Talvez você precise de um iPhone 15 Pro para aproveitar todos os recursos de IA do iOS 18
Dentro de pouco mais de uma semana, a Apple revelará o iOS 18 e suas outras novas versões de sistemas operacionais, com um foco significativo em trazer recursos de inteligência artificial (IA) para seus usuários em nível de sistema.
Espera-se que a Apple utilize uma combinação de processamento no dispositivo e na nuvem para a IA. No entanto, os usuários podem precisar dos dispositivos mais recentes e avançados para utilizar esses novos recursos.
Mark Gurman escreve que muitas funções da futura inteligência artificial no dispositivo exigirão os atuais modelos de ponta, o iPhone 15 Pro e 15 Pro Max.
Isso significa que, para usar todos os novos recursos do iOS 18, os usuários precisariam ter os mais recentes iPhones ‘Pro’ com o chip A17 Pro (sempre é bom lembrar que os iPhone 15 e iPhone 15 Plus, lançados no ano passado, são equipados com o chip A16 mais antigo).
A exigência mínima do A17 provavelmente resulta em parte da segmentação de marketing de produtos, com a Apple aumentando o apelo dos modelos de ponta, e em parte dos requisitos técnicos.
O A17 apresenta núcleos de CPU e GPU significativamente mais rápidos e um novo Motor Neural de 16 núcleos capaz de 35 trilhões de operações por segundo. A RAM integrada no chip também aumentou de 6 GB para 8 GB.
Quando o iOS 18 for lançado ao público, provavelmente em setembro, a série iPhone 15 Pro terá um ano de existência e a Apple terá revelado a linha iPhone 16 de 2024 — que, sem dúvida, suportará todos os recursos do iOS 18 e talvez tenha até capacidades exclusivas adicionais de IA.
Os requisitos de sistema esperados para Mac e iPad parecem ser um pouco mais inclusivos, com Gurman sugerindo que o limite possa ser o chip M1. Isso incluiria os Macs com Apple Silicon de 2020 e os iPads Pro de 2021, ou modelos mais recentes.
Com o limite do M1, todos os modelos de iPad e Mac teriam pelo menos 8 GB de RAM disponível, o que pode acabar sendo o principal fator limitante. Se a potência do Motor Neural fosse o gargalo, apenas os chips mais novos M3 ou M4 teriam um Motor Neural tão poderoso quanto o encontrado no iPhone 15 Pro.
Mas claro que nada ainda foi oficialmente confirmado pela Apple e teremos que esperar até o dia 10 de junho para saber com certeza quais funções estarão disponíveis para cada modelo de iPhone.
E você verá toda a cobertura do evento aqui no Blog do iPhone.