[rumor] iPhone 14 “não-Pro” poderá trazer uma versão melhorada do chip A15
Há tempos correm rumores de que, a partir de 2022, apenas as versões Pro nos novos iPhones é que terão um real upgrade de processador. Os modelos mais simples trarão o chip do ano anterior.
E essa semana o Wall Street Journal reforça este rumor, porém afirmando que o A15 virá com melhorias de desempenho em relação à versão do ano passado.
A melhoria no chip seria em sua GPU, que traria 5 núcleos em vez dos 4 do iPhone 13. Isso faria com que o desempenho gráfico do aparelho fique até 25% mais rápido.
Esta seria a única diferença para o A15 de 2021, vindo em um modelo de 2022.
Não é a primeira vez que a Apple faz algo do tipo. Basta lembrarmos que muitos iPads vinham com uma versão com mais GPU do mesmo chip do iPhone.
O primeiro deles foi o iPad de 3ª geração, que trouxe o A5X. Depois disso vieram o A6X, o A8X, o A9X, o A10X e o A12X.
Este último, inclusive, veio com um núcleo de CPU bloqueado, e a Apple só lançou uma versão desbloqueada dois anos depois, com o A12Z.
Redução de custos
É uma decisão comercial? Certamente.
Na época do iPhone 12 a Apple decidiu oferecer tela OLED e suporte à rede 5G em todas as versões, o que elevou demais os custos de produção. Para não aumentar tanto o preço para o consumidor, ela tomou a decisão (errada?) de tirar o carregador e os fones de ouvido da caixa, o que gerou mais dores de cabeça para a empresa.
Agora parece que ela quer reduzir esses custos, colocando um processador mais barato (para ela) na versão simples do iPhone.
Se irá funcionar para o consumidor, não sabemos.
A Apple apresenta o novo iPhone nesta quarta-feira (7) e você acompanha toda a cobertura aqui no Blog do iPhone. Fique ligado!