EXCLUSIVO

Será que vale realmente a pena comprar um iPhone?

Eu sempre leio tudo quanto é texto relacionado ao iPhone, principalmente em sites internacionais. E ontem vi um artigo em um blog italiano que me identifiquei muito, sobre as pessoas que reclamam que o iPhone é limitado por não possuir várias funcionalidades que, segundo elas, poderia ter.

Gostei tanto que pedi para o autor autorização para traduzí-lo e postar aqui no Blog. O nome dele é Kiro, do blog Melamorsicata.it (“maçã mordida”, em italiano). A tradução “livre” foi feita por mim, exclusivamente para o Blog do iPhone. Aproveite. 😉

 

Será que vale realmente a pena comprar um iPhone?”


É uma das perguntas mais frequentes que me fazem. A minha resposta é sempre a mesma: “Depende do que você precisa“. Eu sei que ninguém teria dúvida se o telefone da Maçã custasse 100 reais. Eu mesmo não veria nenhum problema se uma Ferrari custasse 1.000 dólares. Mas a realidade é outra. Porque então comprar o iPhone e não um outro telefone?

Antes de tudo quero descartar toda e qualquer tentativa de defini-lo como um smartphone. Não é e provavelmente nunca será um. O iPhone faz parte de uma categoria nova a qual a Apple domina, que é a dos dispositivos com tela multitouch destinados ao consumidor comum. Um nicho de mercado que decretou o seu sucesso. Muitas vezes ouve-se definir o iPhone (principalmente por aqueles que nunca tocaram em um) como um celular feito para quem quer aparecer, como um instrumento de status social.

É um raciocínio equivocado porque ele satisfaz sim algumas necessidades (mesmo que seja só elas). Como Steve Jobs disse durante a apresentação do iPhone ao mundo, em janeiro de 2007, “o iPhone é um iPod, um telefone e um dispositivo internet“. Em nenhum momento ele disse que é um dispositivo para tirar fotos, enviar mensagens MMS, fazer video-chamadas, trocar arquivos com outros. O iPhone é apenas um iPod, um telefone e um dispositivo internet, só. Sinceramente nunca mandei mais de 5 MMS em toda minha vida, nem devo ter feito mais que 2 video-chamadas e uma centena de fotos. Para mim, que trabalho muito com a internet por causa dos blogs e contatos, ele é um aparelho insuperável. Além de me facilitar a vida com a sua interface gráfica muito simples, permite-me ler emails a qualquer momento do dia, de gerir meu Facebook, meu Twitter, administrar o blog, ler notícias no RSS e muito mais.

Existe uma grande indignação no ar por parte de muitos que apontam os vários recursos que o iPhone poderia ter, mas poucos vêem um objeto que atenda às suas reais necessidades. Não sei quantos de vocês fazem uma utilização maciça de MMS, vídeo e fotos a partir de 10 Megapixels. Para mim são apenas funções dispensáveis, que só deixariam o telefone mais pesado e pouco prático.

Voltando à questão com a qual eu abri este artigo, se você tiver necessidades especiais que o iPhone não possa satisfazer, não o compre. Existem muitas outras empresas no mercado, procurem o que precisam em outro celular.

Mostrar mais

Ale Salvatori

Applemaníaco desde 1995, quando precisou aprender a usar um Mac em uma semana para conseguir um emprego em uma agência de publicidade. Acha que a Apple não é mais a mesma depois da saída do Gil Amelio.

Artigos Relacionados

  • Concordo plenamente!

  • Eduardo

    Achei que deu uma exagerada no simplismo…
    Se fosse só isso eu não teria comprado o meu =D

  • Eduardo

    Mas que o iphone num é pra tira foto num é mesmo… já repararam que todo celular tem uma tecla ou atalho fácil para camera? iphone não… é só mais uma função

  • Hendrix

    Falou pouco, mas falou bem!! 🙂

  • Vicente

    Excelente artigo!
    Concordo com cada vírgula.

  • Ivan

    Boa. É como eu, não falo muito no telefone, intão comprarei um iPod Touch!

  • egito

    Bem, para mim só falta uma coisa para o Iphone virar o meu celular número 1 ;p , é a gravação das conversas telefônicas infelizmente para o meu trabalho é muito importante mas… sempre uso no minímo dois celulares mesmo para ter idéia tenho: Treo700wx, Treo680(encostado), Nokia n95, Palm Centro(achei fraquinho dei para minha esposa), SonyEricsson k750i(nunca me desfiz hehehe), e nosso querido Iphone 3G 16G, na lista o próximo será C905 SonyEricsson OBS: todos com grandes subsídios da Operadora (de 100% a 50%) por motivo do trabalho lógico não sou rico hehehheheh

  • concordo.. e discordo.. porque apesar do iphone ter algumas funcionalidades que nenhum outro tem.. ele deixa de ter algumas que todos os outros tem.

    nao estou falando do MMS – quando preciso eu tiro uma foto e mando por email, mas como voce comentou esses dias.. a falta de uso pro bluetooth (envio de fotos, musicas, contatos, sincronismo com o pc) faz muita falta!

    por outro lado… existe a grande variedade de app’s que foram desenvolvidas pro iphone.. que acaba compensando!

