A Apple está se preparando para anunciar o iOS 17, a próxima grande atualização do seu sistema operacional, e novos detalhes estão emergindo sobre possíveis adições que estão por vir.
Segundo relatos da Bloomberg, o iOS 17 trará recursos para a tela Sempre Ativa, que até poderiam ser um prelúdio para um futuro smart display da Apple.
Tela sempre ativa na horizontal
De acordo com Mark Gurman, renomado repórter especializado em tecnologia, o iOS 17 introduzirá um novo modo de exibição que transformará o iPhone Pro em uma espécie de smart display quando estiver bloqueado na orientação paisagem.
Atualmente, a tela sempre ativa mostra uma versão atenuada do papel de parede, horário, notificações e até cinco widgets. No entanto, a orientação paisagem não é suportada na tela de bloqueio nem na tela inicial.
Essa nova visualização da tela será ativada quando o iPhone estiver na posição horizontal, e funcionará de forma semelhante aos displays dedicados oferecidos pelo Google e pela Amazon. A ideia é tornar os iPhones mais úteis quando estão, por exemplo, sobre uma mesa de trabalho ou criado-mudo.
Além disso, essa visualização da tela será capaz de apresentar informações como compromissos do calendário, previsão do tempo e notificações, no estilo de um smart display doméstico.
Para melhorar a legibilidade, o recurso utilizará um fundo escuro com texto em destaque.
Essa novidade representa uma clara distinção em relação à experiência atual da tela sempre ativada no iOS 16.
É importante destacar que essa mudança afetará apenas a orientação paisagem, mantendo a experiência inalterada na orientação retrato.
Vale lembrar que a Apple já havia introduzido um layout dedicado para a tela inicial em iPhones como o 6 Plus, permitindo a rotação de todos os elementos.
Além das melhorias na tela sempre ativa, o iOS 17 trará também mudanças significativas para o aplicativo Carteira (Wallet), assim como melhorias nos serviços de localização. No entanto, não foram revelados detalhes específicos sobre essas alterações.
Recurso já existe no Android
Em 2018, o Google introduziu o Pixel Stand, um suporte de carregamento que não apenas permite carregar qualquer telefone compatível com o padrão Qi, mas também proporciona uma experiência aprimorada para os telefones Pixel.
Ao ser colocado no suporte, o Pixel ativa um modo de exibição inteligente que oferece acesso conveniente e sem toque ao Google Assistente, além de recursos como widgets personalizados e um quadro de fotos.
A Apple apresentará a maioria das novidades que virão no iOS 17 no próximo dia 5 de junho. E você poderá conferir a cobertura completa de todas as notícias aqui no Blog do iPhone.