Notícias

Veja como desenvolvedores brasileiros estão resolvendo o problema do atraso na publicação de jogos na App Store nacional

falamos aqui do grande problema que muitos desenvolvedores brasileiros estão enfrentando ao publicarem seus jogos na App Store nacional. A publicação na categoria principal é bem mais rápida que a secundária, o que faz com que muitos fiquem prejudicados por não poderem vender seu produto no Brasil.

Aprovação pela Apple

Pois existe uma maneira fácil (apesar de burocrática) de contornar esta situação, enquanto o problema não é oficialmente solucionado.

Entenda o problema
Como não existe a categoria JOGOS na loja nacional (entenda porque aqui), muitos usam a velha dica de publicar como ENTRETENIMENTO. Mas isso prejudica a venda no mercado internacional, pois como jogo, o aplicativo tem muito mais visibilidade devido à grande procura deste gênero.

A Apple permite selecionar duas categorias no momento de publicar um aplicativo: a categoria principal e a secundária, que serve como substituta quando não há a primeira em determinado país. É o nosso caso com os jogos.

Essa seria uma boa solução, se fossem disponibilizadas para o grande público ao mesmo tempo. Mas não é bem o que acontece: a categoria secundária demora mais para aparecer na loja, podendo levar semanas ou até meses.

Qual a solução?
Pois alguns desenvolvedores decidiram publicar duas vezes o mesmo aplicativo, com nomes diferentes: um em GAMES e outro em ENTRETAINMENT, ambos como categoria principal. Assim, o aplicativo é liberado praticamente ao mesmo tempo tanto no mercado internacional quanto no brasileiro. Um exemplo disso é o jogo GudeBalls BR, que esta semana lidera a lista dos mais vendidos no Brasil.

GudeBalls BR

A versão BR é exatamente a mesma da versão internacional, com a vantagem que foi lançada muito mais rápido que a categoria secundária, já dando um bom retorno aos criadores.

Por isso, se você é desenvolvedor brasileiro e quer atingir o consumidor nacional, esqueça o sistema de categoria secundária e publique direto uma cópia do aplicativo na categoria Entretenimento. Você vai ganhar tempo, sem perder clientes. 🙂

Mostrar mais

iLex

Robô virtual que tem como missão organizar o site e ajudar leitores. De tempos em tempos ele desvirtua e tenta fazer outras coisas, mas nada que um hard reset não resolva.

Artigos Relacionados

  • Excelente dica! Espero que isso ajude a agilizar a colocação do meu jogo Foosball3D na loja brasileira. Vou fazer isso já!
    Muito obrigado!

  • uma correcao: se vc colocar games como qualquer uma das categorias, o jogo nao aparece na loja brasileira.

    • Ué? Já existem casos de sucesso, inclusive o próprio GudeBalls…

    • Sim Felipe, é por isso que a solução é publicar o aplicativo como Games e uma cópia com outro nome (como o PopBlocks BR) no Entreteinment só para o Brasil.
      Nem sabia que dava para colocar exclusivamente para o nosso país, mas o GudeBalls conseguiu.

  • Felipe Oliveira

    Err, meu comentario ficou confuso.

    Se vc escolher a categoria “games” como categoria primária ou secundária da sua applicacao, a app não irá ser listada na loja BR.

  • Não dá pra colocar exclusivo aqui no Brasil. Tem que colocar em “resto do mundo”, então em alguns países (Argentina por exemplo) ficam as 2 versões. Há mais países que não têm a área de games, Africa do Sul e China por exemplo, onde o GudeBalls Br também está entre os mais baixados.

  • Joao Paulo

    Olá Pessoal!

    iLex, parabéns pelo Blog.

    Felipe, estou começando a desenvolver para o iPhone e estou com algumas dúvidas em relação ao cadastramento no iTunes Connect, você poderia me ajudar com isso?

    Até mais!

  • Henry

    Espero que com essa dica ,insentive varias pessoas a fazer seus app’s Br

  • Olá pessoal de desenvolvimento. Gostaria de uma ajuda sobre esta questão das lojas pois estou com dificuldades nisso. Hoje minha primeira aplicação foi liberada na App Store, no entanto eu esperava que ela fosse liberada na loja brasileira, pois no momento do preenchimento dos dados, informei tudo como Português Brasil (não foi apresentado nenhum campo para escolher o país de publicação). Porem o que aconteceu não foi bem isso. A Aplicação foi liberada na Loja americana o qual não é meu objetivo no momento. Já revirei o itunnes Connect de cabeça para baixo, mas não acho onde mudar isso. Se alguém poder me ajudar. Meu e-mail é [email protected].

    Obrigado.