  • PoolS

    Morsa,
    O Bluetooth faz tanta falta assim?
    Na minha opinião enviar arquivos com mais de 1MB é um parto… Transfiro arquivos com meu computador via Wi-Fi a mais de 500 kbps.
    Se um dia o Itunes transferir via Wi-Fi as fotos e as músicas aí sim fica perfeito!

    Até mais,

  • Thiago

    nossa mtoo bom esse artigo concordo plenamente!!

    Obrigado por te traduzido todo esse texto ficou exelente!

  • Concordo com tudo que você disse. Pra mim o iphone é um ipod com função de celular, o que já elimina de se andar com um ipod em um bolso e um celular no outro, camera? nao sinto necessidade alguma no iphone, pra que existe camera digital com seus 10 e pra la megapixel. MMS nunca utilizei, video chamada tb nao, pra mim atendeu todas minhas expectativas apesar de eu ficar triste de não rodar outros aplicativos em background…fora isso detona qualquer dispositivo móvel.

  • Eduardo

    Pra mim o gps é importante!!!

  • Eduardo

    O que é um smartphone????
    Pra mim o iphone num é só o que ele disse ai. O que é legal do iphone é a plataforma, que traz infinitas possibilidades ao aparelho. Todo mundo que tem iphone aqui só o utiliza para internet, música e telefone. Deêm uma olhada nos utimos posts do blog sobre aplicativos e resenhas. Aplicativo da citroen, bradesco seguros, programa de consumo de combustível para carro, suporte de gps para carro, jogos, programa que simula bussola, conversor de moedas, calculadora 12c, google earth.
    O que importa é a plataforma…

  • RafhaCorreia – HighTech

    Disse tudo em um texto muito breve.
    Nunca enviei MMS em minha vida, e minha MSG é mais cara que minha ligação (R$ 0,21 centavos por minuto), imagine uma MMS. Para tirar fotos eu possuo uma cybershot que faz para mim o ideal da minha utilização.

    Iphone para mim, não é um celular ou muito menos smartphone…ele é Iphone! hehe

    Abraços.

  • Lucas

    Muito bom o post.
    I love my iPhone! 🙂

  • Ricardo

    Eo n tenhu q reclamar com iphone.
    Pra mim é o melhor celular ateh agora ^^

  • João

    Não sei o “por quê” que fica todo mundo irado porque o iPhone não tem foto de alta-qualidade. Eu nunca vejo o pessoal reclamar de uma máquina de 10MP que não liga para lugar nenhum…

  • O NOKIA N96 da de 10 a zero no Iphone.(sem comentários…)

  • Pascoal

    Ola, parabéns pelo blog e por seus textos, gostaria apenas de solicitar uma alteração, Na frase “um celular feito para quem quer se aparecer” não utilize, por favor, o pronome reflexivo “se” anterior ao verbo “aparecer”. Na verdade é um erro comum oriundo de um vício da língua falada, e por tratar-se de uma tradução é normal que existam erros. No caso deste ser um erro intencional, por retratar terceiros “Muitas vezes ouve-se definir o iPhone principalmente por aqueles que nunca tocaram em um” é de bom tom que esteja destacado. Novamente parabéns.

  • Pedro Alves

    Discordo em parte.

    Realmente, o propósito do celular é apenas esse. Porém a capacidade de expandir suas funções nativas é o que diferencia o iPhone de outros gadgets.

    Graças a isso podemos mandar e receber mensagens MMS, utiliza-lo como proxy (e assim aproveitar sua conexão 3G ou EDGE), usa-lo como pendrive wifi (AirSharing), filmar (Cycorder) entre outras. Sem contar que, além de tudo, existem acessórios de terceiros que adicionam ainda mais opções.

  • JP Ferreira

    toca na tela do n96 para ver o que acontece….

  • JP Ferreira

    como, no n96 ainda precisa navegar por botões??? tão anos 90…

  • Carlos Schmitt

    gira o n96 pra ver o q acontece

  • Guilherme Bravin

    Pode não ser perfeeeeeeeeito, mas é o melhor.
    Amo meu Iphone 3G e não troco por nenhum outro hoje
    Parabéns ao Blog.

  • Guilherme Bravin

    OPA…..
    Só um recado pro amigão ai de cima……….

    Se o n96 é melhor, O QUE VOCÊ ESTÁ FAZENDO AQUI INFELIZ ?!?!?!

  • Ivan

    Concordo em parte… a tendência dos dispositivos eletrônicos hoje em dia é a convergência. O próprio iphone é, como dito, um dispositivo integrado de telefone, ipod e internet… então, sendo viável, por que não incluir também uma câmera mais aceitável? (não me refiro necessariamente à reolução, mas em nitidez e qualidade de imagem, uma vez que há várias câmeras de 2.0 megapixels no mercado muito boas!). Por outro lado MMS, assim como SMS, é algo muito básico hoje em dia e deveria ser incluído na parte funcional de telefone do iphone… bom, é só uma opinião, já que não precisamos mais carregar separadamente o ipod e o celular, poderíamos, na maioria das vezes, deixar de carregar a câmera também… no mais, o iphone é 10!!!

