Aplicativos

Alguns aplicativos nativos no iPhone não deverão vir de fábrica no iPad

Na semana passada, a Apple confirmou a data de lançamento do iPad nos Estados Unidos através de um comunicado à imprensa. No texto, uma frase sobre os aplicativos nativos (aqueles que já vêm com o sistema) intriga:

A App Store no iPad permite que você navegue, compre e baixe aplicativos novos de maior loja de aplicativos do mundo. O iPad tem 12 novos aplicativos inovadores desenhados especialmente para o dispositivo e rodará a maior parte dos mais de 150.000 aplicativos da App Store […].

O primeiro iPhone, quando foi lançado, possuía 16 aplicativos, evoluindo para o sistema atual, com 21 presentes no OS 3.0. Já o iPad, virá somente com os 12 apps que aparecem na imagem acima (não considerando os Ajustes como um aplicativo propriamente dito). Bolsa, Calculadora, Tempo, Relógio, Gravador e Bússola simplesmente não são citados nem mostrados em nenhum momento. Qual seria o motivo?

Segundo alguns informantes do site Daring Fireball, a falta destes aplicativos não teria uma causa técnica, mas sim de design. A Apple teria criado versões de todos estes utilitários, mas a interface gráfica em tamanho maior teria ficado horrível, sendo vetada por Steve Jobs na última hora. Basta imaginar o aplicativo Tempo que conhecemos hoje em um formato maior para termos uma ideia de como deve ter ficado.

Uma versão mais adaptada destes excluídos poderia vir ainda no meio do ano, no lançamento do OS 4.0, mas não em abril com o OS 3.2. Outra possibilidade cogitada seria a de ser disponibilizado na App Store como aplicativo independente, para que fossem instalados posteriormente (o que seria ótimo para quem não usa quase nunca alguns destes apps).

via

Tags
Mostrar mais

iLex

Robô virtual que tem como missão organizar o site e ajudar leitores. De tempos em tempos ele desvirtua e tenta fazer outras coisas, mas nada que um hard reset não resolva.

Artigos Relacionados

  • Roberto Teodoro

    Com a alta da taxa de importação, os preços vao chegar exorbitantes por aqui… Vamos esperar

  • Thalmo Fernandes

    Qdo vc fala em OS 3.2 ou 4.0 é pq já existe algo confirmado para lançamento ou é apenas especulação?

    • OS 3.2 é o sistema presente no iPad. O OS 4.0, apesar de ainda não ter sido comentado oficialmente pela Apple, por tradição deve sair com a nova geração do iPhone, a ser lançada entre junho e julho.
      Até agora nunca falhou. 😉

  • Sem dúvida seria como rodar o Tweetie maximizado, ficaria muito grande sem necessidade. Eu acho que eles apenas não tiveram tempo de desenvolver até o keynote, provavelmente a versão GM do 3.2 terá isso no iPad. Senão alguém vai criar via WebApp e pronto… hehe.

    E não falta só multitarefa ao rodar dois aplicativos simultaneamente, eles também devem ser exibidos ao mesmo tempo, como janelas em qualquer outro sistema. No iPhone isto não faz sentido pois o espaço é extremamente limitado, mas se já fazíamos isso em 640×480, acho que 1024×768 é o suficiente pra justificar a funcionalidade.

    O problema é que esse tipo de mudança exige uma quantidade muito grande de mudanças na interface, e como a Apple já se esforçou pra trazer as aplicações nativas e novos conceitos para que os desenvolvedores também utilizem via SDK, não houve tempo para que tudo coincida com o lançamento do iPad.

    Ou seja, o que falta ficará para o próximo milestone, o iPhone OS 4.0.

    Uma coisa que poderia resolver isso facilmente seria introduzir o conceito de gadgets para estes aplicativos, o que faz bastante sentido.

  • Rodolfo Piva

    “próximo milestone, o iPhone OS 4.0″… Nada a ver com o Motorola Milestone… Hehehe!

    • Não mesmo… hehe. Milestone é um termo usado no desenvolvimento de software, a grosso modo é a data em que determinadas coisas estarão prontas num projeto.

  • Lucas

    O que eu tenho falado desde a primeira imagem se repete aqui: qual é o ícone do Books.app?

