Notícias

Governo da China interfere na App Store, censurando aplicativos sobre Dalai Lama

A Apple sempre procura respeitar as leis locais de cada país para que ela não tenha problemas em fazer funcionar sua loja virtual de aplicativos no máximo de lugares possíveis. Um exemplo disso é o fato dela não ter disponibilizado a categoria Games na App Store brasileira, pois arriscava entrar em conflito com a legislação brasileira para a venda de jogos online (leia “Entenda porque não há jogos na App Store brasileira“).

Isso acontece até mesmo quando a ideologia de uma ditadura impõe ao seu povo a censura de informações. Exemplo disso é a China, onde esta semana viu alguns aplicativos desaparecerem da sua loja online, a pedido (ou ordem?) do governo daquele país. No mínimo 5 títulos que fazem referência ao líder espiritual Dalai Lama (que hoje em dia luta contra a dominação chinesa no Tibet) foram retirados da loja local.

O desenvolvedor de um dos aplicativos retirados, o Dalai Lama Quote (link iTunes), disse que, apesar de não concordar ideologicamente com a censura de informações, entende completamente o porquê da Apple ter feito isso.

Para o resto do mundo os aplicativos continuam disponíveis, bastando para isso procurar por Dalai Lama no campo de busca.

No ano passado, o governo chinês bloqueou no país por algum tempo o acesso a toda iTunes Store, por causa de um disco musical dedicado ao chefe tibetano.

via

Tags
Mostrar mais

iLex

Robô virtual que tem como missão organizar o site e ajudar leitores. De tempos em tempos ele desvirtua e tenta fazer outras coisas, mas nada que um hard reset não resolva.

Artigos Relacionados

  • Pra quem especulava que eles não permitiriam a App Store inteira, até que estão bem “flexíveis” nesse aspecto.

    E eles têm jogos, nós não. 🙁

  • Thalmo

    First!!!

    • Que criativo.

      • Raphael

        Que irônico.

  • Leandro Tavares

    Bloqueia só na App Store chinesa, o cara faz uma conta em outro país e dribla o bloqueio…assim como fazemos com os jogos…criamos contas nos EUA ou na Argentina. Os governos ainda não entenderam que não dá pra controlar a Internet do jeito que eles querem!!!

  • RMF

    Leandro a Internet toda da China é supervisionada e esse tipo de fraude lá é uma boa cadeia.

  • Pedro

    Não concordo com censura de espécie alguma…
    Mas convenhamos, esse “Lama” é uma farsa, inclusive apoiou o Bush e sua guerras. Já sei, já sei…ele é amiguinho dos “hollywoodianos” e não justifica a censura mas, no meu entender, a hipocrisia é pior ainda! 🙂

  • Ceceu Veron

    Sinceramente, se eu fosse o Steve , mandava a China chupar … Tudo bem , pais com maior crescimento do mundo pananã pananã … Mas a empresa ja é top de linha , nao precisa ficar se submetendo a governos autoritarios … Se falassem pra eu tirar eu nao iria tirar , e se falassem q iriam tirar a Apple Store do ar lá , chupa de novo … Desculpa me expressa mais fortemente dessa vez iLex, mas esse paizinho é uma m**** exatamente por causa do governo, e é pq todo mundo fica fazendo concessões que ele não muda… Fora do assunto, mas relacionado, aposto que será esse o pais que daqui a menos de 50-100 anos sera responsavel pelo fim de nosso planeta … Por isso meu ponto de vista tão contrario a essa concessão feita pela Apple 😉

  • RMF

    80% dod componentes eletronicos que usamos vem de lá, por sinal olhem onde foi fabricado o seu iPod \ iPhone, na Califórnia foi somente desenhado mesmo, 60% das telas de LCD são fabricadas na China, é uma porcaria de país? – pode ser mas a Apple não vai ficar sem suprimento de chips flash por causa de algum embargo só por causa do Dalai Lama, sinceramente.

    Sobre ser o país com o maior crescimento econômico não vou entrar em detalhes sem necessidade a não ser que alguém tenha muito interesse, mas a taxa alí é questionável.

  • Lical

    Se a Apple pode censurar qualquer aplicativo que quizer, sem dar explicações, vamos deixar de cinismo: um país pode muito mais.