  • Luciano

    QUANDO A PORTABILIDADE CHEGAR AQUI EM PORTO ALEGRE VOU MUDAR PARA A VIVO…OS PLANOS SÃO MUITOS MELHORES, SEM COMPARAÇÃO..

    ALGUÉM USA A VIVO? APROVA, NÃO APROVA??
    OBRIGADO!!

  • Luciano

    Quer ter um iPhone, compra um iPhone (como eu fiz) quer ter outro aparelho, compra outro aparelho, simples…

  • @Pascoal: correção feita.
    Obrigado pelo toque. 😉

  • JP Ferreira

    eu não entendo o n96.
    – é mais grosso q uma camera digital
    – é maior q uma camera digital
    – é muito mais grosso que um celular
    – é feio como um celular comum
    – é mal acabado
    – é pesado como um motorola dos anos 90 (lembra aquele grandão de flip?)
    – o sistema operacional é um dos mais atrasados (symbian)
    – não navega direito na internet

    se parar para pensar, existem mais coisas…

    afinal, o que é aquilo? um celular gigante? uma câmera média? um mp3 player ridículo?

  • Juliano barcelos

    a vivo em porto alegre esta muito boa pega 3g bem nada a reclamar. Planos 100% melhores que a principal concorrente. Abraco

  • Luciano

    Obrigado Juliano!

    Vou mudar com certeza!!

  • Abilio

    o iphone foi feito pró mercado americano e aqui mms e sms e muiitoooo importante tbm sinto muita falta de um gps de verdade esse e uma bosta. Pior q isso e só agüentar a att e a pior rede da américa
    Mas a parte de internet e apps faz o grande diferencial do iphone

  • Jekatatoo

    Não importa o que o Steve Jobs disse!
    Importa é que ele ganha uma grana vendendo uma coisa que muitos acham que é o ápice da tecnoligia e não é!

    Pagar tudo isso por um iPod, Celular e dispositivo de internet que é o cúmulo!

    Por isso eu quero algo mais por menos!

    Só estou esperando chegar o meu “gadget”!

  • Carlos Carvalho

    Muito parcial o texo… Só que o que salvou foi a última frase: “se você tiver necessidades especiais que o iPhone não possa satisfazer, não o compre. Existem muitas outras empresas no mercado, procurem o que precisam em outro celular.” O iPhone é revolucionário, sim, mas deixa a desejar em muitas coisas…

  • Ricardo

    Esses cara q fika falano q o iphone é ruim…
    é tudo inveja.Aposto q nunca pego um na mão…
    qndo pegar um na mao vai mudar de ideia…

    Se n gosta do iphone n sei q q ta fazeno aki…
    se gosta do n96 acha um blog sobre ele “Acho q nem tem.pq ngm comenta sobre celular lixo igual o n96 ”

    Iphone é u melhor !!!
    IPHONE é IPHONE

  • Uarlem

    Alguns recursos nativos fazem falta sim (entre eles o MMS), mas acho que o grande truque de Jobs foi esse, deixar alguns recuros de fora e permitir que esses recursos sejam instalados e “comprados” na App store. Se ninguém ainda percebeu o cara criou (se não criou, aperfeiçou) um novo negócio que é a de venda de aplicativos para o Iphone que na minha visão é o exemplo mais perfeito de computador de mão, muito mais aperfeiçoado que os palms e outros smart phones do mercado. O que o Jobs quer no atual momento não é ganhar muito dinheiro com a venda do aparelho, mas criar a plataforma dominante do mercado (a exemplo da parceria Windown-Intel).

  • PedroD

    Se o Bluetooh faz falta ?!
    CLARO QUE FAZ!
    Não posso usar meu fone sem fio para correr escutando musica…
    Não posso transferir minhas musicas para o meu dvd do carro
    Não posso passar coisas nem receber de outros celulares

    única coisa que realmente sinto falta…

  • Infeliz???????? Tenho o N95 o N96 e Iphone 3G e posso dizer qual o melhor o que vc tem? (vontade?) Não sou contra o Iphone apenas a minha opiniao é que o N96 brilha com 2 cameras etc…..

  • Temo

    Eu não tenho um iPhone, mas acho ele interessante embora não tenha algumas funções que gostaria que tivesse, tipo discagem por voz, radio FM, MMS etc. Mesmo que exista alguns apps que forneçam algumas dessas funções ja li muitos relatos que não funcionam assim 100%. Eu acredito que a jogada do Jobs é lançar essas funções nativamente no iPhone aos poucos, porque ai a cada versão que lança ele pode dizer que essas funções são novidades e como tem bastante gente que adora estar com o ultimo lançamento de tecnologia, certamente mesmo tendo um 3G na mão ainda vai pensar, puxa o meu não faz isso… vou pegar um desses… rs
    Por isso prefiro aguardar mais um tempo (proxima versão do iPhone) para ver o que mais ele trará de novo, sem contar que como regra de mercado o preço também deve baixar, pois o que estão cobrando acho um absurdo, pelo menos para mim.

    Abraço a todos.

