Rumores

Futuro iOS 17 poderá trazer um novo aplicativo de diário visando melhorar a saúde mental

Se você ainda tem a retrógrada ideia de que apps de “diário” são voltados para adolescentes, você precisa urgentemente rever os seus conceitos. Escrever pensamentos diariamente pode ajudar muito em problemas como estresse escolar, esgotamento no trabalho, doenças ou ansiedade.

E é pensando justamente na saúde mental dos usuários que a Apple pode estar se preparando para lançar um novo aplicativo em seu sistema, voltado justamente para anotações diárias.

Quem está apostando nisso é o The Wall Street Journal, que publicou nesta sexta um artigo insinuando que a empresa de Tim Cook apresentará a novidade já no iOS 17.

Diário no iOS 17

O aplicativo ainda não tem um nome definido, segundo as fontes do jornal, mas é chamado internamente pelo código de “Jurassic“.

A Apple está preparando um aplicativo para iPhone para permitir que os usuários compilem suas atividades diárias como parte de seus esforços no setor de tecnologia de saúde mental e física, de acordo com documentos vistos pelo The Wall Street Journal.

O software competirá em uma categoria dos chamados aplicativos de diário, como o Day One, que permite que os usuários rastreiem e registrem suas atividades e pensamentos. O novo produto Apple ressalta o crescente interesse da empresa pela saúde mental.

O app já virá pré-instalado no iOS 17, para tentar convencer os usuários de iPhone e iPad a usarem a ferramenta para benefício próprio.

A Apple ultimamente tem se empenhado bastante na causa pela saúde mental. Recentemente, o elenco de Ted Lasso fez uma visita oficial à Casa Branca para destacar a importância do tema. Em 2021, o Apple TV+ lançou uma série com Oprah e Príncipe Harry também falando da importância de nos preocuparmos com a saúde mental.

Desenvolvedores preocupados

Claro que alguns desenvolvedores que hoje possuem aplicativos de diário não gostaram nada do rumor.

Paul Mayne, fundador do popular app Day One se manifestou, dizendo que não é exatamente uma surpresa este movimento da Apple.

Ele conta que a Apple deu ao aplicativo um prêmio de design em 2014, sempre dando muita visibilidade e suporte ao app. Porém, esse apoio subitamente terminou em 2020, levantando suspeitas na equipe de que a fabricante do iPhone estaria construindo seu próprio aplicativo.

No mercado há uma gíria para descrever quando a Apple pega ideias de aplicativos pequenos e as implementa nativamente em seu sistema: “sherlocked“. Isso vem de 2002, quando a Apple incorporou na sua função de busca Sherlock diversas funções que um app chamado Watson fazia. Isso claramente decretou o fim do app.

Então os desenvolvedores que durante anos propuseram aplicativos de diário, muitos inclusive montando todo o seu plano de negócios neles, temem serem sherlockados agora se a Apple realmente lançar um aplicativo “nativo” com essas funções.


Espera-se que o iOS 17 seja oficialmente apresentado na abertura da WWDC, no dia 5 de junho. O lançamento definitivo, no entanto, deve acontecer somente em setembro.

Botão Voltar ao topo