Notícias

[opinião] A Apple vai ter que se esforçar para apresentar Mapas melhores que os do Google

Com tantos rumores sobre uma eventual lançamento de um serviço de mapas da Apple, o Google fez questão de se adiantar e apresentar antes da Apple o avanço de suas pesquisas, para depois não ser taxado de copiador de ideias. E pelo que apresentou hoje, teremos novidades bem legais em breve.

Atualmente, o Google tem o melhor sistema de mapas online que existe, cobrindo inclusive o Brasil. Fato. Se a Apple tem ou não potencial de apresentar um produto melhor, isso só saberemos quando chegar em nossos aparelhos.

No evento que aconteceu hoje, eles mostraram algumas novidades bem legais.

Google Maps em 3D

O Google conseguiu uma maneira de criar mapas em 3D que dão a impressão de estarmos voando sobre a cidade, não importa o ângulo que escolhermos. As imagens foram feitas de avião e graças à sofisticadas técnicas de escaneamento, conseguiram fazer “fotos em relevo”.

A demonstração foi feita, ironicamente, em um iPad. Isso diz muita coisa.

Os mapas impressionam. Com os dedos, você poderá girar a imagem para ver o outro lado de um prédio, por exemplo. Realmente uma evolução muito legal.

A notícia boa: ele não irá demorar muito para chegar tanto em Androids como em dispositivos iOS.

A notícia ruim: poucas cidades receberão o recurso no começo. Eles prometem a adição de mais cidades até o final do ano, mas muito provavelmente o Brasil ficará de fora por um bom tempo. O próprio Street View demorou mais de 4 anos para chegar aqui, e como exige muito trabalho para coletar as imagens, não deveremos ser os primeiros da fila nem mesmo com Copa do Mundo.

Google Maps offline

O sonho de qualquer viajante: mapas no telefone sem precisar estar conectado na internet.

Infelizmente, isso só estará disponível por enquanto em dispositivos Android. E faz sentido: esta é uma carta na manga que o Google tem contra a Apple. Dependendo do que ela apresentar na WWDC, ele pode usar ou não esta vantagem.

A equipe do Google afirmou que está fazendo esforços para deixar o recurso disponível também para iOS.

Mapas da Apple

É ainda um grande mistério e todos esperam que na segunda que vem a Apple nos adiante alguma surpresa. Mas se isso acontecer, ela estará entrando em uma área nova para ela, que hoje é dominada pelo Google. Não sejamos ingênuos de achar que ela, de início, conseguirá cobrir todo o globo com algo revolucionário (veja o caso do Siri). Portanto, por aqui estamos ainda meio céticos no que ela deverá apresentar na WWDC.

Seja como for, o que o Google nos apresentou hoje já nos deixa certos que grandes evoluções estão por vir para todo nós. E a Apple terá que se esforçar bastante para nos impressionar nesta área.

Tags
Mostrar mais

iLex

Robô virtual que tem como missão organizar o site e ajudar leitores. De tempos em tempos ele desvirtua e tenta fazer outras coisas, mas nada que um hard reset não resolva.

Artigos Relacionados

  • Weldys Santos

    Com relação a mapas offline, a Nokia, com o Nokia Maps já equipa (ou equipou) com mapas offline. Eu tinha um E71 e não precisava mais de conexão web pra usar.

    • Daniel

      Mapas offline em si não são novidade, todos os aparelhos e apps de GPS pagos fazem isso, por exemplo. A questão é que esse era o maior ponto fraco do Google Maps, e agora está desaparecendo.

    • Pablo

      É serio que vc ta falando de Nokia???

      • JanjaBoy

        Porque não?
        O mapa da Nokia tem já catalogado muitas cidades brasileiras que o Google ainda não tem. 😉

  • Matheus

    Tenho quase absoluta certeza que a Apple irá lançar o propoio maps !
    Só fico aguardando para ver !
    Alguém tem ideia de como será ?