  • Guilherme vc foi infeliz na sua declaração, acho que nunca pegou um n95 ou n96 pra falar alguma coisa, cala a boca !!!!!! (desculpa pessoal mais ele foi muito infelizzzzzzzzzz)

  • E câmera digital tb não preciso pois tenho slr. Mais desculpa colegas os cidadãos acima foram infelizes….. e aproveitando professor de portugues tirando onda kkkkk eu tb escrevo muit errado, eh normal em forums etc….

  • Abilio

    desculpe pelos erros de português e pq estou digitando no iphone

  • edguitarra

    Concordo com grande parte do texto e realmente fica claro o objetivo de criar um dispositivo novo por parte da empresa. Mas também é evidente que este não foi feito de forma alienada, pois a Apple não iria entrar num mercado com algo inovador que mais tarde poderia ser devorado por outras empresas que possuem aparelhos mais completos. Acho sim que cada detalhe foi pensado e pesquisado e se por acaso deixaram alguma coisa de lado é por que sabiam que aquilo era dispensável.

  • Gabriel de Biasi

    iLex, uso Mozilla Firefox, e ele está abrindo a página do forum na versão para iPhone..
    Não tem algum jeito de arrumar isso??

  • Ops! 😀

    São alguns testes que estamos fazendo…
    Mas não era pra ter visto ainda. 😛

    Agora deve ter voltado ao normal, desculpem o transtorno…

  • Também concordo…
    Amo meu iPhone e não trocaria ele por nenhum outro celular, por isso que comprei um!!!

  • Gabriel de Biasi

    Aee! ;D Voltou ao normal..
    Vlw..

  • playsson

    as pessoas acima foram muito “infelizes”?? vc sabe oq essa palavra significa? num sei se é giria de onde vc mora…
    eu num sinto falta de nada no iphone, bluetooth pra pessoas q organizam o itunes diariamente e inutil pq vc tem q passar no pc depois e colar junto com o albumm.. etc

  • Vareja

    1. o grande lance do iPhone é a usabilidade, que é fantástica. Muito disso pelo touch screen e pelo excelente programa de gerenciamento;
    2. a tela é grande a resolução são excelente;
    3. devido ao touch screen a navegação na internet fica muito fácil;
    4. a quantidade de programas e sites dedicados pelo iPhone é um grande diferencial; e
    5. alguém aí que tem um iPhone já tentou usar um telefone que não tem touch creen ? parece e é coisa das “cavernas”..
    Minha esposa tem um N95, que sabidamente tem alguns recursos superiores ao iPhone, mas na hora de manipular o aparelho é mutio complicado, principalmente para quem tá acostumado com o iPhone.
    Repito, o grande diferencial do iPhone é a facilidade do manuseio, em todos os sentidos. Só não sabe disso quem nunca teve. Estes, normalmente são os principais críticos do iPhone. Uma mistura de inveja, orgulho e ignorância.

  • HenriqueG

    nss N96 deveria ser até de outra categoria de cel’s porque nem tem comparação um iphone com um N96…

    Celular usando symbian… aaaa ke isso …. pod te qualquer configuração mais o Symbian já estraga

  • SergioPG

    iPhone é só um iPod, um telefone e um dispositivo Internet? Acho q falta muita coisa: controle remoto, GPS (mesmo q “meia-boca”), calculadora, gravador de voz, videogame, lanterna, instrumento musical, guia de TV, tradutor entre outras centenas de coisas. E ainda perguntam se vale a pena?

  • Angelo

    Não tenho um iPhone ainda, mas com certeza comprarei. Minha maior dúvida é quanto ao teclado virtual: dá pra digitar nele numa boa? Me parece tão pequeno os “botões”…

  • Pingback: Será que vale realmente a pena comprar um iPhone? | rodrigostoledo.com()

  • Erasmo

    não tenho iphone ainda, nem quero ter…já pesquisei bem pela internet tem melhor que ele e mais barato quem tiver duvida o modelo é
    T32-GW

  • Fabio

    da para gravar as chamadas no iphone 3g?

  • guilherme bravin

    pobreeeeeee…..
    Vai pendurar no pescoço também vai?!?!

  • will

    adoro o meu novo n95.digito dele agora mas adoro o iphone

  • Frederico

    Palavra de Ordem: RESPEITO. Devemos respeitar quem não gosta do iPhone e prefere o N9x. Mas cada caso é um caso.

    O meu, por exemplo, é o caso da pessoa que está satisfeita com o iPhone. Além de um bom aparelho para gerenciar informações de emails, ainda ganhei junto com ele um video-game. Eu não tinha video-game em casa, agora tenho um que posso levar para onde quiser.

    Fora os outros tantos programas que ele tem. To até aprendendo a tocar piano com o iPhone!

    Navego na internet em qualquer lugar, uso o GPS dele quando preciso de uma informação fora da minha cidade.

    De fato, sinto falta do Rádio FM, mas prefiro abrir mão disso e ter um iPhone do que abrir mão de tudo que o iPhone me proporciona para ter outro celular.

    Mas outros celulares também são bons. A respeito isso. Mas quero que respeitem o iPhone, pois ele é uma ferramenta de trabalho ótima e também um brinquedo excelente.

