AplicativosCuriosidades

iPhone 3GS: Visão geral do aplicativo Nike + iPod

Nike + iPod

A integração entre o acessório Nike+ e o iPhone 3GS foi uma das funções exclusivas do novo modelo anunciadas na WWDC, em junho. Até então, imaginava-se que ela só seria ativada com a presença do sensor, mas uma análise mais cuidadosa revela que a função está já embutida no aparelho, mas desativada por padrão.

Vamos dar uma olhadinha nas novidades deste novo aplicativo nativo do iPhone que não pode ser encontrado na App Store, além de mostrar como ativá-lo para quem já comprou ou ainda vai adquirir o 3GS.

Eu mesmo demorei para descobrí-lo, pois as configurações ficam escondidas à parte no meio das de outros aplicativos comuns. Basta ativá-lo para que o ícone apareça na tela inicial do aparelho.

Configurações do Nike+

Ativando a função

No mesmo painel de ajustes encontramos outras configurações, como peso, distância e preferências de músicas para os exercícios. Tudo isso será usado no aplicativo propriamente dito.

Ajuste do peso Escolha do bloqueio do acelerômetro

Pareamento com o sensor Escolha da voz

A interface dos ajustes é a padrão da Apple. Já a do aplicativo segue a mesma identidade visual do site oficial, com detalhes em vermelho, preto e cinza claro.

Aplicativo Nike + iPod

Nele você pode regular, antes das atividades físicas, todos os parâmetros e acompanhar a evolução em tempo real. Estas informações depois são sincronizadas com o iTunes e enviadas para a sua conta no site da Nike, onde você visualiza seu desenvolvimento.

Acompanhamento no site na Nike

Ajustes do programa Ajustes do programa

Estabeleça as calorias que você quer perder Ajustes das músicas para ouvir durante os exercícios

O serviço é uma parceria da Apple com a Nike e até então só era compatível com iPods mais modernos. O 3GS é o primeiro da família iPhone a ganhar também esta compatibilidade.

Ajustes do programa

Para usar o serviço, porém, é necessário comprar o sensor da Nike, que é acessório obrigatório para a função por ser ele quem envia todas as informações para o celular, como passos e velocidade.

Sensor Nike+

Este acessório está disponível no Brasil nas revendas autorizadas, mas quem sabe não fará parte do catálogo da futura Apple Store Online brasileira que abrirá daqui há algumas semanas? 🙂

Tags
Mostrar mais

iLex

Robô virtual que tem como missão organizar o site e ajudar leitores. De tempos em tempos ele desvirtua e tenta fazer outras coisas, mas nada que um hard reset não resolva.

Artigos Relacionados

  • Kowgan

    É um aplicativo bem interessante, apesar de ser obrigatório adquirir um outro acessório, para que tudo funcione corretamente. Eu tento imaginar como este acessório funciona.

  • Peroba

    Cara, eu acho q sou o primeiro a deixar comentário!!! Primeira vez que isso acontece! Não vejo a hora do 3GS chegar aqui no Brasil. Passei o ano passado inteiro tentando juntar dinheiro pra comprar um 3G, inclusive tenho diversos apps de desde o começo da app store rsrs e agora finalmente poderei comprar um 3GS! Estou louco por essa função nike + ipod. E iLex, parabéns pelo blog! Eu simplesmente não perco uma matéria!

    abraços

    • Marcelo

      Comentário “first” FAIL 😉

  • Fernando

    Eu gostaria de dar os parabéns a você iLex. Sou um leitor anônimo do blog a muito tempo. Todos os temas são pertinentes a comunidade do iPhone e do iPod. Mais uma vez parabéns.

  • Thiago

    Vlw pelo post. Tinha uma noção muito vaga desta função!

  • Paulo Roberto – DF

    Fala iLex… Essa função é show de bola… É o iPhone cada vez mais completo… Daqui a pouco devem chegar as função cafeteira e sanduicheira…. kkkkkkkkkkkkkkk!!!
    Abraços, como sempre o blog está sensacional!!!

  • Cesar

    Se não me engano o meu 3gs, o icone da nike sempre apareceu.. Assim como a bussola… Ou estou enganado?
    Bem, não me lembro… Na realidade ate escondo o icone… agora que sei, vou desativalo pela raiz… rs

  • Carlos Adller

    Tá bom, vou correr com o iPhone preso no braço lá na Beira-mar 😀 . Esse tipo de função num iPhone não é muito utilizável no Brasil.

    Agora se ele sincronizar com os dados obtidos de um iPod, aí pode ser vantagem.

  • Janja Boy

    Muito bacana! Só falta a coragem de correr com o iPhone preso no braço. De resto, OK!

