Notícias

[opinião] A Apple vai ter que se esforçar para apresentar Mapas melhores que os do Google

Com tantos rumores sobre uma eventual lançamento de um serviço de mapas da Apple, o Google fez questão de se adiantar e apresentar antes da Apple o avanço de suas pesquisas, para depois não ser taxado de copiador de ideias. E pelo que apresentou hoje, teremos novidades bem legais em breve.

Atualmente, o Google tem o melhor sistema de mapas online que existe, cobrindo inclusive o Brasil. Fato. Se a Apple tem ou não potencial de apresentar um produto melhor, isso só saberemos quando chegar em nossos aparelhos.

No evento que aconteceu hoje, eles mostraram algumas novidades bem legais.

Google Maps em 3D

O Google conseguiu uma maneira de criar mapas em 3D que dão a impressão de estarmos voando sobre a cidade, não importa o ângulo que escolhermos. As imagens foram feitas de avião e graças à sofisticadas técnicas de escaneamento, conseguiram fazer “fotos em relevo”.

A demonstração foi feita, ironicamente, em um iPad. Isso diz muita coisa.

Os mapas impressionam. Com os dedos, você poderá girar a imagem para ver o outro lado de um prédio, por exemplo. Realmente uma evolução muito legal.

A notícia boa: ele não irá demorar muito para chegar tanto em Androids como em dispositivos iOS.

A notícia ruim: poucas cidades receberão o recurso no começo. Eles prometem a adição de mais cidades até o final do ano, mas muito provavelmente o Brasil ficará de fora por um bom tempo. O próprio Street View demorou mais de 4 anos para chegar aqui, e como exige muito trabalho para coletar as imagens, não deveremos ser os primeiros da fila nem mesmo com Copa do Mundo.

Google Maps offline

O sonho de qualquer viajante: mapas no telefone sem precisar estar conectado na internet.

Infelizmente, isso só estará disponível por enquanto em dispositivos Android. E faz sentido: esta é uma carta na manga que o Google tem contra a Apple. Dependendo do que ela apresentar na WWDC, ele pode usar ou não esta vantagem.

A equipe do Google afirmou que está fazendo esforços para deixar o recurso disponível também para iOS.

Mapas da Apple

É ainda um grande mistério e todos esperam que na segunda que vem a Apple nos adiante alguma surpresa. Mas se isso acontecer, ela estará entrando em uma área nova para ela, que hoje é dominada pelo Google. Não sejamos ingênuos de achar que ela, de início, conseguirá cobrir todo o globo com algo revolucionário (veja o caso do Siri). Portanto, por aqui estamos ainda meio céticos no que ela deverá apresentar na WWDC.

Seja como for, o que o Google nos apresentou hoje já nos deixa certos que grandes evoluções estão por vir para todo nós. E a Apple terá que se esforçar bastante para nos impressionar nesta área.

Tags
Mostrar mais

iLex

Robô virtual que tem como missão organizar o site e ajudar leitores. De tempos em tempos ele desvirtua e tenta fazer outras coisas, mas nada que um hard reset não resolva.

Artigos Relacionados