iOS

Apple parece gostar da ideia de permitir aos usuários mais personalização do iOS

O iOS 14 trouxe diversas novidades gráficas para a tela de aplicativos do sistema. A mais notável delas foram os widgets, que podem ser configurados pelo usuário.

O sistema ainda não permite trocar nativamente os ícones dos aplicativos, mas muitos estão criando atalhos de aplicativos na tela, personalizando o visual. E isso virou uma febre no mundo inteiro.

No beta do futuro iOS 14.3, essa pequena gambiarra ficou ainda melhor, demonstrando que a Apple parece estar gostando desta personalização.

Trocando os ícones dos aplicativos

No iOS 14, o aplicativo Atalhos (Shortcuts) foi melhorado, permitindo personalizar mais coisas no sistema. Por exemplo, ficou mais fácil criar atalhos na tela para aplicativos instalados.

O usuário cria um ícone na tela capaz de abrir o aplicativo. Aí basta esconder o ícone original do app e usar apenas o atalho, o que permite mudar totalmente o visual do sistema.

Anos atrás isso já era permitido no sistema, usando perfis de configuração. Porém, sempre quando alguém usava isso para colocar atalhos na tela, a maçã arranjava uma maneira de não permitir mais.

Mas dessa vez, a empresa parece estar mudando de opinião em relação a deixar o usuário mudar o visual como quiser.

Facilitando a personalização

Pelo menos do beta do iOS 14.3, a Apple não apenas continua deixando fazer este tipo de personalização, mas melhorou a implementação dos atalhos.

Um dos inconvenientes de se criar atalhos deste tipo é que a experiência do usuário não é a mesma. O ícone modificado sempre abre outro app (o Atalhos) para então abrir o aplicativo final. E isso é chato, acrescenta alguns segundos a mais no processo e, para os neuróticos por consumo de bateria, gasta 0,038% a mais a cada uso.

Pois no 14.3 a Apple vai encurtar mais este processo.

Ao tocar no atalho, ele não abrirá mais o app Shortcuts antes de executar a função, reduzindo assim o tempo de abertura. Ainda existirá uma notificação no alto da tela toda vez que for usado, mas já é um progresso.

É a primeira vez que a Apple parece abraçar a ideia de permitir que os usuários modifiquem os ícones de cada aplicativo como queiram.

E se isso virar uma função nativa do iOS 15, aí sim será um sucesso estrondoso, mais do que foram os widgets.

Só o futuro nos dirá se a Apple seguirá mesmo este caminho ou se voltará atrás e acabará com a festa em algum momento.

Botão Voltar ao topo