir? Não sei! Mas espero que sim

      • Xay

        Ontem eu abri o mapa da Apple e ele me localizou alguuuuuuuuuuuns metros bem longe de onde estou rsrsrs
        Achei que era só comigo rsrs

    • Douglas

      Não usava muito os mapas, só quando ia viajar.
      Mas para vocês terem uma noção, a minha cidade esta em preto e branco, pois é uma cidade do interior do paraná, pequena, mas que no Google já tinha até Street View.
      Mas, vamos partir para a ação como diz o iLex 😉

    • Cezfer

      No mapa da Apple Niterói nao existe. A cidade esta com nome de Sao Gonçalo, uma cidade vizinha

  • Joao Miguel

    o da Nokia é muito bom, prefiro ele…

    • Francisco Vorcaro

      O da Nokia diz que eu estou na rua H.B. Guerra, 49. Essa rua nem existe mais :p

      • Joao Miguel

        eu moro no interior de SP, aqui o Nokia Maps funciona MUITO rapido.
        po Apple, perdoa a Google ai 😛

  • Marcio

    Lendo nisso, o meu guia 4 rodas em formato biblia luterana, não sai do carro nunca.

  • Allegri

    Fiz isso no mesmo dia da atualização do IOS6 praticamente, mas até agora não usei nenhum!

    Meio taxista, sabe? 🙂

  • Christian

    Mudando um pouquinho o foco da materia, alguém sabe como inserir um local (como minha loja) no Mapas da Apple?

  • Felipe

    Realmente, só minimizam os problemas. Lamentavel ter que sair perdendo por conta dessa birra das empresas, o mapa da apple perdeu grande parte da funcionalidade em SP. Antes usava pra ir pra varios lugares buscando a melhor opcao entre transporte publico e carro dependendo do transito, hoje só posso achar o endereço.

  • Nicole

    iLex, só arruma ali o texto.. Você escreveu ‘miniminizam’ 🙂

    • adahilton

      acho que ele se empolgou com a matéria sobre os mimimis

  • Diego Carreiro

    Eu, que sou crítico ferrenho de qualquer extremismo, e por isso tenho escrito críticas violentas a este blog, muitas das quais são censuradas, dou a mão à palmatória para este texto. Aqui sim, vejo uma crítica válida e construtiva para o bem do próprio consumidor da Apple. Enquanto nós ficarmos admirados com bobagens sem sentido que a Apple implementa em seus produtos, não teremos o melhor que ela pode nos oferecer. Vc pode descordar de mim a qualquer momento e em qualquer circunstância, claro, mas ainda penso que um celular cujos mapas não funcionam a contento, cujo 4g não funciona em nosso país, e cujo assistente de voz não dá trela para o português – instrumentos esses que são, aliás, são os carros-chefe desse aparelho – não merece o meu dinheiro suado. Enquanto a Apple me entregar produtos que sejam, para a minha usabilidade, inferiores a um Nexus – não Android, mas sempre Nexus -, ainda vou de Google. No dia, porém, que a Apple me trouxer um aparelho cuja instrumentalização e funcionalidades eu possa usufruir em sua totalidade – como faço, aliás, com meu MacBook Pro e com meu iTouch 4 -, volto sem piscar para o iPhone. Do contrário, infelizmente – ou felizmente – permaneço com meu Nexus.
    Portanto, assim como sei criticar em momentos oportunos, também sei parabenizar em momentos semelhantes, sendo este um deles.
    Sendo assim, PARABÉNS, iLex, é de posts assim, críticos, que nós, leitores com senso crítico, gostamos.

    • Luiz Alexandre

      Concordo em gênero, número e grau.

    • daniel

      ainda prefiro ficar sem 4G e siri do que usar um sistema porco que nem o android, até pq nem 3G se tem no brasil, quanto mais 4G.

