Muitos leitores já não aguentam mais ler sobre supostos problemas de recepção do iPhone 4, enquanto que vários veículos não se cansam de insistir no problema. Mas não se enganem: este tipo de história é muito útil e lucrativa para muita gente, não só para os sites que as reproduzem e com isso ganham centenas de visitas a mais. Claro, tem também aqueles que insistem no problema só como vingancinha pessoal por não ter sido convidado para a WWDC…
A seguir, dois exemplos de como incentivar ainda mais a paranóia coletiva, para lucrar em cima disso.
iPhone 4 Reception Case™
Sim, o TM no final quer dizer “marca registrada”. A empresa IvySkin já tratou de garantir o filão que será a venda de capinhas externas para “ajudar na recepção”. É uma capa normal, como qualquer outra, mas utiliza o argumento paranóico para tentar vender mais. E não duvido que consiga.
Vendida a 29,99$, é ainda mais cara que o Bumper oficial.
Antenna Booster (aplicativo)
E já há aplicativos enganosos que prometem melhorar a recepção das antenas…
É impressionante ver como a Apple deixou este tipo de aplicativo entrar na loja. Publicado ontem mesmo, ele deixa a entender que resolve problemas de recepção no iPhone, ajudando na força de sinal, quedas de ligação, barras de recepão e até mesmo na velocidade de download.
Mas quem não lê o texto até o final (e eles sabem que 98% dos consumidores não lêem), acaba não percebendo que o app está na categoria Entretenimento e que a empresa que o desenvolveu se redime de qualquer responsabilidade depois que o aplicativo foi comprado:
Fox Dragon Design LLC não se responsabiliza pela utilização deste aplicativo uma vez que estiver nas mãos do usuário final. Este é um aplicativo enigmático. Resultados reais de sinal podem variar para cada usuário, aparelho, localização geográfica, operadora ou outros fatores.
Se isto não é enganação, então é o que? Apple, o que você está fazendo com sua própria loja de aplicativos?
Como se pode ver, o interesse vai muito mais além de supostas teorias de conspiração de marcas concorrentes. O que ocorre é um verdadeiro canibalismo, com empresas que vivem do próprio iPhone exagerando um problema para lucrar ainda mais em cima disso.
Relembrando, o problema existe realmente para algumas pessoas, mas não de forma exagerada como a mídia prega. Interferência humana na recepção telefônica é algo que acontece com todo o celular, mas vários de nossos leitores já de posse do novo aparelho declaram não sofrer desse problema. Nós mesmos aqui não conseguimos reproduzí-lo em nossos testes.
É de se refletir o porquê de tantos veículos ainda engrandecerem as consequências disso, ao mesmo tempo que o aparelho é um enorme sucesso de vendas, com estoques esgotados em todo o mundo.