  • Lucas Canova

    Pq no braço? Não dá pra por no bolso :O
    aehauehaeuahaeuhaeuaehauahuae
    tem um piá na minha sala que tem esse negócio ai, só que ele tem o iPhone 3G e eu o iTouch 1G, dae não dá :S
    mas daki uns dias eu compro meu 3GS (ou o novo iTouch se valer mais a pena) e vai bomba o negócio dae.
    Muiito boom o post 😉

  • GezielJapan

    Valeu! pelo post, eu tinha visto e não me liguei muito se e funfar pois, só era compativel com ipod, acabei de ativar depois comprarei o sensor, abraço a todos do blog.

  • Ivan

    Olá. Deixar o app Nike iPod ligado constantemente gasta mais bateria em ipods touch???

  • Meu tênis tem esse sensorzinho dentro.. É este?
    Ou eu tenho que comprar um da Apple? ‘-‘

    • Diego Wigney

      Se não me engano, o seu tênis tem a capacidade de “hospedar” o sensor, e não te-lo nativo.

  • JulianoR

    o adaptador Nike+ estará disponível SIM na apple online store… eu vi ele a venda naquela madrugada em que o site foi descoberto…
    vai sair por 99,00

    o problema maior é que precisa de um tênis nike+ tbm, hehe.

  • Paulo

    Não precisa de tênis da Nike, não. Aliás, se precisasse eu não usaria, pois para mim os tênis da Nike, para corrida, ainda têm muito o que evoluir. Existem adaptadores para usar o sensor junto ao cadarço. Aliás, é fácil fazer um, com fita velcro. O problema, hoje, é achar o sensor nas revendas. O estoque parece estar esgotado, e a bateria do bichinho dura muito pouco. Em 600 km corridos, eu já “gastei” dois sensores.

    • LOURDES

      Oi Paulo,

      Vc pode me mandar uma foto de como adapta o sensor no cadarco do tenis? Nao tenho a minima ideia de como fazer isso com velcro.

      obrigada,

  • Beto

    Alguém sabe pq o site da claro tá fora do ar hj?? Será q teremos novidades ???

  • Claudio Zago

    Ilex, vc teve a confirmação que a AppStore brasileira vai ser lançada? E ainda mais em algumas semanas?

  • Fabian

    Só uma correção iLex. O Nike iPod funciona em todos os iPods Nano (não só nos mais modernos). Eu mesmo uso em um Nano de primeira geração.

  • Ekatron

    Estou com o 3GS desde o lancamento. O bicho ‘e d++!!!!!!!
    Agora, melhor que o Nike, ‘e o RUN KEEPER!! Traca toda a tua trajetoria no google maps e nao precisa de sensor, fica conectado com o GPS. D++++

    • Paulo

      É verdade, mas pra quem corre mais em esteira, como eu, já não serve, por usar o GPS…

  • Rafael M. R.

    Tenho esse acessório e uso com meu Nano. E fantástico! Absurdo eh a Apple bloquear essa função no Iphone 3G, sendo que nos Itouch e Iphone 3GS ela esta liberada……

  • Edguitarra

    Você pode usar o Nike+ no Ipod Touch, não entendi por que não habilitaram pro Iphone 3G. É puro bloqueio por software.

  • TioPC

    Ai galera

    Uso o Nike+ipod no meu Nano faz mais de 1,5 ano e é bem legal.
    Dá informações de tempo gasto, distância e velocidade, além de poder acompanhar o seu desenvolvimento em várias corridas (tem que jogar os dados lá no site).
    Deu prá ver que este app tem novas features, como Peso e Power song.

    Ah, o sensor que vai no tênis (eu uso dentro de um envólucro de velcro, assim coloco em qualquer tênis) custou US$ 25, em uma Apple store física em NY.

    Vamos correr atrás !
    Ilex, ótimo trabalho como sempre

    Abs
    tioPC

  • Felipe

    Pois então, tenho o Iphone 3GS, e o sensor, porem o meu Iphone nao reconhece este sensor por nada!! fica tentando achar o mesmo e nada acontec, o que poderia ser o problema? e como solucionar ?

  • Jayson

    Felipe , eu tambem estou com o mesmo problema . Tenho um Iphone 3GS e ele nao encontra o acessorio nike + . Nao sei se ele veio com a bateria descarregada , ou se tem que aperatar aquele botao para fazer a sincronia . Mas o aparelho nao da sinal de vida . Se aguem souber como funciona esta sincronia , gostaria de saber . Obrigado .

  • Vanessa

    Comprei meu iphone 4… Achei super bacana o aplicativo!
    Tenho o tênis..só falta o sensor!
    Agora onde vou colocar meu iphone pra poder correr….medooooo dele cair!

  • Fabio

    PERGUNTA?
    Se acabar a bateria do sensor tem como trocar… ou vai pro lixo?

  • Dani

    Oi, alguem sabe se esse sensor é compatível com ipad?

  • Fabrício gms

    E necessário o uso do tênis ? Eu não consegui