  • Bruno Ferreira-Rio

    Ilex, já existe alguma forma de fazer ALGUM TIPO de JAILBREAK.
    Obrigado desde já,
    Bruno Ferreira-Rio.

  • JulianoR

    eu continuo apostando fortemente que o iPad(seja no 3.2 ou 4.0) terá um sistema de widgets.
    é ridículo um aparelho que se propõem a ser um intermediário entre o notebook e o smartphone não ter uma simples calculadora de fácil acesso.

    alias, acredito que os widgets seriam uma tremenda solução para a questão do multi-task, vc facilmente acessaria calculadora, notes, calendário, além do fato que a apple poderia liberar o desenvolvimento de widgets, dando assim fácil acesso a apps simplificados.

  • JulianoR

    alias, bem que a apple podia lançar um “utility panel”. pois concordo que levar o app da calculadora(por exemplo) para a resolução do iPad ficaria ridícula, então pq não fazer um app que centralizasse todos eles?
    qnd vc precisasse de informações úties, simplesmente abriria esse app na home screen, e pronto, no canto superior direito: Weather, no superior esquerdo: Stocks, inferior esquerdo: Bússola, inferior direito: calculadora.
    tudo de fácil acesso, podendo verificar rapidamente todas as informações necessárias.

  • Lucas Moreira

    AUHEAUEHUAEUHAEUHAEUH EURI
    Imaginem a calculadora? Em uma fileira está ela, o resto ficará em preto ! UAHEHUAEUHAEUHAUHE

    Mas pensem, o tempo poderia mostrar mais desenvolvido! Como a cidade localizado no estado, que por sua vez localizado num pais. Explico um país, por exemplo, o Brasil e com Goiania em vermelhor (já que sua terra é brasilia, ou não)

  • Marcos

    Se eu li direito, o texto fala de 12 NOVOS APLICATIVOS inovadores.. pra bom entendedor, isso quer dizer que são 12 aplicativos além dos já existentes…

    • Tá me chamando de MAL ENTENDEDOR??? 😛

    • iRick

      Bom acho que o iLex é um bom entendedor, os aplicativos da iPad são todos remodelados com um visual diferento do iPhone tendo mais opções em alguns, você acha que o iPod do iPhone é igual ao do iPad?
      Ta aí os 12 novos aplicativos, novos…

  • A verdade é que faltam reviews.
    Por enquanto o Steve Jobs quer manter a dúvida em nossas cabeças para tentar realizar a mágica que o iPhone obteve.

    Parece bobagem, mas as vendas por impulsos e especulações são grandes. (Pré order então…)

    • JulianoR

      eu to apostando que dia 12 as reviews já sejam liberadas.
      no episódio do dia 05/03 do “the apple byte”(podcast semanal da CNET.com) o Brian Tong insinuou que eles já tinham um iPad em mãos… logo, eu não me surpreenderia se a apple liberasse os jornalistas e suas reviews já no dia 12 mesmo… acho que isso colaboraria com as vendas. digo isso pq tipow: eu não compro o iPad enquanto pelo menos uns 3 jornalistas não confirmarem que o iPad aguente por pelo menos umas 6h em uso cotidiano.

  • Issacar

    Acho que relógio e calculadora tinha que ter vindo nativo. É básico!! Além do mais, uma equipe tão experiente e capacitada como a da Apple não conseguiria fazer um design que atendesse o tamanho da tela???

    Agora será o cúmulo se eles forem VENDER o aplicativo que deveria vir nativo. Aí seria um abuso…

  • DarkSide

    A tela do iPad seria uma boa para se ter o Dashboard, e ai ter vários mini-apps rodando simultaneamente, mas dentro de 1 só app.

  • Joao

    Dos 21 que voce fala , voce esta contando a filmadora ?

  • Douglas – 3GS

    Pra quem esta doido pra botar a mão no iPad:
    a china apresenta o seu modelo genérico, SPEEDPAD, rsrs

    pela bagatela de U$ 100 doletas.

    alguem se arrisca a comprar essa belezura?

    http://www1.folha.uol.com.br/folha/informatica/ult124u702710.shtml

  • Ouvi alguem falando sobre a app relógio e tirando o fato de ter multiplos relógios quem usa ela para ver a hora? pq afinal tem o horario no meio da tela na barrinha de cima… só mesmo para qm faz compras ou tem parentes em outros estados ou paises.