    • Carlos

      Diego,

      Tenho a mesma opinião, mas agora vemos que podem ser feitas análises sem paixão, unicamente baseadas na razão. Eu sou um usuário amador, mas intenso de mapas. O Google Maps que estava alinhado no IOs5 era muito útil e me tirou de várias frias, inclusive no exterior. O meu GPS oficial é o TomTom para iPhone, mas é só a versão do Brasil, em outros paises não funciona. Acho, como os demais, que a Apple acabou fazendo uma alternativa pobre, mas que tem potencial. Eu já atualizei e uso a nova versão, até porque ela tem uma opção de navegação que a versão do Google não tinha. Resumindo, com empresas que ganham bilhões não adianta paixão, o importante é exigir qualidade e respeito para com os consumidores.
      Um abraço a todos.

    • Vinicius

      Faça o seguinte então, quando você voltar a ser usuário de iphone volte a comentar em um blog especializado no mesmo. Independente de quanto pertinente é a sua crítica, não faz sentido você comentar sobre um produto o qual não usa. E digo lhfe mais, será você um usuário do sistema de comando de voz do android? Os mapas mudaram agora, até então eram os mesmos. Em um português bem claro, Vaza!!!!!!

  • Rubens

    “Como TODOS os anos, a imprensa sempre encontra algo para chamar a atenção, pois tudo o que envolve a Maçã atrai leitores.”

    Não é para chamar a atenção não.. eles são muito ruins de verdade mesmo..

    • Mvcmendes

      O app peca em serviços. A estrutura vinda do TomTom é excelente. O problema é o banco de dados de serviços como lugares de interesse (bares, restaurantes, postos de gasolina e afins), e a parte (sim, importantíssima) de informações a respeito de transporte público, condições de trânsito, etc. Por isso que pessoas em cidades menores estão felizes com a mudança, enquanto quem mora em cidades maiores está achando uma péssima mudança.

    • RogerioNT

      Concordo. É pessimo. Fora a fotografia do satelite que parece low-res.

  • Mario Ueno

    Eu já imaginava que o Google não havia “dormido no ponto”!
    Pura jogada estratégica!!! 😉

  • C.J.Ferraz

    Eu não atualizo o meu iPhone 4.
    Ficarei com o bom e velho iOS 5.1.1.
    Quando nós tivermos um iPhone 7 ou 8, que tenha uma bateria de uma semana, e pegue 4G em todo o mundo civilizado (USA e EU) eu troco. Aqui no Brasil varonil da Dilma ainda demora, pois nem 3G decente nós temos.

    • Edgar

      O mesmo aqui!
      Iphone 4S comprado há uns 4 meses no ios 5.1.1 c/ JB!
      Fiquei decepcionado com os relatos do Apple Maps, com o post do pod2g q ñ está trablhando pro JB no ios 6, e mais ainda qdo descobrí q o JB pro ios6 ainda é tethered!
      Fico com meu ios 5.1.1 redondinho com JB, bluetooth (airbluesharing), youtube to mp3, Grooveshark , sb settings, activator, 5 icon dock, cascade entre tantos apps e tweaks.

    • digoloureiro

      Eu tambem tenho um i4 e não atualizei pq as boas coisas não vieram ou para o Brasil, ou para o 4 então fico com o Mapas e Street View que me ajuda e muito na hora de visitar meus clientes e clientes novos que as vezes são distantes e de localização estranha e acho muito bom poder verificar antes de chegar ao destino. Única coisa que acharia legal ter do iOS6 seria o compartilhamento com o Facebook.

    • digoloureiro

      Agora reparei que o iPhone da lateral do blog já é o 5! Camera no meio, botões em preto e claro, tela esticadisssssssssima!

  • Carlos Jordan

    Eu não sei como ficou o maps no meu iPhone, mas sei que esse iOS6 tá drenando minha bateria de uma forma fora do comum. Tá parecendo aparelhos com android.

