AplicativosDicas de iPhone e iPad

Como adicionar um widget de lista de compras da Alexa no iPhone

Muita gente anda optando por adquirir um Amazon Echo como dispositivo inteligente da casa por ter um preço mais acessível que produtos da Apple. Além disso, o HomePod nem está disponível ainda para consumidores brasileiros.

E cada vez mais a Amazon está tentando integrar ao máximo a sua assistente virtual Alexa ao iPhone. Recentemente, a gigante das vendas online incorporou um widget de lista de compras no iOS, para facilitar ainda mais a vida do usuário.

Quem já possui um Echo em casa já se acostumou a conversar com a Alexa. Saber qual a temperatura lá fora, lembrar de compromissos, ajustar timers, tocar músicas, tudo com a voz, como se estivesse falando normalmente com outra pessoa.

E uma das funções que é uma mão na roda é a de adicionar ítens na lista de compras, para você não esquecer de nada quando passar pelo supermercado.

Basta dizer “Alexa, adicione leite na minha lista de compras“, e ele é adicionado.

E para facilitar, você pode adicionar um widget na tela de aplicativos, para ter a lista sempre à mão. Veja a seguir como fazer isso.

Adicionando widget da Alexa no iOS

Se você já estiver com o app Alexa instalado no seu iPhone, basta incluir o widget dele na tela dos aplicativos.

Adicione o widget do app da Alexa

Ao selecionar o widget do app Amazon Alexa, você verá três opções. Duas delas é para a lista de compras.

Escolha o tamanho que você preferir e adicione o widget.

Pronto, agora você terá sempre à mão sua lista de compras gerenciada pela Alexa.

Você pode adicionar mais itens na lista de três maneiras:

  • Tocando no botão + no widget
  • Tocando no widget, no botão da Alexa e ditando o item
  • Ditando o item para um dispositivo Amazon Echo na sua casa

Diferença com a Siri

A Siri também pode organizar sua lista de compras no iOS e inclusive mostrá-la em um widget, igual ao que a Amazon faz. Mas então, qual a diferença?

Bem, por mais que a Siri tenha sido pioneira em termo de assistentes virtuais e a Apple seja perfeccionista, temos que aceitar que a Amazon tem feito um trabalho melhor nos últimos anos neste sentido.

Para escrever este artigo, fiz um teste e tentei montar a mesma lista usando a Siri e confesso que encontrei mais dificuldades. É possível fazer a mesma coisa, mas com mais tropeços.

Primeiro, eu preciso estar sempre com o iPhone por perto. Com a Alexa, eu tenho minha Echo na sala e outra no quarto, que me permite dar os comandos mais facilmente, de forma tão fluida como se eu estivesse pedindo para uma pessoa.

Com a Siri nem sempre as coisas acontecem tão facilmente. Por vezes a assistente da maçã não entende o que eu falo, ou insiste em buscar na internet por outra coisa.

Nem sempre a Siri entende o que a gente quer

Com a Siri a experiência é mais truncada. Pelo menos nos meus testes.


Botão Voltar ao topo