    • Guilherme

      Se é certeza já é absoluta e se é absoluta não existe quase. Maneira mais engraçada e redundante de dizer “eu acho” que já li..

      • “Tenho 100% de certeza que eu acho” que a Apple vai lançar Mapas Offiline para o USA, ficaremos de fora dessa, pelomenos por enquanto (:

        • JanjaBoy

          Tenho certeza que é certo que a Apple certamente irá alar alguma coisa sobre algum sistema.

    • Hansi

      Concordo 100% com o post. Vai ser muito difícil termos as cidades brasileiras mapeadas com a mesma precisão que o Google Maps tem hoje. E não falo apenas dos “mapas 3D”, tenho medo que até nos mapas convencionais tenhamos coisas incompletas ou erradas.

      Espero que possamos contar com o Google Maps no iOS até que a tal solução da Apple para mapas esteja suficientemente boa para o Brasil.

      • patrickgouy

        Tambem acho muito dificil criarem um servico tao abrangente quanto o google maps.

        Mas a Apple ja conseguiu fazer coisas bem “impossíveis” num passado recente. Então melhor esperar e nao queimar a lingua (ou perder apostas :P)

  • Lucas Sperb

    muito bom o sistema do Google mesmo, aguardando as novidades da Apple…

    • Copeta

      A Apple iria surpreender mesmo se fosse em imagens em tempo real

      • Lucas Pinho

        Ai você cai da cama e percebe que estava em um sonho. Imagens em tempo real além de implicações tecnológicas, existem os futuros processos por violação de privacidade.

        Maps em tempo real não veremos tão cedo, independentemente do nível que a tecnologia se encontrar.

  • Christian

    Mapas off seria otimo, mas consome muita memoria. Essas imagens de mapas parecem interessantes..

    • Felipe Cepriano

      Os mapas offline de boa parte da região metropolitana de SP (sei que pega de Osasco até São Bernardo) ocupa uns 150MB no Google Maps do meu Galaxy S

      (É, o recurso já existe, só é experimental hehe)

  • Ayres Dib

    Qual a diferença disso pro Google Earth ?!

    • Nenhuma diferença, este é o próprio aplicativo Earth, porém uma versão nova que vai possibilitar “viajar” nos novos mapas em 3D

      • Yuli

        A diferença está no modo como o mapeamento é feito
        com essa tecnologia dá para criar modelos em 3D de todos os prédios da cidade de uma só vez, o que com o modelo antigo do Google Earth tinha que ser feito individualmente, prédio por prédio, e o resultado não ficava nem perto do realismo desse

  • Frederico

    Excelente post. Pode até ser que a Apple apresente um serviço de mapas melhor, mas teria muita limitação pra qualquer outro país que não fosse os EUA por muito tempo.

  • Caio

    Se eles fizerem algo bom tenho certeza que o Brasil não estará nele.Fazer isso demora muito tempo,mas quem sabe.Esse novo ios vai ter que revolucionar muito pra aguentar a google que ta cada dia melhor .-.

  • Rael

    Problema para mim é que a apple está se tornando uma empresa cada vez mais revolucionária… para norte americanos..

    Nada de filé vai pro resto do mundo.. 🙁

    • Rael

      Ah.. e antes da pedrada…

      Sim! Eu tenho um 4s e um ipad3, acho melhor do que qualquer um.. mas o fato é que muita coisa legal (seja idéia dela, ou copiada/melhorada) demora muito para chegar aqui.. e isso me deixa triste.. pois pago tanto (ou mais) num aparelho, por novidades que para mim, não chegam (as vezes).

      É triste…

    • Erick

      Concordo!
      A solução de mapas do Google é fantástica. Vai requerer muito trabalho, muito mesmo, pra ter algo melhor.

  • Jansen Barros

    Já sei. A apple irá lançar um sistema totalmente exclusivo de mapas 4D, com sistema de vento, chuva e sol 😛

    • Juliano do Prado

      wow !