  • Aimar

    O maior defeito do iPhone é o mesmo defeito de outros ótimos celulares que temos no brasil, o preço que eles chegam para gente aqui.
    Nenhum celular é perfeito, lógico! Então, como dito no texto, cada um procure o melhor celular de acordo com suas necessidades. Para as minhas necessidades o iPhone atende perfeitamente… by the way… ainda vou ter um 🙂

  • Luciano

    Eu tenho o meu e não troco…só falta o plano ilimitado..ai vai ficar 100%!!!

  • PoolS

    Com um plano ilimitado de dados e o app iHeartRadio fechou! hehe

  • Evandro Sartoretto

    Pra quem gosta de rádio fm, e me incluo, peguem o AOL Radio na appstore. É fantástico, mais de 1000 rádios norte-americanas, é similar ao iheart, mas por ter mais rádios e ser mais estável quando não há cobertura 3G, acho melhor.

  • Claudio Bauer

    Eu também adoro meu iPhone 3G.

    Mas convenhamos que existem algumas deficiências graves:
    1) O Volume poderia ser mais alto.
    2) A Camêra deveria ter melhor definição.
    3) Qualquer celular permite que se use as músicas como ringtones. Eu ainda não conseguí.

    Mesmo assim não troco o meu por nada neste mundo.

  • Lucas Vinícius

    No Brasil não, porque a coisa mais importante em qualquer produto é uma coisa chamada custo-benefício que simplismente dis se algo vale a pena comprar ou não.
    No brasil o i(ssalto)Phone custa cerca de R$1500 (com o subsídio)e nos EUA aproximadamente R$470. Gente, olha a diferença.
    Nos EUA o iPhone tem custo menor que o bnefício.
    Bom, com isso eu posso responder a pergunta inicial: depende do lugar onde voçê mora.

  • Luciano

    Claudio, e demais leitores,
    Tem um programa que transforma qualquer mp3 em ringtone, o nome é iRinger. Não lembro de onde baixei, mas não é difícil descobrir.

    Se alguém conhece o programa – ou outro – posta ai suas impressões. Comigo funciona perfeitamente.

    valeu!

  • Luciano

    Achei, ta ai o link!!

    http://www.iringer.net/

  • Luciano

    Outra coisa, não é necessário jailbreak pois ele transforma o arquivo no computador e envia para o iTunes.

  • Gui Botega

    o unico problema do iphone é que ele não tem flash player, o que faz muita falta para navergar na internet, será que vai demora pra sai uma atualização para poder usar o flash player?!
    Amo meu iphone, pra mim o melhor celular já feito! 😡

    Abraço a todos

  • RR

    Se ele tem uma tela super facil e com teclado, por que nunca será um smartphone?
    Estou pensando em pegar um, mas temo não satisfazer a minha real necessidade, pois trabalho com vendas e recebo e mando email direto do meu smartfone.
    Acho que ele deve ser bom, pois até algumas companhias aéreas estão colocando ele como recurso para passagens.Imagina!

    agradeço a resposta.

    obrigado!

  • mrbin

    Achei legal as opinioes do pessoal, mais achei que a maioria ainda esta desinformada sobre o iphone, procurem saber sobre os aplicativos pois com certeza existem um para isso se não é uma questão de tempo pois o iphone só tem alguns meses de lançamento mudial, por exemplo o flash player a adobe já esta desenvolvendo, mais de 10 mil aplicativos até agora, 200 novas patentes (inovaçoes) no iphone, como ja disse em outro post o brasil não tem esse numero nem em um ano, multi-touch não existia até agora, patente pertence a apple com certeza nenhum outro terá, sem ofença ao pessoal do nokia mais ele funciona ou tem algum aplicativo que funcione como um dynamometro com o iphone tem (dynolicious) que mede a velocidade, aceleraçao, freagem, potencia do motor ou usa video wallpaper como fundo do seu menu ou video tone ao invés de ringtone, voce atente chamadas usando o fone de ouvido quando esta usando-o para ouvir musicas, controla o mp3 avançar, parar e retrocer por um remoto no caso iphone esta no fio junto com minusculo mic e que esse mic usado pelo aplicativo monitor heart mede os batimentos cardiacos pratico pra quem faz esporte usando o ipod do iphone não ?, ora convenhamos se existir alguma coisa que o iphone não tenha e que algum celular tenha posta ai, que eu terei o imenso prazer em trazer alguma soluçao existente no iphone ou que já esteja a caminho, mais tambem se o nokia ou outro cel ou seja la o que for não tiver alguns dos itens mencionados acima posta tambem, pois tem mais coisas que gostaria de saber se os outro aparelhos tem, seria muito proveitoso fazermos essa comparação para ambos os lados.

  • Vicente

    mrbin,

    É bobagem dizer que o “multitouch” é patente da Apple, o aparelho sim, mas o sistema multitouch já está sendo usado inclusive no novo HP TOUCHSMART, e antes disso, em um dos notebooks da HP já opera com este sistema ha um tempo já, talvez ainda antes o iphone lançar, e com certeza não precisaram pedir permissão para a Apple para implementar o sistema…:P

  • O “multi-touch” é realmente uma patente da Apple. O que os outros começam a ter é só o “touch”, ou seja, pode tocar na tela com um dedo só. Com mais de um só a Apple tem.
    Mas claro, podem inventar outra tecnologia que faça a mesma coisa, mas até agora não apareceu.