    • Matheus P Silva

      Dois. Antes eu conseguia chegar ao fim do dia com 10-20% de bateria. Agora, nem ao fim do dia eu chego… Deu 17 h e já era.

  • Uimer

    Ótima dica, mas este assunto pesou muito em minha decisão de atualizar para iOS 6. Continuo com o 5.1.1, pelo menos por um tempo.

    • digoloureiro

      (2)

  • Beaguinho

    Para o uso que eu faço dos mapas pra mim não me atrapalhou em nada.

  • Michel

    Aqui em maringá, muito desatualizado da Nokia, prefiro da apple que é mais atualizado do que da Google ainda…

  • Renato

    Caramba, vejo tanto mimimi sobre o mapa da Apple que acho que esse pessoal realmente viaja muito e não para em casa… pois pra reclamar tanto de um serviço que está excelente (e não perfeito) só pode ser isso.

    • Ronaldo

      A principal desvantagem do mapa da Apple é a falta das ferramentas que eram usadas no mapa da Google. No meu caso, em São Paulo-SP, eu uso muito a ferramenta que mostra o trânsito em tempo real, pois trabalho na rua e me ajuda muito saber quais avenidas tem trânsito melhor naquele momento. Esse é o motivo pelo qual não atualizei pro IOS 6.

  • Michel

    O que me atrapalhou mesmo foi o YOUTUBE, não sei se alguém reparou nisso, mas eu usava com cabo para espelhar na TV, e agora não tem mais essa opção no youtube, quem perdeu com isso foi meu filho, que sempre assistia filmes de bebês… meu Iphone é 4G.

    • Francisco Vorcaro

      Seu iPhone é 4G? Onde comprou? (:p

    • Glauber

      Você baixou o aplicativo do youtube? Eu baixei e consigo espelhar na TV como antes.

  • Gfar

    Boa iniciativa, iLex! Vamos ver quanto tempo a Maça vai demorar para apresentar um app capaz de competir com Google e Nokia.

  • Eduardo

    Eu tinha baixado o Google Earth na esperança de funcionar, mais não adiantou, daí então, adotei essa medida, adicionar o mapas da google na tela inicial. Para o street view, eu não conhecia o app recomendado, vou baixar e testar!
    Espero que agrade!

  • Fernando

    Posso dizer algo? Que saudade de um app nativo do Google Maps no meu iPhone e no meu iPad…

    #prontofalei

  • Ed

    Não funcionou pra mim!
    Adicionei o atalho para o google maps, mas ele não pediu a minha localização… apenas abriu no mapa geral..

    • Glauber

      Veja se a localização está habilitada para o Safari em Configurações. Provavelmente é isso.

  • Osmar Junior

    Sinceramente estou bem satisfeito com os mapas da Apple. Claro que ainda há o que melhorar, mas nada que o tempo não resolva.

  • Thiago Almeida

    Bom, deixando minha opinião aqui…

    Os mapas da Apple estão mesmo ruins, mas acredito que irão melhorar. Eu moro no interior de MG, e na minha cidade já tinha o Street View (mesmo que parcialmente) e a foto de satélite não era a mais atualizada, mas no mapa da Apple está bem pior, com áreas onde mostrava empresas construídas no Google, aparecem no novo mapa como área de vegetação.

    No Google Maps, mostra meu iPhone exatamente na minha empresa (onde estou agora), apesar do nome da rua estar errado, na Apple a posição não é exata, mas o nome da rua está correto.

    Achei ainda a foto muito borrada/escura… quase não dá para identificar os locais.

    Mas como disse antes, acredito que logo logo a Apple vai dar um jeito de melhorar esse APP.

  • Angelo

    Mas alguém me consegue explicar o icon do Maps da Apple? eu entendo que eles nos estão a mandar virar para a esquerda em cima de uma ponte, é isso? como é possivel fazer isso numa ponte…

  • Daniel Gmrs

    Dúvida. Tem como visualizar o transito por esse WebApp do goole maps?
    Se sim, como?
    Grato.