  • EDINHO

    Muito bom realmente a apple vai ter que se esforçar afinal o google maps ja e bom e dessa forma ficara otimo.
    Essa opção de maps offline será muito util , vamos eperar pra ver oque a apple apresenta, a disputa e muito boa.

  • Paulo

    Ilex, o mapeamento em 3D já está ativo para Brasília/DF. Acabei de testar no meu PC. Basta ir dando zoom que, em determinado momento, o mapemamento será convertido para 3D. Abs.

    • Paulo

      E, para ver os diversos ângulos, basta girar o “N” do círculo no canto superior esquerdo do mapa.

      • Paulo
        • Igor Camilo

          Não, cara, isso não é 3D. Isso é a visão de 45 graus que já funciona desde o ano passado.

          • Paulo

            Tem certeza? Dê um zoom no Congresso Nacional, e gire-o 360° (em torno do eixo vertical, claro). Veja a qualidade das imagens. Parece muito com o que foi demonstrado hoje. Bom, não sou usuário hardcore do Google Maps, mas não me lembro de ter visto isso antes.

            Abraço.

            • Igor Camilo

              Tenho. Vc viu como só tem 4 posições que o mapa pode ficar? Norte, Sul, Leste e Oeste. No novo Mapas/Earth, você vai poder manipular as cidades como se estivessem num programa de modelagem ou em um jogo tridimensional.

              O bom é que isso mostrou que o Google já tem imagens de algumas cidades brasileiras, agora ele só precisa transformá-las em 3D.

            • Henrique

              O Igor está certo! Isso já existe há meses. E não é 3D, são fotos tiradas em 45º apenas. Realmente, dá uma sensação de profundidade, mas é só efeito do ângulo. 3D de verdade tem que dar aquela impressão de que você está dentro da foto.

            • Yuli

              Realmente não é 3D, mas é um baita avanço e já é um ótimo primeiro passo (com a tecnologia atual já daria para mapear toda a cidade com prédios em 3D modelados por usuários)

            • Leonardo

              Acho que o meu está com defeito.
              Dei um giro de 360o no Congresso Nacional e não vi nenhum político lá dentro.
              #rindopranaochorar

        • Teta de Frango

          Uhahuauahauhauhaua!
          Vi o prédio onde trabalhei.

      • Leandro

        Ta funcionando!!! teste aki!

  • Madmediphone

    Chegar perto do Google em matéria de mapas tá difícil . Isto falando em escala mundial. Pois tenho certeza que os mapas da Apple vão cobrir muito bem o território americano. Não deve falta mapas Russos para isso

  • WebMotiva

    A Apple sempre surpreende na qualidade.

  • Lucas Araújo

    Enquanto muitos sempre esperam uma coisa revolucionária da apple, eu simplesmente espero pra ver no que vai dar.

  • Leandro

    Não imagina ver um texto assim aqui no site… Gostei bastante. Mostra que nem todo dono de iphone é mongol.

    • Eu não conheço nenhum dono de iPhone mongol. E olha que conheço milhares. 😉

      • @Leandro_barc

        Costumam ser cegos, somente a apple inova e tal, acho essa galera meio maluca, sabe.

        • Daniel Zamora

          Fanboys não são exclusividade da Apple…

        • Caio Cartaxo

          De fato não é só a Apple que inova, mais você não pode negar as outras copiam mais que inovam (=

      • Renato Faria

        Em Ulaanbaatar existe um revendedor autorizado Apple, então lá deve ter um dono de iPhone mongol 😛
        Brincadeiraaaaaaaa…. rsrs

        • JanjaBoy

          Pelo menos um!

      • Alex iPilot

        Mongois ou donos de iPhone, iLex? 🙂

  • Leandro Cardozo

    Sim, navegando em Brasília e dando zoom, em determinado momento imagens apareçem em 3D. Não sei se isso é o produto o qual o Google apresentou hoje ou se algo ainda será implementado/alterado. Não consegui distinguir por não ter assitido a apresentação do Google de hoje.

    Abs!

