Rumores

Rumor: e se a Apple adotasse widgets no iPhone OS?

Nos últimos dias, alguns desenvolvedores têm reportado que a Apple está sistematicamente reprovando aplicativos que façam a função de widgets no iPhone OS, mesmo que não exista NADA nas regras do SDK que proíba a sua implementação em aplicativos. Isso já fez com que certos sites internacionais cogitassem a possibilidade de que ela passe a adotá-los nativamente em um próximo sistema operacional, talvez até mesmo no iPhone OS 4.

Enquanto estes mesmos sites se baseiam apenas no depoimento dos desenvolvedores, vale lembrar de um detalhe destacado aqui mesmo no Blog do iPhone, sobre a apresentação do iPhone original em janeiro de 2007: os widgets já faziam parte dos planos da Apple desde o começo.

O que intriga, na verdade, é que no plano original os widgets seriam pequenos aplicativos, como Tempo e Bolsa, justamente dois dos que não ganharam versão para iPad (leia “Alguns aplicativos nativos no iPhone não deverão vir de fábrica no iPad“). Coincidência?

A explicação de bastidores seria a de que não teria dado tempo para os engenheiros adaptarem o layout de alguns aplicativos (como Bússola, Relógio e Calculadora) para o tamanho de tela do iPad, coisa que, tecnicamente, poderia ser feita em poucos dias. Uma justificativa plausível para esta falta de tempo poderia ser o fato de que estes aplicativos menores faziam parte de um projeto maior, a da implementação de widgets no sistema. Como a Apple não é de entregar produtos sem que eles estejam perfeitamente operacionais, o atraso no desenvolvimento teria deixado eles de fora da versão inicial do OS 3.2.

Widgets são pequenos aplicativos que ficam rodando em plano de fundo, que podem ser acessados rapidamente para obter uma informação e depois voltar para o que se estava fazendo. Eles são bastante populares em computadores normais.

Resta saber se, caso a Apple implemente realmente esta função, se ela estaria também disponível para iPhones e iPods touch. É bem verdade que a tela reduzida dificulta bastante a implementação como a conhecemos, mas poderia-se pensar em uma adaptação.

Reveja nosso vídeo de funções previstas inicialmente pela Apple, mas que foram deixadas de lado (se você estiver no computador, pode ativar as legendas em português no menu do canto inferior direito):

Para ver a matéria completa, não deixe de ler nosso artigo anterior.

Tags
Mostrar mais

iLex

Robô virtual que tem como missão organizar o site e ajudar leitores. De tempos em tempos ele desvirtua e tenta fazer outras coisas, mas nada que um hard reset não resolva.

Artigos Relacionados

  • Vitor Sá

    Eu diria que widgets no iPhone seriam péssimos por causa do tamanho, mas como é a Apple, eu tenho quase certeza de que se lançado será muito bom! Hahaha!

    Os indícios são bem fortes, é provavel que veremos widges ou uma coisa totalmente nova e revolucionaria com o esses 2 aplicativos!! Haha!

    PS: Nao vou nem comentar sobre hoje ser um feriado e o iLex estar postando, já estou me acostumando a ver esse sofrimento alheio!! Hehe!

    • Vou ser bem sincero com você: eu tinha esquecido COMPLETAMENTE que hoje era feriado. A ficha só caiu quando eu vi que pouca gente comentou. 😛

      #coisasdeprofissionalindependente

  • Vitor Sá

    Foi mal pelos erros de português acima! Estou dormindo ainda…

  • Particularmente não gosto de widget… Não preciso monitorar o clima nem o relógio nem RSSs de nada. Concordo que fica bonitinha a área de trabalho enfeitada com eles, mas isso tem um custo: uso de memória e processador e, consequentemente, maior gasto de bateria!

    • Kleyson Klesller

      Concordo 100% com você amigo!

    • Bruno Almeida

      Quem disse que a Apple se importa APENAS com sua opniao? Se você não monitora o tempo, nem RSS, parabéns, você é um raridade, porque o App WeatherChannel é um dos mais baixados desde de quando ele foi colocado na app store há alguns anos, NAO GENERALIZE SUA OPNIAO sem analisar os fatos.

      Sobre o consumo de energia, já parou para se perguntar de quem estamos lidando??? APPLE!!! duvido que ela va diminiur as 10h de bateria do iPad para apenas colocar Widget, com certeza eles vão inventar algum meio para não acontecer isso

      • Maurício™

        Bruno, leia novamente:

        O texto do Martelotte começou com “Particularmente”.