  • Thiago Pereira

    Em alguns lugares os mapas da apple aparecem em preto e branco

  • Fabio

    Prá que perder tempo com estes caras todos? Façam como eu: compre o Sygic ou algum outro bom software de GPS como Tom Tom, Garmin, etc. Não importa o SO utilizado e a mudança que o fabricante do mesmo fará. Quando anunciaram que o iOS 6 viria com mapas achei que tinha colocado dinheiro fora, mas agora vi que foi muito bem investido!

  • Alessandro Fernandes

    Comparando as varias opções apresentadas, é impressionante a superioridade de resolução das imagens de satélite do Google. Estou vendo, por exemplo, a região de Copacabana no Rio de Janeiro. As imagens do Google são nítidas enquanto nos demais, inclusive Apple, as imagens são bem ruins.

    Alguém sabe se a resolução das imagens da Apple tendem também a melhorar?

  • Alessandro Fernandes

    Os mapas da Apple não mostram informações sobre transporte publico. É isso mesmo ou tem alguma configuração para isso?

  • Luis Cesar

    Já havia instalado o web app do Gmaps desde domingo. Agora vou colocar também o da Nokia. Apesar do App nativo ainda estar cru por aqui, a velocidade e fluidez com que você navega pelo mapa é impressionante. Com o tempo a melhora vai ser visível. É bom (necessário) sempre estar mandando o feedback para a Apple para melhorar o app.

  • Andre Luiz

    Existe um programa chamado WAZE para iPhone que é gratuito e muito bom. Ele é para navegação e substitui muito bem um TomTom ou Sygic. Eu experimentei e gostei. Aconselho a baixarem.

    • Glauber

      Acabei de baixar essa app e, a princípio, me parece muito bom, capaz de subistituir o Google Maps, o Apple Maps e o Nokia Maps juntos. Como estou no trabalho ainda não o testei de fato, mas o farei em breve e posto aki minhas impressões.

      Valeu pela dica!

      • Andre Luiz

        Que bom que você gostou. Eu moro no Rio de Janeiro, e aqui ele marcou o ponto de chegada na rua correta mas o número do prédio diferente com a realidade. No site deles é possível consertar o mapa num ambiente colaborativo. http://www.waze.com/

        • André Pelegrini

          Uso muito o Waze, é uma ótima ferramenta. Aqui no DF há muitos usuários.

  • Dexter

    O que eu nao gostei foi que a qualidade das imagens são de péssima qualidade…fora isso, basta se acostumar!!!

  • Angelo

    Já percebi o icon do Maps da Apple:

    http://wawawia.com/posts/4C6/11465S.jpg

    • André Pelegrini

      XD

  • Copeta

    De qualquer forma vai continuar sendo um webapp que para min, não tem diferença em abri-lo no Safari ou no app. Mas não tem a mesma qualidade, rapidez e fluidez que tem em um app mesmo. Eu vou esperar a poeira baixar e ver se o Google coloca logo o app na App store. Se não colocarem, vou ficar um pouco indignado mas satisfeito com o Apple Maps. Pelo menos ele quebram um galho!

  • André Rocardo

    Kkkkkk….
    Retirou meu comentário do blog…. Sem necessidade alguma.
    Pode ficar com o Credito da publicação….

    • Seu erro foi ser infantil a ponto de achar que a ideia foi sua, André, e que a roubamos.
      Quando realmente aproveitamos a ideia de algum leitor, fazemos questão de colocar o crédito. Mas a ideia de adicionar o atalho do Google foi dada aqui na semana passada (link) e sugerida há mais de um ano (link). Portanto, André, não exija algo que você não teve crédito, pois construir um blog com bom conteúdo é muito mais do que isso.

      O dia que você sugerir uma ideia realmente original e a aproveitarmos, pode ter certeza que aí sim daremos os créditos, merecidos. 😉

    • Dexter

      Se for assim eu tbm quero os crédito, já fazia isso para alguns sites a muito tempo….kkkkkkk.

