Rumores

iPhone 14 Pro: Anatel pode estar restringindo alguns IMEIs de aparelhos comprados no exterior

Nos últimos anos, vimos que a ANATEL (Agência Nacional de Telecomunicações) nunca causou problemas com iPhones comprados em outros países, mesmo eles não sendo ainda homologados.

Por isso mesmo, vários brasileiros têm o costume de comprar nos Estados Unidos no mesmo dia do lançamento mundial, para não precisar esperar o lançamento em nosso país, que costuma demorar algumas semanas.

Porém, este ano parece estar sendo diferente.

Diversos usuários estão relatando que seus iPhones 14 Pro comprados em outro país estão com o IMEI bloqueado na ANATEL.


Os novos iPhones 14 Pro já foram homologados no Brasil. Apesar disso, este problema está acontecendo com alguns usuários.

Os relatos por enquanto apontam modelos Pro do iPhone 14, mas isso pode estar acontecendo também com os modelos mais simples.

Um de nossos leitores reportou seu caso. Ele está nos Estados Unidos e acaba de comprar um novo iPhone 14 Pro.

Ele ainda não voltou ao Brasil (no momento em que este artigo está sendo escrito), porém já conseguiu comprovar no site da Anatel que seu IMEI está com restrições para funcionar em território brasileiro.

Há também casos de brasileiros que compraram na Europa o iPhone 14 Pro e também encontraram restrições no site da Anatel.


Nem todos os aparelhos estão bloqueados

Há casos em que os aparelhos comprados nos EUA estão funcionando normalmente com o eSIM de operadoras brasileiras ainda em território americano, o que sugere que o problema não seria com todos.

Porém, o usuário acima não está no Brasil, então ainda não conseguiu comprovar se o aparelho funcionará em território brasileiro.

No Twitter, alguns também nos relataram suas experiências:


O que pode ser?

É tudo ainda muito recente, e como são apenas casos relatados na internet, temos que saber ainda a dimensão disso. Portanto, estamos tratando o caso como rumor.

É possível que seja apenas um atraso na atualização do banco de dados da Anatel, que poderá ser regularizado nos próximos dias.

Ou então, a coisa pode ser ainda pior: na teoria, a venda de iPhones no Brasil está suspensa pelo Ministério da Justiça. A Apple está recorrendo, mas no pior caso, a ANATEL poderia estar implementando restrições com novos aparelhos até todo este imbroglio ser resolvido.

Claro que isso por enquanto é apenas uma especulação e deveremos esperar para entender bem o que está acontecendo.

Publicamos este artigo para saber se mais gente está passando pela mesma situação (IMEI do iPhone 14 com restrições na ANATEL). Se você for um desses, conte aqui para a gente.

O Blog do iPhone está entrando em contato com a ANATEL e este artigo será atualizado assim que tivermos algum retorno deles.


Google News

iLex

Robô virtual que tem como missão organizar o site e ajudar leitores. De tempos em tempos ele desvirtua e tenta fazer outras coisas, mas nada que um hard reset não resolva.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo