AppleNotícias

Dispositivos com iOS já representam mais de 2/3 do faturamento da Apple

Apesar deste Blog ser focado especificamente em aparelhos com iOS (não se engane pelo nome criado em 2008, abordamos também iPod touch e iPad, caso alguém não tenha percebido), muita gente insiste em dizer que somos especializados em Apple. A lógica tem sentido, principalmente quando vemos o atual faturamento da Maçã: mais de 2/3 dele são originados de produtos com o sistema móvel instalado.

Ontem a Apple apresentou os resultados fiscais do primeiro trimestre fiscal do ano (que engloba outubro, novembro e dezembro do ano passado), apresentando mais uma vez recordes históricos de faturamento.

Como já acontece há algum tempo, o iPhone foi o produto da empresa que mais vendeu, representando 39% do faturamento (foram incríveis 16,2 milhões de unidades vendidas em apenas 3 meses), inclusive passando o BlackBerry em vendas. E esse número poderia ter sido ainda maior, se não fosse o “problema” dela vender mais do que consegue produzir. Os brasileiros sentiram na pele este dilema.

Aliás, os números são incríveis: quanto mais o iPhone fica velho, mais ele vende. A Apple nunca vendeu tanto seu smartphone quanto agora.


Gráfico: 9to5Mac

Com o iPad, o resultado não foi diferente. Você achou que com o final do ano e os boatos de um iPad 2 as vendas iriam cair? Pois pelo contrário, elas quase dobraram. Nos últimos três meses se vendeu tanto iPads quanto no resto do ano: 7,33 milhões de unidades, que era a mesma média do iPhone no ano passado. Há um ano atrás, quem aí dizia que o iPad não tinha futuro? 😉


Gráfico: gigaom

Quanto ao iPod, foram 19,4 milhões vendidos no último trimestre, sendo que mais da metade foi de iPod touch, que cresceu bastante depois que recebeu câmera e tela Retina.

No total, já são mais de 160 milhões de usuários de iOS no mundo. Nada mal para um sistema que só tem 3 anos e meio de vida.

As perspectivas para o futuro não poderiam ser melhores: com o fim do monopólio nos Estados Unidos, as vendas de iPhone lá devem aumentar muito, como já aconteceu em outros países. Se o iPad foi um enorme sucesso em 2010, neste ano as expectativas são ainda maiores, com o lançamento do iPad 2 que promete trazer várias novidades arrasadoras, mudando de novo o mercado de tablets. Com tudo isso, o Mac deve crescer também, ainda mais com a provável mudança na linha de portáteis, que devem receber boas novidades este ano. Até mesmo no Brasil os números devem crescer bastante, após um ótimo 2010 para a Apple.

E ontem, mais uma vez, Steve Jobs mostrou toda a sua genialidade: mesmo depois do anúncio de sua saída temporária, as ações da Apple voltaram a subir após a publicação dos excelentes resultados fiscais. O cronograma foi todo meticulosamente calculado. De novo. Aprendam, CEOs. 😉

Tags
Mostrar mais

iLex

Robô virtual que tem como missão organizar o site e ajudar leitores. De tempos em tempos ele desvirtua e tenta fazer outras coisas, mas nada que um hard reset não resolva.

Artigos Relacionados

  • Alex iPilot

    Bom dia… Que a Apple vende aos baldes ninguém duvida mas eu gostaria de ver uma comparação com o mercado todo, se o mercado também cresceu e quanto cresceu. Os números dizem mais quanto comparados, números absolutos nos deixam sem parâmetros…

    • Todo o número é relativo. Por exemplo, vi que em outro comentário você falou que o Android passou o iPhone. Mas ao mesmo tempo é estranho comparar um sistema operacional (que aliás roda em diversos aparelhos diferentes) com um telefone só.
      Na verdade a intenção do artigo não é dizer que a Apple é melhor ou pior que ninguém, apenas noticiar que os lucros foram significativos e que o futuro é promissor. 😉

      • André

        Pois é iLex, não tem sentido comparar o iPhone com todos os smartphones Android existentes.
        Se fosse para fazer um comparativo mais “correto”, teria que comparar o iPhone com um único modelo de uma fabricante, tipo iPhone x Galaxy S.

        Mas o que importa é que a Apple está com muito dinheiro em caixa para poder investir no desenvolvimento de “iDispositivos” cada vez melhores!

        • Tiago César Oliveira

          Falando em Galaxy S, um colega de trabalho comprou um e o bichinho é animal…

          A Apple confirmou mais uma vez sua posição, já tem um público cativo. Acho que, com isso, ela poderia se tornar um pouco mais liberal em diversos aspectos do iPhone… Transferência de arquivos eu nem digo, mas há diversas coisinhas no iPhone que precisamos desbloquear por meios não oficiais que poderiam ser facilmente incluídas oficialmente, e sem muito esforço.

          • Victor

            a unica coisa que o galaxy, que na verdade é o android me chamou a atencao foi o hotspot.. e que tudo indica q na nova versao teremos.. ;D entao… é isso 😀

      • Alex iPilot

        Sim, eu entendi o proposito do artigo e como tal é irretocável. Inclusive quando destaca a estratégia inteligente do CEO, regra de ouro: dê noticias ruins primeiro, de uma vez, rapidamente, e noticias boas logo depois, aos poucos.

        Não vejo problema em dividir o mercado entre iPhone, Android e BlackBerry, como nas estatísticas que foram divulgadas. O fato de apenas um fabricante adotar o iOS não invalida a comparação, se fosse assim também não se poderia dividir, estatisticamente, o mercado entre Mac OS, Windows e Linux, não é? E isso é feito desde sempre.

        Apenas gostaria de comparar a variação do iPhone (e de outros) com a variação do mercado total de smartphones, para ter uma melhor ideia. Obrigado.

        • Boa sorte em sua pesquisa. 🙂

      • Rodrigo Maziero

        2 coisas iLex, primeira vcs falam pouco do iPod touch( acho q deve ser pq qse tudo do iPhone da certo no msmo) e vc sabe me dizer qual a config exata da camera do iPod touch4?? Tenho um e tenho essa duvida. Ty

        • Igor Owayran

          Se está falando da resolução a traseira é 0.7MPX e a frontal é VGA

          • Rodrigo Maziero

            0.7 mpx????? Nao pode ser cara, omg…. Se filma em HD tem q ser um pouco melhor.

  • Beto

    Agora esse números são brutos ou líquidos?
    Nunca soube o real valor desses números.

    • Luiz

      O artigo não fala sobre o faturamento/lucro e sim sobre unidades vendidas. Só existe o conceito de valor bruto/líquido quando falamos de faturamento/lucro.

  • Marcus

    Mais uma jogada de mestre do tio Jobs.
    Com a noticia do afastamento as ações da empresa ameaçaram entrar em queda, então vem uma noticia dessas pra estabilizar (e quem sabe aumentar ainda mais).

    Steve Jobs é um gênio, pensa em tudo, nos mínimos detalhes. Tenho um respeito enorme com ele.

  • Daniel

    Vamos torcer p/ q continue assim!!! Comprei meu iPad ontem, e já estou fascinado com ele 🙂

  • Daniel

    Dó uma duvida, alguém q tem iPad ai sabe se o fone de ouvido do iPhone 3GS serve tambem no iPad???

    • Daniel

      Não tenho iPad, mas não vejo por que não funcionaria. E tirando os botões, qualquer fone com entrada 3.5mm funciona. (Já testei combinar smartphones de várias marcas com fones de outras, nos melhores casos só o botão play funciona)

      • Daniel

        Só pra clarificar, eu (o Daniel que respondeu) não sou o Daniel que perguntou 😛

      • Fernando Itocazo

        Não tenho IPad mas sei que esse Dó deveria ser um “Só”…hehe

      • Daniel

        O q acontece é o seguinte, eu tentei colocar ms nao entra o fone todo, e estou com receio de forçar, li q é um fone c/ conector p2 o iPad, o iPhone é o mesmo???

        • André

          A entrada é a mesma Daniel.

    • Christian

      É o mesmo fone do iPhone 4. Funciona de boa.

  • Continuem assim que seremos usuários felizes 😛

  • Leo

    Que a Apple cresça mais e inove mais!
    Achei interessante (e estranho) que os ganhos com a iTunes Store tenham sido somente de 5%… Imaginava que a loja representasse um faturamento maior.

    • Jéferson

      Mas são 5% sobre o faturamento total.

      Imagina quanto vale 5% do faturamento da Apple… em Músicas, Apps, FIlmes, etc, deve ser muito.

      • leo

        Eu entendo que o valor absoluto deva ser grande mesmo, amigo.
        Mas ainda assim, representa só 5% do que foi ganho.

  • Nickkk

    Eg… Vamo ve ate onde isso vai
    ^
    Apple com Steve Jobs /
    Apple sem Steve Jobs \
    V

  • Guilherme Gomes nogueira

    Os números são puro Marketing da Apple 😀
    Eu nunca vi nenhuma empresa apresentar números de venda e faturamento publicamente, exceto a Apple. Isso pra mim não tem sentido a não ser se promover.
    Bem provável que ela tenha começado essa moda de “apresentar os resultados fiscais”. Certamente isso vai virar uma tendência para os concorrentes, que provavelmente vão copiar e não inovar, como sempre.

    • Caso você não saiba, a lei obriga as empresas a apresentar o resultado fiscal para os acionistas.

    • Tiago C.

      Eu acho tão chato quem vive nessa teoria da conspiração de achar que tudo é um golpe de marketing…

      • Ariel M.

        Poisé né? ele deve ser do tipo q quando o iphone lanço acho q era golpe de markting de todas as funções q o iphone trazia

    • Aldrius

      toda empresa que tenha seu capital aberto é obrigada por lei a fazer isso!

      você só vê resultados da apple porque você só lê este blog! veja um blog sobre a nokia etc que você vai ver que todas mostram seus resultados…

      Att,

    • Alex iPilot

      Se vc ler outros jornais que não tragam somente noticias e fotos do Big Brother, encontrará demonstrativos e balanços publicados, inclusive com relatórios de auditores externos, na forma da Lei…

  • Arcrash

    Steve Jobs, merece toda essa ascensão, porque ele realmente é um super visionário de coisas espetaculares….Parabéns a Apple.

  • Mateos

    ILex, você disse que “mais de 2/3 dele são originados de produtos com o sistema móvel instalado”, mas depois diz que metade dos iPod vendidos é touch, o que dá (no faturamento):
    39% – iPhone
    17% – iPad
    6,5% – iPod Touch
    6,5% – Outros iPods

    O que deixa a receita da Apple oriunda de com pouco menos de 63% de dispositivos com iOS, o que é menos de 2/3…
    Desculpe a correção, é que sou bem ligado em números hahahaha

    • Seu erro foi considerar o iPod touch com exatos 50%, quando a matéria fala que foram MAIS de 50%… 😉
      E no “outros” então tb incluídos os números do AppleTV, que também roda iOS.

    • MCosta

      R-E-C-E-B-A!

  • Wagner Panfilli

    Da Vinci para a Arte, Einstein para a Ciência, Jobs para a Computação.

    Fico feliz em vivenciar a história que fará Jobs ser lembrado como um dos grandes gênios do passado daqui a algumas décadas.

  • Thiago

    Realmente as ações subiram tanto que quase reverteram toda a queda causada pelo anúncio do afastamento do SJ. Estavam em queda 6,5% e fecharam em queda 2,2% graças ao relatório.

  • Daniel

    O q acontece é o seguinte, eu tentei colocar ms nao entra o fone todo, e estou com receio de forçar, li q é um fone c/ conector p2 o doiPad, o iPhone é o mesmo???

    • Thiago

      Daniel, uso os fones do iPod Shuffle e do iPhone 4 no iPad, sem problemas.

      • Daniel

        Resolvido!!! Foi só forçar um pouco que encaixou, OBRIGADO!!!

  • Jesse

    Acho que seria legal de a Maça fizesse esse gráfico um pouco mais detalhado, pois metade dos iPods não rodam iOS, e na fatia “Outros” não sabemos exatamente a porcentagem de AppleTV, porque concerteza estão incluídos tambem os teclados, mouses, fones e cabos nessa fatia.
    Mas realmente o uso do iOS cresceu muito, o que faz a Apple investir ainda mais no nosso sistema 😀

    • Rodrigo

      que chato, chega de discutir coisas pequenas

  • Igor Owayran

    Como se cadastrar no BDI?……..

  • Henrique

    Muito show…
    Ps.: tive q comprar outro pacote de internet no iPhone, já que a net aqui em casa não voltou ainda…
    Aff….