      Alguém mais vai querer os créditos tbm???? kkkkkkkk

      • Allegri

        Opa, já que está liberado credita eu também que fiz isso no dia do lançamento do IOS 6!!! (mas não fala que aprendi aqui a fazer isso, se não queima! :P)

        • Marcus Malacarne

          iLex, eu sugeri isso a um leitor do blog a alguns dias atras pelos comentarios, aposto como voce viu lá… Tambem quero os creditos. 😀

        • Dexter

          Assim não vale…poxa…eu quero os créditos sozinho kkkkkkkk.

          Mas então tá bom, na verdade eu pensei num iphone com tela grande a tempos atrás, será que eu não mereço o crédito pelo iphone 5????? rsrsrsrsrs.

          • Ei! O Blog tem esse iPhone grande desde 2009 na lateral. Se é para dar crédito para alguém… 😛

  • Caio Kao

    Screenshots da tela do iPhone 5?

  • Marcus Malacarne

    Confesso que a primeira coisa que fiz ao atualizar o iOS foi criar um atalho do Google Maps.
    Ainda não posso afirmar com muita certeza se o Mapas da Apple funciona bem na minha cidade pois ainda não usei muito, mas notei algumas POIs bem desatualizadas (um exemplo é a própria empresa que eu trabalho, que a quase 10 anos adquiriu uma outra e se passou a utilizar as instalações dessa, mas o que consta no mapa é a antiga e não a nova).

  • Jrbs

    Coloquei o atalho mas não está navegando pelo browser. Alguém sabe como habilitar o safari para isso??

    • Glauber

      Tem q ir em Configurações e permitir que o Safari use sua localização.

      • Jrbs

        Não acho… Vc sabe o caminho?

        • Glauber

          Configurações / Privacidade / Serv. Localização
          Na lista de aplicativos, procure o Safari e ative o serviço para ele.

  • Sérgio Carvalho

    iLex, sou da parte que não fez falta nenhuma… quase não usava o maps da google….

  • Paulo Henrique

    Prezados leitores, já externei minha opinião sobre o Maps da Apple no artigo sobre o citado app nativo. Acredito que pode haver grandes melhoras (o Google Maps, quando começou a ser difundido no Brasil, por volta de 2005, junto com o Google Earth, também deixava muito a desejar), mas não é compreensível a decisão da Apple de permitir o retrocesso na experiência de usabilidade de um Apple Device.
    A questão de que a Google não é “santa” está muito clara, no entanto, nós somos usuários de um aparelho e de um sistema operacional da Apple. A Google quer mais é que a Apple perca fãs e usuários. Por outro lado, se a Apple não dispunha de um aplicativo à altura do disponibilizado pela Google, ela deveria, sabiamente, engolir o seu orgulho e submeter-se aos caprichos da Google, pelo menos até que dispusesse de um sistema de mapas que fosse, pelo menos, do mesmo nível do que o da Google.
    Quero dizer com isso, que nós usuários da Apple devemos continuar utilizando o aplicativo e contribuir com informações que possam melhorar o sistema, porém, não devemos fechar os olhos a que a Apple, em virtude sua guerrinha particular com a Google, preferiu deixar seus usuários “na mão” do que admitir que, no momento, o aplicativo de mapas da Google é melhor.
    Apenas para constar, na cidade onde moro atualmente, Paranaguá, no litoral do Paraná, há bairros inteiros onde não há uma rua sequer indicada e as poucas que existem passam por cima de rios e do mar, sem serem pontes. Em Curitiba, minha cidade natal, todas as praças são chamadas de parque, faltam ruas, as imagens de satélite são de 2004 (para uma cidade grande isso faz toda a diferença, as coisas são muito dinâmicas e mudam muito de um ano para outro).
    Espero que a Apple trabalhe rápido para melhorar a experiência do usuário no uso do aplicativo mapas e que Google e Apple deixem de mesquinhez e possibilitem o uso de apps decentes para Mapas e YouTube (o que existe hoje ainda deixa a desejar).
    É minha opinião e está aí para ser criticada.
    Um grande abraço a todos.

