Curiosidades

Wallpaper Calendário: resumo dos 15 primeiros dias de presença na App Store

O objetivo principal do Blog ao lançar um aplicativo próprio na App Store foi o de preencher uma necessidade que os leitores tinham. Porém, a intenção também era poder analisar mais de perto o público brasileiro que baixa aplicativos para iPhone e iPod touch. Por isso, dividimos aqui com vocês os números que o Wallpaper Calendário gerou nos primeiros 15 dias de presença na loja, para que possamos mostrar a todos como é estar “do outro lado da cerca” da App Store.

Antes de tudo, foi uma bela surpresa o sucesso que ele fez entre os usuários, não só no Brasil, mas em algumas partes do mundo. Sem que fosse feita nenhuma divulgação além dos posts aqui do Blog, outros sites internacionais começaram a fazer resenhas sobre ele, mostrando como é grande a visibilidade de aplicativos gratuitos. E essa é uma parte apaixonante da loja da Apple: por mais simples que você seja, seu trabalho chega facilmente no mundo inteiro, sem nenhum esforço da sua parte. Nunca foi tão fácil vender o seu produto em todo o planeta.

Foi surpresa o sucesso porque consideramos que o aplicativo é simples, sem muitas pretensões. Até porque não é todo mundo que tem o costume de usar um calendário no seu fundo de tela. Mesmo assim, várias avaliações muito positivas de brasileiros que realmente gostaram do app, o que fez com que ele ficasse mais de 10 dias no primeiro lugar no ranking gratuito dos Utilitários. As poucas avaliações não tão positivas foram de estrangeiros que reclamaram do aplicativo ser somente em “espanhol”, o que é bem compreensível. Não era previsto que usuários de outros países gostassem, o que nos forçará a lançar uma outra versão ‘poliglota’ futuramente. 😉

Um dos problemas do sistema interno da App Store que rapidamente constatamos é a maneira em que a Apple disponibiliza os dados estatísticos dos downloads. Horrível! Ela fornece apenas planilhas únicas por dia, que devem ser baixadas diretamente no site em um prazo de 7 dias antes de desaparecer para sempre. Se você deixar passar esse prazo, fica sem saber como foram as ‘vendas’ de seu aplicativo naquele período. Muito ruim. Há também os relatórios mensais e semanais, mas aí não tem como você saber se em um determinado dia as vendas subiram ou baixaram.

Felizmente existem ferramentas que facilitam muito a vida do desenvolvedor. Entre as várias que testamos, a solução mais completa foi o AppViz, da Ideaswan. Ele é um programa para Mac (o que teoricamente não é um problema para os desenvolvedores) que custa 29,95$. Vale cada centavo. Ele apresenta todos os números, gráficos, vendas, updates, ranking, avaliações, tudo em uma só interface. Ele também baixa todos os dados diretamente do iTunes Connect (site de gerenciamento de aplicativos), facilitando muito esta tarefa. O desenvolvedor pode usá-lo gratuitamente nos primeiros 30 dias antes de decidir comprar.

Foram mais de 10 mil cópias instaladas em 15 dias, não considerando as atualizações para a versão 1.0.1, lançada no dia 5. Aliás, esse dia foi o de maior atividade. Culpa do update ou da volta do feriadão?

Outro problema constatado: o número de usuários brasileiros que baixam diretamente de uma conta americana ou argentina, principalmente nos primeiros dias. No dia de lançamento do Wallpaper Calendário, mais de 50% dos downloads foram feitos pelos Estados Unidos. Para os desenvolvedores tupiniquins isto é prejudicial, pois interfere diretamente na classificação do ranking nacional. Um aplicativo pode ser muito popular, mas arrisca ficar com as avaliações divididas em dois ou três países, o que faz com que no final a lista dos Top 10 da loja brasileira não seja assim tão fiel à realidade.

As várias sugestões enviadas pelos usuários nos ajudará a fazer uma grande atualização do aplicativo, com algumas novidades. Mas isso não será para logo, principalmente porque esperamos as novidades do futuro OS 4.0. Se você ainda não instalou, não deixe de baixá-lo (link iTunes) e dizer o que achou através de uma avaliação na App Store. 😉

Não posso deixar de agradecer mais uma vez a Max Systems, que nos ajudou a trazer este aplicativo aos nossos leitores. 🙂

Tags
Mostrar mais

iLex

Robô virtual que tem como missão organizar o site e ajudar leitores. De tempos em tempos ele desvirtua e tenta fazer outras coisas, mas nada que um hard reset não resolva.