  • Leandro Cardozo

    Ainda sobre o mapa de Brasília: nas opções a descrição do recurso é ’45°’. Além disso, para virar a posição do mapa vc precisa usar o botão de orientação (acima do zoom), o que te dá apenas 4 posições: norte, sul, leste, oeste. Acredito que o 3D deixará você virar do jeito que bem entender, incluindo ângulos distindos de 45°. Ou seja, esse mapa de Brasília não é ainda o 3D apresentado hoje.

    • Paulo

      Incorreto. Nesse vídeo de divulgação do Google, é informado que o novo mapeamento é apresentado em 45°, logo no início do vídeo. Pra mim, já é a implementação definitiva do que o Google apresentou hoje.

      Abs.

      • Leandro Cardozo

        Legal então Paulo!

        Como eu disse, não acompanhei a apresentação e não vi o vídeo (ainda). Se já for uma implementação definitiva, show de bola. Ponto pro Google.
        Agora é torcer para uma expansão rápida ou pelo menos o mais rápido que for possível. =)

      • Yuli

        O que o vídeo diz é que a imagem é formada a partir de fotos a um ângulo de 45º do solo
        os 45º do mapa de brasília é diferente. Significa que são 4 ângulos de visão (360 divididos por 4), enquanto no mapa novo são 360 ângulos de visão.
        É só ver o vídeo que você postou que dá pra notar a diferença
        Quem quiser, também, pode ver essa tecnologia aplicada no site de mapa 3D da Nokia
        maps.nokia.com/3D
        tem que instalar o plugin, mas é a mesma tecnologia que o google apresentou

        • Leandro Cardozo

          Agora SIM vi o vídeo do Google. E realmente: 45° do solo, o de Brasília não tem NADA A VER com o que o Google apresentou. Perfeito Yuli. Não consegui me fazer entender e não havia visto o vídeo de demo do Google.

    • Rodrigo

      Não amigo. A funcionalidade do mapa de Brasilia hoje não tem NADA a ver com o que foi apresentado hoje.

  • Overlord

    Para mim a questão é: por mais que o novo sistema próprio de mapas da Apple seja igual ao atual da Google, para o usuário final seria trocar 6 por meia dúzia.

    Sim, para Apple é uma maravilha criar o seu próprio sistema e não depender de uma outra empresa… ainda mais uma que é sua competidora em vários mercados.

    E para o usuário?
    Se o sistema da Apple for igual ao da Google –> trocamos 6 por meia dúzia.
    Se o sistema da Apple já for, no ínicio, melhor do que o da Google –> saímos ganhando!
    Se o sistema da Apple tiver menos recursos ou recursos desabilitados –> perdemos.

    • Rodrigo

      Realmente genial o comentário. É como jogo de futebol, o time pode ganhar, empatar ou vencer !

  • Danilo Sato

    No aplicativo iPhoto, você pode adicionar um local para seus álbuns, lá o mapa usado é diferente do Google Maps, e é um mapa muito parecido a este que a Apple vem mostrando (se não for o mesmo).

    Só que tem um pequeno problema: se o mapas que a Apple vai disponibilizar for o mesmo que este do iPhoto, o Brasil está incompleto, exemplo, na zona norte de São Paulo, fui buscar uma rua e o que eu vi foi uma grande fazenda rsrsrsrsrsrsrs, parece até que o mapa é da década de 1930 hehehehe

    • Os americanos piram nas fazendas metropolitanas.

  • Beaguinho

    Muito legal e bem interessante o Google apresentar essa inovação antes da apresentação da Apple.

    Se a Apple pretendia apresentar alguma coisa em relação à mapas, e se não for nessa qualidade pode até ser que eles tirem isso da apresentação 😛

    • Leandro Cardozo

      Ah sim, com certeza a Apple vai tirar isso da apresentação (se é que vão mesmo apresentar algo relacionado à mapas) após a apresentação do Google. Menos vai. =P

  • Luís M.

