A Apple está se preparando para lançar a versão do Apple Watch Series 10 em 2024, com um sensor de pressão arterial, segundo fontes da Bloomberg.
Essa funcionalidade tem sido alvo de rumores por anos e agora parece que finalmente se tornará realidade.
Nos últimos anos a Apple tem se concentrado principalmente em recursos de cuidados preventivos, sem grande novidades em termos de medidas para tratar condições médicas após o diagnóstico.
De acordo com fontes anônimas citadas pela Bloomberg, essa abordagem cautelosa está relacionada ao desejo de Tim Cook e Jeff Williams, executivos da Apple, de proteger a imagem da empresa. Isso tem causado frustrações entre médicos e especialistas médicos que foram contratados pela Apple, que desejam avanços mais rápidos na área de saúde.
(NDE: Imagine se Jobs tivesse se preocupado em não arriscar a imagem da empresa quando decidiu lançar um telefone celular em um mercado que era dominado por gigantes da telefonia…)
Pressão Arterial no Apple Watch
O sensor de pressão arterial planejado para o Apple Watch Series 10 inicialmente informará os usuários sobre tendências de pressão arterial em alta.
Em caso de suspeita, os usuários serão orientados a procurar um médico ou medir a pressão arterial com um equipamento tradicional, capaz de fornecer medições precisas de pressão sistólica e diastólica.
A Apple também está trabalhando em uma versão mais avançada que poderá diagnosticar condições médicas, mas essa versão está em desenvolvimento e ainda levará algum tempo para ser lançada.
Além do sensor de pressão arterial, a Apple está prevendo o desenvolvimento de um sistema de monitoramento de glicose no sangue, que funcionará de maneira semelhante, focando em tendências ao invés de medições precisas. O relógio de 2024 também é especulado para incluir um detector de apneia do sono.
O estranho é que, no ano passado, o mesmo Mark Gurman disse que não veríamos sensores de pressão arterial no Apple Watch antes de 2025.
Ah, esses rumores…