  • Vicente

    iLex,

    O HP TOUCHSMART funciona com 2 dedos, tb é multitouch…

  • Eu mexi no TouchSmart e (aparentemente) ele não funciona com os dois dedos. Se você tentar usar os dois acontece como quando você usa os dois dedos em um trackpad sem ser da Apple, o ponteiro fica mudando de posição.

  • Japa

    Da uma olhada em sites de empresas japonesas antes de dizer que o iPhone é o melhor telefone celular já lançado. Existe muitos aparelhos melhores que o iPhone no japão. É por isso que não pegou aqui. E nem vai pegar. O iPhone é só pra fãz da Apple. Ja no Brasil o iPhone é considerado novidade porque não tem muita opção. Eu tenho um celular 3G e um iPhone 3G,o iPhone tem só algumas funções boas,falta muito pra conquistar os não amantes da Apple. Aqui no Japão tem celulares com desempenho melhor que o iPhone,é até um pouco parecido. Um mau de todo Brasileiro é falar demais e discutir por qualquer coisa. Concordo que o iPhone foi feito para os americanos e europa,na asia não precisa dele,ja tem coisa melhor.

  • Japa

    Ha ja ia esquecendo,tenho o iPhone porque comprei sem saber como ele era. Se eu soubesse que não era la grande coisa,jamais teria comprado. Agora to preso em um plano de 2 anos com esse aparelho,se sair tem multa. Sacanagem da empresa pra segurar cliente.

  • Pedro

    Japa, sempre vai existir algo melhor. Mesmo no Brasil existe quem não goste do iPhone, e olha que temos meia dúzia de bons aparelhos.

    Mas o que importa não é o número de funções oferecidas ou o mercado local, importa apenas quanto o celular te satisfaz. Nisso eu posso falar que pra mim o iPhone é o melhor de todos sem nem querer saber o que tem aí no japão.

    O conceito de “boa compra” não se importa com qual celular vc comprou, mas com a sua satisfação depois.

  • Japa, queria que você me dissesse onde você viu escrito que “iPhone é o melhor telefone celular já lançado”. Com certeza não foi aqui.

    O Japão tem muitos aparelhos que só funcionam lá, não é verdade? Super modernos, tecnologias que os “burros” ocidentais nem sonham, etc… Mas do que adianta ficarmos aqui falando (este, um blog voltado para brasileiros) das coisas ultra modernas que nós ocidentais só teremos acesso daqui a 5-7 anos?

    Quem mora no Japão pode comprar tecnologia de ponta, isso é fato. Mas não nos exijam a falar do que nós brasileiros ainda não podemos ter. Não é o objetivo deste blog.

    Temos uma boa base de leitores que moram no Japão, mas alguns deles (poucos, é verdade), insistem em vir aqui jogar na cara de todos os brasileiros essa diferença cultural. Pra quê?

    Até desestimula postar qualquer notícia referente ao Japão, porque sempre tem alguém que faz comentários um pouco agressivos e petulantes.

    Petulante sim, porque dizer que o “mau de todo Brasileiro é falar demais e discutir por qualquer coisa” só porque nos propomos aqui a falar do iPhone é querer impor O SEU PENSAMENTO à maioria.

  • mrbin

    Caro vicente, acho que vc esta equivocado como os japoneses, o touch de um toque na tela deve ser mais velho que vc, multi touch é patente da apple, antes de vc falar alguma coisa ou assunto da qual vc não tem conhecimento pesquise antes, use a internet para não somente para diversão, se voce não sabe usa o google para pesquisa minha filha de 6 anos tera o maior prazer em ensinar, não precisa pedir desculpas, eu também era assim, espero que com isso vc tenha aprendido alguma coisa. Segue abaixo o resultado da pesquisa feito no site official de patentes do estados unidos da america, foram encontrado 3 mais acho que so esse ja é o suficiente acho tambem que não precisa de tratução. Segue tambem o link do site caso aja duvidas quando a veracidade do site. Bobagem é dizer algum tal qual não se tem conhecimento. O HP dei uma olhada muito legal, mais é só um touch.

    United States Patent RE40,153
    Westerman , et al. March 18, 2008
    Multi-touch system and method for emulating modifier keys via fingertip chords

    Abstract

    A multi-touch system is disclosed that recognizes simultaneous touchdown of four fingers on, above, or below the home row of keys as a modifier chord and applies modifiers such as Shift, Ctrl, or Alt to subsequent touch activity until none of the chord fingertips remain touching. Touches by the thumb of the modifier chord hand that occur before any modifiable typing or clicking activity cause the modifier chord to be canceled and reinterpreted as hand resting. The Shift modifier may be released temporarily during thumb keypresses that are intermixed with typing of capitalized characters. Distributing the modifier chord touches across different zones or key rows selects multiple modifiers. In an alternative embodiment, different modifiers can be selected with different arrangements of the fingers relative to one another within the chord, irrespective of absolute hand alignment with the touch surface.
    Inventors: Westerman; Wayne Carl (San Francisco, CA), Elias; John Greer (Townsend, DE)
    Assignee: Apple Inc. (Cupertino, CA)
    Appl. No.: 11/140,529
    Filed: May 27, 2005
    Related U.S. Patent Documents