    Pq a apresentação foi feita em um iPad?
    Então será se o iOS vai ser tão bem equipado com o google mãos quano os próprios aparelhos do Google?

    • Por medo de colocar em um Aparelho com Android e travar no meu da apresentação ?

      • Renan Rinaldi

        Mas o app travou várias vezes, voltando pro spring board! 😛

        • patrickgouy

          Culpa do App!!
          Culpa do App!!!

          kkkk

    • Luís M.

      Google mapas quanto…*

  • Frederico

    Abandonar o Google Maps em prol de qquer outro sistema de mapas será um retrocesso para a Apple. LAMENTÁVEL.

    • Osmar Junior

      Concordo. Acredito que a Apple só deveria retirar o Google Maps do iOS quando ela pudesse implementar um melhor.

    • Opa! Típico comentário que nos fará rir daqui um ano.
      Vou colocar nos favoritos… 😛

      • João Pedro Vianini de Paula

        Rindo muito desde agora…

    • patrickgouy

      Feito foi abandonar o teclado fisico por uma tela sensivel ao toque?
      Entao pra mim ta BOM!

      A melhor coisa que a Apple pode fazer nesse momento é se DESCOLAR do google e seus serviços embarcados. De parceira, precisa ser tratada como um competidor.

  • Meu ponto de vista é: não tem como superar o Google, sei lá.
    Apenas o que acho.
    Vai lá Apple, me surpreenda (:

  • @antoniofonseca

    Essa briga começa ainda em 2008 conforme artigo com saborosos detalhes publicado pelo WSJ (http://tmblr.co/ZyCDWyMt6zAN) e na minha opinião por causa de uma sequência de puxadas de tapete do pessoal da Google. A Apple precisava reagir.

    Espero que a reação seja à altura e acredito que estão levando esse e outros assuntos bastante à sério em Cupertino (http://tmblr.co/ZyCDWyMt2Js-).

    • João Pedro Vianini de Paula

      Bater o Google em buscas hoje em dia é praticamente impossível. Mesmo com o Siri, sei lá viu…

      Esse é o território que o Google mataria para não perder….

      Fora o Youtube, que em larga escala assim não tem concorrente.

  • VimpriO

    Caraca… que bacana… viva a evolução! falta agora eles entrarem dentro de nossas casa. 😀

    • Maktub

      Você tem algum telefone inteligente (smartphone)?
      Alguma prancheta (tablet) com wi-fi e/ou sistema celular?
      Tem acesso à internet – móvel ou fixa – em casa?
      Contas em redes sociais (google plus, orkut, facebook, etc.)?
      Tem fotos em redes sociais (mesmo que não cadastro nelas)?

      Se respondeu sim a uma, ou mais, das questões acima; sim eles estão dentro da sua casa.

      * Stuxnet, Flame; Buscar Meu iPhone (ou outro dispositivo); GPS.
      ** O rastreamento do celular mostra que a mulher esteve na região (trecho de notícia publicada por: Folha.com. Mulher diz que matou executivo após briga por causa de traição; 6/6/2012, S. Paulo).

  • Renato Faria

    Muito se discute da qualidade dos mapas, se é 3D ou não, se me sinto dentro do mapa. Mas o que realmente importa, pelo menos prá mim, é claro, é a utilidade de toda essa tecnologia no meu dia-a-dia, eu prefiro coisas simples que funcionam com extrema eficiência. Minhas perguntas seriam: funciona totalmente off-line? As rotas estão mais precisas? Existe mais opções de rotas por diversos meios de transporte? Poderia editar meus próprios mspa, consertando a mão invertida de determinada rua? Ao meu ver isso é muito mais importante, a experiência final do usuário e sua satisfação do que toda essa tecnologia de pouca utilidade no cotidiano… Acredito que um tal de Steve Jobs pensava assim tb…

    • Odirlei Machado

      Excelente comentario… Por isso uso o tomtom, eu o considero bom em todas essas caracteristicas que você mensionou.