    • Dexter

      Falando em Curitiba e região metropolitana, esses mapas estão muuuuuito defasados, pois praticamente 50% das ruas mudaram seus sentidos, tem uma rua atrás da pegeout do campo cumprido que modificou completamente, e se vc for no embalo desses mapas, vc NUUUNCA MAIS SAI DE LA, pois ele fica mandando vc dar voltas na quadra.

      Uma vez eu li que essas atualizações seriam feitas no maximo de 3 em 3 anos, e talvez em algumas situações/localizações seria feita num periodo bem menor, mas com certeza não acontece”U”.

    • Marcelo

      Concordo plenamente, se os usuarios utilizarem e informarem erros e outras coisas mais daqui um tempo o aplicativo mapas da Apple com certeza vai estar muito parecido com o da Google, ai sim vamos poder ver uma briga de cada uma mostrando melhorias mais avançadas no aplicativo para atrair os donos de Iphone, ipod e Ipad.

    • Jrbs

      Hey amigo já pagamos 2000 pilas. Isso já é uma boa contribuição que estamos dando a maçã, não!?

      Na contrapartida espero que ela baixe os preços daí justifica a caridade dispendida pelos users.

  • Iphonedr

    É só comigo ou o campo “search” em “Purchased” na AppStore foi removido do iOS6? E parece também q não é mais possível esconder um app baixado… É isso mesmo iLex?

  • Douglas

    Tem alguém que a cidade está preta e branca no mapa da Apple?
    Pois o meu está. Antes até tinha Street View no mapas do Google, apesar de ser uma cidade pequena do interior do Paraná.

  • Junior

    ontem fui olhar minha cidade (Teresina/ PI) no mapa da Apple e quando cliquei no modo satélite, mostrou as fotos preto e branco!!! eu ein

  • Eduardo Grolli

    [off topic]
    Percebi uma coisa chata ensse novo iOS: quando estou ouvindo um podcast no headphone e o telefone toca, eu tiro os fones de ouvido para atender a ligação e quando a chamada termina o podcast volta a tocar eem volume alto.
    Antes isso não acontecia. Quando eu retirava os fones durante a chamada o podcast não voltava a tocar.

    Pior: se eu deixo o podcast em pausa e bloqueio o telefone, quando eu recebo uma ligação e ela termina, o podcast volta a tocar, às vezes em situação imprópria.

    Alguém mais percebeu isso?

    • Avi Alkalay

      Nossa, que bug irritante.

      Mas deve ser simples de detectar e resolver. Próxima versão deve ir embora.

  • Marcelo

    Aqui em Porto Alegre novo mapa está péssimo!
    Alem de indicar caminhos absurdos, ele não localiza vários endereços, e muito menos locais específicos.
    Tomara que melhore com o tempo.

    • Overlord

      Pois é.

      E os pontos de referência estão bastante estranhos e errados…

      Coisas bizarras que já encontrei:

      – O Country Club de POA, um clube privado, está marcado como Parque Germânia (um parque público)
      Um fica do lado esquerdo do shopping Iguatemi (o Country Club… por sinal, um ponto bem antigo da cidade) e o outro (o parque) do lado direito.

      – Lá perto de casa, apareceu um ponto de referência chamado “Gerador de Dióxido de Cloro” marcado como um “restaurante”.
      Fui tentar descobrir o quê raios era isto… e só encontrei um terreno baldio.
      Nenhum restaurante/indústria/loja que justificasse algo neste estilo.

