2010ARQUIVO

Rumor: e se a Apple adotasse widgets no iPhone OS?

Nos últimos dias, alguns desenvolvedores têm reportado que a Apple está sistematicamente reprovando aplicativos que façam a função de widgets no iPhone OS, mesmo que não exista NADA nas regras do SDK que proíba a sua implementação em aplicativos. Isso já fez com que certos sites internacionais cogitassem a possibilidade de que ela passe a adotá-los nativamente em um próximo sistema operacional, talvez até mesmo no iPhone OS 4.

Enquanto estes mesmos sites se baseiam apenas no depoimento dos desenvolvedores, vale lembrar de um detalhe destacado aqui mesmo no Blog do iPhone, sobre a apresentação do iPhone original em janeiro de 2007: os widgets já faziam parte dos planos da Apple desde o começo.

O que intriga, na verdade, é que no plano original os widgets seriam pequenos aplicativos, como Tempo e Bolsa, justamente dois dos que não ganharam versão para iPad (leia “Alguns aplicativos nativos no iPhone não deverão vir de fábrica no iPad“). Coincidência?

A explicação de bastidores seria a de que não teria dado tempo para os engenheiros adaptarem o layout de alguns aplicativos (como Bússola, Relógio e Calculadora) para o tamanho de tela do iPad, coisa que, tecnicamente, poderia ser feita em poucos dias. Uma justificativa plausível para esta falta de tempo poderia ser o fato de que estes aplicativos menores faziam parte de um projeto maior, a da implementação de widgets no sistema. Como a Apple não é de entregar produtos sem que eles estejam perfeitamente operacionais, o atraso no desenvolvimento teria deixado eles de fora da versão inicial do OS 3.2.

Widgets são pequenos aplicativos que ficam rodando em plano de fundo, que podem ser acessados rapidamente para obter uma informação e depois voltar para o que se estava fazendo. Eles são bastante populares em computadores normais.

Resta saber se, caso a Apple implemente realmente esta função, se ela estaria também disponível para iPhones e iPods touch. É bem verdade que a tela reduzida dificulta bastante a implementação como a conhecemos, mas poderia-se pensar em uma adaptação.

Reveja nosso vídeo de funções previstas inicialmente pela Apple, mas que foram deixadas de lado (se você estiver no computador, pode ativar as legendas em português no menu do canto inferior direito):

Para ver a matéria completa, não deixe de ler nosso artigo anterior.

Botão Voltar ao topo