Artigos Relacionados

  • Filipe

    Parabéns ao blog! Eu uso esse app e recomendo!

    • Ricardo

      Faço minhas a suas palavras! Excelente app! Muito Obrigado!

  • Edu

    Eu sou um dos que usam apenas a conta US. Minha conta é muito antiga (desde 2007) e como uso para outras coisas além dos apps é inviável ficar logando e deslogando para baixar novos apps e atualizações. Aliás, não entendo porque o sistema de atualizações também é vinculado a conta de país.

  • Edu

    Ah, o blog tem planos para novos apps?

  • Douglas

    Show se bola!!!
    Parabéns ao pessoal que participou desse projeto. Abs

  • Daniel

    Eu também sou um que puxo apenas pela americana, até porque, quando fui tentar criar uma conta na brasileira não consegui, mesmo com o meu cartão em mãos…

  • Ana Paula

    Eu só estou usando minha conta brasileira (tenho um iPod toch há pouco tempo) mas sinto falta dos jogos. Só não fiz uma conta americana por causa dos termos de uso da App Store (pois é, eu li). Também fiquei preocupada quando li aqui um comentário sobre o cancelamento de uma conta Argentina. Quanto ao calendário, baixei e gostei. Vou ficar aguardando a atualização. 

  • iPc

    Eu tb uso conta dos EUA pq la tem bastante jogo gratis bem legais!

  • Gosto, uso e recomendo! 😉

  • Bruno

    Muuuito bacana ver essa receptividade estão de parabéns… Tanto desenvolverdor quanto aos q aderiram ao app!!! Show show show

  • Agradecemos ao blogdoiphone pela excelente parceria. Juntando os esforços, todos nós podemos criar produtos de sucesso e reconhecidos pelo público, mas lembre-se de ter pessoas competentes e sérias ao seu lado para seus projetos.
    Obrigado por escolher a Max Systems e confiar no nosso trabalho.

  • Alexandre Telles

    ow iLex… q tal vcs botarem um botão de preview de como vai ficar o wallpaper? ow tbm alguma opção de mudar a cor do quadradinho q fica o calendario… creio q tornaria o app muito mais “legal” na minha opinião… pq o preview ajudaria e pouparia tempo (se bem q eh só alguns segs neh XD) da pessoa e veria como vai ficar o wall… pq as vezes a foto eh legal… mas com o calendario fica feio…

  • neto

    App é legal mesmo. Estou usando também =)

  • Também estou usando! É muito bom mesmo!

  • Filipe

    Bom, na minha opinião o app é perfeito só precisava de um novo visual e novas funções (tais como preview igual quando vai escolher uma imagem de wallpaper no iphone, opções de cores, transparência, etc) e o visual poderia ser um pouco mais amigável!

  • Alexandre Telles

    Ae =D até agora só o filipe gosto da minha ideia D: e eu esqueci de citar a transparencia… e nuss vei… tem como a interface do app ser mais amigavel? o-o

    • Nussss digo eu! Você fala como se a interface fosse suuuuuuuper complicada… 😛

  • João Paulo

    Eu baixei pela conta americana… É o único jeito de comprar os aplicativos, entao uso ela pra tudo (comecei a usar para musica tambem)

  • RodGui

    @iLex

    Gostaria de deixar uma sugestão de software, pois tive necessidade de tal aplicativo e nao encontrei nenhum que me atendesse.
    A sugestão é um software para envio programado de SMS, ou seja, vc digita a mensagem, colocar o telefone do destinatario e a data e hora do envio. E na data/hora marcada a mensagem vai.

    Sei que existem alguns como TextLater ou SMSCron, mas nenhum funcionou a contento ou não é suportado por aki..

    Bom fica a sugestao para encaminhamento.

  • Ceceu Veron

    Apesar de provavelmente usar mto pouco iLex , vou baixar pra dar aquela força pelo seu trampo e pro blog 😉

  • Dinnosan

    O calendário é super amigavel e muito útil. Poderia ter a opção de ajuste de transparência, tamanho e cores. Mtende muito bem para o que foi proposto.

  • Marlon

    eu uso o app, e todos que pegam meu iPhone e veem a novidade acham muito legal tbm!

  • Alex iPilot

    Já baixei e avaliei 5 estrelas apesar de não usar o calendário sobre minha foto da Home. Parabéns pelo app, muito bom e gratuito, além de ainda haver espaço para melhorias futuras.

    Porque o dia 2 de maio em destaque? O feriado é 1º… Seu iNiversário, iLex, ou será o lançamento do i4?