      Intessante que os pontos de referência ficam variando diariamente também… mantendo o zoom no mesmo nível (ja que os pontos mudam conforme o nível de zoom no mapa) ainda assim há mudanças.
      Uma pizzaria perto de casa aparecia no domingo.
      Na segunda, não estava mais referenciada no mapa.
      Hoje, quarta, está lá novamente.

      Vai entender! 🙂

  • VimpriO

    To vendo que vou ter que ir na prefeitura e tirar uma foto do mapa da cidade… =\

  • Esdras

    Gostaria que alguem que posso confirmar, se ja esta disponivel o jailbreak pro iphone 4 com o iOs 6.0? Abs

  • Lucas Amaral

    Mais alguem ai com problemas no som das notificações do Facebook? Depois que atualizei o aplicativo, ele nao apita mais com as notificações nem no meu iPhone 4 e nem no meu iPad 1!

  • Rodrigo

    iLex, fora de tópico, mas tenho notado um aumento no consumo de energia no i4s depois da instalação do iOS 6! Tem fundamento?

  • Sergio Kazumi Ito (@SergioIto)

    Alguém esta conseguindo responder os e-mail diretamente pelo IOS 6?

    Quando tento mandar ele diz que o servidor rejeitou o tal e-mail pq ele não permite retransmissão.

    o que eu faço

    grato

  • Avi Alkalay

    Interessante esse Nokia Maps.

    Interface chupada do Google Maps.

    As rotas com transporte público (em São Paulo, pelo menos) só mostram resultados para Metrô, não inclui dados de linhas de ônibus.

  • TiãoGavião

    É isso aih iLex, sem mais….. 😉

  • Mauro

    Muito fraco esse Apple Maps. Não dá para confiar. Até a Apple Store aparece em lugar errado aqui. Sobre o Google, acho que a Apple economiza uma $ alta para deixar o Google Maps fora do iOS. Então, é compreensível o Google não querer liberar um app gratuito para usuários do iPhone, ou seja, usuários da concorrente… Do mesmo jeito que o Apple Maps nunca seria liberado para o Android.

  • Luiz

    Instalem o app IFindView, fim do problema.

  • Alexandre

    “Mas a Google também não é nenhuma santa, pois há tempos deixa o iOS de fora de muitos de seus recursos mais avançados, como mapas vetoriais offline ou a navegação GPS curva-a-curva gratuita. ”

    Santa não existe. Mas quem desenvolvia a aplicação dos mapas era a Apple. Temos informações de que de fato esses recursos não existiam porque a Google não deixava? A API do Google Maps normal, aberta pra qualquer um usar em seus programas de fato não deixa, mas será que a Apple sequer tentou um acordo a respeito disso? Até onde eu sei, nem a própria Apple comenta sobre esse assunto, e é tudo especulação.
    Se é pra especular, é importante destacar que tanto o Maps quanto a aplicação do Youtube ficaram completamente abandonadas pela Apple por vários anos, talvez já num cronograma para trocar as soluções da Google por próprias.

    “Para eles, os usuários de iPhone e iPad sempre foram considerados como sendo de segunda categoria”

    Não concordo, por causa da receita que eles geram. É tráfego demais pra ignorar. É bom lembrar que ao contrário da Apple, a Google não ganha dinheiro diretamente com mobile, e sim com as buscas, sejam elas via iOS, Android, Bada, Windows Phone, ou o que for.
    Muito da visão “a Google ignora o iOS” era em relação aos aplicativos do Youtube e do Maps, que sempre foram desenvolvidos e mantidos pela própria Apple. A Google tem vários aplicativos pro iOS, e costuma lançá-los ao mesmo tempo ou logo depois do que a versão pra Android, e costuma também manter os dois atualizados.

    Quanto a questão do Google Maps, a posição mais recente da Google é essa, segundo a Bloomberg:
    “We haven’t done anything yet with Google Maps,” Schmidt told reporters in Tokyo today. Apple would “have to approve it. It’s their choice,”
    Outros jornais ainda reportam a seguinte frase, do mesmo evento:
    “We’ve not done anything yet. We’ve been in touch with them for a long time [about Google Maps], and we talk to them every day.”

