Na semana passada, rodou um rumor de que a tão esperada inteligência artificial generativa (estilo ChatGPT) já estaria em desenvolvimento e talvez chegasse já no ano que vem, com o iOS 18. Porém, como vinha de um informante razoavelmente novo, Jeff Pu, que inclusive já errou algumas vezes, preferimos esperar outras confirmações antes de publicar a informação.
Agora, a mesma informação é reforçada por Mark Gurman, da Bloomberg.
Segundo ele, a Apple estaria empenhada em ampliar sua presença no campo da inteligência artificial (IA) e pode estar planejando incorporar uma IA generativa em seu sistema operacional iOS 18.
O esforço da Apple para avançar na área de IA é liderado por John Giannandrea, vice-presidente de estratégia de IA e aprendizado de máquina, Craig Federighi, vice-presidente de engenharia de software, e Eddy Cue, vice-presidente de serviços.
Eles têm à disposição um orçamento anual de aproximadamente 1 bilhão de dólares.
A integração da IA generativa no iOS 18 é parte desse esforço.
Isso envolve a implementação de um grande modelo de linguagem interno chamado Ajax, que deve aprimorar a capacidade do Siri e do aplicativo Mensagens de responder a perguntas e completar frases automaticamente.
Além disso, a IA pode ser estendida ao ambiente de desenvolvimento de aplicativos Xcode, fornecendo assistência aos desenvolvedores.
A Apple também está explorando a possibilidade de integrar IA em outros aplicativos, como o Apple Music, Pages e Keynote, com o objetivo de automatizar tarefas como a geração de playlists e a criação de apresentações.
No entanto, a empresa ainda está avaliando se a IA funcionará localmente nos dispositivos ou em servidores remotos, considerando a importância da privacidade do usuário.
Não é de hoje que falamos de como a Apple está perdendo o jogo das inteligências artificiais. Mas será que podemos esperar uma reação significante já para o próximo ano? Hummmm…