  • André Torres

    Pô gente, acordem! O recurso 45 graus tá em Porto Alegre, nas regiões mais movimentadas, desde o ano passado! Como isso seria a implementação de algo apresentado HOJE?? Existe uma diferença entre 2D de uma imagem inclinada e 3D de fato!!!

  • Furfles

    Nokia Maps tem um beta disso… E bem antes da google apresentar “a mágica de voar pela cidade” e eles usavam a meeeeesma orla da praia…

    Entre no maps.nokia.com e seleciona a visualização 3D, instale o plugin no seu navegador e veja como a coisa acontece.

    Na parte de mapas a Nokia é muuuuito boa. Ela é dona da naviteq. Só procurar olhar.

  • Belton

    Mapas off line já uso hoje no Galaxy Note.

    • João Pedro Vianini de Paula

      Então diga-me como é usar uma TV LCD 71″ como telefone? [Hipérbole mode:OFF]

      • Xay

        Ironia mode on??? Rarirararira

      • Belton

        Essa tv de 71″ só vc conhece mas falando em tamanho o próximo iPhone terá mais que 4″ isso significa que a Samsung esta na frente neste quesito e outros tbm.

        • Outro comentário nos favoritos, para ler daqui alguns meses… 😛

  • Henrique

    Crash na apresentação… Vão ter que trabalhar muito!

  • Luan Carlos

    Eu experimentei o maps da Microsoft só por curiosidade, e digo uma coisa, é o único a mostra as ruas da minha cidade,pois ela está localizada a Oeste de santa Catarina, e é considerada “interior” para as grandes cidades. Pena que o Google maps nao mostre as ruas da minha cidade, seria muito útil isto.

  • Massaru

    “We are trying to create magic, here.”
    Interessante. Steve Jobs sempre seguiu essa linha… há décadas.

  • Daniel

    Ja pararam pra pensar se esse novo mapa do iOS 6, não é simplesmente o novo Google Maps em 3D?

  • krikaoli

    Se a Apple criar mapa e fizer que nem fez com o Siri, até hoje sem português, vou dar nota 0 pra Apple.

  • Raphael

    Eh, ficou bem legal essas novas modificacoes do Google. Jah to testando aqui o pouco que esta disponivel e ficou showw de bola….

  • Danielz

    Eu acredito q na semana q vem vcs irão mudar de opinião, essas imagens 3D apartir das fotos tiradas por um avião são maravilhosas, mas eu acredito q a solução da apple será melhor. Provavelmente imagens 3D apartir varios satelites q tiram fotos do mesmo lugar mas em angulos diferentes, ou tudo feito apatir de um programa q transforma imagens ‘planas’ em ‘relevos’, tendo uma chance muito maior de ser para o mundo todo e em menos tempo. Pegar um avião e sair tirando fotos não é tão facil como pegar um carro, pode ser bem mais rapido, mas precisa de muito mais planejamento e investimento.

  • Andrey Lanhi

    Fico pensando na largura de banda necessária pro MAPS funcionar assim… Nós tupiniquins vamos sofrer com nosso 3G porcaria….

    Abraço BDI.

    • Yuli

      Com certeza vai ser pesado, mas é muito mais leve do que o Google Earth demanda hoje em dia

  • Juvenal

    Eu nunca tinha pensado no quão importante o serviço de mapas do Google é.

  • Henrique

    Na verdade o Google Street View chegou no Brasil 2 anos depois de ser lancado em 2007,e nao mais de 4 anos.Em julho de 2009 ja comecaram a captar a imagens em Belo Horizonte e em 2010 ja estava no ar.=)

  • Clovis

    Seria muito bom que houvesse a opção de usar os mapas do Google dentro do app de Mapas da Apple.
    É sonho, eu sei, mas seria legal

    • Daniel

      O app “Mapas” nativo do iOS usa o serviço de mapas do Google. =x

  • Renata

    Gente verdade que o Siri vem pro novo ipad com iOS 6?