        Isso quer dizer alguma coisa, não? 🙂

      • Bruno, se você quiser continuar a postar aqui sem nenhuma moderação, aprenda a respeitar a opinião dos outros e seja menos agressivo em suas respostas.
        Assim todos ganhamos. 😉

  • Rafael Kapela

    Pensei que só eu estivesse acordado!

  • Gustavo

    Pode continuar postando iLex, eu estou aki de plantao, trabalhando e acompanhando o Blog como faço todo santo dia, atualizando a pagina de hora em hora. rsrs (Tenho que trabalhar senão não consigo comprar meu novo iPhone, hehe)

    Bom feriado a todos!!!

  • Daniel Taiguara

    Legal a materia iLex !

    Bom feriado !

  • Dinnosan

    Se a apple implementar widget no iPhone pode ter certeza que não haverá consumo alto de bateria nem de memória, vão dar uma solução parecida com o Multtask.

  • Joao Colombo

    iLex ja existe um aplicativo no Cydia que “emula” uma dashboard no iPad veja neste

    • Sim, o aplicativo inclusive teve seu código disponibilizado na net. Estou com ele no meu iPad. 😉

  • Nat

    Eu acho q essa pode ser uma feature do novo iPhone 4G/HD ou soh do ipad. Espero estar errada…

  • Bruno Almeida

    Ate mesmo o próprio iLex já cogitou essa possibidade…. Eu acho que seria bom, e também acho ira se torna verdade

  • Acho que o conceito de widget, programas executando em segundo plano, é superado pela multitarefa do novo iPhone OS 4, com ela não vejo necessidade alguma de widgets, já no iPad pode realmente ser incorporado mais para frente, com o lançamento do iPhone OS4 para iPad, talvez a solução para a multitarefa no ipad seja ainda mais interessante que a do iphone. Temos que esperar pra ver

    *tou esperando ansiosamente o dia 7*

  • Algus Helm

    O split view parecia bem promissor, mas realmente não se encaixou na pequena tela… quem sabe no iPad isso funcione melhor…

  • Brunorio11

    Eu vejo confontos futuros!! IiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiI.
    😐

  • Thiago

    Acho fantático a ideia de o iphone adotar widgets, não só o iphone,o ipad também.
    O uso do celular fica bem mais prático com informações logo na tela, como o widget de tempo, calculadora, hora, agenda, notas e digo por experiência. Os widgets fazem uma baita diferença, além de ficar mais bonitinho.

    Falo isso porque tenho um Iphone e um Milestone, que usa Android, e na minha opinião é um dos diferenciais do Android que ajuda muuito, com os widgets na tela é só ver a homescreen do telefone que lá está o seu próximo compromisso ou até msm colocar uma nota por lá pra não deixa-lo esquecer de algo.
    Se a Apple adotasse isso ficarei bem feliz quando pensar em comprar meu próximo iphone. (P.S.: O que não deve demorar muito)

    • Bossnia

      Ué, mas você já não disse que tem um iPhone e um milestone?? Agora tá falando que pensa em comprar seu próprio iPhone?? Esse teu papo tá meio contraditório… 😛

      • Thiago

        Você entendeu mal, hahaha.
        Eu tenho um Iphone, só que o meu é o primeiro que foi lançado, ou seja, já esta bem ultrapassado.Como gostei muito do Iphone pretendo comprar outro. Porém, espero como todo consumidor algumas características do próximo aparelho com OS 4.
        Ok!

  • Mário Augusto

    Sinceramente eu acho isso uma inutilidade, e só sujaria a interface do OS. Prefiro cada um no seu APP (Cada um no seu quadrado).

  • Acho que Widgts estilo Dashboard no iPhone não, só no iPad, por causa da tela pequena.

    Acho que se Apple for implementar algo do tipo, como acesso rápido a informações do calendário, relógio, telefone, sms, etc, ela faria algo na lockscreen, como aquele LockInfo do Cydia….

  • Tulio Gois

    Já dá pra ver que o tema Widgets é bem controverso: tem quem quer, tem que odeie…
    Mas acredito que todos devem concordar a Apple poderia nesse novo IOS dar a opção ao usuário de usar ou não os widgets. Quer usar: beleza, é bonitinho, útil e tal, então me deixe instalar. Não quero usar, não quero poluir a minha area de trabalho? Então não instalo e estamos satisfeitos!
    Essa liberdade que eu espero nesse novo IOS, não só no quesito widgets, mas em muitos outros!
    O jeito é torcer!