    Application Number Filing Date Patent Number Issue Date
    Reissue of: 09681178 Feb., 2001 06570557 May., 2003

    Current U.S. Class: 345/173 ; 341/22; 345/168; 400/489; 715/773
    Current International Class: G09G 5/00 (20060101)
    Field of Search: 345/156,168-179 341/22-26

    link: http://www.uspto.gov/

  • mrbin

    Caro estimado, idolatrado, salve salve japa, não preciso visitar as paginas das empresas japonesas, moro no japão a 18 anos, voce pode falar pro pessoal que é do Brasil, mais para mim não dá pra mentir não, o japão já deixou de ser o primeiro em celular faz tempo, perde até pra samsung que laçou primeiro tv e gps no celular, o pessoal pensa que aqui é o pais das technologias, era, posta ai o modelo, que a gente faz um comparativo. Mais vou falar o que o Gates falou pro Jobs, no filme piratas do vale do silicon, pode até ser que o seu seja melhor mais não importa mais, porque já temos a maioria. Segue abaixo a declaração do invetor do imode, quando os celulares aquim eram o top no mundo, uma pessoa super qualifica e que esta no meio, se voce não esta contente
    com o iphone venda ele, como vc é uma pessoa bem informada sabe perfeitamente que isso é possivel, pois tem alguns iphones nos leilões, dos japones que não gostaram do iphone, tambem os app estao em ingles, imagina um ocidental tentando ler os kanjis. Ah é tambem
    deixe de frequentar os forum sobre iphone já que vc achou ele uma boss, vc comprou ele sem saber como ele era e ainda continua…rs, proximo.

    Takeshi Natsuno, foi o responsável pela tecnologia i-mode, que permitiu pela primeira vez o acesso a rede através de um celular, falou do iPhone e sobre o seu futuro. Disse que o aparelho é uma grande inovação, até mesmo no Japão.

    “O Japão não teria coragem de fazer algo semelhante” diz Natsuno. “O telefone nunca poderia ser produzido no Japão, para fazer um celular como este é preciso visão, liderança e um rumo claro. A industria japonesa é dominada por forças conservadoras. Além disso, o iPhone é um dos telefones mais fáceis de utilizar e seu desenho não tem igual em todo o mundo. ”

    As palavras de Natsuno são particularmente importantes em relação ao fato de que no Japão o iPhone foi esnobado, considerado com tecnologia atrasada em comparação com outros dispositivos.

    Falar o que desse relato? Natsuno que impulsionou o acesso a web através de celulares, fala com todas as palavras que o iPhone é uma inovação no mercado de portáteis, quem mais capacitado poderia dar uma opinião sobre tecnologia? Seria inveja porquê a Apple saiu na frente?

    Fonte: iPhone Itália

  • mrbin

    Ilex, postei uns comentarios, acho que foi nesse blog sobre o comercial da softbank sobre o iphone, minhas palavras foram ofensivas sim, porque houve um desrespeido primeiro por parte do pessoal que mora ai, minha imparciabilidade não me deixou que eu fosse injusto com os japonese, mais mudando de assunto, gostaria de saber como colocar imagem nos comentarios, thx.

  • mrbin

    Sobre as 200 patentes, menti, são mais de 200, copie parte do texto do site da wikipedia, segue o link pra quem quiser ver na integra.

    O iPhone é um smartphone desenvolvido pela Apple Inc. com funções de iPod, câmera digital, internet, mensagens de texto (SMS), visual voicemail e conexão wi-fi local. A interação com o usuário é feita através de uma tela sensível ao toque. A Apple registrou mais de duzentas patentes relacionadas com a tecnologia que criou o iPhone.[1]

    link: http://pt.wikipedia.org/wiki/IPhone

  • mrbin

    Pedro, claro que é bom vc ficarem sabendo das novidades daqui e o transmissor de tv digital para o iphone, vou mandar uns pro pessoal ai e levandar um din, pra pode comprar o imac touch que vai sair, kkkkk.

  • Vicente

    Uma coisa que lembrei agora, o windows surface opera com a mesma tecnologia e seu protótipo foi lançado muito antes do iphone…
    A patente deve ser algo pouco diferente, se realmente for da Apple…

  • Vicente

    Japa,

    Por acaso aí não existem leis para o consumidor, onde diz claramente que se o consumidor não estiver satisfeito com o produto poderia devolvê-lo com a devolução integral do valor pago?
    Duvido que em 7 dias você não teria visto que o aparelho não atendia suas necessidades.
    Eu mesmo nunca falei que era o melhor, e realmente não acho o melhor, eu creio que seja melhor para cada um, um aparelho que atenda suas necessidades, sendo ele realmente bom ou não…

  • Vicente

    mrbin,

    Nunca subestimes quem não conheces…;)
    Tente usar o surface então, e depois me fala.. 😛
    Não tenho nada contra a Apple, mas essa patente aí ta muito parecida com a tecnologia da microsoft…heheh

  • Pedro Alves

    Vicente, no Brasil pelomenos essa lei existe mas apenas para compras online. Se você comprar pessoalmente na loja você no máximo pode trocar por “créditos na loja” ou outro produto de valor semelhante.