    Ou seja, eles estão em contato, se falam o tempo inteiro sobre os mapas, e pelo visto a Apple não indica que aprovaria uma aplicação do Google Maps…
    O fato é que não sabemos exatamente o teor dessas conversas, e os dois lados são muito evasivos (como provavelmente os contratos entre eles exigem que eles sejam). Ou seja, não dá pra saber nada.

    Só espero que essa aplicação saia de uma vez.

  • Nicole

    Muito obrigada pela dica iLex.. vou fazer isso com certeza, porque eu sou uma das muitas usuárias do Google Maps.. Melhor blog ever! 😀

  • Eduardo Caetano

    O Google maps já dá uma dica de como fazer esse atalho assim que o abrimos no Safari!!

  • Rodrigo

    Do ponto de vista estético, o mapa da Apple é muito mais bonito do que o do Google, e muito mais agradável de olhar (cores mais harmoniosas etc). Mas não ter Street View é que foi de lascar pra mim…. lamentável!

  • Ailton

    Os mapas da Nokia estão pelo menos 2 anos atrasados na minha cidade… faz um ano e meio que moro numa casa e no mapa o terreno ainda está vazio… não está nem em construção ainda…

  • Luís M.

    Sei que já fiz essa pergunta antes
    O meu iPhone 4s chegou, ele está com a versão 5.1, estou com medo de atualizar para a 6.0 e que a atualização diminua a duração da bateria, vocês recomendam atualizar ou não?
    O real problema é a bateria, que eu tenho medo que aconteça a mesma coisa que aconteceu com o meu iPhone 4 (quando atualizei para o iOS 5 a bateria ficou durando muito menos do que antes, no iOS 4.3.3 )

    • Carlos Jordan

      Luís, se sua preocupação é a duração da bateria, eu recomendo não atualizar para o iOS6, pois NO MEU CASO, a bateria tá indo embora com muita facilidade e isso tá me desanimando muito.

      • Luís M.

        Eita, diacho!
        Ja Atualizei :S
        🙁

  • Márcio

    iLex, funcionou mas coloquei por engano duas vezes o atalho do Google Maps na tela inicial, como faço para excluir um.

    • Toque nele por um segundo, até todos os ícones ficarem tremendo. Aí toque no X para apagá-lo. 😉

      • Márcio

        Toquei nele, o icone fica tremendo mas não aparece o X para fazer apagá-lo, só trasnferir para outro lugar na tela.

  • Alex

    Concordo plenamente iLex. Aqui no Distrito Federal não teve muita mudança, pois os serviços como tráfego ou transporte, não funcionavam por aqui. A meu ver, a única coisa em que os mapas da Apple estão deixando a desejar são os “POIs”, os pontos de interesse, que te ajudam bastante a “se localizar” em determinada região, servindo como pontos de referência. Mas acredito que isso deva melhorar com o tempo.

  • Marlon Batista

    iLex, quando entrei no Google Maps para fazer este procedimento, não ocorreu isso: A página irá pedir autorização para determinar sua localização atual e então abrir o mapa com um ponto onde você estiver.

    O que fazer para me localizar? Obrigado.

  • Rodrigo

    Na minha opinião parceria é parceira, a Apple também é muito esperta, porque tudo ela quer fazer o dele, e isso está acontecendo com várias outras empresas, saindo do seu core business para falar que revolucionou as coisas, daqui a pouco ela vai criar seu próprio Youtube, a google agora vai ter seu telefone. e o usuário paga muito caro por isso, porque ai vem com a patente e tudo mais.

  • mauro

    Bom dia, segui a dica porem o google nao solicitou autorizacao p determinar minha localização.

    Oq eu faço???

    grato

  • Roberto Patricio

    Ótima dica!!!
    Já instalei, inclusive, o atalho.