  • mrbin

    Nunca subestimes o que vc não conheces (iphone),
    pior cego é aquele que não quer ver
    ignorante não é aquele que não sabe mais sim aquele que não quer aprender(essa é de minha autoria).
    Nem preciso te conhecer, suas palavras já são o suficiente para ver que não ententes de nada mesmo.
    Tenta vc comprar o surface, paga 12 mil dolares porque só vem com a mesa, o seven nem saiu, não se esqueça que o tio Gates é socio da Apple (acionista)pra obter a permisão não é muito dificil. Se voce pelo visse o site veria que é do orgão do governo americano que cuida das patentes e marcas, são 3 patentes registradas 2 dos inventores e 1 da apple, não impede que os inventores passe para outros deste que não seja na mesma concepçao, surface foi feito pra empresas não pra mortais. A Microsoft pode até ter desenvolvido um tech diferente mais com o mesmo resultado, mais a patente multi touch esta em nome da Apple, olhe e comprove. Voce esta pedindo para rodar um Windows que roda em um hard especialmente desenvolvido para o tal, nem o seu cpu vai rodar, o iphone nem roda o vista e nenhum outro cel roda, pra isso foi feito o mobile, olha a comparaçao de tamanho, se pra voce é a mesma coisa, quero ver essa mesa roda o dynolicious vai por ela dentro do carro, mais se aparecer um surface mobile, tenha certeza que o iphone rodara.

    copie este post como deve ser de conhecimento de muitos.

    Foi esse o feito apresentado pelo norueguês Erik Kristiansen no evento myPhone2008 em Las Vegas. Ele apresentou um iPhone com Windows Mobile instalado e funcionando no aparelho, veja o vídeo:
    http://myphone2008.com/
    Ao ligar o iPhone você tem a opção de escolher o sistema padrão ou o Windows Mobile. Em janeiro, Erik vai pedir permissão a Apple para publicar seu aplicativo na App Store.
    Se eu fosse ele, já falava com o Saurik para disponibilizar o app no Cydia…hehe

    Achei super o surface, mais o iphone tem isso e muito mais na palma da mão e bem mais barato, se vc não acha o iphone o melhor celular que existe até agora porque comprou e esta aqui em blog de iphone, compra o melhor que vc acha e vai procura sua turma.

  • Vicente

    Eu falei em colocar o surface dentro do carro, ou que ele substituiria o celular? “NÃO”
    Apenas falei que ele também opera o sistema, chamado pela Apple de “multitouch”, uma vez que 2 dedos tocam e interagem com a tela em simultâneo…
    Eu também posso patentiar uma coisa com outro nome e ter o mesmo feito, com pouca diferença sistemática…
    Mas não vou discutir não é…não trabalho pra Apple e não sei como eles fizeram esse multitouch deles e o mesmo com a microsoft, não sei, não fui eu quem desenvolveu, mas aparentemente é a mesma coisa que o “multitouch”, patente da Apple…
    Não estou falando de sistema operacional, falo de interface “multitouch”.

    Voltando ao iphone. Eu NUNCA falei que o aparelho não era bom, alias, eu mesmo acho ele o melhor para mim. Ainda não o tenho, estou aqui para ficar por dentro das melhores dicas do aparelho, pois vou consegui-lo mês que vem. E podes ter certeza que eu não estaria esgotando meu tempo lendo e participando de uma coisa que não fosse de meu interesse.

    Este blog é o mais interessante sobre o aparelho e está de parabéns. Mal espero chegar mês que vem pra me presentear com o bichinho…hehe

  • Thiago

    Sinceramente, não adianta ficar babando ovo da apple. A grande questão é evoluir para um dispositivo único que dispense carregar vários equipamentos de uma vez. Não faz o menor sentido andar com um aparelho como o iPhone e um pager pendurado na cintura, e é isso que eu tanto critico no iPhone. O aparelho tem hardware pra aguentar vídeo, MMS e tudo mais… só que não vem com softwares básicos, o que é um absurdo para um aparelho deste preço. O iPhone definitivamente não vale o seu preço! Acho que a Apple devia sair distribuindo o aparelho de graça, porque os usuários gastam fortunas na applestore pra fazer o aparelho simplesmente sincronizar uma agenda. Ou outra solução seria entregarem o firmware do iPhone para os programadores opensource – daí sim valeria o preço, porque o problema de software estaria resolvido. Fica aqui a minha indgnação com a apple e o iPhone, que me arrependi profundamente em ter adquirido e de não ter esperado as inovações da Palm.

  • Thiago

    Bem, antes que venham comentários grosseiros dos iFans, gostaria de deixar claro que o que me deixa indignado com o iPhone é que considero desperdício uma máquina deste porte ter um sistema operacional e softwares de suporte tão pobres, que não exploram toda a capacidade da máquina. A applestore cobra valores até baratos por softs de péssima qualidade, e os softs freeware são ainda piores. A bandeira que levanto é: liberar o firmware do aparelho para a linha do opensource – assim poderíamos explorá-lo melhor, com programadores sérios que não estão pensando apenas em ficar ricos vendendo miniaplicativos idiotas na applestore.